A Identidade Secreta dos Super-Heróis

A Identidade Secreta dos Super-Heróis Brian J. Robb

Resenhas - A Identidade Secreta dos Super-Heróis

Nilsonln 24/12/2023

Meu herói!
"A identidade secreta dos super-heróis" é um livro que nos revela muitas coisas interessantes e curiosas dos heróis dos quadrinhos, sua criação, evolução, importância cultural e histórica, influências e muitos mais.

É um livro rico em informações, interessantíssimo para fãs de quadrinhos, ou não, e para quem ama a cultura de massa.

Gostei da leitura? AMEI
Valeu o tempo dispendido? SIM
Quero ler mais do autor? SIM
Recomendo a leitura? SIM

vero 27/12/2023

Um ótimo livro para quem quer saber mais da história das hq's, desde seu surgimento até seu domínio da cultura pop através de filmes e séries. Creio que o único ponto que me incomodou foi não ser em ordem 100% cronológica (ele vai e vem), o que pode não incomodar várias pessoas.

Queria Estar Lendo 17/08/2017

Resenha: A Identidade Secreta dos Super-heróis
A Identidade Secreta dos Super-heróis, do autor Brian J. Robb e lançado no Brasil pela Editora Valentina (que cedeu um exemplar para resenha), é um livro indispensável para quem é fã de quadrinhos e obviamente, super-heróis.

O livro trata, como o título já diz, da história dos super-heróis, focando na DC e na Marvel. Robb explica desde as origens desses super seres, nos mitos das mitologias antigas, como a Odisseia a Epopeia de Gilgamesh e nos próprios deuses cultuados antigamente. Inclusive, muitos super-heróis têm alguma mitologia em sua criação, um exemplo clássico é a Mulher-Maravilha. O autor então passa para o início da criação das histórias em quadrinhos, o motivo de elas terem sido feitas, como as histórias eram criadas e desenhadas, como funcionava aquele novo mundo iniciado nos anos 30. Toda a história é contada através das décadas até chegar à atualidade, onde os quadrinhos passaram para um novo nível: filmes de alta produção.

Assim que passei do primeiro capítulo do livro, fiquei me perguntando como o autor conseguiu reunir tantas informações e de maneira tão precisa com o fez. São muitos detalhes, muitas datas, muitos nomes e muitos heróis (esquecidos ou não). A pesquisa de Brian J. Robb foi simplesmente excelente e a cada parágrafo você percebe que ele realmente sabe e muito do que está falando.

Passamos por todas as eras dos quadrinhos, desde o sucesso estrondoso, os heróis patriotas na Segunda Guerra e a queda de histórias heroicas e exageradas até o renascimento do conceito de super-herói. Praticamente tudo, nos mínimos detalhes, está aqui. Cada pessoa que fez a diferença, cada mudança e ideia que fizeram parte da “vida” de um super-herói. É realmente muito, muito interessante.

Algo que me chamou bastante a atenção é a quantidade enorme de nomes masculinos relacionados à criação, edição, desenho e roteiro dos quadrinhos. E a quantidade extremamente mínima de nomes femininos. Demora várias décadas após a criação dos primeiros super-heróis para que apareça a primeira mulher, como desenhista e ainda sim, demora muito tempo para que mais venham. Por mais que houvessem diversas personagens femininas nas HQ's, raramente uma mulher era responsável por elas, o que só ressalta o fato de que as histórias eram criadas de homens para homens, ainda mais levando em conta as poses e desenhos absurdos em que as personagens eram colocadas apenas para satisfazer a visão masculina. Atualmente (e finalmente) isso está começando a mudar, muitas mulheres já são responsáveis por roteiro e desenho das heroínas, como a Capitã Marvel e a Batgirl.

"Em Mulher-Maravilha número 179 (novembro/dezembro de 1968), Diana Prince renunciou aos poderes em vez de ir embora da Terra com a irmandade de amazonas. O número seguinte matou Steve Trevor, seu eterno interesse romântico. O'Neil esperou captar o espírito da jovem mulher moderna e liberada dos anos 1960 na nova Diana - afinal de contas, as mulheres podiam ser "Mulheres-Maravilhas" sem superpoderes -, mas o tiro saiu pela culatra quando a feminista Gloria Steinem criticou a jogada como sendo uma redução consequente da força de um ícone feminino importante. A mudança durou 25 números até O'Neil restaurar o status quo."

