Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Gabi 19/04/2020

Será que são culpados mesmo?
Liane, como sempre, com seus dramas familiares reais e uma pitada de suspense. Como eu amo a escrita dela, que, num primeiro contato pode parecer cansativa e, talvez, confusa, mas quando tu pega o jeito a leitura flui e voa!

Confesso que, pra mim, o "suspense" é sempre percebido na história, nunca me surpreendi com "o que aconteceu", mas as consequências são reais, possíveis e faz com que a gente se coloque no lugar daqueles personagens.

5 ?

Aione 07/04/2022

Dos romances de Liane Moriarty publicados no Brasil, Até que a culpa nos separe era o único que, até então, eu não havia lido. Com tradução de Julia Sobral Campos, narra a história de três casais e as diferentes culpas que cada um carrega.

Três casais se reúnem em um domingo para um churrasco, e os acontecimentos daquele dia abalam as relações entre eles. Alguns meses depois, cada um parece se lembrar daquela tarde de uma forma diferente, o que desencadeia todo um mistério sobre o que pode ter ocorrido no fatídico evento.

Iniciei a leitura de Até que a culpa nos separe intrigada, já que recebi opiniões divergentes de outros leitores. Porém, desde os primeiros parágrafos, Liane Moriarty me conquistou com sua escrita, sobretudo no que se refere à maneira de descrever as cenas. Há muitos detalhes em relação aos ambientes, às sensações dos personagens e aos seus pensamentos, o que constitui como os protagonistas são desenvolvidos. A narrativa em terceira pessoa acompanha, em capítulos alternados, as perspectivas de uma personagem diferente, e o uso do discurso indireto livre permite uma aproximação muito grande com o íntimo de cada um.

Assim, Até que a culpa nos separe é daqueles romances com foco psicológico, na personalidade dos protagonistas. São suas bagagens, medos e anseios que determinam os conflitos desenvolvidos no enredo. Também por isso, a leitura é mais vagarosa, uma vez que a trama não é carregada de ação ou de eventos externos. Para manter a curiosidade, Liane Moriarty alterna narrativas do presente da história com flashbacks do dia do churrasco, meses antes. Dessa maneira, constrói-se o suspense e a tensão acerca do que pode ter acontecido. Mais do que a revelação em si, adorei como ela afeta a condução da trama — e como culmina em algumas reviravoltas. Há uma amarga ironia especificamente em uma que, para mim, tanto combinou muito bem com o tom da história quanto cumpriu com o elemento surpresa, o que fez com que eu gostasse ainda mais da leitura.

Um dos elementos que mais gostei é como as personagens são reais, definidas tanto por suas qualidades quanto por defeitos. É possível simpatizar ou não com elas, o que varia de acordo com quem lê, justamente porque Liane Moriarty as explora em nuances e coloca os acontecimentos em perspectiva. Será que as personagens se sentiriam da mesma maneira em relação ao churrasco se o mesmo trágico evento tivesse acontecido em outras circunstâncias? É cativante como a autora aborda o choque entre moralidade e senso de dever com as reais essências de cada uma, gerando nelas inquietações muito típicas da experiência humana — e que também atingem que lê. Ainda, inclui no mix de impressões e emoções dos casais aspectos de classe e gênero, deixando implícito como essas questões afetam suas percepções. Acima de tudo, fica expresso o quanto as lembranças e opiniões sobre tudo o que é narrado é subjetivo e mutável, de acordo com a bagagem de cada um.

