Oathbringer

Oathbringer Brandon Sanderson

Resenhas - Oathbringer

1 | 2 | 3 | 4

Sarah 20/03/2024

Para seguir em frente é preciso reconhecer o passado
Ler os livros de Brandon Sanderson vêm sendo uma experiência que tenho me entregado há pelo menos um ano e meio quando, após assistir a primeira temporada de The Wheel of Time, série pela Amazon, eu resolvi conferir os livros e, dessa maneira, descobri que o autor original dos livros, Robert Jordan, havia falecido e quem concluiu a maior saga de fantasia de todos os tempos foi essa sujeito chamado Brandon. O fato de ele ter sido convocado para finalizar o trabalho de Jordan (e pela esposa e editora deste) já fala bastante sobre a qualidade de Sanderson, mas resolvi ver a fama do sujeito com meus próprios olhos.

Quase dois anos mais tarde, eu não consigo parar mais.

Oathbringer é o terceiro livro da saga The Stormlight Archive, traduzida no Brasil como ?Os Relatos das Guerras das Tempestades?. Nele vemos os Cavaleiros Radiantes finalmente tomando espaço na narrativa após a redescoberta de Urithiru, a cidade ancestral das Dez Ordens. É nesse livro que finalmente temos um vislumbre da verdadeira trama e da profundidade do problema. Pois há algo de muito, muito errado em Roshar e nada é o que parece.

Seguindo o estilo narrativo de usar flashbacks para revelar o passado os personagens, Brandon desenvolve Dalinar Kholin, agora um Cavaleiro ele mesmo, mostrando seus anos como senhor da guerra e revelando como ele ganhou a alcunha de Espinho Negro.

Minha experiência pessoal com esse livro é indescritível. O Caminho dos Reis ainda segura a posição de preferido, porém devido a memória afetiva. No entanto, há uma superioridade inegável que pertence somente a Oathbringer. Ele me fez chorar duas vezes e possui uma cena em particular que me sacudiu com espanto até os ossos. Há muita crítica sobre a qualidade da prosa do Brandon, o que é fato, mas ele, o autor, nunca falha em entregar uma história que sua mente se recusa a esquecer. Oathbringer foca em expandir a política, geografia e relações entre as nações e povos de Roshar, exibindo o quão Brandon é único quando o assunto é construção de mundos que são, ao mesmo tempo, alienígenas e compreensíveis. Também, o livro discute temas sobre liberdade, ditadura, guerra e seus crimes, erros e redenção. Ele te ensina que para dar o próximo passo, você precisa ter coragem para admitir seus erros e assumir seu passado invés de tentar apagá-lo.

Simplesmente brilhante.

Jordan 21/02/2024

Esplêndido
Eu não tenho palavras pra descrever o quão bom esse livro é. Brandon Sanderson continua a me surpreender.

O livro pega tudo que é bom de seus antecessores, potencializa e aumenta o valor daquilo que está em jogo. Durante a história senti tudo que um leitor pode sentir lendo uma obra de arte completa, inclusive olhos marejados pra não dizer que escorreram lágrimas kkkkk

Leiam Stormlight Archive, leiam Brandon Sanderson e o Cosmere.

Evelin 03/02/2024

Próximos passos
Esse foi feito para nós fãs do Dalinar e da Shallan. Até então, o único dono do meu coração era nosso querido Kaladin, mas nesse livro a Shallan me conquistou de vez. Nunca me canso de me impressionar com ela. Ainda assim, não bate os altos e baixos do que eu senti acompanhando todo o desenvolvimento do Dalinar durante esse livro.

Acho que demonstra o quando o Brandon confiou na sua própria escrita, na sua capacidade de complexificar ainda mais um personagem sempre tão intenso e deu certo. Deu muito certo.

Esse só não ganhou cinco estrelas porque senti falta de certo impacto na forma com que alguns acontecimentos e descobertas foram narrados, mas de forma alguma é um livro inferior aos outros da saga. Ele entregou muitas cenas que agora são minhas favoritas e carrega muitos pontos fortes do autor. Não desaponta nem um pouco.

Ana Gouvêa 25/01/2024

Quando eu acho que o Sanderson já tinha se superado, ele vem com Oathbringer.
Chorei, ri, fiquei absurdamente nervosa e liguei vários pontos - ainda que outros tenham surgido e mudado.
Apenas perfeito.

