Metafísica das Rosas

Metafísica das Rosas Machado de Assis

Resenhas - Metafísica das Rosas

Liiz 08/10/2023

Novamente lendo um conto do machadão pois não consigo focar em leitura nenhuma, a ressaca venho mesmo

Miti 27/12/2020

Conto
Leitura super rápida, de minutos. Recomendo a leitura ouvindo a música As Rosas Não Falam do Cartola. Para quem acredita no Deus bíblico, acredito que a leitura seja mais emocionante.

Aimee.Eduarda 03/06/2021

Somos as rosas?
Um conto muito profundo, não sei se bate com a perspectiva bíblica perfeitamente, mas enfatiza o fato de que Deus fez tudo perfeito (partindo do pressuposto, que a rosa represente a humanidade), para que o homem pudesse viver feliz, porém ele sempre deseja glórias e mais glórias, até que se enfada dessas honrarias transitórias, mas ainda assim, Deus cuida do princípio ao fim, dessas rosas, mesmo elas não reconhecendo isso.

raigabrielg 25/12/2023

Um Shakespeare brasilero?
? Se a rosa tivesse outro nome, ainda assim teria o mesmo perfume. - William Shakespeare.?

Achei belíssimo a referência que Assis fez à criação divina no começo da obra, mas sinto dizer que; por ignorância minha não compreendi muito bem, ficou um pouco confuso.

Quando achei que ele faria um paralelo conosco e as rosas ele as corrompe com a ganância (?) e os anseios de adoração por elas mesmas fazendo assim sua última criação: nós.

Pensando bem, acho que poderíamos também interpretar como a queda dos anjos ou em outra hipótese a criação dos (falsos) deuses/ídolos de nosso coração, não sei mais como é uma obra curta a recomendo fortemente.

bzrrab 30/05/2021

O melhor conto de Machado de Assis que já li até agora. Um texto tão curto, mas tão bem escrito, profundo e sensível. É claramente uma releitura do Gênesis bíblico, com o interessante contexto da aproximação do homem com a natureza. Faz referência, talvez, à Deusa-mãe. Achei místico, das bruxas. Sensacional!

nathyqueiroga 12/10/2021

Uma metáfora muito bem escrita sobre a passagem bíblica da criação. Uma reflexão de como o ser humano é precioso aos olhos de Deus.

Stella F.. 28/06/2022

criação do mundo através das rosas
O Jardineiro cria as rosas e para deixá-las felizes , cria o sol, a terra, os pássaros e tudo que existe no mundo. Mas as rosas não satisfeitas ficam tristes por não serem observadas e o jardineiro mais uma vez, para satisfazê-las cria o homem e a mulher a partir do um tronco de árvore. Uma parábola interessante sobre a criação do mundo e como pela insatisfação, segundo a Bíblia, os homens foram expulsos do Paraíso.

"Para a noite, pôs ele no ar um grande regador invisível que peneira orvalho; e quando a terra seca e o calor abafa, enche o grande regador das chuvas que alagam a terra de água e de vida." (posição 9)

"Então as Rosas murmuraram que estavam tristes porque a contemplação das coisas era muda, e elas queriam quem cantasse os seus grandes méritos e as servisse." (posição 15)

CB | @claudiobernardoj 25/03/2020

Leitura rápida.

Aline 18/08/2020

Leitura "The Flash"
Conto muito bem escrito! A leitura super rápida ! O texto, embora curto, é de uma profundidade e sensibilidade impressionantes.

Hanns 24/03/2021

Bíblico
A semelhanças com Gênesis provavelmente são propositais, achei bem intenso até principalmente por conta da forma como é narrado usando as rosas.

Michaely1 03/11/2021

?No princípio??
Fazendo uma paródia de João 1:1, o Universo é retratado como um lindo jardim onde tudo foi feito pelo jardineiro e sua maior obra são as rosas.
Acredito que em geral, tenha visto muito mais sobre paródias do que qualquer ironia, apesar de ver humor em certas partes.
Achei muito linda a capacidade de Machado de Assis em transformar a Criação em um canteiro de rosas onde tudo é feito para elas.
Mais do que isso, vi depois as contradições presentes na obra, o que pode refletir no gênio difícil do ser humano em contentar-se com o pouco, sendo um tanto quanto ingratos com Deus.
Pedro 03/11/2021minha estante
"O tempo que você dedicou à sua rosa é o que a tornou tão especial."
Antoine Exupéry, em O Pequeno Príncipe.

Por isso que Deus nos ama. O que Ele é em potência, nós somos como obras das suas mãos. E todo artesão ama as obras das suas mãos.

Michaely1 03/11/2021minha estante
Ai, que lindo, Pedro. Pare de ser tão poético (não pare).

Pedro 03/11/2021minha estante
Então eu (não) vou parar.

Titi 10/07/2023

Gênesis 1-2
Esse livro é belíssimo! Ao contar a história do jardineiro e das rosas, pude perceber que o autor realiza um paralelo muito lindo e sutil com o livro de Gênesis (em específico 1-2). Uma leitura curta e gostosa!

Alina Maria 31/07/2022

"Grande é o Jardineiro! Suas longas pernas são feitas de tronco eterno. Os braços são galhos que nunca morrem; a espádua é como um forte muro por onde a erva trepa. As mãos, largas, espalham benefícios às Rosas."

É bem fluida a leitura e bastante interessante.

Chris108 16/02/2023

Encantador
É bem bonita a descrição, conto curto apenas 5 páginas mas que gera reflexões. É bem clara a referência bíblica.

Emanuele.Trentin 05/02/2024

Que livro ruim, parece uma releitura da criação da Terra soq com rosas. Não faz sentido nenhum sério.