A Guerra no Bom Fim Moacyr Scliar

Resenhas - A Guerra no Bom Fim

Cássio F B 13/01/2022

A Guerra no Bom Fim
-2.5 estrelas por ser um livro sobre guerra no bom fim e não ter nenhuma passagem retratando o bombardeamento do Colégio Militar de Porto Alegre.

Wolsey 13/10/2020

Leitura agradável
Leitura rápida e agradável. Despertou minha curiosidade sobre outras obras do autor.

Carolina.Viegas 14/09/2020

Para matar as saudades de Porto Alegre
Para matar as saudades ou conhecer Porto Alegre da década de 40. Relembrando as ruas e praças do bairro bom fim.

Deghety 23/07/2020

A Guerra no Bom Fim
O livro se apresenta como realismo fantástico, mas eu achei um pouco mais pesado do que a categoria costuma oferecer.
A Guerra no Bom Fim é quase um misto de O Cortiço com O Labirinto do Fauno.
Ocorre em plena a Segunda Guerra Mundial, mas os personagens não estão fisicamente ligados à ela. No entanto é nítida a influência psicológica que a mesma impunha, sobretudo ao protagonista Joel.
Outros temas como anti-semitismo, racismo e discriminação social são abordados, o primeiro com mais ênfase.
A leitura é bem fluída, narrativa dinâmica contendo humor e também horror.
Vale muito a leitura.

Aécio de Paula 22/12/2019

A Guerra no Bom Fim - Moacyr Scliar
Esse romance é segundo livro de Moacyr Sciliar, escrito em 1972. O escritor descreve uma comunidade Judaica, no bairro do Bom fim, em Porto Alegre. Ele próprio é descendente de judeus e refaz um passado que ele mesmo conviveu. A história é sobre um grupo de garotos judeus que, impressionados pelas notícias tristes do massacre dos judeus na Europa, começam a vigiar o bairro de ataques nazistas. Protegerão com suas vidas aquele lugar. Com uma imaginação fértil e divertida, Joel e seus amigos matam centenas de nazistas em praias, destroem navios nazistas, arquitetam planos para matar Hitler, etc. Algumas coisas acontecem, de fato, como a morte de um judeu impertinente por uma família alemã, no bairro. Enfim, o livro é bem interessante e têm partes bem engraçadas.

Junior Xavier 11/02/2014

Livro excelente, humor, ação, romance tudo na medida certa. Leia de uma vez só e releia já na sequencia.

Tito 15/07/2013

Memória e fantasia.

Fimbrethil Call 11/07/2012

Hitler em Porto Alegre?
Excelente e muito bem-humorado, num livro que acredito apresentar traços autobiográficos da inf^ncia do autor na colônia judaica de Porto Alegre. Só digo que o final me chocou.

Piter 27/06/2011

Livro que mostra de forma humorada e fantástica a comunidade judaica de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.