Da poesia Hilda Hilst

Resenhas - Da Poesia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Yara 19/04/2024

Começando Hilda com o pé direito, tá? Ela vai de 0 a 100 em muitos versos. Impressionada como ela é pouco falada, apesar de tão boa.
Anaí Bueno 19/04/2024minha estante
??????

Tiago 28/03/2024

Um dos maiores nomes da poesia brasileira
Não sei dizer exatamente porque, mas Hilda Hilst sempre me fascinou. Sua poesia brinca com os limites dos sentimentos. Temas como o amor, o sagrado, o profano e a morte são recorrentes em sua obra.

Este volume reúne a obra publicada da autora, incluindo algumas ilustrações também de sua autoria.

Ler Hilda Hilst é como sofrer e gozar de amor ao mesmo tempo. É buscar e duvidar do divino. É temer mas aceitar a morte. Dualidades que marcam a intensidade dessa que é uma das maiores autoras da literatura brasileira.

Elineuza.Crescenci 08/03/2024

Avaliação: 5/5
Início da Leitura: 04/03/2024 Término da leitura: 08/03/2024

Autora
Nasceu em São Paulo.
Foi poeta, cronista, ficcionista e dramaturga.
Hilda foi a escritora mais completa e mais polêmica que eu já li.
Todas as vezes que resolvo ler algo dela fico impactada e me apaixono ainda mais.

Sobre o livro
É uma coletânea de poemas das mais diversas épocas vivenciadas por Hilda.
Ainda consta no livro comentários, entrevistas e achados em manuscritos na Casa do Sol a residência Oficial de Hilda onde ela recebia os amigos e dava abrigo a animais, em sua maioria cães.
Vocês não imaginam a intensidade de cada poema.
As dedicatórias aos seus amigos diletos.
O seu flerte com a morte.
É um livro fantástico e surpreendente de forma igual ao que foi Hilda em vida.
Recomendo muitíssimo que leia mais essa dama da literatura brasileira.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2024/03/2024-marco5-leitura-anual-37-da-poesia.html

Andressa.Silvino 13/02/2024

É estranho finalizar a leitura desse livro depois de passar anos me debruçando sobre a poesia de Hilda Hist e me deleitando em sua escrifa.

Foram bons momentos e eu ainda quero tatuar seus versos em meu corpo.

Rildery 24/01/2024

Me apaixonando por Hilda Hilst
Sempre foi da minha vontade ler Hilda Hilst, principalmente seus poemas. Ela é aquela ideia de lenda da literatura que todo mundo comenta, mas poucos realmente leem. Lembro até hoje quando consegui comprar esse exemplar impecável em uma promoção, e começar a devorar cada folha.
Os primeiros livros foram os poemas que eu mais me conectei. Eles falavam sobre amores e morte com uma proximidade entre os temas. A linguagem poética desses primeiros trabalhos possuem um sentimento quase palpável de tão proxima da realidade. A maior parte dos outros livros seguem um tema voltado para religião e espiritualidade, as ideias de um Deus e suas individualidades. O ultimo livro é muito engraçado e genial. Hilda mistura uma linguagem de prosa com o formato de poesia e fala sobre personagens cotidianos com uma grande pitada de humor.
Amei ler toda a poesia dessa autora que já me apaixonei nessa primeira experiência. Já estou com os exemplares da prosa reunida da autora e mal vejo a hora de ler.

Joy 10/12/2023

Primeiro contato com a poesia e escrita de Hilda Hilst. Não sabia muito sobre ela, mas estava curiosa para descobrir alguns de seus poemas na íntegra, pois já havia lido alguns trechos soltos em postagens aleatórias.
Fiquei surpresa ao me encontrar um pouco em alguns dos poemas dela, mas em especial me chamou a atenção a estranheza diante da beleza de como ela observava questões como o amor, o sagrado e a morte.
Os versos de Hilda têm muito rigor, desde a disposição das rimas aos espaços das palavras escolhidas. É lindo, é estranho, alguns deles são identificáveis porque carregam sentimentos que já sentimos antes e ao encontrá-los nos versos temos a surpresa de perceber que certos sentimentos podem ser lidos de diversas maneiras.
O livro é lindo, bem diagramado, as ilustrações são bonitas. Uma ótima leitura

It's Gi (Taylor's version) 28/11/2023

Isso é poesia!
Não conhecia a Hilda Hilst poeta e confesso que me surpreendeu e de uma maneira completamente positiva!
O que ela escreve é poesia, dessas de verdade!
A poesia de Hilda Hilst tem emoção, tem ritmo, tem loucuras, tem a realidade e não precisa de mais nada, nem de métrica é incrível por si só.
Não vou conseguir colocar todo meu encantamento por esses poemas em palavras, mas fica aqui minha indicação de leitura mais sincera.

gabriel2621 09/11/2023

Ler toda a obra poética de Hilda foi uma experiência surpreendente, tensa e magnífica. Seus trechos me marcarão para sempre.

armagedama 07/11/2023

Hilda é Hilda né
Muito gostosinho de ler mas tive que fingir que entendi o que ela queria dizer em alguns trechos, acho que só sou meio burra. Lindo ver como ela consegue carregar as linhas de um jeito interessante que não fica batido.

robson_lourenco 27/09/2023

Hilda Hilst é minha escritora brasileira preferida, sua poesia e sua prosa salva meus dias mais tediosos.

Larissa.Santos 26/09/2023

Ótimos poemas
Iniciei a ler este livro por gostar de poesia e por apreciar uma boa construção, jogos de palavras que as vezes parecem ter ficado com autores do século 20. Hilda tem poemas lindos sobre o amor e sobre a existência, sobre a vida. Meus preferidos são os que ela fala sobre o amor de forma ousada e inteligente. Sobre conquista, sobre ser conquistada e sobre se entregar sem medos. Uma ótima leitura para quem aprecia a escrita feminina como eu e toda a sua sensibilidade.

Paulo 25/05/2023

Da poesia
Eu gostei muito desse daqui. Eu não consigo lembrar versos de cabeça, mas lembro da sensação que eles me deram. São todos muito vivos e o final é perfeito. Fora o material extra da edição que também é ótimo.

juuuwidy 07/05/2023

Um espiar entre as frestas da alma de Hilda. Essa mulher sim viveu, mas viveu intensamente! Temi ser engolida por toda essa paixão, é tal como ela diz: morte e amor ao mesmo tempo, um tipo de força de espírito que não se vê em todo lugar, chega dá uma vertigem de tanto pulsar.
Stone Shelley 19/08/2023minha estante
Amo dms

Iara 12/04/2023

Da poesia
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Hilda e por mais que eu não tenha dado cinco estrelas, muitos desses poemas me marcaram de maneira profunda e que permanecerão para a minha vida.

1 | 2 | 3 | 4 | 5