A Identidade Secreta dos Super-Heróis

A Identidade Secreta dos Super-Heróis Brian J. Robb

Resenhas - A Identidade Secreta dos Super-Heróis

vero 27/12/2023

Um ótimo livro para quem quer saber mais da história das hq's, desde seu surgimento até seu domínio da cultura pop através de filmes e séries. Creio que o único ponto que me incomodou foi não ser em ordem 100% cronológica (ele vai e vem), o que pode não incomodar várias pessoas.

Nilsonln 24/12/2023

Meu herói!
"A identidade secreta dos super-heróis" é um livro que nos revela muitas coisas interessantes e curiosas dos heróis dos quadrinhos, sua criação, evolução, importância cultural e histórica, influências e muitos mais.

É um livro rico em informações, interessantíssimo para fãs de quadrinhos, ou não, e para quem ama a cultura de massa.

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

Helder 23/03/2023

Esperava mais.
Na segunda metade do livro o autor se desviou bastante do assunto e passou a falar praticamente só de cinema. :(

Muitos personagens importantes (da vida real e da fantasia) sequer foram mencionados. Basicamente só falou de Marvel e DC. Contudo, algumas tretas super conhecidas do grande público nem foram lembradas.

Uma pena! Tinha potencial, mas não deu muito certo na minha opinião.

NOTA IMPORTANTE:
Quero parabenizar o excelente trabalho do André Gordirro que fez a tradução e contribuiu muito com as notas de rodapé. Isso trouxe uma riqueza imensurável à leitura.

Lucas Salsicha 15/02/2023

Excelcior
Stan Lee é, sem sombra de dúvidas, um dos principais nomes quando o assunto é super-heróis e HQ. Mas seu nome também vem acompanhado de muitos outros. Kirby, Schuster, entre outros, construíram o grande império dominado por editoras como Marvel e DC, sendo Superman e Batman os primeiros heróis a surgirem nesse tipo de manifestação artística.
Juntamente com os períodos históricos do último século, a sociedade refletiu seus problemas nos heróis fantasiados, o que, em alguns casos, se mostrou uma ideia não muito boa.

Fagner 22/01/2022

Interessante
Um ótimo livro,contei de uma forma bem legal, como começou o mundo dos quadrinhos, e tudo que rolou de bom e ruim até chegarmos aos filmes dos anos 2000. Fala dos filmes antigos, das séries, das tentativas de zerar os personagens e começar de novo. Um livro muito interessante pra quem quer saber da história por trás dos gibis.

Karinne 04/11/2020

O livro resgata desde a origem de alguns super-heróis até a elaboração dos filmes e séries, e o que envolveu cada um desses processos com uma riqueza de detalhes incrível.

Dudu 04/10/2020

Ótimo estudos sobre a cultura pop em super-heróis
Uma leitura simples e prazerosa sobre o universo dos quadrinhos especificamente os super-herois.
De todos os livros mais "teóricos" sobre super e quadrinhos deste ano esse foi um dos melhores pela leitura dinâmica e pesquisa rebuscada.

@tigloko 12/04/2020

A aurora dos super-heróis
É impossível contar nos mínimos detalhes a história completa em um só livro, porem o autor conseguiu reunir os pontos principais de forma muito eficiente. Deu para entender sobre os aspectos que fundamentaram os quadrinhos, seu surgimento a partir de inspirações nas revistas pulp(Sombra, Fantasma, Flash Gordon, etc). Assim como a história por traz de algumas grandes publicações, como a Action Comics nº1/1938(primeira aparição do Superman), Detective Comics nº27/1939(a primeira aparição do Batman) ou Amazing Fantasy nº15(primeira aparição do Homem Aranha).

Algo que eu gostei muito foi acompanhar como funciona os períodos históricos dos quadrinhos, a chamada Era de Ouro (1938 à metade dos anos 50), Era de Prata (metade dos anos 50 a 1970), Era de Bronze (1970 à metade dos anos 80) e Era Moderna (metade dos anos 80 até o século XXI). Com cada uma dessas fases mostrando uma mudança de direção dos super-heróis, se moldando ao longo das épocas em grandes eventos, como a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e os Diretos Civis, por exemplo.

Há um equilíbrio bom entre a DC Comics, que surgiu como vanguarda dos quadrinhos nos anos 30/40, e ascensão da Marvel Comics nos anos 60. Umas pinceladas em grandes autores como Stan Lee, Jack Kirby, John Romita, Frank Miller, Allan Moore, entre outros. Tirando um grande e merecido destaque para o Superman e seus criadores, tem conteúdo suficiente para fãs de ambas as editoras.