A leitura é rápida e fluída, pois assim que você se sente absorvido pelo assunto, quer saber mais. Algo que me deixou um pouco confusa enquanto lia, é a organização das informações. Por mais que os capítulos sejam bem colocados, e os assuntos não são embaralhados, é muito nome e muita data. Com o autor fala de um assunto por capítulo ou tópico, muitas vezes ele mencionava uma data e um parágrafo depois, mudando um pouco o foco para outro super-herói, por exemplo, ele falava de uma data anos ou décadas antes e logo depois, naquela mesma data. Isso tornou a leitura confusa em alguns momentos, pois se você não está totalmente concentrado, pode acabar se perdendo. Talvez ele pudesse ter feito através de uma linha do tempo mais centrada, ou algo assim. Mas, nada que uma passada rápida de olho no parágrafo anterior não ajudasse, ou até, conforme o livro anda, você decorar mesmo que sem querer, as datas e se acostumar com o modo de escrita do autor.

"Para muitos observadores, Stan Lee era a Marvel Comics. Apesar do crescente fandom de histórias em quadrinhos estar ciente do trabalho de artistas individuais, os leitores casuais e a grande mídia não estavam. "

A edição está lindíssima, o colorido da capa remeteu de modo satisfatório às histórias em quadrinhos tradicionais com o uso das cores primárias, além das silhuetas de heróis, que você põe o olho e sabe quem é, como o Superhomem e a Mulher-Maravilha. A capa traz também a textura de mínimos pontinhos, outra das características das páginas das HQs. A fonte utilizada no texto é a Times, que como já mencionei em algumas resenhas anteriores, é a melhor para uma leitura rápida. Uma única coisa que não me agradou 100%, mas também não trouxe grande incômodo, foram as folhas brancas. Particularmente, tenho uma enorme preferência pelas amareladas, mas acredito que nesse caso, as brancas ficaram melhores, tanto pelas outras cores usadas na edição, quanto pelo assunto tratado. Então sim, posso afirmar que esse volume fica lindo na estante e que simplesmente adorei.

O livro está recomendadíssimo. Foi difícil fazer a resenha sem citar todos os detalhes que de que Robb fala, pois, realmente, são muitos e todos bem interessantes. Então, se você está procurando um livro que realmente seja bom para saber mais de seus super-heróis favoritos, não importa em que parte da história, acredito que tenha encontrado.

Helder 23/03/2023

Esperava mais.
Na segunda metade do livro o autor se desviou bastante do assunto e passou a falar praticamente só de cinema. :(

Muitos personagens importantes (da vida real e da fantasia) sequer foram mencionados. Basicamente só falou de Marvel e DC. Contudo, algumas tretas super conhecidas do grande público nem foram lembradas.

Uma pena! Tinha potencial, mas não deu muito certo na minha opinião.

NOTA IMPORTANTE:
Quero parabenizar o excelente trabalho do André Gordirro que fez a tradução e contribuiu muito com as notas de rodapé. Isso trouxe uma riqueza imensurável à leitura.

@tigloko 12/04/2020

A aurora dos super-heróis
É impossível contar nos mínimos detalhes a história completa em um só livro, porem o autor conseguiu reunir os pontos principais de forma muito eficiente. Deu para entender sobre os aspectos que fundamentaram os quadrinhos, seu surgimento a partir de inspirações nas revistas pulp(Sombra, Fantasma, Flash Gordon, etc). Assim como a história por traz de algumas grandes publicações, como a Action Comics nº1/1938(primeira aparição do Superman), Detective Comics nº27/1939(a primeira aparição do Batman) ou Amazing Fantasy nº15(primeira aparição do Homem Aranha).

Algo que eu gostei muito foi acompanhar como funciona os períodos históricos dos quadrinhos, a chamada Era de Ouro (1938 à metade dos anos 50), Era de Prata (metade dos anos 50 a 1970), Era de Bronze (1970 à metade dos anos 80) e Era Moderna (metade dos anos 80 até o século XXI). Com cada uma dessas fases mostrando uma mudança de direção dos super-heróis, se moldando ao longo das épocas em grandes eventos, como a Grande Depressão, a Segunda Guerra Mundial e os Diretos Civis, por exemplo.

Há um equilíbrio bom entre a DC Comics, que surgiu como vanguarda dos quadrinhos nos anos 30/40, e ascensão da Marvel Comics nos anos 60. Umas pinceladas em grandes autores como Stan Lee, Jack Kirby, John Romita, Frank Miller, Allan Moore, entre outros. Tirando um grande e merecido destaque para o Superman e seus criadores, tem conteúdo suficiente para fãs de ambas as editoras.

