A Garota-Corvo

Resenhas - A Garota-Corvo

Hanelore 26/12/2021

gente demais
livro cheio de gatilhos!

os autores apresentaram tantos personagens e situações que eu acabei focando só na história das protagonistas óbvias e deixei a vida me levar no resto

demorei um pouco a me adaptar com a história devido a tantas cenas gráficas de acontecimentos horríveis (dos quais eu não fui avisada com antecedência)

Du_Scherainer 11/10/2021

Pontos negativos:
? Várias histórias parelelas que acabaram se perdendo, demorando a ter uma desfecho, e ainda quando tiveram não creio que foram o sufiente (tipo: tudo isso pra tão pouco? Sério?);
? Muitas linhas temporais, em um momento as personagens estão no passado e em outro no presente, estou reclamando não por ser confuso, mas sim por ser cansativo.

Pontos positivos:
? Invés de ser marcada por capítulos, é marcada pelo nome dos lugares. Ex: "HOSPITAL DE HUDDINGE".
? Acredito que foram feitas boas críticas socias, e que os assuntos criminais foram bem pesquisados por parte dos autores;
? Gostei a forma em a vida pessoal e profissional das personagens principais aparecem se contrapondo;
? Me surpreendi bastante com as duas protagonistas formando um par romântico, foi bem inesperado, e eu fiquei muito contente ?.

(Se eu me lembrar de mais alguma coisa coloco depois...).

Iuri 23/08/2021

Crianças traficadas, torturadas, abusadas sexualmente, mortas, canibalizadas e mumificadas (ou o que sobrou delas). Sofrimento em campo de Concentração. Transtorno de múltiplas identidades. Incesto. Bullying escolar escabroso. Lobotomia. Corrupção Judicial. Genocídio Stalinista. Ambiente decorado com mãos e pênis de crianças mortas. Depressão. Morte por inanição. Cropofilia. Matricídio. Parricídio. Seitas Religiosas com rituais tenebrosos. Transexualidade perversa. Animais mortos e esquartejados.Tortura e/ou assassinatos de adultos. Psicose. Perseguição Nazista. Suicídio. Corrupção policial. Crianças drogadas lutando entre si em chiqueiro inundado de merda de porco. Serial Killer. Mumificação com a pessoa viva. Construção de um “Inseto Gigante” com partes do corpo humano.

… ufa ! …

E num tom mais “familiar” temos adultério, lesbianismo, poligamia, vagabundagem, filhos com pais ausentes, etc.

Sim, este é o “banquete” servido no livro “A Garota Corvo”,um petardo de 584 páginas (publicado originalmente como uma trilogia), escrito por Erik Axl Sund - que vem a ser uma dupla formada por Jerker Eriksson e Håkan Axlander Sundquis (dois caras suecos metidos com arte).

A obra é um compêndio de monstruosidades e bizarrices, evidentemente escrita “para chocar”, que, a partir de um certo ponto, torna-se absolutamente chata no seu desfile de anomalias.

Mas isto até nem é o pior. O que dá raiva é o desfile de personagens esdrúxulos. Não se salva ninguém. Do lado da polícia temos um grupo que pode ser qualificado como “Esquadrão Imbecil”. A partir de um certo ponto, tu já sabe que os inspetores são um exemplo de incompetência, com deduções e linhas investigativas absolutamente fora da casinha, que deixam os malvados e assassinos sempre um passo à frente. Do lado dos vilões, o quadro é tão grotesco que chega a ser risível. O vilão principal – o tal que encarnaria o mal absoluto - é tão absurdo que cheguei a sentir vergonha alheia pelos autores. Tu chega a um ponto de pensar : que merda é esta? Até onde vai a “capacidade criativa” destes idiotas para gerar este primor de aberração? E é claro, tem o lado das vítimas. Aqui a coisa pesa mais. Temos as vítimas assassinadas (de formas horrorosas) e as “sobreviventes”. Dentre as sobreviventes temos a tal de “Garota Corvo” - cuja história é um expoente de nonsense – e outras, com destaque absoluto para outra garota, uma espécie de justiceira, que só pode ter sido pensada e desenvolvida com a cabeça dos autores inundadas de substâncias ilegais de tão inverossímil que é.

