Todos Os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis

Todos Os Romances e Contos Consagrados de Machado de Assis Machado de Assis

Resenhas - Todos os romances e contos consagrados de Machado de Assis

Mey 24/08/2021

Memórias Póstumas de Brás Cubas
?Memórias Póstumas de Brás Cubas? traz Brás Cubas após sua morte narrando suas memórias. O protagonista da história é um homem de 50 e poucos anos, que nunca trabalhou e criou algo, viveu às custas do dinheiro de sua família, sempre desejando a grandiosidade, mas nunca atingindo. Um solteirão inveterado, que pula de caso em caso, mas nunca se casou. ??
??
Brás Cubas é um narrador que rompe a quarta parede e a todo momento dialoga com o seu leitor. Ele comenta sobre o tamanho dos capítulos, relembra fatos de outros capítulos e até mesmo pede a opinião do leitor. O que torna a leitura muito divertida. ??
??
O livro tem vários capítulos curtos, que fazem com que a leitura seja muito dinâmica. São tantos capítulos, que alguns não trazem nenhuma informação relevante, é apenas um devaneio da mente desocupada de Brás Cubas.??
??
Durante a leitura, outro personagem de Machado nos é apresentado, Quincas Borbas, que ganhou seu próprio livro algum tempo depois. A aparição desse personagem maluquinho me fez querer ler logo o outro livro. ??
??
Apesar de ser um livro curto e dinâmico, essa obra de Machado de Assis, pelo menos para mim, foi a que possui o vocabulário mais rebuscado e complicado, e isso fez com que a minha leitura fosse mais lenta e dificultosa. Mas nada que uma boa busca no google ou dicionário não ajude. ?Memórias Póstumas? é um clássico brasileiro que vale a leitura, mesmo que lhe dê um certo trabalho.??

@fabio_entre.livros 07/04/2024

Machado afiado
Não posso dizer nada sobre "Memórias póstumas de Brás Cubas", "Quincas Borba" e "Dom Casmurro" que já não tenha sido dito antes, mais e melhor. Porém, como eu estou participando de um desafio que só valida as leituras que forem concluídas, classificadas e resenhadas, vamos lá chover no molhado.
Este volume reúne os supracitados três principais romances da fase realista de Machado de Assis e, como no volume anterior, eles estão dispostos em ordem cronológica de publicação. Quando o primeiro deles, "Memórias póstumas", foi publicado, em 1881, o Realismo não era nenhuma novidade na literatura estrangeira ("Madame Bovary", de Flaubert, já havia inaugurado o movimento na França há mais de vinte anos), mas os brasileiros ainda relutavam em largar o Romantismo. Isto e mais a estrutura originalíssima de "Memórias póstumas" explicam a estranheza que o livro causou por aqui. Costurando ironia, digressão, cinismo e pessimismo numa trama fragmentada e não linear narrada justamente por um defunto irreverente, o livro é uma verdadeira armadilha para os leitores ingênuos acostumados às comodidades da prosa romântica tradicional.
O segundo romance, "Quincas Borba", é derivado de "Memórias póstumas", pois traz como personagem-título o filósofo maluco que fora amigo da infância de Brás Cubas. Entretanto, o verdadeiro protagonista aqui é Rubião, rapaz simplório que se torna uma espécie de Sancho Pança para Quincas Borba, o qual posteriormente faz dele seu herdeiro. Já vi gente indicando este livro como o mais divertido do autor, mas eu discordo ferrenhamente; para mim, é o mais amargo e triste. Escrito em 3ª pessoa, o realismo aqui é mais cru e o protagonista é o que mais sofre os efeitos dos vários problemas apontados no romance: relações por interesse, amor não correspondido, ingratidão e loucura. O senso de humor de alguém que ache isso engraçado deve ser peculiar.
Chegamos então a "Dom Casmurro", tacitamente considerada a obra máxima, não só do autor, mas da literatura brasileira como um todo (exceto pelos leitores de Guimarães Rosa e Jorge Amado, mas eles são voto vencido). Responsável pelo maior mistério da nossa literatura, "Dom Casmurro" é escrito com uma ambiguidade impressionante. Ele nos desafia a novas releituras e estudos de personagens. Aqui Machado resgata a narração em 1ª pessoa e apresenta aquele que é, em minha opinião, o verdadeiro enigma do livro: Bentinho. Assim como Brás Cubas, Bento está longe de ser um narrador confiável; todas as provas de sua condição chifruda são circunstanciais; todo o enfoque que ele dá a Capitu tem o conveniente efeito de eclipsar a si mesmo. Já li "Dom Casmurro" três vezes (quatro com esta); na primeira, tive a ingenuidade de comprar cada palavra do Bentinho; nas seguintes, não. Então, se alguém me fizer a clássica pergunta, ainda respondo: não traiu.

