Fisheye

Fisheye Kami Girão

Resenhas - Fisheye

Greice21 23/12/2023

Uma Fisheye...
Ravena, é a típica garota popular. Bonita, rica, inteligente, cobiçada e idolatrada por muitos, odiada por outros. Ela leva seu reinado e status social ao pé da letra. Nada melhor que uma festinha para potencializar e atrair os holofotes.

Louca por novas aventuras, ela vai parar numa badalada boate, as escondidas. Ela só não contava com um imprevisto ocasionando literalmente seu passo em falso. Ravena verá seu mundo virar de pernas para o ar, quando recebe um diagnóstico. Medos que ela nunca imaginou sentir, a assolaram. Prepare seu lencinho a tira colo, pois vamos sentir na pele as inseguranças de Ravena. A problemática envolta na desestrutura familiar, os círculos sociais movidos por status e interesses, o lidar com a verdade, quando até então se era a perfeição. Nas intempéries da vida é que se revelarão os verdadeiros amigos. E não será apenas a teia de Ravena que será tecida, mas de personagens secundarios ligados a ela, e como tudo se conecta no final. Um romance quentinho e leve, que faz refletir sobre o que realmente somos , e o quão a sério estamos dispostos a levar a vida. Como diz na capa, prepare seu lencinho.

Jucy 05/02/2023

Bateu uma saudade das fotografias reveladas, do mistério da revelação.
Todos devíamos ser um pouco como a Ravena e ver beleza nos pequenos detalhes, fragmentos de memórias em formato de foto.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 10/01/2023

“Senti uma lágrima escorrer quando me dei conta de que estava sozinha”
A narrativa deste livro é intensa, bem escrita e propicia ao leitor um mix de emoções que é até difícil colocar em palavras.

A protagonista, Ravena Sombra, gera, por si só, sentimentos bem contraditórios dentro de nós: de início, ela é a típica popularzinha odiável do Ensino Médio. Mas então ela passa a descobrir coisas sobre si mesma e sobre a vida, transformando-se. E aí é impossível não sentir compaixão e querer abraçá-la, dizendo que tudo ficará bem.

Logo no começo do livro encontramos a protagonista ansiosamente se arrumando para uma festa. Mas ela não imaginava que era ali que tudo começaria a mudar e desmoronar. Ravena fica momentaneamente cega por conta de um flash na balada e isso causa um acidente: um belo tombo, no meio da festa, que ainda vai gerar muitos burburinhos falsos e um belo castigo para ela.

Dias depois, porém, investigando a causa dessa cegueira momentânea, Ravena descobre muito mais, sobre seu passado e seu futuro: ela tem retinose pigmentar. Se você não sabe nada sobre essa doença, tudo bem. Este é um ótimo livro para aprender um pouquinho sobre isso, com a própria protagonista, ao mesmo tempo em que tantos outros assuntos importantes também são discutidos.

A autora trabalha, na história, muitos aspectos da adolescência e da crueldade que essa fase carrega. Para além do bullying e das aparências, Kami Girão ainda consegue falar sobre as escolhas diante do final da fase escolar e do quão difícil elas são.

Fisheye também fala — e muito — sobre relações familiares. Ravena podia não ser a melhor pessoa do mundo no início da história, mas seu lar certamente contribuía para sua personalidade terrível.

O pai está sempre trabalhando ou aproveitando a vida com a amante; a mãe vive assistindo televisão e se afogando em sua tristeza; a irmã mais velha, quando ainda morava com eles, vivia provocando Ravena.

Mas nem tudo é maldade e dor neste livro. Ao mesmo tempo em que o mundo de Ravena começa a ruir, entra em cena um personagem capaz de mudar tudo (mais uma vez). Daniel — também conhecido pelas más línguas por Queimadinho — é um jovem que tem um passado bem pesado, mas que leva a vida de maneira leve e que, com isso, tem muito a ensinar.

É assim que, através dele, a narrativa ainda aborda a importância da verdade, do amor, do cuidado com o outro e de não julgarmos pela aparência, pois o interior sempre esconde muito mais.

Fisheye é uma história na qual podemos acompanhar um grande amadurecimento da protagonista, ao mesmo tempo em que aprendemos e refletimos sobre assuntos diversos, mas intimamente conectados. Uma narrativa que facilmente nos leva às lágrimas. No meio do livro, há um interlúdio escrito por Victória, a irmã de Ravena, e se você acha que ali iremos respirar com mais tranquilidade, não se engane: o bolo na garganta só aumenta!

site: https://blogdastatianices.com/2023/01/10/fisheye-kami-girao/

Deza 12/09/2022

Tantas emoções ?
Eu sou suspeita para falar de livros de drama, já que é um dos gêneros que mais amo
Mas esse ??
Ravena tem uma das melhores evoluções de personagens que eu já vi. Você começa odiando e no fim, é triste ter que se despedir dela.

