Caraval Stephanie Garber

Resenhas - Caraval

Leti.bookss 26/03/2023

Lembre-se, é apenas um jogo.
Que livro, minha gente. Com certeza, um dos melhores que eu já li.

É incrível como mesmo repetindo a mesma coisa na cabeça várias e várias vezes, a história ainda surpreende a gente.
É como se a autora tivesse nos enganando o tempo todo!

Esse livro é cheio de plot- twists. A história tem tudo bem distribuído. Tanto o drama e o romançe, quanto o suspençe e a fantasia. É realmente mágico.

Com um pai tóxico, controlador, e possessivo, Scarlett tem muito medo do seu pai e do que ele é capaz de fazer. Então, ela faz de tudo para proteger sua irmã (Donatella). Tella, por outro lado, só quer viver sua vida se aventurando, sem pensar nas consequências.

Depois de muitos anos, quase desistindo, Scarlett manda sua última carta para o Mestre do Caraval, e surpreendentemente é respondida.

Depois daí, não posso mais contar. Só posso dizer que Scarlett embarca em uma jornada para resgatar a sua irmã, onde aparecem muitos outros personagens incríveis.

Eu indico muitooo, mas, lembre-se, é apenas um jogo.
Liv 26/03/2023minha estante
Aí esse livro...
Fiquei sem palavras quando li

Mireille 26/03/2023minha estante
Top demais esse livro eu simplesmente amei muiro

-Rafaela 29/10/2023

Caraval
"Durante o Caraval, há sempre um pouco de realidade misturada em tudo."

No primeiro livro da trilogia, Stephanie nos apresenta a um jogo mágico feito para parecer que tudo é real. Diante dessa premissa, acompanhamos Scarlett, que após 7 anos escrevendo para o Mestre Lenda, recebe um convite do próprio para participar do Caraval juntamente com sua irmã, Donatella.

Demorei para me conectar com Scarlett e sua história. Me cansou em diversas partes do livro perceber que ela não estava focada no jogo. A única coisa que ela sabia falar era "preciso encontrar Tella e voltar para a casa porque tenho que me casar". Entendo que muito desse comportamento advém do medo que ela sentia pelo pai tirano, da punição e de perder a irmã. Todavia, achei maçante essa repetição. Depois que ela enfim decide jogar o Caraval, já que passa a entender o risco que corre se não vencê-lo, é que comecei a gostar um pouquinho mais da protagonista.

Julian foi o personagem de que mais gostei. Ao mesmo tempo que se ia descobrindo novas coisas dele, pareciam que outras ainda estavam ocultadas. No mais, gostei, visando que ele foi fundamental para o desenvolvimento da Scarlett. Foi ele quem a fez perceber - o que estava óbvio - que seu pai era o único culpado por todas as suas ações e não ela, e que ela poderia ter direito a escolher o que quisesse para a sua vida.

"Até então, a garota sempre havia achado que não tinha escolha. Mas agora estava começando a se dar conta de que tinha, sim. Só precisava ter coragem para fazer as escolhas difíceis."

Estava mais interessada nas migalhas de romance entre a Scarlett e Julian do que no jogo em si. Todas as interações, os flertes, gostei da maneira como a relação deles foi sendo construída. E devido ao histórico da Scarlett, o Julian era tudo o que ela precisava no jogo.

Estava achando o livro fraco no começo, relativamente arrastado, nada acontecia, parecia que quanto mais informações eram fornecidas, mais confusa a estória se tornava. Principalmente acerca das pistas que eram dadas ao decorrer do espetáculo para a Scarlett, sendo a grande maioria confusa. Os testes que ela tinha que ir realizando, me parecia que não levava a lugar nenhum, era como se o enredo ficasse dando voltas.

Somente a partir de 60% é que a leitura de fato começa a ser mais fluida e desenvolvida, e aí pude perceber o porquê do livro ser tão bem falado. Achei o plot bom, só peca pelo fato de que a autora não soube manter a constância dos acontecimentos, sendo o começo bastante morno e o final cheio de reviravoltas.

