As Mulheres do Castelo

As Mulheres do Castelo Jessica Shattuck

Resenhas - As Mulheres do Castelo

Annalisa 12/09/2020

As Mulheres do Castelo

Já início confessando que tenho uma queda no que tange livros ambientados em guerras, principalmente na Segunda Grande Guerra. E esse livro para mim foi uma boa surpresa, acabei comprando o livro pela sinopse e depois esqueci o porquê deu eu ter o comprado haha

Quando o retirei da estante e iniciei a leitura, aaaaah que boa surpresa quando essas páginas me apresentaram essa história.

O livro é ambientando dentro da Segunda Guerra, mas não na linha de frente, é como se fosse na retaguarda da batalha. Ele apresenta a história de três grandes mulheres alemães e como suas vidas fora influenciadas pelos desdobramentos da guerra.
Tendo seus maridos sendo executados por traição (ou assim, imaginamos, rs) em um ato direto contra Hitler, elas têm que aprender a viver e sobreviver nesse mundo caótico, mesmo após o fim da guerra, Nos apresenta a firmeza, constância e a garra das mulheres.

O que me chamou a tenção de primeira, é que ele foge um pouco do padrão de apresentar sempre o ponto de vista dos judeus e dos demais povos caçados pelo nazismo, e nos apresenta um pouco da elite alemã (foco naqueles contra o nazismo!) e dentro de um panorama domestico temos os vislumbres de como os próprios alemães sofreram durante e após essa guera.

Algumas passagens são arrebatadoras, é complicado ler alguma coisa sabendo que muito provavelmente os horrores foram piores do que como está sendo retratado.
Tem uma passagem (próximo à página 114), onde o trecho é sob o ponto de vista de uma das crianças, é um trecho de descontração, onde após o fim da guerra eles vão até a igreja participar da mirrada festa de Natal.
É um pingo de felicidade em um oceano de devastação e sofrimento, eles mal tem o que comer ou vestir, mas mesmo assim são arrebatados pela música. É lindo e triste.

O livro é um constante vai e vem, mostrando passado, presente e futuro e como as ações do passado tiveram influência no presente, e consequências no futuro.

É complicado ver também alguns trechos onde para os alemães os discursos de Hitler se tornaram comuns no dia a dia, de como eles aceitavam e enalteciam os discursos, acreditando fielmente nas palavras desse louco. Alguns trechos chegam a dar ódio das ações da população, sabendo dos horrores que aconteciam nos campos de concentração, mas fazendo vista grossa, pensando em "um bem maior alemão"

Enfim, é um livro que não é para ser engolido de uma vez, tem que ser digerido aos poucos.
Nem todas as partes te prendem o tempo todo, o começo e o fim são mais parados, e com alguns trechos não tão constantes. Mas vale a pena!

"Martim foi arrebatado pelo som - ele não era mais feito de sangue e ossos, tinha os pés congelados e a barriga roncando, era um recipiente vazio que ia se enchendo de notas, era conduzido por algo maior, mas antigo e permanente do que ele mesmo. Essa música foi tocada e ouvida muito antes disso, e seria novamente, não apenas naquela igreja, mas em vários lugares do mundo, por pessoas vivendo em diferentes circunstâncias e diferentes épocas. Esse músicos e essa plateia específicos, por um instante fugaz, foram levados por suas notas.
[...] a música mexeu com os sedimentos mais insensíveis das memórias, roçou em camadas de horror e vergonha, e ofereceu um raro consolo para a raiva, a mágoa e a culpa que sentiam."

babisenberg 10/11/2022

Bom livro
Três mulheres que precisam encontrar novos rumos em suas vidas após o final da Segunda Guerra. Achei interessante o tema do livro, de se passar essencialmente no período pós guerra, normalmente lemos sobre a guerra em si. Gostei da estrutura de ir alternando entre passado, presente e futuro. A edição deixou um pouco a desejar com vários erros de grafia e concordância, o revisor ali deixou muita coisa passar.