Por fim, também tem uma seção inteira dedicada as adaptações fora dos quadrinhos, desde as radionovelas da década de 40, curtas animados, series de TV e telefilmes de baixo orçamento até o estouro dos filmes e seriados como conhecemos hoje.

Para quem quer conhecer mais desse mundo dos quadrinhos recomendo muito.

Guibauer 23/02/2020

Surpreendente história de grandes criadores
Como muitos, ao ver o título do livro imaginei que ele recontaria origens de super-heróis e traria somente algumas curiosidades, mas lendo a descrição do livro, algumas resenhas e na própria leitura dele vi que na verdade ele conta a história dos escritores, desenhistas e demais profissionais que deram vida a esses heróis, desde os primórdios das primeiras histórias de super-heróis até os dias atuais com as grandes produções baseadas nessas histórias, passando por todos os altos e baixos deste caminho. Ótimo livro e leitura mais que recomendada para quem gosta de quadrinhos e super-heróis. Só não dei 5 estrelas porque em alguns pontos achei que o autor se repete ou se enrola um pouco em alguns pontos.

Edson Camara 18/05/2019

Se você gosta de quadrinhos TEM QUE ler este livro
"A expressão “revista em quadrinhos” foi usada pela primeira vez em 1897 para descrever o suplemento de um jornal que contava uma história. A partir deste momento o mundo do entretenimento infantil, juvenil e adulto, mudou radicalmente.

Uma coisa é certa o autor deste livro, Brian J. Robb é fã incondicional do Super-Homem. Em quase todas as páginas o assunto Super-Homem vem a tona, quando não, é o Batman que aparece. A carreira destes dois paladinos é escritinizada de cabo a rabo desde o surgimento deles nos anos 1930 até os dias atuais.

Por que o mundo ganhou o Super-Homem? Porque um garotinho chamado Jerry Siegel ouviu que seu pai tinha sido assassinado e, na dor, criou um homem à prova de balas"

O livro conta em detalhes como as forças armadas americanas usaram os super-heróis e os gibis no esforço de guerra durante a segunda grande guerra mundial. Muitos desenhistas e escritores foram pessoalmente servir a pátria. Muitos personagens, como o Capitão América foram criados para insuflar o patriotismo e a vendas de selos e bônus de guerra para financiar o conflito.

Nos anos 1950 a hipócrita e preconceituosa sociedade americana condenou os super-heróis e os submeteu a um rígido auto código de censura. Eles chegaram ao ridículo de acusar Batman e Robin de homossexuais e o Superman de ser um alienígena do mal.

Uma curiosidade: A expressão usada por Stan Lee - Excelsior - foi retirada do lema do estado americano de New York e significa ?Sempre em ascensão

Uma queda na popularidade e na venda das histórias em quadrinhos nos amplo 1970 quase destrói ícones como a DC comics, foi preciso uma reinvenção do negócio para salvar a indústria.

O mercado de quadrinhos explodiu a partir da metade dos anos 1980...aqueles entretenimentos descartáveis e vergonhosos da década de 1940 subitamente vaiam milhares de dólares...ao ponto do número 1 da revista Action Comics com a primeira aventura do super-homem ter alcançado o valor de 1,5 milhão de dólares em um leilão em 2010

O livro também relata com riqueza como os super-heróis entraram em outras mídias desde a aventura radiofônica no início de 1940 com o Superman passando pelos dinâmicos seriados da Republic, depois TV até desaguar nas super produções milionárias atuais."

A saga dos Super-heróis no cinema e na TV começou a melhorar principalmente após o filme do Superman de 1978 e do Batman de 1989 que com seu sucesso e aos trancos das mal feitas continuações conseguiu manter os fãs interessados.
Deste ponto até o domínio da Marvel da tela grande com seu super elenco de notáveis dos últimos 10 anos elevou os super-heróis a categoria dos blockbusters e atraiu o respeito e a cobiça de escritores, diretores e atores. Os últimos três capítulos são dedicados a este tema.
Apesar da pequena parcialidade do autor sobre o Super-Homem e o Batman, este livro é uma leitura obrigatória para quem é fã de quadrinhos.

Carol Vidal 29/01/2019

Ótimo livro
Esse é o livro ideal tanto para os fãs de quadrinhos que querem conhecer mais sobre os bastidores, quanto para quem se interessa em conhecer como foi criada essa forma de fazer arte. A cada página, fica clara a importância dessas histórias como fonte de reflexão sobre o mundo. Ainda hoje, mais de 80 anos depois da publicação da primeira revista, a nossa sociedade, mesmo com tanta tecnologia disponível, precisa desses mitos para entender o mundo.

Fábbio (@omeninoquele) 10/12/2018

Um texto pra quem gosta de Super-heróis
"Depois do Batman, haveria muito mais super-heróis fantasiados lutando pelos centavos dos jovens leitores se revistas em quadrinhos."