Isto sem dizer que o livro é tri difícil de ler por conta da quantidade de personagens – o que faz com que a leitor se perca em inúmeros momentos e tenha que revisar diversas passagens - e de nomes de locais como OBergsgatan, Kungsholmen Hurtig, Swedenborgsgatan, Ringvagen, Renstiernas, Langholmen, , Palsundsbron, Sjomansskolan, Sjofartshotellet,Norra Hammarbyhamenn, Medborgarplatsen
e muitos outros.

E, para coroar, as resoluções das inúmeras questões levantadas, durante as infindáveis páginas, são completamente anódinas, ocas, sem força alguma, sem contar que várias delas simplesmente não são resolvidas .. e tu fica boiando...

Resumindo : uma grandessíssima bosta.
Carla 28/10/2021minha estante
Fui ler algumas resenhas para ver se mantinha esse livro na lista de "quero ler" e no início da tua, com tudo que foi listado já me perguntei "que merda é essa?". Credo! Quero ler, não!

Dai 13/08/2020

Há algo de podre em Estocolmo
Esqueça tudo que já você puder imaginar sobre um romance policial. A garota corvo é completamente inesperado, surpreendente.
O livro tem um enredo excelente, uma escrita tão cheia de reviravoltas que chega dar um nó no cérebro. E no fim, você fica com aquele gostinho amargo na boca, que retrata nossa realidade.

Um assassinato de uma criança não identificada faz a vida de Jeanette virar do avesso. É o inicio de uma série de assassinatos com um mesmo perfil: crimes sexuais com requinte de crueldade.
Jeanette vai revirar a fundo Estocolmo em busca desse assassino, mas a polícia não se mostra tão colaborativa por se tratarem de garotos refugiados, e sem recurso.
E então, de repente ela se vê contando com a ajuda de uma psicóloga, de seu parceiro e ninguém mais.

Clau Melo 01/07/2020

Um thriller psicológico somente para os fortes!
Um thriller psicológico somente para os fortes!
Sombrio, perturbador, pesado, denso, tenso, aterrorizante e um pouco mais...
Alessandra.InAcio 25/05/2024minha estante
Amei a descrição. Vou nele.

Clau Melo 25/05/2024minha estante
Esse livro é demais!!! Favoritei! :)

Alessandra.InAcio 25/05/2024minha estante
Então terei que colocá-lo na frente dos outros kkkkkkkk

Clau Melo 03/06/2024minha estante

Henry 28/06/2020

Ser for, recomendo que tenha um grande saco.
Achei o livro muito confuso, impossível compreender tudo numa única leitura. Uma coisa irritante é que ele conta um história e depois tudo aquilo não passa de uma ilusão, uma coisa que de não aconteceu. Horrível isso. Sem contar que são muitos personagens sem necessidade alguma.
Ryllder 09/07/2020minha estante
Coloca sinal de spoiler, você acabou de estragar a leitura de muitos...

Henry 11/07/2020minha estante
Não. Só dei um aviso. A pessoa não irá saber de qualquer forma, pois há muitos estórias. Abraço.

Naty__ 04/11/2019

A garota-corvo é um livro que vai surpreender o leitor por seu suspense sueco fora do comum. Não é uma obra que estamos acostumados a nos deparar, tampouco com finais que nos deixa boquiabertos. Prepare-se para aguçar os sentidos de diversas formas.

Depois da série Millenium de Stieg Larsson, assim como as obras de Jo Nesbo e ainda os escritos de Kristina Ohlsson, eis que surge a mais recente obra seguindo a tradição sueca, cujo conteúdo é composto por uma trama complexa, com tema pesado, personagens bem criados e um enredo bem descrito.

A obra tem início quando um corpo de um garoto é encontrado próximo à estação de trem, em Estocolmo, com sinais de agressão. A criança foi mumificada e seus órgãos genitais foram decapitados. O que intriga o leitor é que esse menino não é procurado pela sociedade, como se tê-lo no mundo fosse algo insignificante.

Como se isso já não fosse o bastante, outro garoto é encontrado da mesma forma que o primeiro, apresentando os mesmos sinais de um crime bárbaro e chocante. O que poderia ser considerado comum dessa vez serve de alerta: seria um serial killer que está cometendo essas atrocidades?

