Além da Magia

Além da Magia Tahereh Mafi




Resenhas - Além da Magia


337 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


conceicaolari 04/05/2021

Amor
Neste livro conhecemos o mundo de Alice, um mundo cheio de magia, e tudo que tem magia é colorido. Porém Alice, é pálida e sem cor.

Além de ser a única diferente, Alice perdeu o pai (ele foi embora apenas com uma régua e nunca disse para onde), até que um dia Oliver, um garoto que Alice detesta, fala que tem informações do paradeiro de Pai.

O livro é bem rapidinho, leve, de deixar um chamego no coração.
costa 19/08/2021minha estante
Qual é a classificação??


Mimi 12/01/2022minha estante
Eu li e acho que a classificação é 12


costa 12/01/2022minha estante
Obgg amg


Dora 26/07/2022minha estante
Eita, não sabia que o Oliver ajudava... Tadinho, eu não gostei dele, ele não deixa a prota em paz ?




Silvana137 21/10/2022

*Além da magia, o amor próprio é mágico*
Aprendi tanto neste livro, não esperava muito, mas entregou tdo.
Além da magia, o verdadeiro amor e próprio.
Tem gatilhos, que são tratados de forma leve e branda.
Fala sobre aceitação, diferença, preconceito , escolhas , verdadeira amizade, amor próprio, culpas e a forma como vemos e enfrentamos as situações.
Estou apaixonada pela escrita de Tahereh Mafi, leitura gostosa, narrativa que brinca com o leitor.
#indico essa leitura totalmente ...encantada
comentários(0)comente



Layla 29/05/2017

"Você pode pintar o mundo com a cor que está dentro de você."
Cor é, por definição, a impressão produzida no olho pela luz, segundo a sua própria natureza ou a maneira pela qual se difunde nos objetos. É a aparência dos corpos segundo o modo como refletem ou absorvem a luz. Cor é o que enxergamos e como enxergamos, dependendo de quanta luz é espalhada e de como deixamos que ela nos terebre.

É, de certa forma, pura física. E, de certa forma, pura subjetividade.

Porque o que você vê depende de você, depende da luz, depende do momento e depende de como você está. Um dia cinza pode ser um dia lindo para alguns e depressivo para outros. Branco pode ser vazio, inexistência de cores, ou o conjunto de todas elas. Uma cor pode ser verde para mim e azul para você, e os sentimentos que ela me desperta podem ser totalmente divergente dos seus. Cores são arco-íris de possibilidades, uma aquarela de chances infinitas de se colorir, se enxergar, se conhecer cada escura e clara cor que reside em nosso ser.

Portanto, imaginem-se num mundo em que a cor é absolutamente importante. Tá bom, eu sei que não é tão diferente do mundo em que vivemos em que as cores, mais especificamente o branco, é supervalorizado, mas neste mundo você tem de ser colorido para ser... normal. Em Além da Magia é assim: todos são coloridos e nós, por intermédio de Alice, nascemos sem cor (ou com todas as cores numa só, dependendo da quantidade de luz que você enxerga na vida e na personagem) alguma - temos apenas um castanho nos olhos e um rubor nas bochechas.

"Todo mundo nasce com cores," Alice disse com cuidado. "As minhas estão simplesmente contidas aqui dentro."

Ferenwood é o nome desse mundo cheio de cores, e é onde mora Alice e sua família. Ferenwood é um lugar em que as coisas certas e cheias de sentido são mais importantes que a magia, um mundo tão lindo e rico e colorido que, segundo nossa protagonista e a narradora Tahereh Mafi, quando criado, o céu chorou por cem anos. Lágrimas de grande alegria e tristeza molharam a terra, rachando-a e partindo-a e, no processo, criando rios e lagos e oceanos que ainda existem nos dias de hoje. Havia alegria pela beleza, mas grande tristeza também - tristeza porque ninguém estava por perto para apreciar a grandiosidade de tudo aquilo. Sendo assim, enquanto a história continuava, o povo de Ferenwood nasceu das lágrimas que molharam a terra e fizeram-nos crescer até a existência. Ferenwood é um lugar perfeito para todos que moram lá, mas, para Alice, falta uma coisa. Alguém.

Seu pai, que desaparecera.