- Spoiler a seguir -

Desconfiava que a Donatella estivesse por trás, mas, não fazia ideia de que tudo o que aconteceu fosse por causa dela. Fiquei chocada ao descobrir que ela foi quem entrou em contato com o Lenda primeiro. Pois, acreditei fielmente que o Lenda só tinha convidado as irmãs Dragna a participarem do Caraval como forma de vingança, já que ele e a avó delas tiveram um romance no passado. Mas como tudo nesse livro não é real, me questiono se por trás de suas ações não há outra razão para se vingar um dia. Ainda vejo o Lenda como um vilão, posto que todos falam que de tanto interpretá-lo acabou se tornando de fato um.

Além do mais, eu jurava que era o próprio Lenda que tinha convidado o pai delas e o noivo da Scarlett para participarem do Caraval. Isso me pegou totalmente desprevenida. Porque no começo eu tinha uma outra percepção da Donatella, de uma mulher bobinha, chata, inconsequente, que só pensava em si mesma, mas depois dessas revelações, acredito que eu vá gostar de acompanhá-la no próximo livro. Espero que seja melhor do que este. E aquele final? Quem era a pessoa que fez o acordo com ela? Quando eu acho que estou entendendo algo, fica claro que não estou.

Pela terceira vez eu fui trapaceada porque jurava que o Julian era somente um marinheiro. Porém eu deveria ter sacado isso, porque ele iria se voluntariar para levar a Scarlett na ilha que aconteceria o espetáculo? Ele era cheio de segredos, só não achei que fosse um artista - e irmão do Lenda - e que tinha instruções para levar Scarlett até certo ponto do jogo. E não vi a relação deles sendo algo falso, percebo que os sentimentos dos dois foram bastante verdadeiros. Apenas naquele momento devido a magia é que não havia como contar.

Pela quarta e última vez fui passada para trás, porque quando o Lenda apareceu, a autora não revelou quem ele era, e eu pensei que fosse para manter o mistério. Entretanto, quem finge ser ele é apenas um artista qualquer do espetáculo. Não fiquei decepcionada com isso, só senti que de novo achei que era uma coisa e no final foi outra. Só que quando olhamos em retrospecto para a narrativa, era de se imaginar que isso aconteceria, já que todos ali sempre diziam que ninguém sabia qual é sua verdadeira aparência e que em cada edição ele aparentava ter uma fisionomia diferente. Eu desconfio de uma pessoa, mas será que é mesmo? Já não faço a mínima ideia! Agora o que eu não aceito é que o Lenda original não seja revelado e a trilogia termine com esse mistério de quem seria o Mestre do Caraval.

"Só que esse é o objetivo do Caraval. Tudo é feito para parecer real, mas nada é."

Esse quote faz muito sentido com o livro todo. Mesmo eu sabendo que tudo ali não se passava de um jogo, uma apresentação, acreditei que fosse real. A Scarlett foi tão enganada quanto nós leitores. E eu só fui ludibriada nesse livro, do começo ao fim. Realmente não dá para confiar em ninguém. Literalmente tudo é um jogo e mesmo sabendo disso, acreditamos que as situações são verdadeiras. Pode ser que tudo o que eu escrevi nesta resenha não seja nada disso e eu só venha a descobrir que estava enganada lendo os próximos livros.
mileniiv 29/10/2023minha estante
Resenha perfeita amiga, descreveu mt bem oq eu achei também. Sempre falaram que era tudo um jogo, a gente achando que não, pra no final ser mesmo...

-Rafaela 29/10/2023minha estante
Obrigada, amiga! ?? jurava que só falavam que era jogo pra não ficar tão óbvio, mas o óbvio era verdade dessa vez ?

Fabio 30/10/2023minha estante
Rafa, se superou!
Que resenha fantástica!!!!!!!!!??????

-Rafaela 30/10/2023minha estante
Esse deu trabalho para escrever ??? Obrigada Fabio!!!! ??

Ana Beatriz 05/11/2022

—? you tricked me? ? tricked you? no, i saved you.
caraval é uma fantasia suuuper diferente, o universo é único e muito criativo, a ambientação é rica e tudo é mágico. minha experiência de leitura foi incrível, fiquei envolvida desde o começo. a escrita da stephanie é linda demais, as descrições de sentimentos da scarlett através das cores foi a elite.

fui pega de surpresa em vários capítulos, o livro é cheio de plot twist e revelações chocantes. amei ser feita de palhaça pelos personagens, adorei ver como a autora soube brincar com o leitor, você é enganado junto com a scarlett, o que acaba te conectando mais com a história.