Mel.CrzZ 20/04/2022

Adorei as histórias de ambas as protagonistas e a forma como elas se conectaram ao mesmo tempo que mal se aguentavam jkkk
Ler um livro narrado num cenário de guerra e pós guerra foi muito bom porque eu gosto dos plots na maioria das vezes mas a romântica que habita em mim esperava um romance com final feliz a cada interação das minhas protegidas com qualquer homem decente

Mel 28/08/2021

Nota 6
Foi uma boa leitura, razoável
Ler uma história sobre guerras e afins esperando alguma migalha de romance é um trabalho difícil mas eu até me saí bem
Amei a história de cada uma das protagonistas

Emilly.Katelly 26/01/2023

Grandes Mulheres
? O livro tem uma narrativa fácil, e a história entrelaça a vivência de muitos personagens. Uma coisa que achei interessante, é que geralmente os livros sobre a guerra e o nazismo são narrados sobre a vida de pessoas judias, mas nesse livro a história fala sobre famílias alemãs que foram contra o nazismo desde o início, e pela resistência foram punidos tão severamente quanto.

? A história é contada em quatro partes, que dividem a história em quatro épocas diferentes:
Prólogo - introdução dos personagens antes da guerra;
Parte I - no início da guerra, onde alguns personagens se reencontram;
Parte II - durante a guerra, como viviam no castelo;
Parte III - o pós guerra, e o que fizeram a partir disso;
Parte IV - desenrolar dos últimos momentos de vida dos personagens mais principais.

? Os personagens, mulheres em sua maioria, fazem escolhas ruins, mas que no momento, dentre tanta coisa que acontecia na época, era a melhor opção e que por isso tiveram que guardar muitos segredos.

Suliane Araújo 20/08/2022

As mulheres do castelo
Uma história sobre o protagonismo feminino no pós Guerra, suas lutas, segredos e tragétorias, ser mulher é difícil e a guerra revela o pior de cada um.

Fernanda 29/08/2021

Romance histórico - Segunda Guerra
A temática é a Segunda Guerra, porém não é ambientado nos campos de concentração ou front de guerra e sim num castelo decadente, sob o ponto de vista de três mulheres alemãs.

Marianne von Lingenfels volta ao castelo Burg Lingenfels, que havia herdado, para cumprir a promessa de proteger esposas e filhos de homens que, como seu marido, foram vítimas do nazismo por fazerem parte da Resistência. Primeiro ela acolhe Benita e Martin, viúva e filho de um grande amigo, pelo qual Marianne nutria uma paixão secreta; depois acolhe Ania e os filhos Anselm e Wolfgang, que estavam em um campo de trabalhos forçados.

Marianne é uma mulher determinada, forte, que às vezes dá a impressão de ser fria e indiferente; Benita é de origem pobre, sem muita consciência política, por vezes fútil, pois desde cedo entendeu que a beleza poderia ser o passaporte para uma vida melhor; Ania é uma mãe e dona de casa disposta e colaborativa, porém, para proteger a família, carrega um terrível segredo.

A convivência de pessoas tão diferentes nesse inusitado projeto de família traz consigo conflitos e consequências das escolhas feitas por cada uma delas.

A narrativa é feita de forma alternada entre presente, passado e futuro e cada capítulo é contado sob a ótica de uma das mulheres. O livro abrange o período de 1933 a 1991 e percebe-se a pesquisa aprofundada que a autora fez para descrever detalhes históricos. Outro ponto forte é a visão da guerra por parte de alemães como vítimas.

É um belo romance histórico.
CPF1964 30/08/2021minha estante
Não conhecia. Obrigado curadora. Notinha mais ou menos no skoob.

Fernanda 30/08/2021minha estante
Pois é, fui olhar a nota agora...

Arielle21 12/06/2023

O livro aborda a vida de três mulheres alemãs um pouco antes, durante e depois da segunda guerra mundial. Interessante ter uma visão mais interna do pensamento da população alemã acerca dos pensamentos de Hitler, acompanhado da ação dos nazistas na época. Leitura não tão leve, carregada de informações e conteúdo histórico, porém bastante interessante. Interessante o suficiente para se envolver na história dos personagens.

Mafê 15/02/2022

A própria sinopse já mostra que não é um livro leve, afinal a história se passa durante e após a 2° Guerra Mundial, narrada por 3 mulheres que tem suas vidas entrelaçadas nesse período.

? No início temos um vislumbre da relação de Marianne, seu marido e o melhor amigo de ambos. Os dois homens fazem parte da resistência e estão prestes a embarcar em um grande plano para derrubar Hitler... Ela não aceita ficar de fora e se compromete a manter a salvo as esposas e filhos dos homens da resistência.
O plano falha e os dois acabam mortos, Marianne então vai atrás de Benita, a esposa de seu melhor amigo e na sequência resgata Ania, a esposa de um polonês ex membro da resistência.