E por mais que ela ame sua terra, a busca pela pessoa mais colorida do pequeno universo matizado de Alice a leva para um lugar diferente. E é aí que conhecemos Furthermore, um mundo completamente diferente de Ferenwood. Furthermore é um mundo de sentidos, do ilógico, de enxergar as coisas por outra ótica, de ver as cores por outra perspectiva.

"Em Furthermore você dorme pelo sonho e come pelo gosto."

Os detalhes são muitos e os acontecimentos nesta aventura são extraordinários, contudo não contarei muita coisa, já que não quero diminuir seu brilho, independente de como você enxergue as coisas, e tampouco quero focar muito nesta viagem maravilhosa por terras desconhecidas. Quero focar no esplendor de Alice e de Oliver e de tantos outros personagens com que Tahereh nos presenteou.

Este livro pode ser destinado a crianças, já que é middle-grade e Alice tem doze anos. Pode ser visto como menos interessante, principalmente pelos leitores que são fãs de Estilhaça-Me, já que tem uma pegada conto de fadas, mas é, em minha opinião, um livro que deveria ser lido por todos. Tahereh, junto e por meio de Alice, quebra preconceitos e paradigmas. Tahereh, de modo belo e pungente de emoções, pisa nos seus e meus conceitos com tal suavidade e intensidade que você se verá apaixonado por Furthermore antes mesmo da página 30.

Porque Alice é diferente de todos em seu mundo. Porque Alice é incolor num mundo completamente pintado. Porque Alice é invisível e, ao mesmo tempo, visível demais. E eu - você, todos nós - me sinto assim, vez ou outra, sempre e às vezes. E ela, assim como nós, quer ser o oposto do que é.

"Ela frequentemente quer se plantar de volta na terra e ver se ela cresce como algo melhor desta vez, talvez um dente-de-leão ou um carvalho ou uma noz que ninguém pudesse localizar. Mas a Mãe insistiu (do jeito que ela faz muitas vezes) que Alice deve ser uma garota, então ela era."

Porque Alice se vê, com luz ou sem luz e do jeito que só seus olhos podem enxergar, como mais do que um nada sem cor. Ela se vê um TUDO cheio de cores interiores, cheio de qualidades que, se as pessoas reparassem, com ou sem luz, com ou sem cor, notariam que ela é maravilhosa.

"De qualquer forma, não era que ela precisasse que alguém gostasse dela.
Era só que ela já gostava tanto de si mesma e se achava tão interessante (e inteligente e criativa e legal e engraçada e amigável e autêntica) que ela realmente não conseguia entender por que não era mais fácil para ela se misturar."

Porque Alice não gosta de ilusões e de dosar sua realidade. Ela gosta de ver as coisas como elas são. E ela é extremamente passional, repleta de amor e de amar suas verdades, até mesmo as mais dolorosas. Porque Alice é corajosa e sabe que, no escuro, na ausência de luz e de olhares, somos todos iguais. Coloridos ou pálidos, somos todos iguais.

Você provavelmente já viu pinturas, desenhos e fotos que lhe tiraram o ar - por serem belas, reflexivas, ou por lançarem você numa espiral introspectiva de tal forma que, naquele momento, você virou parte da obra, assim como ela virou parte de você. As formas ficam-lhe na cabeça, assim como as cores, as pinceladas incessantes, o jogo de luz e a vida retratada de modo real de um jeito tão profundamente rico pelo criador que, cada pessoa que vê a arte, sente e pensa e visualiza algo diferente, mas intrínseco, próprio do espectador e de quem fez aquela incrível obra.

É uma troca, criador x observador, que resulta numa sensação única e genuína, singela e abastada de epifania: porque ali, naquele milissegundo, você pode descobrir algo sobre si mesmo que nunca teve a chance de vislumbrar antes.

E Além da Magia é um livro que você absorve coisas dele na mesma proporção que ele absorve de você. É uma obra que foi pintada de forma bela e envolvente para que nós aceitemos (e amemos, ouso dizer) todo e qualquer aspecto e forma do desenho ora colorido, ora preto e branco que somos nós. É uma troca sua com a Tahereh Mafi. Porque, como toda obra de arte que se preze, Alice (e Além da Magia, e eu, e VOCÊ, acredite!) é única e genuína e singela e cheia de epifanias.

