Clarinha na Ilha

Clarinha na Ilha Maria Clara Machado

Resenhas -

@diariodeumaletrologa 24/07/2023

Livro publicado em 1979, do gênero narrativa de aventura, conta a história de Clarinha, uma menina que entra no cano de sua banheira, navega em um barquinho de papel, indo parar e em uma ilha sem nome.

Clarinha sofre ao tentar se relacionar com os animais da ilha, pois não é compreendida por eles, inicialmente, bem como também não demonstra compreensão, sendo presunçosa e agressiva. As falhas na comunicação entre ela e os bichos geram tristeza na menina que se vê solitária em um local desconhecido e hostil, sem amigos.

Achei o livro sem um significado global, podendo ser explorado e significado de diversas maneiras no ensino. Não há um fechamento, uma moral, por assim dizer, mas há variados temas que podem ser trabalhados como: natureza (fauna e flora), habilidades sociais (comunicação não violenta, respeito às diferenças), dentre outros.

Um detalhe que eu achei interessante é o fato de cada folha do livro ser de uma cor. O livro possui ilustrações, sendo atrativo para as crianças.