O diabo mora nesta casa e outras histórias de horror e suspense

O diabo mora nesta casa e outras histórias de horror e suspense Jorge Eduardo Machado

Resenhas - O diabo mora nesta casa e outras histórias de horror e suspense

Jaíne 27/03/2017

Contos Ótimos!
Hoje irei falar do livro "O Diabo Mora Nesta Casa e Outras Histórias de Horror e Suspense", que como já deixa claro no título, trata-se de uma coletânea de contos de horror.
A obra foi escrita, pelo autor parceiro do Mundo das Resenhas, Jorge Eduardo Machado e publicada originalmente no Brasil, pela Editora MultiFoco.

"A sabedoria popular não nos deixa esquecer que o pior cego é aquele que não deseja enxergar. O que talvez lhe escape é que há realidades as quais, se vistas, ofuscariam a razão, motivo por que deveriam permanecer nos recônditos das aparências."

Pois bem, a obra nos apresenta diversos contos, cada um com características únicas e todos com suas pitadas de cenas aterrorizantes.
Vemos, no desenrolar dos contos, desde histórias envolvendo lendas folclóricas, até demônios.
Mas não é apenas de histórias de terror envolvendo seres míticos que se tratam os contos, há também, o lado humano.
Os "demônios" que vivem dentro de nós.
Problemas de relacionamento, no casamento, de auto estima... Todos esses problemas que cercam o nosso dia a dia são abordados entre as histórias assustadoras.
O entrelaçamento entre fictício e vida real é muito bem feito, de forma a não deixar espaços para "histórias de terror clichês".
Somos brindados, ao ler este livro, com enredos originais, repletos de mistérios e sustos.
Uma leitura excelente para os fãs do gênero, deixo aqui minha recomendação a vocês!

Até a próxima, galera!

E para ler a essa e outras resenhas, acessem:

site: mundodasresenhas.com.br
jorge.borralho 06/04/2017minha estante
Obrigado pela resenha e que bom que gostou! Abcs

Taverneiro 12/06/2017

Coletânea de contos de Terror
O livro O Diabo Mora Nesta Casa e Outras Histórias é uma coletânea de contos de terror e suspense escrita pelo carioca Jorge Eduardo Machado e publicado pela Editora Multifoco!

O livro reúne vinte e dois contos e microcontos e, embora tenham diversos temas entre eles, o que mais predomina nessas páginas é a presença do Pata de Ovelha. De Maneira geral os contos são bons, mas sempre tem algum que não agrada tanto, principalmente quando são tantos e escritos em um período de tempo tão longo. Um ano já faz uma boa diferença na habilidade de um autor dedicado, imagina então doze (!).

Nesses contos o autor brinca com diversos climas, do medo até o horror, com um destaque na utilização dos finais arrebatadores. Esse é um recurso que brilha mais nos contos curtos, onde o texto vem e te atropela antes de você sequer saber o que está acontecendo. XD

Eu vi aqui nesse livro muitos conceitos já usados antes, como algumas utilizações do sobrenatural e da própria loucura humana. Senti um pouco de falta de ideias mais frescas mas apesar disso o texto foi bem feito fez eu me esquecer disso bem rápido. Ideias já meio gastas mais ainda assim muito bem utilizadas!

A escrita do autor é consistente, boa em sua maior parte e indo além em alguns contos, como o Primeira vez.

“Era capaz de sentir a fragrância daquele corpo angelical ainda no corredor. Um perfume de flores do campo, que o remetia a uma infância rural. Parou em frente à porta do quarto. Olhou pela fresta e viu a ninfeta esparramada sobre a cama, como a chamá-lo para um ritual de hedonismo. Há quanto tempo não possuía uma virgem? Desde os tempos da fazenda – lembrou –, quando as novilhas serviam de mudas confidentes, e depositárias, dos desejos inomináveis de garotos já púberes. ”

Obviamente tem alguns contos que não caíram muito no meu gosto, como Trinta moedas, mas de maneira geral esse é um ótimo livro. Alguns dos contos que mais me chamaram atenção foram:

Filho pródigo retorna ao lar

Esse é exemplo perfeito de um daqueles contos curtos que te dão uma pancada rápida e certeira! Falar qualquer coisa dele seria praticamente um spoiler, então só vou dizer que ele é excelente. XD

O diabo mora nesta casa

Um exorcista vai cuidar de um caso de possessão de uma menina. Esse é um conceito batido, só que aqui foi explorado de maneira criativa. O autor vai conduzindo a história para mostrar que a influência do Capiroto vai muito além de possessões…. Muito legal mesmo.

À meia-noite

O autor usou muito bem o mistério aqui. O conto começa com um matador de aluguel prestes a matar uma criança que havia tido a morte encomendada pelo próprio pai. O autor desenvolve o mistério aqui de uma forma que compele o leitor a ter essa pergunta respondida “Por que um pai quer matar o filho? E por que ele mesmo não faz isso?”. Além do mistério, a utilização de sotaque aqui ficou muito bacana. 🙂

Essa é uma ótima coletânea de terror que, mesmo com alguns deslizes, ainda consegue se sair muito bem. Fazendo bom uso de plot-twists, tensão e horror o autor Jorge Eduardo Machado fez um ótimo livro de se utilizando do Gramunhão, ou melhor, da sua influência em cada um de nós…

Obs.: Eu achei o preço meio salgado para um livro tão curto, mas aí vai de cada um. XD

site: https://tavernablog.com/2017/06/07/o-diabo-mora-nesta-casa-de-jorge-eduardo-machado-resenha/