Direito Processual Civil Esquematizado

Direito Processual Civil Esquematizado Marcus Vinicius Rios Gonçalves

Resenhas -

Rafael 14/04/2018

Fraquíssimo e decepcionante
Comprei na espectativa de que o livro apresentaria a matéria de processo civil de forma esquematizada e dinâmica, visto que não tenho muito tempo para retomar a leitura dos livros de doutrina especializada.
Mas o livro é muito decepcionante. O autor apresenta conceitos errados de processo, inventa novos conceitos e ideias, sem fundamento legal/jurisprudencial/doutrinário e ainda distorce a interpretação de alguns dispositivos do CPC, bastando ler o que está escrito no dispositivo e o que o autor sustenta. Por exemplo, segundo o autor, o CPC considera que TODAS as ações possessórias são reais imobiliárias, com fundamento no art. 47, parágrafo 2, do CPC. Mas não é isso que está escrito e não sei como ele chegou a essa interpretação.
Ainda, quando afirma existirem tais e quais posicionamentos de autores sobre determinados temas de processo, deixa de indicar os nomes dos autores e as obras em que é possível encontrar esses posicionamentos. Não bastasse, indica os dispositivos legais errados ao longo do texto, quando a eles faz referência.
Enfim, tive de abandonar a leitura, pois não consigo dar continuidade ao livro, desconfiando e questionando tudo que está escrito e tendo que conferir no Código se o que o autor diz corresponde ao que está legislado.