Enquanto Janette é a detetive responsável pela investigação, temos a presença de Sofia Zetterlund, uma psicóloga especialista em casos de torturas, responsável por atender vítimas e abusadores, tanto para descobrir suas causas quanto para tratar aqueles que sofreram os maus-tratos.

Janette vai em busca de respostas e tenta desvendar quem é o autor de tantas atrocidades. Ao iniciar a investigação, ela embarca no comércio de crianças e da pedofilia. Os temas são pesados, Erik Axl Sund desenvolvem uma história densa, carregada de suspense com muita vingança, corrupção, exploração e violência.

A trama é incontestavelmente incrível e de deixar-nos preso à história. No entanto, acredito que uma parte do que aconteceu poderia ter sido reduzida. Por vezes, enquanto lia, ficava cansada e tinha de parar para retomar no dia seguinte. Não é que a história seja ruim, acredito que esse cansaço seja pelo fato de haver muita carga emocional, por ser uma obra composta de temas pesados e com uma narrativa detalhista. O leitor quer chorar, quer salvar e assassinar também, afinal, não é fácil ler tantas coisas ruins e ficarmos imunes. Queremos fazer justiça, queremos o bem aos inocentes.

Esperava muito mais da obra justamente por ser um thriller sueco e por ser comparado aos livros de Stieg Larsson. No entanto, não é isso que vejo como resultado. Ainda que tenha gostado, não foi tudo o que esperava. Mesmo assim, indico a obra aos que leram a série Millenium (até mesmo aos que não leram), pois, ainda que não tenha sido 100% maravilhoso, o desfecho foi excelente – embora tenha havido deslizes no meio do caminho. A história vale a pena ser lida, mas não precisamos ir com tanta sede ao pote, não é mesmo?

A estética conta com uma diagramação simples, mas que proporciona uma leitura um pouco lenta, pelo fato de a fonte não ser tão favorável ao tamanho do livro. Porém, as folhas amareladas não tornam o ritmo tão cansativo. A capa é perfeita e não há do que reclamar.

site: http://www.revelandosentimentos.com.br/2017/07/resenha-garota-corvo.html
Luh 10/01/2020minha estante
Oi, Naty
A capa é bem interessante, passa aquele ar de mistério.
Não conhecia esse livro, claro que ele vai para a lista de desejos.
O enredo é fascinante, mas como se trata de crimes brutais como você disse temos vontade de fazer justiça com as próprias mãos.
Quando tiver oportunidade de ler vou sem expectativas, beijos.

Angela Cunha 11/03/2020minha estante
Um livro intrigante. Não somente pelo título e capa, mas pelo enredo. Fiquei lendo e imaginando o cenário. Mesmo sendo de Stieg(eu amo a trilogia, que agora não é mais trilogia,mas para mim, sempre será só a trilogia Millennium)
Por isso, mesmo com os pontos negativos, darei uma chance a obra!!!
Beijo

Biblioteca Álvaro Guerra 20/09/2019

Neste thriller sombrio e eletrizante, um crime brutal é o ponto de partida para a investigação de um mal que assola a sociedade sueca.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535928747

Erica 27/03/2019

A trama é uma mistura do filme “Fragmentado” com o livro “Hoje eu sou Alice”
Esse livro ganhou toda minha atenção nos últimos dias, não consegui me desprender da trama na maior parte do tempo, a escrita dos autores nórdicos com aparência de gótico loucão foi bem interessante e diferente, vou começar acompanhar os caras.

O livro todo é uma trilogia composto pelos livros “A rapariga corvo”, “Fome de fogo” e “As instruções da Pitonisa” (títulos de Portugal) por isso que a edição brasileira tem quase 600 páginas, o que eu amei por que daí a gente não precisa ficar caçando continuação depois.

A trama vai abordar tudo o que há de mais podre na sociedade, como casos de pedofilia, estupro, assassinatos brutais com resquícios de crueldades extrema, tráfico humano, psique doentia, vingança, ou seja, não preciso dizer que a história é barra pesada, então estejam preparados.