E, durante essa façanha, Alice se descobre perfeita exatamente do jeito que é. Assim como eu e você e todos nós temos de descobrir também. Assim como eu e você somos - só precisamos modificar nosso jeito de enxergar as coisas. Porque talvez a luz esteja refletindo de mais na sua cor, talvez esteja de menos. Talvez você não esteja absorvendo direito as cores que lhe brilham a alma. E talvez, um grande e sincero e certeiro talvez, uma viagem até Furthermore seja tudo o que você necessite fazer.

Por que não?

site: https://www.instagram.com/laylafromthebooks/
Diana 01/08/2017minha estante
Que resenha maravilhosa! Intensa e lírica como o livro!


Layla 01/08/2017minha estante
Obrigada, D! Fico feliz que você tenha gostado da minha resenha e espero que o livro tenha superado as suas expectativas!


Rafa 25/08/2017minha estante
?


Marcelle Damasceno 04/09/2017minha estante
Confesso que fiquei mais encantada ainda pelo livro e pra começar a leitura.


Layla 10/09/2017minha estante
Espero que você leia em breve e que ele alcance suas expectativas, M! Eu amei


Petrucio.Lamenha 19/09/2017minha estante
undefined


Fabrício 28/01/2018minha estante
Vou ler o livro não por causa da sinopse, mas sim pela resenha!


Layla 31/01/2018minha estante
Caraca, F! Que hooonra. Espero que você goste da história, de coração!




Lyra 05/01/2022

EU AMEI AMEI AMEI
Quando eu achei esse livro, nunca tinha ouvido falar dele e o comprei literalmente por causa que a capa era bonita kk mas eu me surpreendi realmente com a perfeição que ele é! Eu super recomendo ele, e com certeza eu considera essa uma das melhores fantasias que eu já li.

Seguimos Alice Alexis Queensmeadow, uma garota sem cor num mundo totalmente colorido, afim de acompanharmos sua viagem em busca de Pai e de si mesma. Com ajuda de Oliver Newbanks, ela embarcará numa aventura inimaginável, em uma terra absurdamente mágica.
comentários(0)comente



brunadaguarda 31/01/2022

Futhermore
Que leitura gostosinha! Eu amo livros infanto juvenis, ainda mais de fantasia! Eles trazem uma energia tão gostosinha, e depois de tanta luta sempre tem uma lição de moral.

Eu já estava de olho nas obras da Tahereh Mafi, querendo ler "Estilhaça-me", e por coincidência encontrei 2 livros dela em uma livraria (e também comprei pela capa hehe). Além da magia foi meu primeiro contato com a escrita dela e confesso que adorei! Sei que vai ter uma pegada diferente de Estilhaça-me, mas já deu pra ter um gostinho da escrita.

Essa história me cativou do início ao fim, tem livro que já sinto que vou favoritar no início e acertei nesse também. Nunca tinha lido um livro com uma protagonista albina, achei isso incrível, e fez muito sentido no enredo.

Alice é fantástica, mas já sentimos que ela tenta esconder algo até dela mesma, e só descobrimos o que é mais pra frente. E foi incrível acompanhar a evolução de Oliver na história, ele era super chato com Alice no início, mas eu sabia que isso iria mudar, e eu amei demais o final dele!

Enfim, super recomendo a leitura, eu amei a história, os personagens, adorei Futhermore!

? quotes ?
.
"Abra o coração. Afine os ouvidos. E nunca diga não ao mundo quando ele pedir para você dançar."
.
"- Qual é o seu nome? ...
- Alice, não responda! - Oliver falou, ...
Ela sequer teve tempo de virar os olhos para Oliver.
- Seu nome é Alice? - Sheldom perguntou."
.
"- Alice, se você tiver planos de sair viva de Futhermore, precisa mudar seu modo de pensar. Essa cabeça pequena só vai levá-la a Lugar Nenhum e, quando chegar, você vai estar perdida para sempre."
.
"Amor, no fim das contas, podia tanto ferir quanto curar."
Lari 31/01/2022minha estante
Eu também amei esse livro! ?


Thayane Costa 31/01/2022minha estante
Eu não sabia que esse antecedia o "A magia do inverno" (que é maravilhoso também) e agora eu preciso ler esse ?


Lari 31/01/2022minha estante
Siiim! Precisa siiim! É fantástico também!


