Até Que a Culpa Nos Separe

Até Que a Culpa Nos Separe Liane Moriarty

Resenhas - Loucamente Culpados

Nahyene 20/06/2020

Bom!
?Então é assim que acontece, pensava uma parte sua enquanto ela se balançava e implorava. Essa é a sensação. Você não muda. Não há nenhuma proteção especial quando atravessamos a linha invisível entre a vida comum e o mundo paralelo em que tragédia acontecem?.?
Liane Moriarty mostra de forma doce e singela as fragilidades humanas, sejam elas físicas ou psíquicas, a linha tênue que a qualquer hora pode ser rompida, transformando, desmoronar ou se perdendo, e o quão difícil é encontrar o caminho de onde parou e continuar.?
No livro acompanhamos a história de três casais que tiveram suas vidas transformadas em uma simples tarde de churrasco. Todos mudaram, os problemas que eram pequenos ganharam proporções maiores, as pequenas imperfeições se tornaram insuportáveis, os verdadeiros sentimentos expostos, amizades e casamentos foram postos à provas. ?
Foram tantos assuntos abordados neste livro, quando comecei a ler, não consegui muito me conectar aos personagens diante de todas as suas imperfeições, sentimentos e pensamentos, mesmo assim não consegui largar o livro, a escrita da autora é impecável, e conforme a leitura avançava, amava cada vez mais os personagens.?
##########################
Esse livro me tocou, quem nunca acordou um dia e viu que estava vivendo um pesadelo, algo desmoronando que mudou de forma radical a vida e os sentimentos e a forma de pensar? Na minha opinião e experiência pessoal, acho que o pior de tudo é a sensação de subversão da mente, antes você acreditava que nunca poderia desenvolver um problema psicológico. ?
##########################

Pamela Vetere 08/03/2022

Ja estou com saudade dos personagens ?
Como nós leitoras sabemos, ler um livro vai muito além de apenar ler, é vivenciar experiencias através do que nos é mostrado pelo autor(a), e para o livro ti encantar depende de muitos fatores, um deles é o seu momento de vida, então o inicio do livro não me pegou e quase desisti.
Ainda bem que persisti, nos 20% me pegou de uma forma que li bem fluidamente e ja estou com saudade dos personagens. Entender cada personalidade, o porque que cada um é resultado das suas experiencias, foi incrivel pra mim.

Mari 12/05/2021

Assim como todos os livros de Liane Moriarty que já li, muito bem construído, traz um drama familiar. 3 casais que tem suas vidas mudadas após um episódio ocorrido em um churrasco na casa de um desses casais. A história é contada por capítulos alternados entre o dia após esse churrasco e no dia do churrasco. E ao desenrolar da trama vamos entendendo o que exatamente aconteceu, aproximadamente uns 55% da história.
Mas se engana quem pensa que o ponto principal da história é o episódio em si, na verdade, o que Liane traz para o leitor é o que o episódio traz que de mudança na vida dos personagens.
Uma história cheia de personagens cativantes, humanos, com seus defeitos e qualidades. Impossível não se envolver na leitura.

Jessica 24/06/2021

Foi o livro que menos gostei da autora até agora.
Apesar de ser uma história envolvente, achei que a autora enrolou muito para desvendar o mistério.

Laura F Souto 29/03/2022

O livro tem um início arrastado e demora um pouco para empolgar na leitura. O drama familiar é muito intenso e mostra pontos e camadas interessastes, mas acho que nesse livro a autora pesou muito no suspense.

Anna 09/09/2021

a cada livro que eu leio, me surpreendo! o dom que essa mulher tem de escrever bem, construir os personagens e prender a gnt com a história é formidável!! perfeito Liane!

@fran.joventino 16/09/2021

Muito interessante
No início da leitura, ficamos presos pelo mistério e depois que ele é revelado, podemos entender como os acontecimentos da nossa vida interferem nas nossas escolhas e na maneira como agimos.
Gostei muito.

Miguel.Martins 18/04/2022

Liane Moriarty é o tipo de autora que "escreve sempre a mesma história". Os personagens são sempre moradores de subúrbio classe média/alta, o enredo sempre gira em torno de um grande acontecimento trágico (criminoso ou não) e a narrativa sempre dá várias voltas e vai fornecendo as informações aos poucos. No meio disso tudo, a autora vai construindo psicologicamente cada personagem, dando a sensação de que os estamos conhecendo aos poucos.