agora sobre a personagem principal, não gostei dela no início, a scarlett parecia ser sem graça e não ter personalidade. porém depois dos 60% acabei gerando mais afeição, ela se tornou mais corajosa, mais inteligente e agradável. senti que foi se “soltando” durante o desenrolar do livro. fiquei até um pouquinho triste por saber que em lendário o pov não vai ser dela, gostaria de vê-la “crescendo” mais.

não sei o que sinto pela tella ainda, a coitada quase não ter aparecido nesse livro também não ajudou, mas acho que ela promete entregar muito ainda. fiquei chocada com o final e em como ela é inteligente, torço para ela ficar com o lenda pois um casal de inteligentes automaticamente viram grandes gostosos.

o julian eu realmente gostei desde a primeira aparição, ele é o famoso moreno sarcástico e cadela de mulher bonita, como não amar? julianscarlett são tão fofos, a tensão entre eles é muito boa e fiquei apaixonada pelo casal.
scar5 06/11/2022minha estante
você me deixou com mais vontade ainda de lê

Ana Beatriz 06/11/2022minha estante
é muito bom amg, acho que vc vai gostar

juliettecruel 27/04/2021

o livro tava incrível e eu tava amando tanto mas esse final nossa senhora to indignada até agora como pode ser tão ruim?? to fervendo de ódio serio.

maah.marmo 05/03/2023

Lembre-se, é apenas um jogo
De verdade lembrem disso, pq eu esqueci e chorei horrores atoa. Mas enfim, o livro é incrível, a história é maravilhosa porém eu não gostei muito da escrita da autora, mas não é nada q me atrapalhou muito. Tem MUITOS plots, de verdade, MUITOS MESMO

maria. 17/02/2024

?You tricked me? tricked you? no, I saved you!?
?lembre-se é apenas um jogo?

talvez tenha spoiler não prometo nada!!

eita atrás de eita!! como superar o insuperável??

eu não tava com muitas expectativas para esse livro porém MEU DEUS, me surpreendeu dms dms, eu amei tanto, quando comecei a leitura achei o livro interessante mas tava dando muitas expectativas para ele, porém eu estou OBCECADA

eu já tava começando a gostar do julian e aí dps aconteceu um monte de coisa que eu fiquei lelé da cuca, mas já pode falar que scarlett e o Julian são end game? ou estou sendo muito emocionada??

eu tô surtando até agora com os plots desse livro, a cada página que eu lia eu ficava cada vez mais chocada com a escrita da stephanie, ela é uma diva tá, e a donatella eu ainda não sei se gosto muito, porém não odeio, acho que gostaria muito de saber um pouco mais sobre ela!!

MEU DEUS COMO EU ODEIO O PAI DELAS JURO, toda vez que aquele homem abria a boca eu perdia 5 neurônios!

enfim leiam!! :)

hrgrevs 04/02/2024

Confesso que demorei um pouco mais do que esperava para me sentir envolvida na história. O começo foi meio confuso pra mim e não me apeguei muito aos personagens, porém do meio pro final a história foi ficando mais interessante e me prendeu um pouco mais.

Margaridat91 23/01/2022minha estante
SIM MANO

Taís 23/01/2022minha estante
Exatamente isso!!! Livro maravilhoso, que deixa a cabeça assim: ?... Eu amei muito

Tamirez | @resenhandosonhos 24/04/2017

Caraval - Stephanie Garber
Esse livro é um daqueles casos onde o limite entre o bom e o ruim está no olhar do leitor. Quando Caraval foi anunciado lá fora, eu fiquei bastante curiosa para conhecer a história e sobre o que ele tratava mas, após a onde da boas resenhas, alguns leitores também tinham pontos não tão positivos a ressaltar. Pra mim, um livro com opiniões positivas e negativas me intriga muito mais do que aqueles que só recebem o hype e nenhuma contra opinião. E, eis que o livro veio parar na minha mão bem antes do imaginado. A Novo Conceito, que publicará o título no Brasil em junho, disponibilizou para os parceiros uma leitura antecipada, para que pudéssemos entrar nesse jogo de forma inesperada e exclusiva, assim como Scarlett e Donatella.