Thayane Costa 31/01/2022minha estante
2022 eu leio a qualquer custo kkkk


Lari 31/01/2022minha estante
Isso!!! É muito gostosinho.


brunadaguarda 31/01/2022minha estante
Gentee nem eu sabia que ele antecedia a magia do inverno, comprei os 2 sem imaginar ?


brunadaguarda 31/01/2022minha estante
é maravilhosoo ?


Thayane Costa 31/01/2022minha estante
Eu descobri só no final kkkkk que ódio


Lari 31/01/2022minha estante
Eles deviam divulgar isso melhor. Eu so descobri pq quando fui cadastrar que tinha aqui no skoob eu vi umas resenhas dos dois kkk


Thayane Costa 31/01/2022minha estante
Pois é kkkk eu achei esse livro tão por acaso... Queria que mais pessoas conhecessem


brunadaguarda 31/01/2022minha estante
E eu só descobri pq vcs falaram aqui, senão só iria descobrir na hora de ler ?


Lari 31/01/2022minha estante
Hahaha ai gente precisamos fazer uma campanha pra mais pessoas lerem! E lerem na ordem de preferência


Thayane Costa 31/01/2022minha estante
Kkkkk urgente


brunadaguarda 01/02/2022minha estante
simmm kkkkkk foi sorte eu ter lido na ordem, pq na vdd ia deixar a magia do inverno para ler no inverno ?


Lari 01/02/2022minha estante
Que sorte!!


Gigi 02/02/2022minha estante
amg ela tem poderes??


brunadaguarda 02/02/2022minha estante
temm, mas vc só descobre oq é mais na metade do livro




Jucilene 17/03/2021

Encantador
Um livro muito bom de ler. A autora cria uma alegoria muita bonita da entrada na puberdade. Fiquei curiosa para ler outros livros dela.
comentários(0)comente



juliaememo 28/02/2021

Alice, uma garota sem cor em um mundo colorido
Eu conheci esse livro por causa de um marcador. Demorei para perceber que o livro mostrado naquele marcador poderia ser uma obra legal, mas assim que comecei a ler, amei.

Esse livro conta a história da Alice, uma menina que nasceu sem cor em um lugar onde cor era algo essencial. Todos a julgavam, achavam que a garota era fraca só por conta da sua falta de cor. A única pessoa que realmente a amava, que a apoiava, era seu pai, que quando Alice tinha 9 anos, foi embora carregando apenas uma régua. Depois de 3 anos, Alice se encontra em uma grande aventura junto com Oliver, para encontrar o pai desaparecido.

Enquanto eu estava lendo, sentia as mesmas emoções dos personagens, me senti completamente imersa e senti como se um filme passasse na minha cabeça.

Alice e Oliver podem ser meio chatos (meio não, MUITO chatos) no começo, mas no decorrer da história, podemos ver o quanto eles mudam... a questão é, para pior ou para melhor?

Se quiser assistir a resenha completa, acesse:

site: https://youtu.be/nGcNqXaz8BY
comentários(0)comente



Aline Michele 12/06/2023

O sol choveu
Além da Magia é sobre uma menina, Alice, que nasce num mundo onde tudo o que importa são as cores, tudo é muito colorido, porém ela nasceu sem nenhuma. Ou seja, era a diferente, aquela que por conta de não ter cor, não teria um grande futuro. Um dia o pai de Alice some, e três anos depois Oliver recebe o desafio de encontrá-lo, e os dois que não se davam bem, saem para procurá-lo e juntos vão passar por várias aventuras.

Este livro foi uma grata surpresa para mim.

Peguei para ler porque a autora escreveu a série Estilhaça-me e queria ver se eu havia só gostado da série ou se gostava da forma que a autora escrevia.

Apesar do começo um tanto difícil, porque o mundo que ela criou ou a forma como ela descrevia as coisas, era meio complicado, exemplo “o sol choveu”. Eu fiquei pensando, como é que o sol chove? Mas depois que você pega o jeito, a coisa flui.

Os personagens são muito legais, geniosos, inteligentes e não sei se gostei mais da Alice ou do Oliver, mas acho que aqui um empate é o mais justo.

Esse é infanto-juvenil, ou seja, não tem nada apelativo e nem partes para maiores de dezoito anos, Estilhaça-me tinha umas partes pesadinhas.

Se tiver uma continuação eu vou querer ler.