Mas essa "fórmula repetida" não significa que os livros sejam sempre os mesmos. Pelo contrário, Liane mantém a forma, mas sabe trabalhar magistralmente o conteúdo. Cada livro apresenta uma história única, e nunca se sabe exatamente o que vem por aí até que se chegue ao final.

Em "Até que a culpa nos separe", a autora apresenta um drama muito bem construído, com personagens complexos e uma narrativa que prende bastante. Creio que em determinado ponto dá pra ter uma ideia do que seja o tal "acontecimento trágico", mas ainda assim Liane sabe fazer o leitor querer devorar cada palavra para confirmar (ou não) suas suspeitas. E mesmo depois que descobrimos o tal acontecimento, o encanto não se perde, pois a essa altura o leitor já está totalmente envolvido na vida das personagens e quer ir até o fim.

Confesso que, apesar de ter dado 5 estrelas, não diria que é o meu livro favorito da autora. Porém defendo que é um livro excelente, tão bom quanto qualquer trabalho dela.

Martha 17/09/2021

Sobre culpa e comportamento humano!
Primeiro preciso registrar a fluidez que foi essa leitura. Mesmo o livro tendo alguns capítulos ?desnecessários? e muitas paginas depois do mistério desvendado, em nenhum momento a leitura foi pesada ou cansativa. E só isso ja é motivo para amar.

Todos os capítulos terminavam com gancho para o proximo ou pelo menos com uma pulga atras da orelha.

Personagens muito reais, humanos e culpados. Que angustia pelo tanto de culpa que todos os personagens carregavam. Oliver, com todos os seus traumas e dores, me conquistou, assim como Clementine com seu estilo deixa a vida me levar. Torci para todos eles ficarem bem?

Mas o mistério realmente me prendeu absurdamente. Fiz mil teorias e todas estavam absurdamente erradas e eu adorei isso!

Meu primeiro contato com a autora e eu ja considero pacas! Super recomendo!

Carol 18/09/2021

Saindo totalmente da minha zona de conforto esse livro foi um pouco desafiador. Não estava acostumada com a escrita da autora então no começo fiquei um pouco perdida, mas depois engatei a história. É um compilado de drama familia e suspense bem interessante, que te obriga a analisar diferentes tipos de personalidades por várias perspectivas. Achei bem diferente e interessante, estou curiosa para ler mais livros dessa autora.

Carla.Maria 19/09/2021

Muito chato
O livro vai narrar a vida dos personagens antes e depois de um acontecimento. Achei que tal acontecimento fosse algo muito sério ou pesado mas n passou de uma coisa bem ridícula. O livro é muito maçante e muito chato, n teve nada que me prendeu.

toledorachel 20/09/2021

Desnecessariamente Longo
Eu não abandonei o livro porque as vidas de alguns personagens me interessaram até mais que o "mistério central". A mãe da Erika, por exemplo, parece com a minha (tirando a parte da acumulação) e eu fiquei esperançosa para uma solução de nossos problemas. Rsrs
O livro tem 89 ou 90 capítulos, que pelo menos são curtos. Achei o final sem graça (e dá abertura para uma continuação). O suspense descarado me irritou. A história em si não é ruim e é até bem escrita, mas se prolongou mais que o necessário. Eu não recomendaria a leitura.

Ricardo.Cirilo 23/09/2021

Tudo na dose certa
Um livro com poucos diálogos, porém consegue ser muito fluido e muito rápido de ler. Muito fácil de entender, linguagem bem simples, nos faz mergulhar de cabeça na vida desses personagens.
Mistério na dose certa, suspense na dose certa, dramas familiares e pessoais na dose certa, plots na dose certa.
Um livro incrível, uma baita primeira experiência com essa autora.
O acontecimento principal muito "simples", porém com desdobramentos incríveis.

5 estrelas!

Ana Carolina 11/03/2022

Até que a culpa nos separe
O homem que o título do livro retrata muito bem os acontecimentos da história . A culpa de cada personagem pode destruir o relacionamento.

Achei muito bem escrito e com grandes reviravoltas.

Ângela 29/09/2021

Não me prendeu, no decorrer da história ficou cansativo... talvez eu não estivesse no feeling para esta leitura no momento.