Gente antes de me interessar pela sinopse eu julguei muito esse livro pela capa e pelo título. De verdade, eu achava que a história tinha haver com algo sobrenatural que envolvia vampiros, chupacabra, enfim... eu viajei demais no meu achismo kkkkk... mas o livro não é de terror e nem fantasia, ele é uma mistura de romance policial com thriller psicológico.

O livro tem toda uma investigação rolando para conseguirem capturarem o tal assassino que anda matando garotos invisíveis para sociedade, ou seja, meninos órfãs, pobres ou imigrantes que se sumirem do mapa tanto faz tanto fez, os casos só ganham evidencia porque o assassino gosta de abandonar os corpos sodomizados em lugares públicos, chocando quem os encontra, inclusive o leitor.

A trama principal demora a se conectar com as histórias paralelas mas nem por isso me causou desinteresse e a narração em terceira pessoa expande bastante os cenários facilitando a nossa compreensão, principalmente os que se passam no passado, mas já adianto que muita coisa só vai fazer sentido lá no final.

Adorei os personagens principais, foram muito bem construídos e bem trabalhados, o que eu não curti foi o drama familiar da detetive Jeanette Kihlberg, gostei mais da parte investigativa que inclui a psicóloga Sofia Zatterlund e sua personalidade.

Eu dei 4 estrelas porque na última parte do livro (que eu acho que seria o terceiro livro) a leitura vai se tornando cansativa porque vai batendo agonia de saber logo o desfecho, afinal história com mais de 500 pags é um casamento entre o livro e o leitor, confesso que não via a hora de me divorciar e partir pra outra rs, essa sensação se deve justamente pela história ser bem tensa e os autores prolongarem o suspense e não manter o gás do início, achei que ficou um pouco repetitivo os fatos e houve algumas inconsistências.

Não vou dizer que é um ponto negativo mas eu não consegui pronunciar e nem ler mentalmente o nome das cidades e ruas suecas kkkkkk... ex: kvarteret kronoberg, Drottningholmsvägen e por ai vai...me perdi um pouco geograficamente falando rs

Mas como um todo valeu muito a pena a leitura, recomendo bastante pra quem quer sair da zona de conforto, tem muitos assuntos polêmicos e perturbadores.
Ket 27/03/2019minha estante
A trama me lembrou um pouquinho O Alienista do Caleb CArr. Fiquei bem interessada, ainda mais sabendo que não vou precisar esperar publicação de volumes!

Erica 27/03/2019minha estante
Eu não li esse mas vou colocar na lista rs...
Ket sinceramente não sei como essa trama foi publicada originalmente em 3 livros porque o livro é dividido em 3 partes onde as duas primeiras terminam bruscamente com um baita gancho kkkkkk imagina quem ficou dependendo de continuação? rs

Alcione13 27/03/2019minha estante
Não li a resenha inteira pois quero ler o livro ainda. Pelo que entendi esse é completo??

Erica 27/03/2019minha estante
Alcione sim, tem começo, meio e fim ;)

Alcione13 27/03/2019minha estante
Rsrsrs meu aplicativo tá um terror hj. Eu quis dizer que possui as três ou é apenas o primeiro livro?

Deu pra entender hahahahaha... é 3 em 1 ;) por isso tem essa penca de pags rs

Alcione13 28/03/2019minha estante
Comecei ontem e apesar de eu estar com ressaca a leitura parece ser muito boa

Erica 28/03/2019minha estante
Ah que bom! O livro tem muito altos e baixos mas vale muito a pena ir até o fim

