A Garota-Corvo

A Garota-Corvo Erik Axl Sund

Resenhas - A Garota-Corvo

Libera 10/07/2017

Uma história tenebrosa, perturbadora, onde nem tudo é o que parece.
A história começa quando um corpo de um garoto é encontrado mumificado, e com sinais de tortura. Jeanette Kihlberg é a detetive responsável pela investigação. Jeanette é uma mulher forte e muito focada no seu trabalho, onde algumas vezes não é respeitada por ser mulher.

“O menino estava nu, enrijecido numa posição sentada, com os braços em volta dos joelhos. As mãos estavam presas com fita isolante. Sua pele havia adquirido uma tonalidade amarelo-escuro e uma textura de couro, lembrando um pergaminho.”
Quando outros corpos de crianças são encontrados mutilados a investigação começa a ficar mais difícil, tanto pela crueldade a que essas crianças foram submetidas, quanto pelo fato de serem imigrantes, o que fazia com que o caso não fosse prioridade para a polícia.
Jeanette procura então a ajuda da psicóloga Sofia Zetterlund, ao saber que um dos suspeitos tinha sido avaliado por ela.

Com o decorrer da história conhecemos alguns pacientes de Sofia como Samuel Bai, um menino soldado, que tinha passado por terríveis abusos; e também Victoria Bergman, uma paciente com um segredo terrível, que sofrera abuso infantil pelo próprio pai.
Jeanette e Sofia sentem uma ligação desde o momento em que se conhecem, e Jeanette passa a contar com a ajuda de Sofia na investigação desses assassinatos tão cruéis.
“As asas da mosca ficaram presas no chiclete “Nem adianta tentar bater as asas “pensou a garota-corvo. “Você nunca mais vai voar. Amanhã, o sol vai brilhar como sempre, mas não sobre você”
Um Thriller muito bem escrito, com detalhes de crimes que deixam o leitor aterrorizado com tamanha crueldade que o ser humano pode chegar, e que impactos terríveis esse sofrimento pode causar as vítimas. Mostrando o lado sombrio da sociedade, o livro aborda temas como pedofilia, tráfico de pessoas, o ódio pelas minorias, muito visto nos dias de hoje, o que faz com que o leitor se identifique e se prenda a história.

O enredo conta com muitos personagens e o leitor pode se sentir confuso em alguns momentos, algumas partes da história se estendem demais, tanto que em alguns momentos me peguei distraída, tendo que reler algumas partes. Mas nada que tenha atrapalhado a leitura, até porque a narrativa do autor instiga o leitor a desvendar essa trama macabra e surpreendente.

A narrativa é em terceira pessoa, mostrando o lado de cada personagem, seus sentimentos e opiniões. Quanto a parte física do livro, acho que só tenho elogios, a capa condiz com a história, tem um toque bem sombrio, e apesar da fonte ser pequena, e o livro ser enorme com suas quase 600 páginas, não foi problema nenhum a leitura, com tantas página dá tempo de acostumar os olhos ao tamanho da fonte.
Recomendo a leitura desse thriller, que dá um choque de consciência nas pessoas, mostrando algo que acontece também na vida real e onde muitas vezes fechamos os olhos.

site: http://livrosdeelite.blogspot.com.br/2017/07/resenha-garota-corvo-erik-axl-sund.html#more

Raffafust 16/07/2017

Quando o livro chegou em minha casa a primeira coisa que pensei foi : Putz, que livro gigante! Quando solicito as leituras de parceria nunca me atento a número de páginas, porque não tem mesmo que ser importante, acontece que a falta total de tempo fez com que eu começasse a ler esse livro em casa em início de junho e só finalizasse ele agora.

