Romancista como vocação

Romancista como vocação Haruki Murakami

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Martony.Demes 04/03/2024

Um belíssimo livro em que Haruki revela suas estratégias e métodos de como se tornou um grande escritor. E no final, descobrimos que a simplicidade sempre reverberou suas obras.

Contudo, entre capítulos e revelações, Haruki nos deslumbra com as diversas possibilidade que temos como escritor, os cuidados durante a escrita, a questão dos prêmios, entre outros assuntos intrínsecos a essa temática!

Vale a pena ler e entender a mente desse grande escritor!

Raphael L. 08/01/2024

Ensaio sobre o próprio autor
Livro muito interessante para quem gosta de mergulhar nos processos criativos dos autores. Nesse livro Murakami traz boa parte de sua trajetória e pensamento sobre o ato de criar e sua relação com o meio literário japonês e global.
Recomendo aos admiradores da obra de Murakami, pois vão entender ainda melhor sobre a construção de seus trabalhos, suas angústias e sua vontade de contar histórias.

Carolina 23/11/2023

"Mas em última análise, me considero um romancista."
"Um escritor deve ser uma pessoa livre antes de ser um artista. Fazer o que gosta, quando gosta, do jeito que gosta: essa é a definição de pessoa livre para mim. Prefiro ser uma pessoa comum e livre a me tornar um artista e me preocupar com a opinião dos outros, sujeitando-me a formalidades inconvenientes."

Nessa obra Harumi Murakami nos conta atraves de sua vivência como escritor, como se tornar um romancista e/ou como ele mesmo se tornou um romancista. Além da aula que nos é dado, Murakami também nos fala sobre a importância da escrita, citando várias referências e diversos estilos na literatura. Esse livro é autobiografico e conseguimos viajar através do tempo com o escritor, onde ele fala sobre seu primeiro romance, seus romances mais famosos e seus trabalhos como tradutor. Ler e conhecer sua história, fez com que a minha vontade de continuar embarcando em suas obras só aumentassem, ter conseguido passar por essa linha do tempo de como foi criado obra por obra.

Como a própria descrição do livro diz, essa obra foi escrita na linguagem fluida de Murakami e um convite a todos que desejam conhecer o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita.

"Eu gosto do ato de escrever romances. Por isso sou muito grato por poder viver praticamente só disso, e acho que tive bastante sorte. De fato, se uma sorte excepcional não tivesse sorrido para mim em determinado momento da vida, eu não estaria onde estou hoje. Penso isso de verdade. Talvez não tenha sido sorte, mas um milagre."
AndrAa58 24/11/2023minha estante
??? bela resenha

LimaJr 20/08/2023

Conversa franca sobre o ofício de escritor
O autor compartilha a sua trajetória enquanto escritor de forma abrtas como poucos o fazem. Trata-se de uma conversa franca sobre o ofício de escritor. Oferece conselhos e dicas ricas. Gostei da leitura e recomendo com ênfase.

Gois 22/07/2023

Sobre o processo de escrever
Como um futebolista não jogador que adora acompanhar os bastidores do futebol, eu adoro acompanhar os bastidores da construção dos livros. Esse livro é uma mistura de um pouco de biografia, um pouco de ensaio de opinião e muito de como é o processo criativo do autor (bastante disciplinado, vale salientar). Ele aproveita para destilar um ranço e rebater críticas que recebeu ao longo da vida (E acho que esse coitado recebe muito mais crítica do que merece. Ele é bem original e os livros dele, apesar de não serem maravilhosos, são bons). Achei divertido. É bem fácil de ler. Não é longo. Mas diria que é um livro para quem se interessa pelo tema da escrita. Para além disso, a maioria das pessoas achará inútil.

Nath @biscoito.esperto 13/07/2023

"Quem quer ser escritor precisa ler muito, antes de qualquer coisa".
Esta frase se encontra no quinto capítulo do livro "Romancista como vocação", do autor japonês Haruki Murakami. Acho que ela é um senso comum, algo que todo escritor já disse antes. É também é uma dica muito fácil de seguir.

Quando eu tinha sete anos, li o livro "A Bússola de Ouro", do Philip Pullman, e disse para o meu tio que queria ser escritora. No entanto, logo me preocupei: como eu escreveria uma história tão interessante e divertida quanto a daquele autor?

Meu tio nunca leu Haruki Murakami, mas na época ele disse: "Bom, um escritor precisa ler muitos livros, né? Assim você vai aprender a escrever".

E eu tomei isso como minha jornada pessoal. Desde que aprendi a ler, leio todos os livros que me chamam a atenção, dos mais fúteis aos mais complexos, dos mais conhecidos aos mais obscuros.

Foi assim que eu conheci o Murakami em 2017 ㅡ estava em busca de livros esquisitos, diferentes. Li "Minha queria Sputnik" e não parei mais de ler as obras do Harukão, e em junho deste ano eu reli "Romancista como vocação".

Este livro não é um manual de como se tornar o escritor, é mais uma biografia do Murakami, porém bastante focada na persona de escritor dele. A história de como o Murakami decidiu escrever seu primeiro romance é curiosa, e todos os capítulos deste livro são cheios de dicas, anedotas e divagações do autor sobre vários assuntos literários. É um livro curto, divertido e recheado do conhecimentos adquiridos pelas experiências do Harukão. Recomendo demais, mesmo que você não tenha aspirações literárias!

"O escritor é aquele que tem necessidade de fazer o que é desnecessário".

site: www.nathlambert.blogspot.com
JurúMontalvao 14/07/2023minha estante
??
'O escritor é aquele que tem necessidade de fazer o que é desnecessário" ?
Em tempos de chatGPT isso nunca fez tanto sentido?

Nath @biscoito.esperto 14/07/2023minha estante
Nem me fale ;-;

Francisco.Guimaraes 16/06/2023

Escreva para você
Sou muito reticente com essa enxurrada de livros "como escrever". Mas quando encontramos um gênio de verdade falando sobre o ofício da escrita, é impossível não prestar atenção. No caso do Murakami, é uma conversa fluida sobre o fazer literário sem firulas, sem soluções mágicas, sem apelos comerciais. Tirei dele o melhor conselho que já recebi nesse mundo da escrita: escreva para você.

JuuzouRed 17/05/2023

Simples, divertido e bom pra quem sonha escrever
Esses dias terminei também o livro do Stephen King sobre a escrita, apesar dos 2 serem praticamente um guia para escrever, as propostas são diferentes, no do King há uma parte na qual ele lista ferramentas de escrita e separado, uma autobiografia, o de Murakami é praticamente uma autobiografia que conta seu processo de criação, como ele se utiliza das ferramentas enquanto está no processo criativo, não há uma parte separada, ele conta sobre seus dias escrevendo, suas experiências e como isso moldou o escritor que hoje ele é, colocando ali no meio suas ferramentas e como utilizar, vale bastante a leitura, especialmente para os amantes de Murakami que com seu jeito simplista, instrui todos aqueles que querem entrar no mundo de romancista, de maneira descontraída falando de sua vida

Moya2 31/01/2023

Livro de cabeceira
Um belo arrazoado sobre os tratados de escrita que o Murakami se propôs.
Ele esquadrinha os pormenores do seu ofício, com sua escrita fluida e precisa.
O livro é um excelente manual de bons modos aos escritores e aspirantes.
Ele mesmo afirma que não há verdades absolutas e também diz que o que serve a ele não é regra para todos, mesmo assim há vários insights excelentes que podem servir pra muitos.

manu 14/01/2023

bom demais
como sempre murakami nunca escreveu um livro ruim.
recomendo esse livro mais para os leitores fiéis ao murakami e realmente conhecem o tipo de escrita dele.

Lucia.Aoto 30/12/2022

Que livro!
Esse livro me marcou porque eu li ele quando eu fui para um hostel e fiquei dois dias lá. Foi como se eu fosse para um retiro espiritual kkkkkkk
Pois fui para lá somente para escrever meu primeiro livro. Aproveitei e levei esse livro no qual eu sabia que falava sobre a escrita do Murakami. Ele mesmo conta suas dicas, como que é o processo de escrita dele e os desafios que ele teve.
Sinto que li o livro certo, no momento certo!
Já virei fã e estou devorando um livro atrás do outro dele. Já possuiu um lugar no meu coração junto com o Stephen King!
Henrique695 30/12/2022minha estante
Eita, escritora é ela.

Lucia.Aoto 30/12/2022minha estante
Simmm. Me aguarde galinho hahah ???