Rosy 22/03/2019

Esse foi um livro que demorei um pouco para ler, não que a leitura seja difícil, mas não é linear, ou seja é uma história fragmentada, são inúmeras partes que se unem no final e com quase 600 páginas isso pode trazer confusão caso você não preste bastante atenção a cada 3 páginas. Além disso os nomes suecos(Estolcomo é a cidade mãe da história) são mais difíceis de guardar, pelo menos para mim foram, anotei e várias vezes conferia para saber de quem estavam falando.
Mas vamos à trama!
A detetive Jeanette Kihlberg é uma mulher totalmente dedicada ao seu trabalho e com vários conflitos familiares.
No parque da cidade de Estocolmo aparece o primeiro corpo de um garoto assassinado, em seguida outros mutilados e com indícios de violência sexual são também encontrados. Jeanette vai esbarrar na burocracia da polícia e na falta de interesse por serem crianças imigrantes, mesmo assim encontrará a ajuda do amigo policial Jeans Hurting e da psicóloga especialista em transtornos mentais Sofia Zetterlund.
Enfim é um thriller psicológico visceral em vários momentos, por se tratar de abuso infantil, tráfico de crianças, pedofilia e os transtornos mentais que envolvem esses assuntos. Tem passagens de tirar o fôlego.
Na minha opinião poderia ser um pouco mais compacto e como ja disse antes ter um tempo mais cronológico, sem ir e voltar num período tão curto de tempo.
Valeu conhecer essa história!

Delirium Nerd 21/08/2018

A perturbadora ficção sobre a realidade
É difícil encontrar palavras para falar sobre esse livro que explora e expõe o pior do ser humano. Talvez fosse mais fácil pensar nele como uma simples obra de ficção, mas isso seria ignorar que a arte também imita a vida e o mundo aqui fora é tão ou mais cruel que essas páginas impressas em papel pólen soft.

A Garota Corvo é o tipo de livro que possui todos os gatilhos possíveis e imagináveis: estupro, pedofilia, assassinato, violência, etc. Seria difícil escrever algo que convencesse alguém a seguir por suas 584 páginas sombrias e nauseantes que nos arrastam até sangrarmos com a aspereza de suas palavras. No entanto, ainda assim, o thriller escrito por Erik Axl Sund é inevitavelmente envolvente, ainda que, na nossa opinião, poderia ser mais curto.

O livro é escrito em terceira pessoa e mistura a narrativa de eventos do presente com lapsos do passado das personagens, criando um quebra-cabeças de mil peças miúdas que, somente após muito tempo, começa a criar forma e fazer um certo sentido.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/03/28/a-garota-corvo-erik-axl-sund-resenha/

Fabi 14/07/2018

Perfeito!
Sem palavras para expressar sobre essa história! Sensacional, envolvente, intrigante, só elogios! História cheia de reviravoltas e o final surpreendente! Adorei! Nota mil! A literatura nórdica está com tudo!

criscat 10/12/2017

Mais um livro para a extensa lista de bons thrillers policiais nórdicos, neste caso, mais um livro sueco. O autor, Erick Axl Sund, é o pseudônimo da dupla de escritores suecos Jerker Eriksson e Håkan Axlander Sundquist. Não sei deixe enganar pelo fato de que a dupla parece ter saído da capa de um álbum de bandinha gótica ou underground. A escrita deles é instigante e conseguem levar a trama policial a um outro patamar.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/11/25/a-garota-corvo/

Karini.Couto 19/11/2017

Este é um livro que estava louca para ler, pois se trata de um policial com suspense, romance e um "Q" psicológico que me estiga!

A história se passa na Suécia tendo inicio com cadáveres mumificados aparecem em Estocolmo, só que o problema não é tão simples, ou melhor, de simples não tem nada, afinal são cadáveres mumificados.. Mas tem a parte mais macabra - cadáveres mumificados de crianças que foram torturadas e castradas. Só isso já deixa a gente em pânico durante a leitura.. O caso passa a ser acompanhado por Jeanette Kihlberg ela é a comandante dos policiais designados para cuidar do caso.

Durante toda a investigação nos surpreendemos com muitas coisas que irão te deixar de cabelo em pé, inclusive a possibilidade de que há um serial killer espreitando à todos e com crimes horrendos sendo cometidos e aí em algum momento iremos conhecer Sofia, uma psicóloga que irá acrescentar ainda mais à trama que é, sinceramente de deixar qualquer leitor amante do gênero enlouquecido. Sofia traz para a investigação o caso de crianças que cometem atos violentos e ela é terapeuta e tem bastante a acrescentar, além de ser bastante esquisita!

A história traz mais de um ponto de vista o que torna a coisa toda bem interessante, mesmo que de começo a gente não entenda direito certas situações. Mas acreditem! Que livro!