Renata_ Pandora 08/01/2024

Tudo vai mudar, o plot dos verdadeiros arautos do vazio explodiu a minha cabeça, Taravangian e Moash ainda vivos e fazendo tudo o que o diabo gosta me dá um ódioooo!!! Aceitar sua jornada e saber que o passo mais importante é sempre o próximo passo, e que seus erros não podem te impedir de ser uma nova pessoa, que você pode se perdoar e carregar a sua dor e fazer o que é certo da melhor maneira é um grande poder, Dalinar é incrível, incrível e incrível ??
Elvis23 08/01/2024minha estante
Esse é o livro de 2000 páginas?

Renata_ Pandora 08/01/2024minha estante
Sim hahahah

Elvis23 08/01/2024minha estante
Nossaaaaaa

MatheusSilvaa 11/01/2024minha estante
Essa frase me arrepia! "O passo mais importante é sempre o próximo passo"
Você tem que ouvir o audiobook pela GraphicAudio dessa série, é perfeito. Cada personagem tem seu ator de voz, existe efeitos sonoros..é de arrepiar. E ouvir o Dalinar soltando essas frases de efeito me deixa arrepiado e pronto pra combater centenas de Voidbringers ahahaha

Renata_ Pandora 11/01/2024minha estante
Nossa!! A quero ouvir agora hahaha, obrigada pela dica ??

Nayara 22/12/2023

Brandon Sanderson nunca erra.
Essa jornada está cada vez melhor, foram 7 meses pra ler, mas não porque a leitura é ruim, pelo contrário o livro é maravilhoso, mas só tem mais um e o quinto é só em dezembro de 2024 então o segredo é enrolar e ler aos poucos pra aproveitar o máximo dessa história e desses personagens. Todo mundo me passou um pouco de raiva nesse livro, menos o Adolin porque ele é perfeito. Estou bem satisfeita com o desfecho desse livro, e agora é ler o quarto aos poucos pra não ficar sem.

bluesbird 15/12/2023

Meu favorito
Aqui nossos heróis radiantes vão precisar de enfrentar velhos e novos desafios, com o objetivo de não só derrotar os inimigos conhecidos, mas para descobrir quem são realmente seus aliados. Mas o maior desafio para alguns vai ser encarar as memórias de um passado que insiste em voltar, como no caso de Dalinar e Shallan. Nosso herói Kaladin precisa aprender a fazer novos amigos e a não permitir que sua baixa auto estima, construída em cima do excesso de consciência das injustiças sofridas pelos olhos escuros, o impeça de fazer seus juramentos. Os ouvintes e cantores/singers tornam mais complexo o enredo.

No final temos algumas das cenas mais emocionantes da história, não só pela batalha, mas pela carga emocional dos radiantes, que apesar de cada vez mais estarem se assemelhando com enviados divinos, nos mostram mais uma vez que a sua própria humanidade precisa ser acolhida, inclusive nas suas terríveis falhas.

Mariottoni 12/12/2023

??
QUE LIVRO PQP nunca tive uma experiência tão intensa lendo como foi o final desse livro, mds q obra tds os plots, os relacionamentos entre os personagens, não tenho nada a criticar, só esperava que tivesse bem mais do Dalinar pq é o livro dele e não senti um foco tão grande assim nele, achei os pov bem divididos, mas amei que obra brandon sanderson eu te amo

Karol 06/12/2023

Épico
Não deixa nada a desejar perante o último. Desenvolve a história com maestria, ampliando a gama de personagens e aumentando as relações e a complexidade dos problemas enfrentados. Traz a saúde mental dos personagens para o centro da discussão e explora novas possibilidades dentro da gama de personagens que já conhecemos, com surpresas muito bem colocadas. Uma EXCELENTE continuação. Quando sair em português, será lido novamente.

Torugoð¦ 16/11/2023

Resenha de Oathbringer
É impressionante como o Brandon evoluiu a cada livro dessa obra, entregando complexidade, sentimento, e magia.
Em Oathbringer vamos acompanhar a história de Dalinar Kholinar, o famigerado Espinho negro. Teremos o caos e pressa dos tempos atuais com flashback do passado, com as coisas ele fez até finalmente ser o homem que é hoje.