EduardoCDias 18/05/2023

Império e literatura
Quanto mais leio Machado de Assis, mais me apaixono, sua escrita sua fluidez, seu vocabulário, sua ironia,? é simplesmente delicioso. Dom Casmurro, por exemplo, é uma verdadeira obra-prima!

de Paula 13/05/2020

O melhor da literatura brasileira
Machado é o meu autor brasileiro favorito, de longe. Ter acesso a sua tríade de obras primas nesta edição caprichada, o orgulho de ler esses livros em seu idioma próprio é inenarrável.

As obras são incríveis, viajar na realidade do século XIX e ter as percepções de várias pessoas de classes sociais diversas, além do momento político brasileiro e mundial é feito com maestria.

O meu favorito é Quincas Borba (o homem ou o cachorro? Quem sabe?), onde eu me sinto mais próxima do autor e tive o primeiro contato, ainda adolescente, com a ironia deliciosa machadiana. As outras duas obras são maravilhosas também, mas a primeira possui uma memória afetiva e especial.

Palloma.Alessandra 19/01/2023

Machado de Assis
As três grandes obras realistas de Machado estão neste livro que é excepcionalmente perfeito, com uma linguagem que prende do início ao fim, tornando impossível parar de ler até o final.

Bruno B. 30/06/2023

A ESSÊNCIA MACHADIANA
Esse é o volume que faz parte de uma coleção de três volumes onde reúnem todos os romances do grande Machado de Assis, porém esse volume dois se destaca, pois ele reúne os três principais romances da carreira de Machado de Assis, Memórias Póstumas de Brás Cubas, Quincas Borba e Dom casmurro. Esses três romances captam a essência do Machado escrito, aquele que se consagrou como o maior escritor brasileiro, e um dos maiores a literatura universal com certeza.

Vamos_falar_delivros 12/08/2021

Conheci Machado de Assis através das histórias o alienista, Brás cubas e a que mais me chamou a atenção Dom casmurro.
Adoro essa história porque vai do leitor acreditar se capitu traiu ou não traiu bentinho... Na minha opinião não traiu

Ed Souza 07/09/2023

Pobre Dom Casmurro
Não por acaso este foi o meu livro da vida , achava,ou melhor acho lindo a forma como Machado de Assis escreve.

Quanto amor ao relatar o descobrimento deste sentimento entre Capitu e Bentinho...

Quanta dor enquanto se viveu esse amor . É muito mais do que traição.... É sobre ciúmes ...

Que sentimento tão forte que pode vir a destruir uma vida, uma casa , um.amor.

A separação não tira de nós a dor, a dúvida ou a certeza , ela apenas tira de nós a alegria de termos vivido um grande amor..

Preferir a dúvida que o perdão... Perdão de que mesmo?

Artthur0 19/03/2021

Machado de Assis Vol.2
Memórias póstumas de Bras Cubas 3/5

Quincas Borba 3/5

Dom Casmurro 4,5/5

Heitor 13/07/2023

A conclusão da tríade machadiana
Aqui chegamos ao fim desta jornada. com dom casmurro lido ainda em um outro volume distinto, mas já as memórias a partir deste volume das três obras compiladas, assim, acabo de concluir a última trama que me faltava ler: quincas borba.
a experiência de ler esses três carros chefes da obra de machado é gratificante. longe de acreditar que fui o ?leitor? para quem machado escrevia, mas que, com o tempo, eu revisite os textos e desvele as nuances que esse danado impregnava a cada página. não me preocupo, nem muito menos me vexo, de ser enganado por esse escritor. mesmo já com grande reconhecimentos e com uma fama tamanha de seus feitos, então muito bem divulgados, acredito eu que a alegria, a inventividade e o humor de machado ainda perdem espaço para esse peso e intelectualização que se criou ao redor de seu nome.
de fato, um gênio! todavia, muito mais: um homem muito bem humorado!