Confesso que esse livro não é para qualquer leitor, é necessário que o leitor tenha força para ler sobre violência, pedofilia, incesto entre outros; o que até para mim, em muitos momentos me deu "desespero" - porém história é muito bem descrita e escrita. Apesar do tema extremamente forte o livro é um leitura que flui muito rápido.

Recomendo!

Gramatura Alta 11/10/2017

A GAROTA-CORVO foi lançado originalmente como uma trilogia. Porém, a Companhia das Letras optou por lançar as obras em um único calhamaço aqui no Brasil. Escrita pelos autores Jerker Eriksson e Håkan Axlander Sundquist, sob o pseudônimo Erik Axl Sund, a obra é um romance policial que se passa na Suécia e aborda temas bastante complexos e pesados.

Tudo começa quando cadáveres mumificados de crianças estrangeiras (torturadas e castradas) começam a ser encontrados em Estocolmo, iniciando investigações policiais lideradas pela superintendente Jeanette Kihlberg. Gradativamente, várias informações importantes são descobertas, guiando o leitor por situações extremamente inusitadas, dentre elas, a suspeita de que há um serial killer à solta cometendo crimes brutais. Posteriormente, conhecemos a psicóloga Sofia Zetterlund, uma personagem misteriosa que tornará a leitura ainda mais viciante com suas peculiaridades; ela entra na história ao auxiliar na terapia de crianças com histórico de violência.

Acompanhamos variados pontos de vista ao longo da leitura, alguns até mesmo desconhecidos para nós (temporariamente); para alguns pode ser bastante confuso, mas isso se mostra uma técnica brilhante dos escritores de sempre terem mais uma carta na manga para surpreender o leitor. É normal ficar um pouco perdido nas primeiras páginas, mas, aos poucos, nos acostumamos com o estilo de escrita e pegamos o jeito. A leitura exige bastante atenção, principalmente aos detalhes. É um livro denso e obscuro que mergulha na mente humana, nas mais doentias, e mostra o quanto o ser humano pode ser cruel. Aborda temas delicados, como: violência, machismo, (muita) pedofilia, corrupção, incesto e vingança. Confesso que alguns trechos me deixaram enojada e com grande mal estar (apesar de não haver muito detalhamento nas cenas de assassinatos/abusos/violência, são assuntos fortes).

Esse é aquele tipo de livro viciante, muito bem escrito, que contém várias reviravoltas, de forma que a história não fica sobrecarregada. Claro que, inicialmente, fiquei assustada com o tamanho dessa edição, mas quando iniciei a leitura, fiquei bastante surpresa com a forma inteligente que os autores conseguiram encaixar tudo. A narrativa envolve múltiplos acontecimentos (em diferentes locais e épocas), de forma que tudo esteja interligado e o desfecho de todo o quebra-cabeça seja surpreendente.

Achei incrível a forma como Sund evidencia a força feminina e suas várias posições na sociedade moderna. As duas protagonistas, Jeanette e Sofia, são personagens incríveis que têm uma construção bastante sólida. Kihlberg tem uma profissão predominantemente masculina, compondo a terceira geração de policiais de sua família, sendo a única mulher; é mãe e esposa, sendo que é ela quem trabalha fora para sustentar a todos, enquanto o marido é um artista que cuida da casa e do filho do casal; e como qualquer pessoa, ela tem sua vida pessoal, conflitos familiares e problemas no trabalho. Fica bastante evidente o quanto as mulheres são fortes e precisam lutar diariamente para garantir seu espaço social com toda a cobrança, machismo e adversidades.

Sobre a edição lançada pela Companhia das Letras, é enorme (com quase 600 páginas), o que torna bastante complicado carregá-lo na bolsa; achei a capa horrível e pouco representativa; e a fonte é pequena. Mas, por incrível que pareça, finalizei a leitura bem mais rápido do que eu esperava porque me prendeu bastante, estava louca para descobrir o desfecho de tudo. Indico A GAROTA-CORVO para os amantes de romances policiais pesados e complexos, que não tenham medo de encarar um calhamaço.

RESENHA ESCRITA PELA SARA!

site: http://www.gettub.com.br/2017/10/a-garota-corvo.html