Por fim, também tem uma seção inteira dedicada as adaptações fora dos quadrinhos, desde as radionovelas da década de 40, curtas animados, series de TV e telefilmes de baixo orçamento até o estouro dos filmes e seriados como conhecemos hoje.

Para quem quer conhecer mais desse mundo dos quadrinhos recomendo muito.

Guibauer 23/02/2020

Surpreendente história de grandes criadores
Como muitos, ao ver o título do livro imaginei que ele recontaria origens de super-heróis e traria somente algumas curiosidades, mas lendo a descrição do livro, algumas resenhas e na própria leitura dele vi que na verdade ele conta a história dos escritores, desenhistas e demais profissionais que deram vida a esses heróis, desde os primórdios das primeiras histórias de super-heróis até os dias atuais com as grandes produções baseadas nessas histórias, passando por todos os altos e baixos deste caminho. Ótimo livro e leitura mais que recomendada para quem gosta de quadrinhos e super-heróis. Só não dei 5 estrelas porque em alguns pontos achei que o autor se repete ou se enrola um pouco em alguns pontos.

Larissa @laridallabrida 08/06/2017

Olha a resenha ai ;)
E aí galerinha, tudo na boa?

Hoje estou aqui para fazer a resenha de mais um livro da nossa parceria com a Editora Valentina. “A Identidade Secreta dos Super-Heróis” é aquele livro para você ter na estante para eventuais pesquisas.
Se você gosta do mundo dos heróis da Marvel e DC Comics você precisa ter esse livro.

Brian J. Robb fez uma pesquisa impecável sobre a origem dos heróis que encantam crianças, adolescentes e adultos desde 1938, ano em que surgiu o primeiro gibi do Super-Homem. “A Identidade Secreta dos Super–Heróis” é uma enxurrada de informações sobre os mais diversos personagens ao longo da história.
Curiosidade é o que não falta nesse livro. Uma verdadeira enciclopédia geek.
Brian tentou seguir uma ordem cronológica para nos mostrar todas as reviravoltas, ascensão de heróis, declínio de editora, surgimento de personagem e desaparecimento, até chegar ao rádio, TV e cinema. Para ficar algo mais uniforme ele usou as três eras dos heróis (ouro 1938 -1950, prata 1950 – 1970, bronze 1970 -1980 e Era Moderna 1980 até século XXI).

Claro que tudo inicia com o surgimento do Super-Homem, o cara musculoso usando collant azul com uma cueca vermelha por cima foi o grande início de toda uma linha cheia de altos e baixos, mas que sempre encantou pessoas de todas as idades.

[CONTINUE LENDO NO BLOG]

site: http://www.quatrosentidos.com.br/2017/06/resenha-identidade-secreta-dos-super.html

Lucas Salsicha 15/02/2023

Excelcior
Stan Lee é, sem sombra de dúvidas, um dos principais nomes quando o assunto é super-heróis e HQ. Mas seu nome também vem acompanhado de muitos outros. Kirby, Schuster, entre outros, construíram o grande império dominado por editoras como Marvel e DC, sendo Superman e Batman os primeiros heróis a surgirem nesse tipo de manifestação artística.
Juntamente com os períodos históricos do último século, a sociedade refletiu seus problemas nos heróis fantasiados, o que, em alguns casos, se mostrou uma ideia não muito boa.

Dudu 04/10/2020

Ótimo estudos sobre a cultura pop em super-heróis
Uma leitura simples e prazerosa sobre o universo dos quadrinhos especificamente os super-herois.
De todos os livros mais "teóricos" sobre super e quadrinhos deste ano esse foi um dos melhores pela leitura dinâmica e pesquisa rebuscada.