Até que a culpa nos separe é um romance sobre as diferentes relações que podemos estabelecer com o outro — conjugais, familiares, de amizade — mas, também, com nós mesmos. Apesar de não ter sido um livro que devorei, foi uma leitura que me encantou pelo esmero com que cada personagem é construída, e como os detalhes revelam tanto sobre elas. Assim como os protagonistas, as relações entre eles são complexas e ambíguas, o que certamente me exerceu um fascínio, uma vez que gosto desse tipo de olhar sobre os seres humanos — individualmente e como seres sociais, vivendo em conjunto.

site: https://www.minhavidaliteraria.com.br/2022/04/05/resenha-ate-que-a-culpa-nos-separe-liane-moriarty/

Victoria (Vic) 16/12/2021

Livro muito bom, surpreendente, com ótima construção de personagens e relações interpessoais. Só não dou 5 estrelas pois do meio pro fim se tornou um pouco cansativo, parecia dar voltas, poderia ter tido uma finalização mais direta, na minha opinião.
Recomendo muito, Liane é uma ótima escritora.

Tata Ruiva 31/01/2022

Gostei do livro e das histórias dos personagens ,só achei que demorou muito para desenrolar os fatos. Achei um pouco cansativa a leitura .

@tigloko 21/03/2022

Arrastado e entediante
Em um churrasco aparentemente normal que reúne alguns amigos e conhecidos, acontece um evento traumático para as pessoas presentes. A partir dali a vida de Erika, Oliver, Sam, Clementine entre outros muda drasticamente. O conflito que já existia entre essas pessoas é potencializado por esse dia marcante. A partir daí o mistério aos poucos vai sendo contado para saber o que aconteceu de tão grave para abalar as estruturas desses personagens.

Até certo ponto gostei do livro, me deixou bastante curioso para saber o que de fato aconteceu no tal churrasco. Alternando entre passado e presente para ir montando o quebra cabeças. Mas aja enrolação para contar algo que, apesar de ser traumático, não justifica esse mistério todo. Enchendo linguiça demais. Pelas atitudes parecia que eles tinham matado o Papa. E para piorar tudo, os personagens são chatos. Não tem um ali que eu me importei em acompanhar. Suas histórias pessoais são entediantes.

Pretendo dar outra chance para a autora, que parece ter livros com tramas mais interessantes do que esse. Mas sem dúvida não é uma das minhas prioridades.
Fernanda 21/03/2022minha estante
Tenta Pequenas grandes mentiras, pelo pouco que lembro é bom :)

@tigloko 21/03/2022minha estante
Boa! Vou dar mais uma chance pra autora com esse.

Fernanda 21/03/2022minha estante
Sem grandes expectativas, ok? Kkkk

@tigloko 22/03/2022minha estante
Depois desse, abaixei bastante as expectativas kkk

resenhasdajulia 20/02/2022

Erika e Clementine são melhores amigas, e muito diferentes uma da outra. Enquanto Erika é uma contadora obsessivo-compulsiva e não tem filhos, Clementine é uma violoncelista muito desorganizada e mãe de duas meninas.

A história gira em torno de algo que aconteceu em um churrasco, na casa de Vid e Tiffany, vizinhos de Erika, onde as duas famílias estavam, e que afetou a vida de todos eles.

Gostei muito do livro e adoro como a Liane cria personagens reais, com problemas reais.

Só achei a leitura um pouco cansativa em alguns momentos mas, no geral, foi uma ótima experiência!

Geo Franco 22/03/2021

Me surpreendi demais
Eu comecei esse livro sem muitas espectativas, na verdade eu pensei que nem ia gostar muito e que ia demorar muitoooo pra ler, mas que bom que eu estava errada, acabei amando demais e lendo bem rápido
O que eu mais amei foram os personagens reais, a autora mostra que todos eles tem defeitos e qualidades
Fiquei totalmente entretida com a trama e queria saber o que tinha acontecido de tão ruim, e quando descobri queria saber o que os personagens fariam depois
Foi uma experiência muito boa e tenho certeza que lerei mais livros da autora
Ana - @edicaodebolso 22/03/2021minha estante
Tenho vontade de ler alguma coisa dela tbm ?

Geo Franco 22/03/2021minha estante
A escrita dela é bem fluida
Dizem que esse não é o melhor livro dela, mas eu gostei bastante

Tangerina 13/02/2022

Eu comecei o livro sem saber nada sobre ele, mas pela capa, julguei ser um romance, ou uma história sobre rompimentos, um tanto meloso, bem me enganei.

