Red Sister

Red Sister Mark Lawrence

Resenhas - Red Sister

Clio0 20/07/2023

É mais um livro sobre uma escola para jovens superdotados... só que não é X-Men e com certeza é melhor do que muita coisa sendo vendida por aí.

O motivo é mais do que óbvio ainda que seja um tanto controverso - o autor Mark Lawrence não se intimida e dá ênfase na história e não em alguma pseudomoral que quase sempre se encontra em livros de fantasia... principalmente no que se refere a literatura estadunidense.

Tal não se encontra aqui. Nona, a protagonista, é uma criança escolhida pela sociedade e, supostamente, pelos deuses para ser uma assassina, educada em um convento de freiras. Chamou a atenção?

O mundo apresentado nesse primeiro livro é dominado por quatro tribos que se digladiam pelo potencial do sangue. Dependendo de qual você descende, seu valor em desenvolvimento pode subir ou descer, especialmente se estiver ligado a algum tipo de profecia.

A ideia de que os deuses (ou no caso, O deus) ainda interfere em assuntos mortais é manipulado pelo autor em meio a política religiosa, fé monástica e plebeia, seitas dentro de seitas e várias outras reviravoltas. Apesar dos eventos serem acompanhados por uma criança de oito anos, em momento algum temos a impressão de distorção pela idade e compreensão.

Esse é um dos pontos altos de Lawrence, sua capacidade de criar tramas intrincadas reveladas através de pequenas dicas e aparições de outros personagens. Era algo comum na hexalogia de Broken Empire, e aparentemente, se repetirá aqui também.

Red Sister é o primeiro volume da trilogia Book of Ancestors. Merece atenção não apenas pelas características supracitadas, mas por ser um livro em que a maioria esmagadora dos personagens são femininos e não caem na falácia do amor-vence-tudo e do infame triângulo amoroso.

Recomendo.
Sonic Judeu 20/07/2023minha estante
otima resenha, alias vc tem alguma dica para eu conseguir ler mais??

Clio0 20/07/2023minha estante
Leia o que você gosta. Isso me ajudou muito.

preta velha 20/07/2023minha estante
você resenha tão bem que apesar de termos gostos literários um pouco diferentes, sinto vontade de ler tudo o que indica.

Teo 23/03/2023

Um começo promissor
Eu já estou bastante acostumado com os livros do Mark Lawrence, já tendo lido duas trilogias inteiras dele, e posso dizer com toda certeza. Junto do "Prince of fools" esse é um dos começos mais sólidos dele na minha opinião.

Embora eu já tenha lido e assistido várias obras com esse tema de "escola" em qje acompanhamos o protagonista treinando/estudando, e consequentemente ficando um pouco saturado disso, eu não senti que isso acabou atrapalhando nessa obra. De inicio demorou um pouco para engatar por causa disso, mas logo em seguida a Nona, que é uma protagonista fantástica, muito fácil de se identificar com ela, e sua relação com os outros personagens, acaba tornando muito fácil de se gostar da leitura.

Sem contar que o sistema de "magia" e toda a lore do universo, acabam agregando muito para essa experiência positiva que o livro traz para seu leitor. Já vi muitos gringos elogiando essa trilogia, falando que é a obra prima do autor, mesmo não gostando muito de criar um "hype", acaba fazendo com que eu fique ansioso para os próximos livros que essa trilogia tem para oferecer. E sinceramente, se só for melhorando daqui pra frente, vai ter tudo para se tornar minha obra favorita do autor também.

Dessa Piccinini 29/03/2022

uma boa pedida pra quem gosta de nevernight - mas com outra pegada, com boa representação de amizades entre as meninas.

Joao.Felipe 05/02/2021

O mundo é muito interessante, o sistema mágico também é interessante mas não está bem explicado, os personagens são a melhor coisa que o livro tem a oferecer, não me lembro de um livro com tantas personagens femininas tão bem escrito quanto este!

O principal problema que tive com o livro foi o ritmo, realmente arrastou muitos momentos, meu segundo problema foi a falta de um mapa, é difícil saber onde você está e para onde está indo, o Lawrence diz que não desenhou um mapa porque o mundo é pequeno e simples, bem, se for tão simples, seria REALMENTE fácil desenhar um mapa!

De qualquer forma, ótimo livro ?

4,25

Andre 31/01/2021

Começou legal mas desandou. Tô meio cansado de fantasia que se passa em escolas e personagens que são os escolhidos super poderosos. Ou eu estou só cansado de fantasia mesmo, vou dar um tempo.

@livrostasticos 23/06/2020

Não seria um eufemismo dizer que esse livro me conquistou e prendeu. minha atenção desde a primeira frase: It is important, when killing a nun, to ensure that you bring an army of sufficient size. For Sister Thorn of Sweet Mercy Convent Lano Tacsis brought two hundred men.
Honestamente, acho que não tenho outra coisa a dizer a não ser que leiam esse livro! No entanto, existem algumas coisas chave que gostaria de salientar.
Nona Grey, nossa protagonista, é realista nas suas limitações principalmente face a universo que ela vive. Ela é imprevisível e fácil de se simpatizar, então você se encontra sempre desejando que ela seja bem sucedida durante o livro, não importa o quão impossível!
Outra coisa que gostei muito foi a escrita do autor, principalmente os diálogos. O universo criado pelo o autor é super interessante e diferente. Uma mistura de ficção científica e fantasia muito bem trabalhado. Tem um sistema de magia muito interessante e mal posso esperar como a história vai crescer a partir dos pilares estabelecidos nesse primeiro livro.
Como nem tudo são flores, notei também que o autor fez algumas mudanças de tom ao longo da história. Não vou dar spoilers específicos, mas há momentos em que o tom é grimdark e outros em que é super leve e feliz. Pode incomodar algumas pessoas, mas para mim deixou tudo bem dinâmico e interessante. Acho que funcionou bastante bem!
Em conclusão, Red Siter faz um ótimo trabalho de nos introduzir a um novo universo que é brutal e fantástico, sedimenta as bases de um história incrível e mal posso esperar para ler o que vem a seguir! Super recomendado!

Victor Hugo 31/03/2020

Nice 8.5/10

Kissia 11/02/2020

Red Sister
Esse livro é incrível! O mundo sendo construído é cruel e realista em sua criação. Nonna é uma personagem maravilhosamente forte e ainda sim, humana. Me apaixonei. 5 estrelas não são o suficiente.