Guru da Floresta, O

Resenhas -

Morgana Brunner 13/09/2017

O Guru da Floresta - José Vilela
Oii gente, tudo bem?
Hoje é dia de trazer a resenha do terceiro livro recebido em parceria com o autor José Vilela, fiquei extremamente contente em ter tido a oportunidade de ler todos seus livros que recebi, a natureza muito agrada e livros assim me deixam extasiada.

José Vilela após escrever seus livros sobre os macacos, começa a ter sonhos esquecidos, estava sempre a procurar um novo tema que poderia ser abordado em uma nova edição. Até que algo naquela noite aconteceu, uma visita inesperada de madrugada, ao acordar percebeu que tinha alguém a sua frente e aos piscar melhor viu que era o Macaco Pancoso, personagem principal de seus livros.

"Minha grande indignação com os carnceiros humanos não é pela caça em si, quando ela significa sobrevivência. Huhuhu! O problema é a biopirataria, que leva a matança injustificável e o tráfico e à escravidão da nossa gente." Pág. 27

Estava ali para reclamar de mentiras que José Vilela tinha escrito em seus livros, que na selva as coisas não eram assim, tão fáceis, era difícil e principalmente os direitos dos animais eram diferente do que estava em teoria, na realidade todos pagavam mesmo que não fizesse mal, os caçadores matavam por ganância e prazer.

Macaco Pancoso procurou-o principalmente na época em que estavam vivendo sobre o regime da Monarquia das Bananas, no qual muito dinheiro havia sido desviado e principalmente as bananas que os alimentavam todos os dias, tudo estava em falta, casa, segurança e respeito entre tantos, a revolução estava iniciada e alguém deveria fazer algo para mudar.

"-O país tem lei demais e Judiciário de menos, advogado demais e justiça de menos, corrupção demais e honestidade de menos." Pág. 122

Com isso, Macaco deu a função para José Vilela ler diversos livros e artigos em busca dos direitos e desde quando traziam certa influência para a sociedade e faziam parte da história, ao saber o resultado ficou apavorado e assim as coisas teriam que ser do outro jeito. Afinal, era a hora de escrever a verdadeira história de Macaco Pancoso no qual estava a lhe assombrar e visitar nas madrugas.

Foi uma maravilhosa história para entrar, aventurar-me e conhecer a vida dos macacos e principalmente do Macaco Pancoso, no qual é um personagem fofo e realista, achei tão amável e sincero que trouxe-me a pensar na realidade em que estamos a viver com a nossa sociedade, creio e gostaria que todos pudessem ler, seria ótimo.

A edição está um luxo, as folhas são brancas, mas não ultrapassam o outro lado, a capa está fascinante, lembro-me que postei no instagram e muitas pessoas gostaram, imaginem como deve ser linda pessoalmente, não é mesmo?

Leitura prazerosa, concluída em dois dias, foi muito difícil despedir-me de Macaco Pancoso.

site: https://segredosliterarios-oficial.blogspot.com.br/2017/09/o-guru-da-floresta-jose-vilela.html

oviajantedasestrelas 13/07/2017

Para quem procura um livro inteligente, “O Guru da Floresta” é o livro certo.
Para quem procura um livro inteligente, “O Guru da Floresta” é o livro certo. O título pode até parecer simples, mas a obra é uma abordagem muito mais abrangente do que o leitor possa imaginar. Não estamos diante de uma obra sobre as florestas brasileiras, como talvez a capa possa indicar, mas sim de uma cuidadosa e densa crítica.

“O Guru da Floresta” é 11º livro do escritor José Vilela de Moraes, foi editada pelo selo Entrelinhas Editora, pertencente ao Carrión & Carracedo Editores Associados, em 2013. A obra conta a história do irreverente Macaco Pancoso, um guariba-vermelho que nasceu e se criou na mata fechada, no tempo em que os bichos falavam.

“O Guru...” é divido em três partes:

Na primeira parte o autor nos conta como surgiu este livro, traz o relato do primeiro contato assustador com o guariba-vermelho e as reflexões acerca do ocorrido. Nesta primeira parte, Vilela também compartilha com o leitor uma série de livros e filmes que ele escolheu para pesquisar acerca do universo dos macacos e assim poder dar continuidade à obra. Essa primeira parte é uma espécie de diálogo entre criador e criação.

Na segunda parte o leitor é convidado a conhecer o Macaco Pancoso que tem seus momentos de crises existenciais, momentos de profunda reflexão e questionamentos. Nesta parte o lado filosófico do Pancoso aflora e temos um interessante diálogo do macaco com sua mãe, que a todo custo tenta motivá-lo a não desistir de seus objetivos. O autor apresenta a mãe como uma das bases mais significativas para o desenvolvimento de um indivíduo.

Por fim, a terceira parte é o desfecho da história e a parte mais intensa da história. Desfechos inesperados surpreendem e tiram o fôlego do leitor.

“O Guru da Floresta” é uma obra de suma importância para aqueles que apreciam uma boa escrita. Com toda sua riqueza de detalhes e de mensagens filosóficas, o livro traz uma grande oportunidade de reflexão. O livro é uma importante lição de como podemos chegar a algum lugar. A escrita de José Vilela de Morais é rica em detalhes, ditados expressões culturais regionais.

O livro pode ser adquirido pela internet nos sites: www.livronauta.com.br & www.artepraviver.com.br, ou através do e-mail: jvm.autor@gmail.com, direto com o autor.

site: http://www.oviajantedasestrelas.com.br/2017/07/resenha-o-guru-da-floresta-de-jose-vilela.html