Recomendo.
comentários(0)comente



Moon 29/03/2021

A menina feia
Alice era feia. Todos em sua cidade natal, Ferenwood, concordaria sem nem questionar. Oliver tinha deixado isso muito claro, no dia que zombou da menina na frente de toda a classe.

Acontece que Alice Alexis Queensmeadow é branca como leite em uma terra que cor, significa magia, e magia, significa vida. Sem a magia, entenda, você não pertence a Ferenwood, onde tudo e todos são extremamente coloridos.

Para agravar a sua solidão, Pai desapareceu, levando apenas uma régua, há três anos. Mãe tem sido má com a pobre Alice. E, a própria menina havia sido expulsa do colégio, na mesma época que Pai desaparecera.

Pai, entenda, era quem Alice mais amava no mundo. O único ser vivo que a considerava perfeitamente bonita.

Mas o que acontece quando seu maior inimigo, Oliver, lhe pede ajuda? O que Alice fará ao ter a oportunidade de trabalhar juntamente com a pessoa que ela mais odeia para encontrar Pai? E se as leis de Ferenwood, onde ser colorido equivale a ser magico, não valerem mais? Que tipos de aventuras e poderes Alice poderia descobrir e enfrentar?
comentários(0)comente



Jude 25/01/2023

Além da magia
Que livrinho lindo, juro.

A leitura é super leve, é um livro eu diria "infantil", é mais aventura.

Os personagens são incríveis. O relacionamento da Alice e do Oliver é bem conturbado no início, mas depois eles viram amigos. Então eu diria que é um "enemies to friends".

O decorrer do livro é super divertido, a leitura é leve.

Foi um dos primeiros livros que li então tenho um certo apego por ele.
comentários(0)comente



Literalmente.Eu 25/05/2021

Além a magia
"As pessoas a amaria e a desprezariam; elas mostraram tanta gentileza como preconceito. A verdade era que Alice sempre seria diferente - mas ser diferente era ser extraordinário, e ser extraordinário é uma grandíssima de uma aventura. Como mundo a via, isso já não tinha importância o que importava era como Alice se via."


De fato uma aventura para encontrar alguém que ama, encontrar um amigo, encontrar perigos, encontrar desafios e se encontrar.
comentários(0)comente



Keell 24/03/2021

O nome não podia fazer mais jus a história ou a nossa realidade. Um livro incrível, com uma história fantástica e surpreendente. Você começa ler e não imagina o que a história ou os personagens vão te mostrar. Inicialmente você até pensar ser uma história boba, infantil, o mesmo de sempre, mas o tanto que esse livro tem pra ensinar é absurdo. Confiança, lealdade, amizade, importância do tempo, da perseverança e principalmente acreditar em si mesmo, em seu próprio potencial. Os personagens são carismáticos e necessários. Completos. Não tem outra definição.
comentários(0)comente



Tamirez | @resenhandosonhos 30/07/2018

Além da Magia
Esse foi o meu primeiro contato com a autora da série Estilhaça-me e posso dizer já de cara que gostei muito da forma como ela escreve. A sua primeira história publicada por aqui, que inicialmente foi lançada pela Novo Conceito, mas que agora está sendo toda republicada pela Universo dos Livros, com a chegada do quarto livro, nunca me chamou muito a atenção or eu já ter ouvido muito sobre o romance que se desenvolve, que é algo que não funciona comigo. Portanto, deixei de lado e fiquei feliz quando uma nova oportunidade surgiu para que eu conhecesse seu trabalho.

Essa nova série de livros, teoricamente, pode ser lida se forma independente, sem a necessidade de seguir uma ordem. Além da Magia, portanto, funcionaria como uma livro único ou como o primeiro para os que virão na sequência. A proposta da série é nos apresentar mundos mágicos que se interligam, e em cada um deles trazer um protagonista diferente.

Aqui conhecemos Alice, uma garota desprovida de cor em um mundo onde isso é sinônimo de poder. Isso, obviamente, faz com que sua auto estima e confiança fique abalada, e o desaparecimento de seu pai, seu porto seguro, agrava ainda mais a situação. A menina então sairá em uma aventura até Futhermore em busca de respostas e de encontrar o pai pelo caminho, se tudo der certo. Porém esse é um local diferente, com regras diferentes e cheio de armadilhas.