Caraval é um livro que possui uma aura diferente que brincará muito com a imaginação e crença do leitor. Stephanie Garber apresenta um mundo que se assemelha muito à Alice no País das Maravilhas e seus desdobramentos. A "Isla de los Sueños" é um lugar mágico e regido pelo poder de Lenda, um cenário criado especialmente para esse jogo. Quando Scarlett, nossa narradora, entra nesse mundo, a forma como ela se confronta com os elementos é muito parecida com Alice em sua jornada. Há a surpresa inicial e logo após uma aceitação latente, como se aquilo sempre fosse algo parte da realidade.

Não espere aqui muitas explicações sobre o que são as coisas, de onde ela vem, ou que mundo é esse. A autora não se preocupou, pelo menos nesse primeiro livro, a nos conceder lógica, e sim a nos apresentar aquela parte de seu universo, onde roupas se moldam ao corpo e mudam de forma, relógios falam, coisas estranhas acontecem e pessoas mudam rapidamente de roupa, forma e personalidade.

"Não sabia dizer em que momento isto havia acontecido, mas deixara de duvidar da magia."

Toda essa falta de explicação causa uma sensação de mistério constante, que aliada ao desaparecimento de Tella e às regras do jogo, compõem a atmosfera do livro. Lenda nunca foi visto, ele é uma personalidade intrigante, mas monta muito bem seus jogos. Aqueles que adentram o Caraval podem optar por somente assistir ou também correr atrás do prêmio que será concedido a quem seguir todas as pistas e desvendar todos os mistérios. Um desejo. Qualquer coisa que o vencedor desejar. E se há algo que o livro deixa claro desde o início é que as regras desse jogo são bem fora de foco e todos podem ter algo a esconder e a revelar.

Cercada por esse cenário temos Scarlett, uma jovem que viu a mãe ir embora e seu mundo se transformar em um inferno com a supervisão do pai. Depois de tantas surras e ameaças, ela só quer se casar e dar o fora da casa dele, de preferência levando Tella com ela. A jovem é temerosa, correta, anda na linhas e teme tudo que possa prejudicar seus planos. Mas, acima de qualquer coisa, ela ama a irmã e vai correr atrás dela até a encontrar.

Para ajudar na jornada temos Julian, um jovem marinheiro que estava de caso com a irmã e que acabou por se meter no meio da história e indo parar no meio do Caraval com Scarlett. Ele é bonito, e se faz de misterioso, o que obviamente vai gerar um romance na trama. E em um outro lado temos Donatella, aquela que parece ter mais a doar a história, mas que desaparece antes de poder dar um gostinho ao leitor.

Apesar de termos personagens com algumas peculiaridades, todos eles são muito fracos em seu desenvolvimento. Há uma falta imensa de dimensão. Você sabendo o estereótipo do personagem, você sabe exatamente o que ele fará, pois ele nunca sairá do seu papel, nunca surpreenderá com algo fora daquilo, e isso prejudica sim o andamento da história. O romance, coisas que eu não curto muito, acaba por tomar um espaço e tem pouca ou quase nada de química, me fazendo revirar os olhos em vários momentos, principalmente pelo tom em que certas coisas ocorrem.
Há também uma falta de exploração dos demais participantes do Caraval. O que era para ser algo enorme com inúmeras pessoas, acaba virando um jogo entre meia dúzia, já que são somente as mesmas que vemos durante todo o livro e que limitam muito a história. E ai vem o final... muitos e muitos plot twists, dá até uma sensação de não entender direito o que está acontecendo. E é demais. Não de forma positiva.

A autora brinca com a crença do leitor e com a sua boa vontade também. É isso, não, não é isso. Toma isso agora, mas olha só, não é bem isso também. Até que ela desfaz tudo o que de fato era bacana no final, dando uma direção completamente nova aos fatos, mas que não chega a verdadeiramente convencer. Pareceu maquinado demais, trabalhado demais, quando tudo ao nosso redor nesse livro já era assim, ilógico, mágico e sem explicação.

Caraval não foi pra mim um livro sensacional, mas também não achei a história ruim. Acho que sendo esse o primeiro livro da autora, há espaço pra que ela aprenda a conduzir melhor seus personagens e também a narrativa. Todas as semelhanças com a perspectiva de Alice no País das Maravilhas deu um tom especial pro livro e acabou me satisfazendo também por isso.