Isso a falar sobre os outros povs presentes na obra, mesmo a obra tendo um foco maior em Dalinar. Ele se torna um dos menores problemas do livro.
Junto dos outros integrantes voce acaba tendo um pouco mas do mundo, principalmente quando acompanha o Kaladin nas suas viagens. Teremos com ele um enorme desenvolvimento de mundo, com contrastes a cada viagem, e um pouco mas do que é Roshar esse planeta totalmente diferente. Mas não só isso, a gente vai entendendo que a guerra que eles estão tramando não é só um duelo de corpo tem muito mas por trás, teremos cultura, conheceremos os nossos inimigos, sofremos com eles e ainda temos empatia pelo o que esta acontecendo.

Shallan outra personagem de tamanha importância desse livro vai nos mostrar o dom da mentira, e o que cobra ao escolher esse lado, as inseguranças que vão acompanhá-la nesse momento de descoberta dela faz dela uma personagem frágil, mas não fraca. Junto dessa dessa descoberta de se achar e se entender sem se cobra, vamos ver o desenvolvimento do casal(não vou tá podendo falar quem são?) que a cada momento junto vai trazendo o conforto que tanto precisamos na obra, o alívio, a paz de todo caos.

Falando dos outros personagens no geral desse livro eu só tenho que agradecer mesmo, a evolução que cada um deles foram tendo nessa obra foi maravilhoso, conseguimos sentir todos os medos e receios de cada um. Suas escolhas sendo o complemento e o tempero para fazer uma obra tão excepcional.

Toda essa mistura de sentimentos, construções de mundo, personagens, políticas, e magia trás para um calhamaço que se fecha muito bem no propõem. Eu fico completamente sem palavras para formular o que senti ao ler as retas finais dessa obra, os varios povs, a guerra, magia e ainda um pouco de humor em meio ao caos.

Essa saga a cada novo livro você percebe do porque o tamanho de cada livro, a importância de serem tão grandes. E a cada livro você vai sentindo tudo novo novamente, mesmo tendo os mesmos personagens na obra, você acaba tendo tendo emoções novas com cada um deles. Brandon Sanderson fez um trabalho fenomenal ao escrever Oathbringer e a saga stormlight archive.
Agora me responda. Qual é o passo mas importante que um homem pode dá?

clara 15/08/2023

MUITO BOM
Demorei para ler pq senti que esse tinha um pacing mais lento que os outros dois, por conta do tanto detalhes novos nesse.
Muitas reviravoltas e milhares de coisas que vc nunca espera (como sempre em qualquer leitura do Sanderson)
Ansiosa para ler Rhythm of War!!!

pudo.pudowski 27/07/2023

Muito bom novamente! é incrível ler essa série porque você começa a pensar que entende o autor e consegue prever o que ele vai fazer, mas ele tira uma carta da manga que você nunca tinha imaginado mas agora, em retrospecto, faz todo o sentido do mundo. dito isso acho que é o meu menos favorito até agora, infelizmente. isso não faz o livro ser menos bom, ele realmente é muito bom, mas os primeiros dois livros são perfeitos e esse é só. praticamente perfeito. os maiores highlights desse são os desenvolvimentos dos personagens, que é de longe onde o sanderson mais brilha. o maior problema é o pacing do livro, que era impecável no primeiro e no segundo mas nesse se perdeu em alguns momentos. eu também tenho a impressão de que ele foi um livro muito mais difícil de ler em questão a "dever de casa" mental que você precisa fazer. os dois primeiros tudo era entregado de mão beijada, super explicadinho, e eu acabei me acostumando muito com isso e fiquei muito confuso com algumas coisas no final do livro que não foram explicadas tão detalhadamente. na realidade tava tudo ali e eu só não tinha conectado os pontos porque tinha me acostumado com o narrador fazer isso por mim. vou levar isso como lição pro próximo e tentar ser mais atento com essas coisas, e talvez tenha que até começar a fazer anotações pra mim mesmo pra me lembrar de coisas e de quem tal personagem é.
resumindo tudo isso, essa tá sendo uma das minhas séries de livros favoritas e recomendo muito como sempre!

1 | 2 | 3 | 4