“Era só que ela já gostava tanto de si mesma e se achava tão interessante (e inteligente e criativa e legal e engraçada e amigável e autêntica) que ela realmente não conseguia entender por que não era mais fácil para ela se misturar.”

E é ai, que além do nome, Alice também compartilha outras semelhanças em sua história com uma outra menina que também vai parar em um outro mundo, encontra coisas estranhas e precisa passar por muitas aventuras e situações inusitadas até poder voltar pra casa. Apesar de a referência estar clara pra mim, a autora não afirma que seja uma inspiração e portanto vai do desejo ou não do leitor de levar isso em consideração.

Pra mim foi impossível ignorar e, portanto, em vários aspectos, achei a história bastante semelhante. Porém, o que se destaca mesmo nessa história é Alice, seus conflitos e sua personalidade. Ela é uma menina de 12 anos e, por isso, não é mas tão criança e já tem suas muitas opiniões e vontades. A jovem não está disposta a aceitar muita ajuda e não gosta de ouvir a opinião alheia, o que a coloca em muitas confusões e a mim pelo menos, a fez soar como uma garota birrenta e egoísta em muitos momentos. Tem um em especial, que eu senti muita raiva da personagem pelo vitimismo que estava acontecendo em uma situação em que ela tinha a faca e o queijo na mão pra solucionar o problema.

E essa é praticamente a única coisa que impediu que eu tivesse uma experiência completamente positiva com a história, juntamente com o final corrido que se resolve em meia dúzia de páginas. Quando me aproximava do fim comecei a pensar que o negócio de a história se fechar e funcionar como livro único era uma mentira, pois faltava muito pouco para acabar e não havia nada resolvido. Dai, de uma hora para a outra tudo é solucionado. Eu fiquei com uma sensação de que precisava que houvesse uma proporção melhor nas coisas.

Fora isso, os mundo são muito interessantes. Vale a pena ressaltar que a autora nos apresenta a eles com suas características e não tenta ficar encaixando explicações ou lógica. Então também é necessário ir com a história e descobrir pouco a pouco as particularidades de cada local.

Além de Alice temos um personagem que entra logo no começo que é Oliver Newbanks. O garoto fez bullying com a jovem na escola e não causou uma boa impressão, por isso, quando volta a aparecer na vida dela, há uma enorme desconfiança. Sentimento esse que se tornou meu. Se teve alguém em quem eu não confiei nem um pouco por todo o livro, foi em Oliver. Isso, porém, não quer dizer que ele seja alguém que “merece” toda essa atenção, mas também não consegui ignorar.

E, por trás de todo o mundo mágico, os lugares diferentes, os personagens e a trama central do livro, há vários temas que a autora trabalha nas entrelinhas, misturado à história. Perdão, amizade, pertencimento, família. Se você olhar atentamente, vai se pegar enxergando várias coisas que podem passar despercebidas, como referências ou trocadilhos.

Em termos de narrativa, achei muito fácil navegar pelas páginas e pela história de Alice. Como já mencionei, a escrita da autora é bem gostosinha e o livro acaba sendo uma leitura rápida e divertida, afinal há um certo humor que norteia também a trama. Acho que mesmo que seja um livro voltado a um público mais jovem, funciona também com os adultos, além de ter uma cenas que eu até considerei fortes para serem lidas por crianças mais novas. Mas, talvez eu esteja sendo super protetora, afinal, muitas crianças já estão jogando vídeo game de tiros e matança desde muito novos. Apenas vale saber que há pelo menos dois momentos onde há situações que podem sair um pouco do padrão mais inofensivo.

Enquanto escrevo essa resenha, já fiz a leitura do segundo livro, A Magia do Inverno e antecipo que acabei gostando mais dele do que de Além da Magia. E, pra quem se apaixonar por Alice e Oliver (ou apenas um deles), eles vão dar suas caras por lá também, interligando as histórias, mas mantendo a lógica do “pode ser lido separadamente”.

Então, se você está a procura de uma história lúdica e cheia de aventura pelos olhos de uma jovem garota, Além da Magia é uma boa pedida. Tahereh Mafi sabe muito bem encantar e conduzir o leitor e Alice, mesmo com seus altos e baixos, tem muitas lições a nos ensinar.

site: http://resenhandosonhos.com/alem-da-magia-tahereh-mafi/
comentários(0)comente



337 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR