Ruby

Ruby Cynthia Bond

Resenhas - Ruby

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Viny 08/01/2024

Negonas também precisam de caps
Monas só quem é negona e necessita de pelo menos 3 cartelas de remédios diferentes vai gostar sinto muito

Vanessa.Carla 31/12/2023

Um turbilhão de sentimentos
Sabe quando você entra no mundo da leitura e sente a sensação única de ler um livro tão forte que vc sabe que não vai ser a mesma pessoa de antes.
já tinha um tempo em que eu não lia algo tão profundo quanto ruby, do começo ao fim fiquei presa apesar dos sentimentos angustiantes traçados na páginas, tanta dor, tanto sofrimento e ao mesmo tempo tanto amor, carinho e beleza. essa autora tem uma escrita tão intensa que passei meses tentando decidir se gostei ou não do livro e percebi que ele é muito mais do que apenas uma avaliação. nunca vou esquecer ruby e provavelmente nunca lerei algo parecido.

Bru 26/12/2023

Desgraça atrás de desgraça e quando finalmente parece que vai dar certo acontece uma outra desgraça. Achei interessante a dualidade de ter descrições quase poéticas na maior parte das situações, mas ser completamente crua nas situações cruéis. O livro tem uma parte sobrenatural bem interessante, mas confusa também. O final foi aberto, mas meio esperançoso.

danda 06/12/2023

A leitura achei cansativa no começo,difícil de me interessar..Nos capítulos finais que comecei a entender e querer saber co.o terminaria...O final não foi oque esperava..

Sangelo.Silveira 25/08/2023

Ruby Bell saiu da cidade de Liberty bem jovem e só retorna anos depois, trazendo na bagagem muita dor e sofrimento. Ephram é um homem adulto que parece não ter crescido e amadurecido realmente devido à traumas do passado, sendo criado pela irmã como se fosse sua mãe. A única certeza dele é seu amor por Ruby desde a infância. Mas a chegada dela coloca toda a cidade em alerta, já que a presença de Ruby confronta os costumes morais e religiosos da cidadezinha.

Quando comecei esse livro imaginei que era sobre a história de uma jovem e sua vida sofrida em busca de um sonho, o começo foi estranho, tem um toque mágico um mistério, um tom sobrenatural e assutador.

Já perto do fim, percebi que esse livro trata da história de uma mãe, que foi obrigada a assumir esse papel cedo demais e de forma dolorosa demais, da mesma forma que precisou lidar com perdas, muitas perdas. O fim da infância, da adolescência, da confiança nas pessoas.

Ao longo do texto, assim como Ruby foi durante sua vida, somos violados, massacrados, nos tornamos mercadoria barata em um simples quartinho.

Eu me incomodei, me senti sujo, usado, uma casca fina esperando ser preenchida na esperança de uma certa fome passar, uma fome que não acabava e que só no fim da história entendemos que não era necessário o amor de ninguém para me sentir saciado. Na pele de Ruby, através de seus olhos e por baixo de suas unhas entendi que todos os espíritos de crianças na floresta eram parte dela, e que o amor de Ephram foi só a ferramenta para entender e lapidar o amor que eu precisava sentir por mim mesmo.

Oceano 04/07/2023

Visceral.
Ruby é o romance de estreia de Cynthia Bond, um drama com pitadas de fantasia sobre Ruby Bell, uma mulher afro-americana no sul dos Estados Unidos em plena época de segregação racial. Acontece que Ruby carrega dentro de si as marcas de todas as violências que sofreu durante a vida, antes e depois de seu retorno à cidade de Liberty, pequeno povoado negro e cristão de onde saiu quando era criança, e depois de adulta regressou devido à morte de uma amiga.
Além de Ruby, também lemos a história de Ephram Jennings, um homem diferente de todos que já cruzaram o caminho de Ruby, e de como a história dos dois vira a de um só após um gesto de carinho.
Este é um livro que eu não recomendo, porém, para mulheres negras. Ou para mulheres em geral, que não se interessem em ler temas pesados, porque em Ruby, se encontra todos eles, em toda a feiura de sua crueza.

Márcia 01/07/2023

Ruby - Cynthia Bond
“Ruby” é o romance de estreia de Cynthia Bond, publicado em 2014 pela Editora Intrínseca. O livro ocupou, por seis semanas consecutivas, a lista dos mais vendidos do “New York Times”, o jornal mais influente dos Estados Unidos. A escritora nasceu em 1961 em Hempstead, Texas, e atualmente mora em Los Angeles, nos Estados Unidos.
O livro apresenta temas delicados como violência doméstica, abuso e racismo. Apesar de ser uma história de ficção, Ruby foi inspirado em fatos reais vividos pela família da própria autora. A tia de Cynthia foi assassinada no Texas por homens da Ku Klux Klan. A história ficou guardada por um bom tempo até parar no papel.
Desde menino, Ephram Jennings gostava da garota Ruby Bell, sua companheira de brincadeiras de infância. Mas acontecimentos que ele desconhece e que envolviam seu pai, o Reverendo. Jennings, acabam levando a menina para longe. Vítima de abuso sexual ainda aos 6 anos de idade, e obrigada a se prostituir, Ruby só retorna à pequena cidade de Liberty, no Texas, onde só moram negros, depois de décadas de decadência e de um período vivido em Nova York.
A garota já não é nem sombra do que era antes, pois se encontra no limiar da insanidade, largada na sarjeta da cidade natal, ou então totalmente perdida na propriedade que era de seu avô. Para os moradores de Liberty, é apenas uma 🤬 #$%!& , uma louca sem futuro, alguém para se ignorar. Ou, no caso dos homens, apenas de quem se aproveitar sexualmente.
Entretanto, já na meia-idade, Ephram vai levar um pouco de luz à vida sombria de Ruby, que é perseguida por um espírito maligno e pelos fantasmas das crianças que não teve a possibilidade de criar. O jovem, enfrentando os preconceitos da pequena cidade, e a própria resistência da irmã Célia, uma figura proeminente no círculo religioso local, busca resgatar a dignidade de Ruby, apenas com consideração e carinho, além de uma boa dose de amor incondicional.
Ruby, portanto, é aquela anti-heroína sem perspectiva, desprovida de esperança e dignidade, sem lugar no mundo. Ephram, por sua vez, é o rapaz honesto, religioso e trabalhador, de caráter impecável. Ele vai enfrentar todo o tipo de adversidade para garantir a redenção da protagonista que dá nome ao romance.

Juliana 26/03/2023

Ruby
Um livro forte, impactante, e muitas vezes difícil de ler, mas extremamente necessário até os dias atuais

Pati Rocha 12/03/2023

História forte, dolorosa e encantadora. Trata de temas importantes e traumas que infelizmente é conhecido por muitos.
Apaixonada por Ruby e Ephram ??

Lu Persuhn 15/02/2023

Impactante
Não tem como não ficar atônito com o desenrolar da história aqui contada, como o ser humano pode chegar a um ponto de tão alta maldade, e achar que está fazendo a coisa certa, até que ponto o livre arbítrio é algo bom para um ser pensante. A loucura se instaura nas pessoas que sofrem grandes traumas, algumas somente sobrevivem como podem, outras se transformam na maldade que sofreram. É assim que o mal se espalha e se infiltra na humanidade, corrompendo corações e almas no seu mais profundo âmago. É preciso grande força para combater tamanha crueldade.

Jaspe 02/01/2023

dilacerante e intenso
comecei essa leitura sem esperar muita coisa mas fui aos poucos me vendo preso na teia da escrita, o jeito que a autora conta a história simplesmente toca na alma e o recurso de misturar passado presente futuro intrincados deixou tudo mais imersivo esse livro trás todo tipo de acontecimento e fala tudo muito claramente então da pra sentir mais intensamente as emoções, muito certeiro em falar sobre as pessoas de maneira realista. os personagens são complexos e cativantes e desenvolvidos, tive diversos sonhos com a ruby de tão tocada que eu fiquei, as vezes ela aparecia como alguém próximo de mim. enfim, um livro com muita profundidade que trata de alma, de percepção, de corpo, de relações de poder, de relações de amor muito cirurgicamente e de maneira forte.

"então ela entendeu. antes de ser capaz de ensinar algo, precisava sabe-lo"

Ketma 05/08/2022

Intrínseca deveria ter coloca aviso de gatilhos, pois são muitos! Eu nunca li um livro tão angustiante em toda minha vida. O que tá no blurb é muito verdade, como disse a Oprah “Nada se aproxima da experiência de ler esse livro”.
O começo é bastante lento, mas persistir na leitura vale a pena (ou não, depende do quão forte é seu estômago). A narrativa arrastada do inicio muda completamente e de repente me senti imersa na história e isso foi emocionalmente exaustivo. Em vários momentos eu me perguntei “Por que estou lendo isso?” e a verdade é que, sem eu perceber, comecei a me importar muito com a Ruby. Eu precisava saber se ela ficaria bem. Eu precisava que ela ficasse bem! Abandonar o livro na metade seria como deixá-la vivendo naquele looping infinito de repugnância. A cada capitulo a Cynthia Bond me deixou impactada do inicio ao fim. Essa mulher escreve absurdamente bem, é sério! É impressionante como a autora narra coisas revoltantes de forma tão delicada e poética. A narrativa é cheia de metáforas e eu entendi foi é nada, mas senti tudo! Não é um livro que indico para todo mundo, mas ao mesmo tempo acho que é uma pena não passar por essa experiência.
Que história!

Carol 07/04/2022

Achei que não conseguiria terminar
Demorei pq simplesmente em alguns capítulos eu não conseguia seguir a leitura. A leitura era "pesada" demais, difícil mesmo de ler ... Tive que fazer várias paradas e depois de algumas semanas terminar.

Se vc se impressiona fácil, ou tem gatilhos com situação de abuso físico, psicológico e temas afins, não recomendo a leitura.

O livro é bem escrito, as cenas são descritas com muitos detalhes, que fazem vc vizualizar o q aconteceu e sentir o sentimento do personagem.

Jeh 28/03/2022

Totalmente surpreendida
Mais um livro recebido do clube da leitura e estou chocada com a história.
Ruby é uma história de amor, antigas crenças, amores não resolvidos críticas sociais e religião. O livro se passa na época em que pessoas negras não podiam frequentar os mesmos lugares que pessoas brancas. Isso só aumenta o poder de uma religião deformada pelo preconceito e misticismo.
Confesso que o começo do livro me deu preguiça. Uma narrativa cansativa e de difícil entender a linha temporal. Mas com o tempo, e consequentemente o maior entendimento das personagens, as coisas ficam mais fáceis.
O livro é complexo e pesado. Muitas vezes eu cheguei a fechar o livro e pensar " pqp meu deus".

1 | 2 | 3 | 4 | 5