Os super-heróis foram criados a muitos anos e fez parte da infância de muita gente. Seja nos gibis, Action Comics, Graphic Novels e em filmes.

Os heróis que conhecemos hoje foram criados por volta dos anos 30 durante a fase em que os Estados Unidos passavam pela crise de 1929, popularmente conhecida como A Grande Depressão e inspirados diretamente em esboços da mitologia grega e romana, ele vem para propiciar as pessoas a sonhar.

O primeiro herói criado lá em 1930 foi o Super Homem, e sua história é bastante subjetiva misturando muito das histórias dos seus criadores, dois garotos nerds chamados Siegel e Shuster que venderam na época os direitos por míseros 130 dólares. Herói esse que seria o ponto de partida para muitos que viriam depois.

A história dos super-heróis passa por uma grande mudança, desde quando foi criada, pelo Super Homem até chegar aos dias atuais. E se falamos em mudanças, também temos que mencionar as editoras que foram primordiais para a criação deles.

Antigamente as histórias eram contadas através de tirinhas em jornais até serem adaptadas para Action Comics que eram vendidos por 10 centavos a garotos viciados nessas histórias.

Logo em seguida ao Super Homem foi criado mais um herói, mas esse foi mais humanizado e sem nenhum poder, bem diferente do krypitoniano que conhecemos nasceu o Batman, criado justamente por causa do grande sucesso do Super Homem.

Esses dois heróis foram sucesso de vendas e alavancaram a indústria dos quadrinhos, gerando uma enxurrada de super-heróis da década de 1940 muitos vindos da Dc Comics.

Logo após o término da Segunda Guerra Mundial os heróis sofreram os efeitos do pós guerra e caíram em declínio muito por causa da investigação do governo que tentava barras as histórias. Mas só serviu para que as editoras se diversificarem trazendo novos conceitos para as histórias e em 1950 foi criado o selo CCA uma autoridade de código nas revistas em quadrinhos, criados como regras das indústrias que geriam o chamado "conteúdo aceitável" para a época. O que só fez com que o universo dos heróis só entrasse cada vez mais em declínio.

A retomada da chamada Era de Ouro dos quadrinhos só veio em 1956 quando a CCA foi reformulada passando a ser chamada de CMAA que tinha o objetivo de tranquilizar a opinião pública e acalmar o congresso bem como criar um código de ética e padrões que permitiam autorregulamentação em vez de controle governamental.

Já na década de 80 o mundo dos heróis passaria por uma série de desconstruções e é aí onde vemos o surgimento de super heroínas (que eram super desvalorizadas pelo motivo de ser os quadrinhos consumidos muito por homens) e o surgimento de heróis negros também. Época essa em que a Marvel já estava em ascensão e começava uma disputa acirrada contra a Dc que duraria até hoje.

Já em 1990 os super-heróis foram reconstruídas e ganharam uma repaginada para acertarem o que eles chamaram de continuidade na linha do tempo.

E é aí que aparecem as primeiras adaptações cinematográficas um pouco precárias por conta de não terem os grandes efeitos visuais que tem hoje. Mas serviram como um esboço para as adaptações de hoje.

O livro é um texto não ficcional de Brian J. Robb que sob muita pesquisa reconta com exatidão e de forma simples a cronologia das histórias em quadrinhos até as datas atuais. É dividido em cinco partes: origens, crise, excelsior, confusão e dominação.

Os heróis são seres mitológicos que tem durado época após época por representarem os sonhos das pessoas em uma visão otimista da sociedade sobre o futuro e como são moldáveis de acordo com cada momento político ou social, são a representação da moral do certo e justo, e logo se faz necessário para a humanidade pois representam esperanças e sonhos das pessoas em um mundo melhor.

Se você gosta de super-heróis este é o livro que você deveria ler pois te ajuda a compreender o avanço dos quadrinhos bem como muitas curiosidades a respeito do tema.

#aidentidadesecretadossuperherois #EditoraValentina

site: https://www.instagram.com/p/BrOFJFqAB4I/

Nat 16/09/2018

A criação do Super-Homem, o surgimento dos Vingadores, os percalços da DC e a consolidação da Marvel como uma grande editora de quadrinhos. Desde que o Super-Homem foi criado em 1938, vários heróis surgiram e desapareceram e ressurgiram novamente com novas identidades, tudo de acordo com os desejos e anseios de uma base de fãs (não tão) leais ao longo dos tempos. Dividido em cinco partes - Origens, Crise, Excelsior, Confusão e Dominação – o livro traz, em uma leitura fluente, as origens, problemas, questionamentos e consolidação de personagens que se tornaram ícones da nossa cultura.