Henrique695 30/12/2022minha estante
Tudooooo

Rafaela Beank 15/11/2022

Meu primeiro Haruki Murakami
É o primeiro livro do Haruki Murakami que pego pra ler e não é uma das ficções dele. Gostei muito, achei a escrita super fluída. Ele faz diversas reflexões que apesar de serem focadas para escritores, funcionam para qualquer pessoa que trabalha com criatividade num geral.

Pr.Thiago 03/10/2022

ROMANCISTA COMO VOCAÇÃO
Mesclando detalhes da própria vida com digressões sobre o valor da literatura, um dos maiores escritores contemporâneos fala sobre o ofício da escrita.

Haruki Murakami é um dos mais conhecidos autores contemporâneos do Japão. Quando seus livros são lançados, a imprensa noticia filas enormes nas livrarias de Tóquio e traduções para mais de quarenta idiomas. Ícone da escrita fluida, Murakami transita bem em diversos estilos narrativos: ficção, ensaio, reportagem, nada parece estar fora de seu talento literário. Para abarcar toda essa multiplicidade, chega Romancista como vocação, uma série de proposições sobre a escrita, a literatura e a vida pessoal do recluso escritor. Escrito na linguagem acessível típica de Murakami, este livro é um convite a todos que desejam habitar o mundo dos romancistas, bem como uma declaração de amor ao ato da escrita.

Stefânea 04/08/2022

Cansei no final
falar de literatura japonesa nunca é fácil.

ainda mais se tratando de um não ficção escrito pelo Murakami.

esse livro segue bastante a linha já meio batida, digamos assim, de autores escrevendo sobre o seu processo de escrita.

se você gostou de "sobre a escrita", do stephen king, provavelmente vai gostar desse aqui também.

nele o autor fala bastante de sua história, como se descobriu romancista e como até hoje lida com o peso dessa escolha de profissão.

ela aborda tanto temas mais íntimos dele, como a forma que prefere escrever ou como escolhe o nome de personagens; quanto questões mais amplas, sobre qual o real papel da escrita e para como um autor deve lidar com as críticas.

gostei bastante da leitura, mas principalmente do início. há um capítulo em que ele aborda originalidade e criatividade que CARAMBA achei apenas genial.

porém, do meio pro final fiquei bastante entediada. não sei se foi por ter demorado muito pra ler ou se apenas enjoei de algumas opiniões que julguei meio incoerentes, mas terminei agradecendo aos céus.

de toda forma é uma leitura bem proveitosa para quem quer se aventurar pelo mundo da escrita e acho que também agrega muito a quem gosta de literatura em geral, principalmente de autores fora do eixo USA-UK.

acho que querendo ou não, para o bem ou para o mal, agora sinto que sou mais próxima do autor e pretendo continuar lendo sua ficção, entendo mais de como ele constrói suas histórias.

Gabi 03/08/2022

Os que me conhecem bem já sabem que Haruki Murakami é meu autor favorito. Nesse livro passei a conhecê-lo de forma ainda mais íntima (já que mesmo em romances acabamos conhecendo intimamente os autores), já que Murakami se propõe a discutir sobre o seu ofício de ser romancista, ou escritor.

Com um tom leve e fluído, o autor aborda sobre como foi o seu início de carreira, quando começou a escrever, como se tornou romancista em tempo integral e diversos outros pontos de sua carreira. Em todos os momentos, Murakami deixa claro que ali ele está falando sobre sua própria experiência e que ela não é a mesma para todos, mas que espera que, de alguma forma, possa ajudar àqueles que se sentem curiosos ou querem um dia ser escritores.

Esse livro, na verdade, soou para mim como uma forma do autor declarar seu amor pela escrita e pela leitura. Ele aborda a questão da importância da leitura dos livros, sobre a leitura de livros físicos ou digitais, a influência na sua vida da leitura e de outros autores, e também como pode permanecer por tantos anos nessa carreira.

Nesse livro podemos perceber como Murakami é uma pessoa, para além de um autor, multifacetado, às vezes engraçado, às vezes bravo e às vezes leve para encarar a vida e seus desafios, tratando de como ele lidou com as críticas dentro e fora do Japão, e como conseguiu superar os desafios que apareciam na sua frente. Ele conseguiu mostrar que claramente não é uma pessoa perfeita, mas que encara a vida de uma forma muito interessante assim como seu próprio processo na criação dos enredos e personagens é algo um tanto singular e interessante de se saber mais sobre.

1 | 2 | 3 | 4 | 5