Ileana Dafne 13/07/2017

Um presente para os fãs de HQs
Eu, como qualquer fã de HQs, quando vi esse lançamento da Editora Valentina, fiquei mega interessada em lê-lo. Esse livro mostra as principais informações sobre o surgimento, desenvolvimento, queda e ascensão dos heróis.
Brian J. Robb dividiu o livro em cinco partes: Origens!; Crise!; Excelsior!; Confusão! e Dominação!.
Ele começa em 1938, quando foi lançada a Action Comics (DC Comics) nº1 que deu o pontapé inicial para algo fenomenal com o lançamento do icônico Superman, afinal até aquele momento só existiam as tirinhas em periódicos e revistas.
Robb faz aqui um pequeno apanhado do que havia antes do lançamento da Action Comics nº1, onde se tem notícia dos primeiros quadrinhos e como ele se desenvolveu no decorrer dos anos. E assim acontece a Era de Ouro das revistas em quadrinhos.
Depois vem a crise que ocorreu após a era de ouro que ocorreu entre os anos de 1940 e 1945, momento em que havia uma enxurrada de gibis em circulação. E cada vez mais os quadrinhos se tornavam patrióticos e de alguma forma incluíam a guerra em suas histórias. Só que após a guerra as vendas começaram a cair cada vez mais, pois com o excesso de material o que mais se encontrava eram histórias rasas com tramas bobas.
Também nessa época surgiu o Comics Code Authority que impunha regras para que os quadrinhos pudessem ser publicados e vendidos. Até mesmo um estudo apareceu para afirmar que os quadrinhos não eram recomendados para crianças e adolescentes e isso causou uma enorme censura nos gibis de heróis por quase sessenta anos.
Contudo nesse momento surgiu um novo tipo de quadrinho voltado exclusivamente para o público infantil, onde os personagens são Mickey, Pateta e cia, Tarzan, etc. Que fazem sucesso até hoje.
Depois Robb conta como a Marvel Comics, principal rival da DC surgiu, trazendo heróis que tinham traços mais realista e uma abordagem diferente. Inclusive quando se iniciou a era de prata dos quadrinhos, enquanto a DC relançava seus sucessos da era de ouro, a Marvel publicava novos personagens e os roteiristas buscavam criar certa identificação entre os personagens e os leitores.
Com isso a Marvel passou a ter uma atenção maior do publico e passou a ser referência no que diz respeito às HQs. E essa foi a Era de Prata dos quadrinhos.
Com o fim da era de prata houveram mudanças tanto nas editoras quanto no clima político, o que acabou se refletindo nas revistas em quadrinhos e um novo tipo de personalidade apareceu, o anti-herói... Enquanto os heróis estão ali para salvar o mundo, os anti-heróis se situam na estreita faixa entre o bonzinho e o vilão... Eles buscam fazer justiça, mas ao seu modo e nem sempre de acordo com as regras e da forma como deveria ser.
Como meus personagens preferidos são anti-heróis, adorei conhecer mais sobre se aparecimento nas histórias!! Os heróis são bonzinhos e certinhos demais. Prefiro até os vilões aos heróis rsrsrsrsrsrs
Nos anos 70 algo novo surgiu e deu um novo gás ao mercado editorial de HQs, uma espécie de desconstrução do que é ser um super-herói. Agora os quadrinhos se preocupavam com o modo que as revistas seriam vistas pelos leitores, os personagens já famosos ganharam novas facetas ao serem remodelados, os que iam surgindo já apareciam bem mais complexos e profundos, as editoras passaram a criar novos selos para esse novo material.
A forma como os editores da DC viram para reconstruir o Homem de Aço foi com a inesperada e fantástica morte do Super-Homem, que foi um grandioso marco e mostrou ao mundo como ele seria se de fato ele morresse. Quando lançaram O Retorno do Super-Homem, uma série de cinco revistas que se tornaram as mais vendidas do mês. Todos queriam saber o que havia acontecido e como ele conseguiu voltar.
Após essa repaginada feita nos personagens das HQs não havia mais dúvidas de que o mundo é delas! Os heróis estavam aparecendo em outros meios, principalmente, no primeiro momento, nas radionovelas. Mas a cada momento eles iam ganhando mais e mais espaço nas outras mídias e se tornou o que vemos hoje em dia, em que existem na TV, no cinema, em brinquedos, vídeos do Youtube, etc.
Mesmo quem não conhece nada de quadrinhos não se sentirá perdido lendo esse livro, o autor conseguiu mostrar de uma forma bastante acessível os detalhes que rodeiam a criação e o desenvolvimento das HQs.
E, mais uma vez, a Editora Valentina fez um trabalho fantástico com esse livro. A capa além das cores chamativas com heróis voando, veio com uma textura quase igual as páginas das antigas HQs. Antes de cada capítulo existe uma separação com detalhes e desenhos que são estilo HQ.
Mesmo com os capítulos extensos, a leitura flui de uma forma bem legal.
E é claro que eu super recomendo sua leitura!

site: http://helendutra.com/resenha-a-identidade-secreta-dos-super-herois-brian-j-robb/
Luiz Miranda 14/07/2017minha estante
Dentro do tema, li um muito bom também: Marvel - A História Secreta.