Fiquei sabendo que era originalmente uma trilogia que aqui no Brasil decidiram lançar em um volume único. O livro foca em 2 personagens bem marcantes, a Jeanette que é uma agente da polícia e a Sofia, que é psicóloga. O que gostei logo de cara é que é um suspense daqueles, meninos imigrantes são assassinados de forma cruel mas como há a questão de não ligar para quem é ilegal a polícia nem dá muita bola, o que logo nas primeiras páginas já me deixou com incômodo do 2 pesos, 2 medidas. Só que o que não esperavam é que depois dessas mortes, outras ocorrerão e mesmo que elas não apresentem detalhes parecidos vão saber que são ligadas lá para frente.
A descrição com detalhes dessas mortes é algo que o autor faz com maestria, nos deixando chocados no mínimo.
Mesclando o que pensam cada um dos personagens o leitor fica na dúvida de qual visão é a acertada, de quem está falando a verdade, algo que então é confuso e brilhante ao mesmo tempo quando nos é revelada a verdade.
É preciso prestar atenção nos detalhes, pode ser que confunda os mais desatentos, uma parágrafo pode ter importante papel lá na frente e fazer toda diferença.
A crueldade do ser humano é abordada de maneira sublime, afinal, até onde o que fizeram com a gente tem a ver com a forma que vemos o mundo?
Porque sentimos prazer em ver o outro sofrer?
Por ser sueco pode ser que lembre a série Millenium, mas ainda acho a série de Stieg Larsson melhor. As mulheres que tem importante papel e já citadas são especalistas em casos de tortura e em crimes graves como esse, ter as 2 personagens tão por dentro do caso foi um diferencial, mas já aviso que o ritmo é lento, assim como Jeanette vamos atraás de respostas que demoram bastante para virem e claro vingança e exploração andam lado a lado para fazerem desse livro uma história intensa da maldade de cada um.
P.S- descobri que são 2 autores que usam esse pseudônimo: Jerker Eriksson e Hakan Sundquist.

site: http://www.meninaquecompravalivros.com.br/2017/07/resenha-garota-corvo-cialetras.html

SahRosa 17/07/2017

Resenha exclusiva do blog Da Imaginação à Escrita
Perturbador e instigante, A Garota-Corvo é tudo isso e muito mais, um thriller estupendo, capaz de te prender constantemente em suas páginas! Apesar de eu ter lido vários suspenses, thrillers e policiais, nenhum chega perto da beleza sinistra de A Garota-Corvo! Erik Axl Sund criou uma trama engenhosa, cheia de revoltas, violência e segredos, é um livro que te deixa enojado ao perceber até que ponto a maldade humana chega.

Acredito que nenhum mal possa justificar outra crueldade, no entanto a empatia que sentimos pelos antagonista de A Garota-Corvo é intensa, ver o quanto sofreram foi algo surreal e pode apostar, há muito do que foi descrito neste livro em nosso mundo, a trama de Erik Axl Sund é perturbadora por conta do grau de realismo em que se passa, é um livro com a violência e a maldade em seu estado cru, brutal e esmagador. Sem dúvidas este choque de realidade e de trazer personagens tão próximos de nosso mundo é que torna esta obra tão intensa.

Mesmo com quase 600 páginas eu teria lido muito mais até porque a escrita do autor é sensacional, fluida e envolvente, os personagens são ótimos e a carga de tensão, de adrenalina e mistérios presentes na narrativa são a cereja do bolo e que deixam o leitor entusiasmo por mais. Com a narrativa em terceira pessoa, Erick Axl Sund nos conduz nas sub-tramas de seus personagens mesmo que o enredo principal seja os assassinatos de várias crianças percebemos que cada história que é contada acaba entrelaçado o suspense e os mistérios de A Garota-Corvo, ou seja este é um livro bem amarrado e cheio de ganchos incríveis pois quanto mais você vai lendo mais situações vão surgindo e as inúmeras peças do quebra-cabeça vão se junto formando, deste modo temos um thriller da melhor qualidade. Você sente na pele a carga de sentimentos e violência que são introduzidas na obra e mesmo que passe a impressão que os segredos vão se embolando tudo é explicado com mestria. É muito raro encontrar livros deste gênero nesta qualidade, mesmo que tenha vários incríveis, A Garota-Corvo se sobressai por sua história tensa e de tirar o fôlego!

O único detalhe que realmente não funcionou comigo foi a questão do romance que o autor empregou na história, compreendo que talvez fosse para dar uma leveza na trama e até mostrar o crescimento das personagens, mas senti que muitas vezes quebrava o clima, até mesmo as questões familiares da detetive Jeanette Kihlberg não foram tão agradáveis, mesmo ela sendo uma mulher forte e com atitude, ela mudava muito e passava a ser passiva demais em relação ao “marido” que é um escroto (perdão pelo palavrão) e egoísta, esperei pelo posicionamento da Jeanette por conta de tudo que ele a fez passar, queria mesmo que ela jogasse umas boas verdades na cara dele...

No entanto mesmo com esses detalhes, que aliás é algo mais meu mesmo como leitora, A Garota-Corvo acabou por deixando essa mesma leitora curiosa e louca por suas páginas. Um ponto bem legal para ser mencionado é a respeito de Victoria e Sofia, há uma singularidade interessante nelas e por um bom tempo o autor me enganou a respeito do assassino, coloquei minhas fichas nela (falo em singular pois tem detalhe interessante que você vai descobrir sobre essas duas e o motivo por não ter empregado o plural) e fui surpreendida no final!