Me apaixonei perdidamente pela escrita da Liane, e depois de alguns capítulos, mergulhei fundo na história. Foi bem difícil parar de ler, eu realmente quis devora-lo, pois a cada fim de capítulo, ela nos entrega algo revelador.

Vi aqui coisas que as pessoas geralmente não mencionam sobre a vida adulta, amizade, casamento e maternidade.
?Ninguém avisava que ter filhos reduzia você a uma versão menor, rudimentar e primitiva de si mesma, na qual seus talentos, sua formação e suas conquistas não significavam nada.?

Uma leitura mais que prazerosa!

Manu 08/04/2021

Suspeita para falar
Eu amo os livros de Liane Moriarty, então sou suspeita para falar. Dentre todos os livros que li dela até o momento esses está é 3º lugar. O livro é bom, a história é legal, surpreendeu em algumas coisas. É bom para passar o tempo lendo algo leve
Natalia.Tamaio 08/04/2021minha estante
Qual é o 1o lugar?!

Manu 08/04/2021minha estante
Pequenas grandes mentiras

Natalia.Tamaio 08/04/2021minha estante
Ai que demais... eu vi a série então não sinto tanta curiosidade de ler esse, mas entendo porque a série é MARAVILHOSAAAA... imagino o livro!! E o 2o?!

Manu 09/04/2021minha estante
É realmente muito bom!!! O segundo é ?o segredo do meu marido?

Cayo.Fellype 18/09/2022

Finalmente consegui terminar esse. A história em si é muito boa, infelizmente achei muito arrastada, só consegui animar para ler mais ou menos na página 200 e mesmo assim achava algumas coisas enroladas, apesar de abordar vários assuntos importantes.

Andresa16 21/03/2021

Esse livro mostra que em como cada pessoa reage de uma forma diferente a um acidente, como todo mundo que estava no local acaba se culpando e como cada um vive com aquilo dentro de si, e o mais impressionante foi descobrir o que/quem causou esse acidente,confesso que quando descobri o que tinha acontecido, fiquei um pouco com o pé atrás sem nem querer terminar de ler a história, mas insisti e acabei me surpreendendo com os acontecimento depois do trágico dia e foi bem natural e real a forma como a autora descreveu no livro a reação de cada pessoa pós acidente.

Sandra (@lidosnaestante) 09/04/2020

Quero ler todos os livros que essa mulher escrever, só isso... rsrs

Milleny 10/04/2021

?Podemos pular alto quando temos um lugar seguro onde cair?
Segundo livrinho da Liane Moriarty que leio e Big Little Lies permanece sendo o #1 no meu coração.

Ainda assim, mesmo que Até que a Culpa nos Separe não tenha se tornado um favorito, a experiência em lê-lo valeu muito. Liane consegue trabalhar diversas camadas em seus personagens para que eles se tornem, simplesmente, humanos. Todos tem seus defeitos e qualidades e isso é incrível.

A história poderia ter sido mais objetiva, mas acompanhar os dramas familiares da autora é sempre garantia de um bom passatempo! ??

Tania 21/01/2021

Envolvente e com final emocionante!
Livro com uma leitura fluida em sua maior parte, principalmente, antes de revelar o acontecimento ocorrido em um churrasco que abalou o relacionamento entre três casais. Senti que depois da revelação do acontecimento a leitura perdeu um pouco o ritmo, porém no final a fluidez da leitura foi retomada. Além do mais, o livro aborda como pano de fundo o tema da acumulação e os efeitos psicologicos na vida da personagem Érica que busca incessantemente a aceitação e o amor de sua amiga Clementine.

Sam 05/06/2022

Ameeeei, li rapidamente, uma tarde e ele foi embora, bem gostoso de ler, engraçado, diferente e leve até pelo tema tratado. Curti demais essa leitura.