Ileana Dafne 14/07/2017minha estante
Eu quero muito ler esse livro! Já me recomendaram bastante ele, espero lê-lo ainda esse ano

Lina DC 30/07/2017

As informações reunidas e organizadas por Brian J. Robb se iniciam no ano de 1938, ano da primeira edição da Action Comics foi publicada e da primeira aparição do Super-Homem. Daí em diante, vamos acompanhando o surgimento e a queda de vários outros heróis famosos até o momento em que eles passaram a tomar mais espaço na mídia, chegando às telas de cinema dos anos atuais.

"A Identidade Secreta dos Super-Heróis" é um apanhado histórico muito bem organizado, dividido em cinco partes: Parte 1: Origens, que falará do início de tudo, incluindo das primeiras aparições do Super-Homem e Batman; Parte 2: Crise!, que fala do excesso de gibis e quadrinhos lançamentos ao mesmo tempo e sobre Comics Code Authority, organização responsável por impor regras e normas para as publicações; a Parte 3: Excelsior, que discute a Era Marvel e todo o seu glamour; Parte 4: Confusão!, onde o autor começa um debate sobre o que seria um super-herói ou anti-herói (uma das partes mais interessantes em termos de discussão e reflexão) e a Parte 5: Dominação!, onde é discutido a expansão desse universo para as telinhas e as adaptações necessárias para o sucesso cinematográfico delas.

O livro é muito interessante porque o autor realizou uma profunda pesquisa em diversas fontes, levantando questões não apenas dos super-heróis em si, mas o impacto deles na sociedade e na economia, discutindo seu boom e a sua linha histórica.

Para os fãs do tema, "A Identidade Secreta dos Super-Heróis" é uma espécie de compêndio essencial para entender de forma clara e direta algumas características determinantes dos personagens, assim como a sua relação entre o crescimento deles e o momento histórico mundial.

A editora Valentina realizou um ótimo trabalho na revisão, diagramação e layout. O livro é repleto de detalhes enriquecedores, que combinam perfeitamente com a temática das histórias em quadrinhos e complementam o conteúdo. A capa chama a atenção e também é um complemento ao seu conteúdo.

"O clássico super-herói americano dos quadrinhos não surgiu plenamente formado. Antigos mitos e lendas estavam repletos de "super-homens", que ganharam poderes extraordinários dos deuses. Heróis folclóricos nasceram de figuras como Robin Hood, enquanto a literatura deu à luz vingadores mascarados como o Pimpinela Escarlate." (p. 17)

site: http://www.viajenaleitura.com.br/

Larissa 07/01/2018

Blog Por Livros Incríveis
Quando solicitei A Identidade Secreta dos Super-Heróis imaginei que o livro seria mais um grande apanhado de curiosidades genéricas mas me surpreendi ao encontrar na verdade um livro mais do indispensável para qualquer apreciador de quadrinhos e super-heróis. Brian J. Robb traz em detalhes toda a história dos heróicos personagens, explicando de forma precisa e repleta de detalhes que - acredito eu - nem todos conhecem, todos os pormenores.

Com início na origem dos heróis, o autor explica a aplicação das mitologias antigas na criação dos personagens, como por exemplo no caso da Mulher-Maravilha e no do próprio Super-Homem. A partir daí ele faz uma longa viagem através da história dos quadrinhos, da sua criação nos anos 30 até os dias atuais e a deixar de lado todas as adaptações já feitas (todas mesmo).

É possível perceber que o autor fez um extenso e muito bem sucedido trabalho de pesquisa para reunir tanta informação. São datas, números, nomes personagens (dos mais famosos aos desconhecidos), curiosidades e detalhes mil, tudo dividido em cinco partes (Origem, Crise, Excelsior, Confusão e Dominação) que
por sua vez se subdividem em capítulos mais específicos. O que também fica muito claro para quem lê é que Robb entende e muito do assunto, conseguindo passar seu conhecimento e prender o leitor mesmo com a escrita mais séria e acadêmica. Só ressalta que é uma leitura que necessita de atenção redobrada pois a quantidade de informações é grande e pode causar confusão caso não haja foco.

Diversas editoras são citadas mas o foco principal, até mesmo por serem as duas grandes do ramo, é na DC e na Marvel. Vemos a trajetória dessas duas gigantes, mas o mais interessante é poder conhecer mais sobre a criação e o criador de cada herói (ao menos os mais famosos) suas inspirações e mudanças ao longo do tempo. Você sabia que na sua primeira e primitiva versão o Super-Homem seria um vilão e que seu ponto fraco, a Kriptonita, surgiu na adaptação da sua história como uma rádio novela entre os anos 1940 e 1951? Sim, Super-Homem já foi uma rádio novela e isso fez o meu queixo cair haha.