Quando você se aceita e percebe quem realmente é, todos ao seu redor mudam, uns te aceitam outros não, mas isso é normal e tá tudo bem, gente.
Não consigo descrever o quão profundamente essaw livro me marcou ?
Ps- só dei 4.5 pois algumas descrições de cor de personagens me deixaram confusa.

babi 04/09/2022

?????? ??
(ressaca literária chega pra todos ?
vou voltar a postar aqui prometo!)
estava relendo fishey e resolvi fazer essa resenha.
não sei explicar a mistura de sensações e sentimentos que senti lendo esse livro,a escrita tão leve é gostosa de ler me encantou des a primeira página,acho que por isso terminei no mesmo dia,uma as minhas melhores experiências literárias,todos os sentimentos dos personagens eu sentia em mim como se eu estivesse ali junto com eles.
eu sou de Fortaleza (cidade onde se passa a história) e quanto mais livro descrevia os lugares onde vc os personagens estavam mais conseguia imaginar tudo,acho que por isso me conectei tanto com tds eles.
uma história de alma e coração,linda avassaladora e quando mais eu lia mais me encantava, ravena era algo que ninguém imaginava que ela seria,uma menina tão perfeita com tantos defeitos oq traz um reflexo sobre a imperfeição e como ninguém pode imaginar oq se passa na cabeça (os nos olhos no caso)de alguém.
umas das obras mais lindas que eu já tive o prazer de ler!
obg pela experiência kami ?

G@by 21/05/2022

Um livro totalmente excelente e necessário!
Como eu amo esse livro, sério não tenho palavras para expressar o quanto eu amo de paixão a história da Ravena! E essa versão definitiva conseguiu ficar ainda melhor do que a primeira.
Eu recebi a minha versão definitiva de "Fisheye" em abril de 2021, mas apesar de estar louca para lê-lo, eu não consegui. Tem um subplot não história (não vou dizer qual por motivo de spoilers) que é too close to home para mim. Por isso que só agora um ano depois que eu finalmente li esse livro.
Eu não achava que as mudanças feitas para essa versão pudessem me fazer amar ainda mais a história e os personagens, mas foi exatamente isso que aconteceu. Eu amei a inserção do regionalosmo, eu só soube que a história se passava em Fortaleza porque eu comecei a seguir a autora no Instagram e vi que ela é de lá. Agora não, agora além de dizer no texto que eles se passa em Fortaleza, os personagens também usam expressões típicas de lá.
Enfim um livro que já era sem defeitos conseguiu se superar. Só façam esse favor para vocês mesmos e leiam "Fisheye" vocês não vão se arrepender.

Taiane24 11/04/2022

Fisheye
Sinopse:
Após um acidente em uma festa, o mundo de Ravena Sombra vira pelo avesso: a adolescente é diagnosticada com retinose pigmentar, uma doença sem cura e que degenera a sua visão gradativamente.

Abalada com a notícia, a menina inicia sua jornada em busca do amadurecimento e da superação, em uma narrativa intimista à procura de se entender e de se descobrir.

Opinião:
Quando li a sinopse do livro, me preparei para uma leitura difícil e maçante devido ao tema que aborda (muito sério, e pouco mencionado), mas me surpreendi, porque foi fluída e muito interessante. Consegui sentir as emoções da Ravena e através das descrições e comparações com uma máquina fotográfica, pude entender um pouco sobre a retinose pigmentar.

É cativante o desenrolar da história, e bonito ver como a personagem cresce e se desenvolve. Ela passa a ver o que realmente é importante. Se descobre como pessoa, e passa enxergar de verdade as pessoas ao seu redor, sem se achar superior ou perfeita.

Outro personagem marcante é Daniel, que vive sua vida, enfrentando piadas, e sendo motivo de preconceitos devido sua aparência. Passamos a conhecer melhor o personagem e nos apaixonamos por ele. Seu desenvolvimento também foi lindo.

Indico a leitura, tem romance, aborda temas importantes, sobre doença, família, relações de amizade e amadurecimento.

Trechos que mais gostei:

"Posso não ser mais quem eu era, mas também não quero ser menos do que sou agora."

"...Estou tentando me redescobrir nesse infinito de mudanças, ser outra pessoa. Para encarar o futuro bem, sabe? ? Isso se chama crescer. E, infelizmente, não é um processo muito fácil."

"Talvez eu seja mesmo uma espécie de fisheye, como você falou. Uma fisheye que tenta ser uma Polaroid, querendo registrar tudo porque tem medo de não poder mais fazer registro nenhum."