A partir daí elas passam a viver juntas. As 3 mulheres tem filhos e é por eles que lutam pra sobreviver, guardando segredos e paixões, se colocando sempre em segundo plano.

A história que mais me surpreendeu foi a de Ania, algo que realmente não esperava. A personagem que mais me envolveu foi Marianne, até porque ela ocupa um espaço muito grande na narração... E os traumas de Benita pelo que aconteceu durante sua prisão e seu desfecho partiram meu coração.

? Uma história que nos mostra bem o machismo, o preconceito, a xenofobia e a realidade de algumas pessoas durante a guerra e como suas vidas foram afetadas para sempre depois. Confesso que foi pesado pra mim, apesar de não ter nenhuma cena gráfica, a escritora é bruta e certeira ao nos apresentar os fatos, de tal forma que às vezes precisava parar pra respirar antes de prosseguir.

Mas sofrimento = livro bom kkkk então realmente indico essa leitura porque adoreeei

Classificação: +14 (eu acho)
Gatilhos: luto, menção a tortura, menção a estupro, suicídio, machismo e outros.

Patsy 31/01/2023

Amizade e recomeço
Adorei a escrita da autora, a construção das personagens e o enredo. Uma narrativa fluida e sensível.

Nana 21/02/2018

Gostei muito!
Um livro muito bem escrito que conta a vida de três mulheres (Marianne, Benita e Ania) na Alemanha no período da segunda guerra mundial. Ao ficarem viúvas, elas se unem para criar os filhos em uma cidade devastada pela guerra. As descrições tanto dos locais como dos sentimentos das pessoas, são muito reais e nos transportam para dentro do livro. Muito bom!
Manuella_3 22/02/2018minha estante
Parece muito interessante!

Vivi 07/01/2019

Lido (2)

O livro vai de 1938 á 1991 começando pelo glamour dos bailes do castelo e decorrendo á toda a monstruosidade, toda a forma de pensar e a tantos relatos forte dessa época tão triste. Acompanhamos tudo pela ótica dessas três mulheres tão diferente uma das outras mas que a guerra as uniu e foram grandes amigas. Eu vivi cada pagina com elas, filhos e tudo que passaram.
Fui um pouca Bendita a qual seu " mundo encantado, romântico e o sonho de casar com alguém que lhe desse uma vida melhor desmoronou.
Também Ania que não mediu esforços pelos filhos e acabou carregando um segredo enorme junto a um grande remorso.
E por fim fui um pouco Marianne que teve que ser sempre firme, dura com todos e que acolheu aqueles que precisavam de ajuda.
Acompanhamos suas batalhas mais íntimas, suas ansias e todo tipo de angustias.
Aqui além de todas as coisas fortes que elas passaram também nos é mostrando como uma propaganda nazi influenciaram as atitudes de todos. Esse livro essa estoria que a autora levou 7 anos para contruir é incrível! Foi dificil dizer adeus. O unico ponto negativo a meu ver foi o final de Benita. Mas sei que foi um final necessário. Livro forte, incrível e ao mesmo tempo maravilhoso.
SInopse:
Na guerra fizeram escolhas impossíveis, agora têm de viver com elas. Três mulheres, assombradas pelo passado. Marianne von Lingenfels volta ao castelo abandonado, dos ante-passados do marido. Para cumprir a promessa que fez aos corajosos companheiros do marido: encontrar e proteger as suas mulheres no meio das cinzas da derrota da Alemanha nazi.
Um livro com uma pesquisa histórica rigorosa e que oferece um novo olhar e novas realidades da Segunda Guerra Mundial, um dos períodos mais lidos da nossa história.

Simone de Cássia 13/12/2019

Se fosse avaliar por partes isoladas eu diria que gostei, avaliando no geral, não. O estilo de escrita me incomodou, o ir e vir ao passado e ao presente normalmente me agrada quando se trata de um só personagem, mas aqui são três protagonistas e o processo se tornou cansativo. As próprias protagonistas não me cativaram muito, achei que ficaram no estereótipo, além disso, o final de uma delas me incomodou bastante. Li uma resenha em que alguém comparou essa autora à Jojo Moyes, talvez seja, e talvez por isso eu não tenha gostado dessa coisa meio melancólica, meio filme "morro de chorar". Enfim, achei enjoadinho.