A edição está maravilhosa e remete, da capa (que por sinal pontos de textura e está belíssima) às páginas internas, as icônicas revistas em quadrinhos.

Livro recomendado? Com certeza, tanto para os fãs do gênero (que aliás necessitam desse livro na estante) quanto para os curiosos de plantão que vão ter um prato cheio em mãos.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/10/resenha-identidade-secreta-dos-super.html

Minha Velha Estante 10/05/2018

Resenha da Tata
A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro para todas as pessoas, é um livro para os fãs dos quadrinhos, é um livro para os fãs dos filmes, mas, principalmente, é um livro para os curiosos.

Inicialmente, só de ler a capa do livro, eu tinha imaginado que ele contaria as histórias de vida dos heróis antes deles se tornarem “super”, o tipo de história que vemos em todo filme inicial de uma saga (como o Peter Parker foi picado pela aranha, como o Super-Homem chegou na terra...) e me surpreendi ao ver que o livro, na verdade, não falava sobre nada disso.

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro sobre as pessoas por trás das histórias dos heróis, é um livro sobre como eventos históricos influenciaram as histórias ou a criação de certo personagens e como mudanças ideológicas através das décadas influenciaram mudanças nos personagens mais icônicos.

É incrível ver a história por trás da criação de cada personagem e como os eventos da época influenciaram a sua personalidade.

Veja, por exemplo, o Capitão América. Ele foi criado durante a Segunda Guerra Mundial, como uma figura patriótica com honra, bondade, integridade e respeito e, em sua primeira aparição nos quadrinhos, ele dá um soco em Hitler. Capitão América foi criado para ser um símbolo durante a guerra, um símbolo que criasse uma ideologia de que os cidadãos americanos eram heroicos e honrados.

Para vocês terem uma ideia, os filmes de James Bond foram lançados como uma campanha contra a União Soviética. Reparem como Bond, um oficial inglês, era sempre mostrado como um homem instruído, elegante, que enfrentava vilões de origens soviética e comunistas que eram atrapalhados e com figuras feias de se ver.

O Capitão América não foi o único e não foi o último. Os quadrinhos se atualizaram e mudaram junto com as tendências e pensamentos da nossa sociedade. Vários conflitos acabaram por influenciar a criação de novos heróis ou novas histórias para os antigos. A guerra fria, o comunismo e o surgimento da União Soviética foram momentos decisivos para as histórias.

Mas não só isso, é muito legal também ver o renascimento de mitos antigos, a valorização de culturas que antes não eram tratadas de forma lúdica. De deuses nórdicos (Thor, Loki, Odin) aos Egípcios, os escritores de quadrinho tornaram mitologias antigas acessíveis.

O livro é dividido em 5 partes, levando o leitor entre a criação, a ascensão, o declínio, a reformulação e a nova ascensão (por conta dos filmes) dos quadrinhos.

O livro não vai focar apenas na Marvel ou apenas na DC e sim fazer uma análise por trás dos dois e não vai parar neles. O livro é cheio de curiosidades interessantes e realmente prende o leitor entre as páginas.

Fica muito claro, não só a pesquisa profunda, mas também, o cuidado que o autor teve ao escrever esse livro. Eu senti como se estivesse lendo um TCC e tive a vontade estranha de desejar ter tido a ideia de fazer algo assim.

A Editora Valentina caprichou na capa do livro. Visualmente ela lembra o estilo dos antigos quadrinhos e as cores vibrantes são especialmente bonitas pessoalmente. Uma das coisas que eu mais achei legal é que a capa tem várias pequenas bolinhas que dão uma textura interessante. O que eu não entendo é como podem ter tido tanto cuidado com a capa e terem feito uma diagramação de página tão ruim. A revisão e tradução do livros estão muito boas mas custava colocar um espaço entre parágrafos? Ou por linhas menos grudadas?

A Identidade Secreta dos Super-heróis é um livro de colecionador que eu recomendo sem pensar duas vezes para todo e qualquer pessoa. Independente se você é fã ou não de super-heróis, você vai se interessar pela história por trás de suas criações.

site: http://www.minhavelhaestante.com.br/2017/06/estante-da-tata-identidade-secreta-dos.html