"? Você é uma pessoa de sorte, então. Não é um privilégio para todos ter olhos com estrelas."

BrendaZulP 15/12/2021

AMEI!
Super recomendo a leitura! No início você vai julgar a personagem, mas ao decorrer da leitura você vai compreendendo não somente ela, como outras coisas também. É um livro que fala sobre descobertas e superações. A Kami arrasou demais nesta história!

Raquel Oliveira 30/08/2021

Responsabilidade rara de autor para leitor
Livro: Fisheye
Autora: Kami Girão
Gênero: Jovem Adulto
Editora: Publicação Independente
Nota: 8/10
Resenha:
- O livro foi um empréstimo da @samyamesquita -

Ravena Sombra é uma garota como qualquer outra na adolescência, mas após um acidente ela é diagnosticada com retinose pigmentar (uma doença sem cura e que degenera a sua visão gradativamente e depois disso ela acaba precisando remodelar sua vida por completo.
A protagonista sempre foi alguém popular (algo parecido com Regina George) e a escola era seu palco. Quando a doença veio, tudo o que ela tinha já não possui tanto valor, sua família que já era desequilibrada ficou ainda pior, com seus amigos as coisas foram bem mais complicada.
Em meio ao caos e ao medo Daniel, um garoto com metade do corpo marcado por queimaduras, foi uma base para ela,
Fisheye não foi uma leitura que me ganhou nos 100%, isso porque o estilo de história não foi algo que me faria favoritar ou algo do tipo, MAS eu acredito que esse livro foi o mais importante li esse ano até agora, a autora trouxe muitos pontos que me chamaram bastante a atenção:
- Retinose Pigmentar, uma doença real! Com efeitos terríveis: Kami trabalhou MUITO bem sobre como a personagem e as pessoas ao redor lideram com isso, eu pessoalmente não sei se conseguiria passar por isso como a Ravena conseguiu.
- O romance: Eu não gosto de romance, mas esse? NOSSA! É de fazer o coração suspirar.
- O Drama: Algo muito sutil e na medida certa, isso sem sair da realidade.
Kami tem uma escrita MUITO boa, é fluida, é RESPONSÁVEL! Ela poderia escrever sobre assuntos mais pesados e muito mais engatilhados que eu iria ler sem nem pensar duas vezes, pois saberia que estaria segura lendo.
A Leitura foi feita na Maratona Literária Nordestina no desafio do cacto e posso afirmar que foi uma das melhores leituras fora da minha bolha que já fiz na minha vida.
Não tenho palavras para descrever o quão necessária a Kami é.
"Você não é sua doença, então não deixe e não sinta pena de si mesma.?

Carla.Marian 22/06/2021

Ravena é a garota popular que descobre uma doença genética no meio do turbilhão da adolescência e do ensino médio. Eu acho que eu não conseguiria lidar tão bem com essa situação do jeito que ela conseguiu... Fica aqui minha admiração por essa personagem!

Larissa 21/03/2021

Para refletir.
Uma leitura que te faz refletir sobre muitas coisas, historia emocionante de um tema sobre deficiência visual.

Imergimos junto com Ravena ao desconhecido, como seria não mais ver?
Crescer não é fácil e o amadurecimento vem com o tempo, mas aqui vemos este processo com o atenuante, porém ela não estará sozinha para enfrentar o que vem pela frente.

Manu Jordão 07/12/2020

Polaroid
Desde o primeiro momento o livro é extraordinário e cativante
A escritora é uma fofa, tive chance de conversar com ela enquanto realizava a compra do livro, e fiquei muito honrada de conseguir um livro tão especial e único pra mim
Vou confessar que chorei um pouquinho em algumas partes, amei todas as referências a Star Wars, máquinas fotográficas e cultura geek em geral
O final é mto quentinho no coração, uma narrativa muito gostosa e quentinho no coração

Emilly Ferrareis - @emydoslivros 31/08/2020

Estou completamente apaixonada! Pela narrativa, pelo enredo e principalmente pelos personagens.
Que livro gostoso de se ler, tem tudo que que eu amo,é extremamente sensível e profundo ao mesmo tempo, deixou meu coração quentinho, me fez chorar, refletir e aprender muito.
Uma leitura extremamente agradável, e com um tema que eu nunca tinha lido e me fez rever muitas coisas, estou super curiosa pra mais obras da autora, porque que escrita linda e encantadora.
Completamente apaixonada é o que melhor define!

Camila 26/08/2020

Uma pérola que eu adorei encontrar! Todas as recomendações foram muito justas. A história da Revena aquece o coração.