Na onda de novos livros lançados sobre super-heróis, principalmente com a ampla divulgação do filme da Mulher-Maravilha (depois de mais de 7 décadas de sua criação, seria a primeira adaptação da heroína para o cinema, ou seja, haja hype), eis que cai nas minhas mãos do nada este livro. Depende muito do gênero da história ou do tipo de protagonista para que eu siga um hype, e de vez em quando eu não me arrependo. Foi o caso deste livro. Sempre quis entender essa divisão e rivalidade entre Marvel e DC, quais heróis pertencem a quem (já que eles todos estão interligados), então esse livro é um tesouro. O autor dividiu o livro em cinco partes, cada uma abarcando um período de publicações e criações, assim como os sucessos e falhas de cada empresa. O capítulo que mais ansiei em ler foi sobre os filmes do Superman e a escalação de Christopher Reeve para o papel (o que me lembrou deste vídeo):

De forma geral, gostei. É um livro feito por fã para outros fãs de super-heróis.

site: http://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/09/a-identidade-secreta-dos-super-herois.html

Minha Velha Estante 10/05/2018

Resenha da Tata
A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro para todas as pessoas, é um livro para os fãs dos quadrinhos, é um livro para os fãs dos filmes, mas, principalmente, é um livro para os curiosos.

Inicialmente, só de ler a capa do livro, eu tinha imaginado que ele contaria as histórias de vida dos heróis antes deles se tornarem “super”, o tipo de história que vemos em todo filme inicial de uma saga (como o Peter Parker foi picado pela aranha, como o Super-Homem chegou na terra...) e me surpreendi ao ver que o livro, na verdade, não falava sobre nada disso.

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro sobre as pessoas por trás das histórias dos heróis, é um livro sobre como eventos históricos influenciaram as histórias ou a criação de certo personagens e como mudanças ideológicas através das décadas influenciaram mudanças nos personagens mais icônicos.

É incrível ver a história por trás da criação de cada personagem e como os eventos da época influenciaram a sua personalidade.

Veja, por exemplo, o Capitão América. Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, como uma figura patriótica com honra, bondade, integridade e respeito e, em sua primeira aparição nos quadrinhos, ele dá um soco em Hitler. Capitão América foi criado para ser um símbolo durante a guerra, um símbolo que criasse uma ideologia de que os cidadãos americanos eram heroicos e honrados.

Para vocês terem uma ideia, os filmes de James Bond foram lançados como uma campanha contra a União Soviética. Reparem como Bond, um oficial inglês, era sempre mostrado como um homem instruído, elegante, que enfrentava vilões de origens soviética e comunistas que eram atrapalhados e com figuras feias de se ver.

O Capitão América não foi o único e não foi o último. Os quadrinhos se atualizaram e mudaram junto com as tendências e pensamentos da nossa sociedade. Vários conflitos acabaram por influenciar a criação de novos heróis ou novas histórias para os antigos. A guerra fria, o comunismo e o surgimento da União Soviética foram momentos decisivos para as histórias.

Mas não só isso, é muito legal também ver o renascimento de mitos antigos, a valorização de culturas que antes não eram tratadas de forma lúdica. De deuses nórdicos (Thor, Loki, Odin) aos Egípcios, os escritores de quadrinho tornaram mitologias antigas acessíveis.

O livro é dividido em 5 partes, levando o leitor entre a criação, a ascensão, o declínio, a reformulação e a nova ascensão (por conta dos filmes) dos quadrinhos.

O livro não vai focar apenas na Marvel ou apenas na DC e sim fazer uma análise por trás dos dois e não vai parar neles. O livro é cheio de curiosidades interessantes e realmente prende o leitor entre as páginas.

Fica muito claro, não só a pesquisa profunda, mas também, o cuidado que o autor teve ao escrever esse livro. Eu senti como se estivesse lendo um TCC e tive a vontade estranha de desejar ter tido a ideia de fazer algo assim.

A Editora Valentina caprichou na capa do livro. Visualmente ela lembra o estilo dos antigos quadrinhos e as cores vibrantes são especialmente bonitas pessoalmente. Uma das coisas que eu mais achei legal é que a capa tem várias pequenas bolinhas que dão uma textura interessante. O que eu não entendo é como podem ter tido tanto cuidado com a capa e terem feito uma diagramação de página tão ruim. A revisão e tradução do livros estão muito boas mas custava colocar um espaço entre parágrafos? Ou por linhas menos grudadas?

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro de colecionador que eu recomendo sem pensar duas vezes para todo e qualquer pessoa. Independente se você é fã ou não de super-heróis, você vai se interessar pela história por trás de suas criações.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/06/estante-da-tata-identidade-secreta-dos.html