Há mistério, há suspense, há magia, há algumas cenas surpreendentes e há muito conflito familiar. A relação das irmãs é muito forte, assim como com o pai. E a mãe que abandonou, vocês anotem ai, provavelmente vai dar às caras mais pra frente nessa trama, sendo também uma peça do tabuleiro. Junto a isso há também uma série de problemas, que como já listei e explorei a cima, pesam sim no conceito final da obra. A escrita da autora é leve e descritiva, fazendo com que o leitor consiga visualizar o que é lido. Pra mim o livro fluiu super rápido.

O livro traz uma aura misteriosa com personagens pouco explorados, e em seu mix de confusão, mesmo com os problemas, ganhou meu voto de confiança para sua continuação. Há um número enorme de possibilidades a serem exploradas dentro dessa história e fiquei curiosa sim pra saber onde Stephanie Garber vai nos levar mais a frente.

site: http://resenhandosonhos.com/caraval-stephanie-garber/
Ket 25/04/2017minha estante
Oba! Gostei da tua resenha e dos contrapontos bons que apontou! Mas com tanta coisa incrível saindo, uma leitura 3.5 estrelas vai continuar para um futuro distante hahaha bjssss

Ana Karina 29/09/2021

Caraval
Eu estava ansiosa para começar essa leitura, pois tinha visto aos booktubers que eu acompanho falando muito bem dele, mas não achei que fosse gostar tanto assim, eu lia a história e parecia que eu estava no meio de um circo. Achei a protagonista demorou um pouco para participar mesmo dos desafios que tinham lançados, mas quando a menina começou, foi que foi. Adorei todos os personagens, até os vilões, pois foram bem construídos (fiquei num ranço com o pai da protagonista, só lendo pra saber, rsrsrs).

E agora fiquei curiosa para saber como será a continuação, pois tem uma revelação no epílogo que deixa aquela pulga atrás da orelha. Pena que a editora não lançou e pelo jeito nem irá lançar o terceiro e último da série :( e os dois livros lançados aqui teve uma boa "hype" na época do lançamento, que triste, mas quem sabe algo muda..... Só sei que recomendo bastante essa fantasia!

nana 24/05/2022

Amei
Minha amiga comprou o livro e ai todas nós resolvemos ler, no começo a leitura não me prendeu e fiquei confusa, mas continuei e VALEU A PENA, a história é incrível, cativante e cheia de mistérios que ficamos loucas pra desvendar.
Tuturgostose 24/05/2022minha estante
senti o mesmo.

blvckstairs 15/01/2023

SCARLETT DRAGNA ME $%#@ DE LADINHO
ler caraval foi uma experiência fantástica e muito diferente das fantasias que eu estou acostumada, onde tudo é sobre feericos, vampiros e caçadores de sombras. foi emocionante e repleto de plot twist's, com uma ambientação descritiva da maneira certa e com uma escrita sensacional

as personagens principais possuem personalidades muito distintas, e eu acabei me apegando à scarlett e detestando qualquer menção à donatella (espero gostar dela no segundo livro pois se não sinto que terei um longo caminho pela frente). não vou poupar palavras pra elogiar a scar porque o desenvolvimento que ela teve nesse livro foi absurdo. ela foi de uma personagem bobinha e um pouco ingênua para uma garota absurdamente forte!

Andy.Domingos 05/10/2021

Lembre-se, é apenas um jogo.
Scarlett e sua irmã, Donatella nunca saíram da ilha de Trisda, onde moram com seu cruel pai que é o governador da ilha. Embora elas não possam sair, Scarlett sempre sonhou em ver a um espetáculo da trupe de artistas de Caraval.
Depois de anos enviando cartas ao Mestre Lenda, ele lhe responde oferecendo uma oferta única de participação do grande espetáculo que ocorrerá em sua ilha particular e o prêmio deste ano será concedido um desejo.
Embora esteja tentada com a oferta, ela não pode ir pois, irá perder a oportunidade de se casar e finalmente fugir do controle de seu pai. Entretanto, sua irmã e um misterioso marinheiro a sequestram e ao acordar, se encontra na ilha onde ocorrerá o evento e o pior de tudo, sua irmã está desaparecida. Scarlett deverá jogar o jogo para poder rever a irmã.
Este livro é incrível! Superou todas as minhas expectativas. Os personagens são intrigantes e te deixam criando várias teorias sobre o desenrolar da história.