Para finalizar vou comentar um pouco da edição, minha única ressalva é no tamanho da fonte que estava pequena, não atrapalhou minha leitura, mas acredito que se fosse um pouco maior seria mais adequado. Quanto a revisão e diagramação, ambas estão ótimas, a capa condiz muito com o enredo e gostei bastante dessa pegada sinistra da arte. Sem mais, A Garota-Corvo é um livro policial maravilhoso, com uma pegada incrível dos thrillers e cheio de segredos, uma ótima pedida para os fãs do gênero ou aqueles que querem uma leitura mais intensa.

site: http://www.daimaginacaoaescrita.com/2017/06/resenha-a-garota-corvo.html

Fabiana 30/07/2017

Perde a mão no final
Certamente a história poderia ter 150 páginas a menos. Nelas, os autores se perdem e encerram uma história que parecia excelente, numa resolução juvenil.

Rosy 22/03/2019

Esse foi um livro que demorei um pouco para ler, não que a leitura seja difícil, mas não é linear, ou seja é uma história fragmentada, são inúmeras partes que se unem no final e com quase 600 páginas isso pode trazer confusão caso você não preste bastante atenção a cada 3 páginas. Além disso os nomes suecos(Estolcomo é a cidade mãe da história) são mais difíceis de guardar, pelo menos para mim foram, anotei e várias vezes conferia para saber de quem estavam falando.
Mas vamos à trama!
A detetive Jeanette Kihlberg é uma mulher totalmente dedicada ao seu trabalho e com vários conflitos familiares.
No parque da cidade de Estocolmo aparece o primeiro corpo de um garoto assassinado, em seguida outros mutilados e com indícios de violência sexual são também encontrados. Jeanette vai esbarrar na burocracia da polícia e na falta de interesse por serem crianças imigrantes, mesmo assim encontrará a ajuda do amigo policial Jeans Hurting e da psicóloga especialista em transtornos mentais Sofia Zetterlund.
Enfim é um thriller psicológico visceral em vários momentos, por se tratar de abuso infantil, tráfico de crianças, pedofilia e os transtornos mentais que envolvem esses assuntos. Tem passagens de tirar o fôlego.
Na minha opinião poderia ser um pouco mais compacto e como ja disse antes ter um tempo mais cronológico, sem ir e voltar num período tão curto de tempo.
Valeu conhecer essa história!

Delirium Nerd 21/08/2018

A perturbadora ficção sobre a realidade
É difícil encontrar palavras para falar sobre esse livro que explora e expõe o pior do ser humano. Talvez fosse mais fácil pensar nele como uma simples obra de ficção, mas isso seria ignorar que a arte também imita a vida e o mundo aqui fora é tão ou mais cruel que essas páginas impressas em papel pólen soft.

A Garota Corvo é o tipo de livro que possui todos os gatilhos possíveis e imagináveis: estupro, pedofilia, assassinato, violência, etc. Seria difícil escrever algo que convencesse alguém a seguir por suas 584 páginas sombrias e nauseantes que nos arrastam até sangrarmos com a aspereza de suas palavras. No entanto, ainda assim, o thriller escrito por Erik Axl Sund é inevitavelmente envolvente, ainda que, na nossa opinião, poderia ser mais curto.

O livro é escrito em terceira pessoa e mistura a narrativa de eventos do presente com lapsos do passado das personagens, criando um quebra-cabeças de mil peças miúdas que, somente após muito tempo, começa a criar forma e fazer um certo sentido.

Leia na íntegra:

site: https://deliriumnerd.com/2018/03/28/a-garota-corvo-erik-axl-sund-resenha/

Fabi 14/07/2018

Perfeito!
Sem palavras para expressar sobre essa história! Sensacional, envolvente, intrigante, só elogios! História cheia de reviravoltas e o final surpreendente! Adorei! Nota mil! A literatura nórdica está com tudo!

criscat 10/12/2017

Mais um livro para a extensa lista de bons thrillers policiais nórdicos, neste caso, mais um livro sueco. O autor, Erick Axl Sund, é o pseudônimo da dupla de escritores suecos Jerker Eriksson e Håkan Axlander Sundquist. Não sei deixe enganar pelo fato de que a dupla parece ter saído da capa de um álbum de bandinha gótica ou underground. A escrita deles é instigante e conseguem levar a trama policial a um outro patamar.

site: http://www.cafeinaliteraria.com.br/2017/11/25/a-garota-corvo/