Aprendendo a Confiar

Aprendendo a Confiar Mariel Grey

Resenhas - Aprendendo a Confiar

Niedja - @indicacoes_literarias 04/03/2021

Gostei muito.
Primeiro livro da Série Rendição, que até o momento é formado por dois livros, publicados pela Editora Bezz através do selo Leque Rosa.
Nele vamos conhecer a história de Lucy Goodwin, filha de uma criador de cavalos puro-sangue, que venceu na vida através de muito trabalho e construiu seu lugar na sociedade, porém não possui título. A jovem é determinada, inteligente e a frente do seu tempo. Após a morte de seu pai, tem apenas o irmão que herdou tudo e administra os negócios da família e se tornou um jóquei muito prestigiado perante a sociedade.

Quando seu irmão sofre um acidente, e fica em estado grave e sem perspectiva de melhoras imediata, Lucy se vê tendo que resolver sobre assuntos que não estava familiarizada e ai começa todos o desenrolar da história.

O Marques de Chalifour é um homem justo, bondoso e grande coração, que não tem pretensão de contrair matrimonio, mas se encanta com Lucy a primeira vez que a vê. Ele luta contra a corrupção nos esportes e tem planos de ingressar no ramo da criação de cavalos puro-sangue e vem se correspondendo com um produtor bem conceituado, irmão de Lucy e quando é recebido por ela esse encantamento é novamente acendido.

Ao longo do livro Lucy se enreda numa teia de más escolhas tentando salvar os negocios da família e as consequências podem ser desastrosas.

Um romance de época, muito gostoso de ler, apesar da mocinha ser bastante cabeça dura. É dinâmica, fluida e a narrativa envolvente. Um romance que é construído de forma natural, com personagens forte, baseado na amizade e companheirismo. Os personagens secundários somam bem a construção da história.

mara sop 25/08/2017

A Mentira tem perna curta?
Lucy não é uma jovem comum, daquelas que sonham em frequentar a sociedade e conseguir um bom marido. Ela foi criada vendo de perto o negócio de criação de cavalos da família, acompanhando a carreira do irmão jockey, e se especializando nos cavalos puro-sangue. Mas após a perda do pai e de um infeliz acidente que deixa seu irmão em coma, ela precisa tomar difíceis decisões para dar continuidade aos negócios, enquanto é ameaçada e chantageada por um nobre endividado que vê a propina paga pelos irmãos Goodwyn como meio de ganhar a vida.

Surge então o Marquês de Chalifur, interessado em se tornar sócio de seu irmão. Mas ela, sem saber o que os dois haviam combinado, acaba metendo os pés pelas mãos ao aceitar a proposta de sociedade, sem nem ao menos saber que proposta era essa, e se enrolando cada vez mais numa mentira que criou na tentativa de impedir que descobrissem o real estado de seu irmão. Chalifur, é claro que se interessa não só pelos negócios da família Goodwyn, mas também pela arisca Lucy, e sempre intrigado, sentindo que há algo errado, ele tenta ajuda-la. Mas será que Lucy está pronta pra se deixar ajudar?

O livro, que se passa na Regência (uma das épocas favoritas para romances de época) tem um toque bem humorado entre as trapalhadas em que Lucy vai cada vez mais se afundando, e nos confusos sentimentos do Marquês pela "potra selvagem", mas ao mesmo tempo encantadora, com quem está negociando. É uma leitura leve e divertida, excelente para um final de semana preguiçoso!

site: https://goo.gl/VxUHQQ

Elizabeth 07/04/2018

Que livro fofo
Eu amei. Adorei a mocinha que apesar de ser a frente de seu tempo, não se torna chata por isso. O envolvimento do casal foi muito fofo de ver. Lucien passou muito tempo desacordado, mas quando acordou foi apaixonante. Gostei muito da Monique também.
Para quem procura uma leitura leve, com mulheres fortes e determinadas, recomendo.

Conchego das Letras 20/11/2017

Resenha Completa
Oi, pessoal!

Aprendendo a Confiar é o primeiro livro da série Rendição. Nele vamos conhecer Lucy, uma jovem que sempre acompanhou de perto os negócios da família e possuía um grande conhecimento sobre cavalos. O pai criava cavalos de puro-sangue e o irmão, Lucien, era um ótimo jockey.

Infelizmente o pai de Lucy faleceu e depois de um tempo o irmão sofreu um grave acidente. Para piorar ainda mais a situação, um nobre apareceu alegando que o irmão dela devia uma grande quantia em dinheiro. Lucy não tinha como conferir a veracidade dessa dívida, pois Lucien se encontrava muito debilitado, incapacidade de confirmar ou negar qualquer coisa a respeito.

Além de tudo isso, o Marquês de Chalifour, Lord Philip Lyton, informa que estava para fechar um grande negócio com o irmão de Lucy, que eles se tornariam sócios. Ela também não tinha conhecimento dessa informação, nem o que eles tinham decidido. Mesmo assim, para conseguir pagar a dívida com o outro nobre, aceita a proposta. Lucy só quer proteger o irmão, mas com o passar do tempo se vê mais envolvida nas mentiras dele.

O Marquês é um homem correto, não aceita trapaças e dedica uma parte do seu tempo para exterminar qualquer tipo de fraude nas corridas de cavalos. Chalifour ficou encantado quando viu a jovem Lucy pela primeira vez; quando procurou Lucien para finalizar o contrato e foi recebido por ela, o encantamento ficou ainda mais evidente.

Lucy não era como as jovens da época, ela não sonhava em ter um ótimo casamento e viver para o marido. Ela amava a liberdade e queria viver para sempre assim.

Chalifour sabia que estava acontecendo algo errado, mas Lucy não se abria para contar sobre os problemas. Ele pretendia conseguir a confiança da jovem, para poder ajudá-la e ainda conquistar o seu coração.

Se você ama uma história leve, intensa, divertida e um romance de época, vai encontrar nessa série o seu paraíso. Tenho certeza que vai se apaixonar.

site: http://www.conchegodasletras.com.br/2017/11/cantinho-da-daya-aprendendo-confiar.html

Biia Rozante | @atitudeliteraria 12/03/2018

Um romance leve, uma protagonista irritantemente determinada e teimosa.
Quando uma coisa ruim chega, ela nunca vem sozinha, sempre acontecem várias outras juntas, não é verdade? E essa avalanche está passando por Lucy, deixando estragos e destroços.

Lucy é uma jovem de opinião forte, inteligente e bela, que ao contrário das damas de sua idade não demonstra interesse em se casar, enxerga isso como a perda de sua identidade e liberdade. Não quer ser a propriedade de ninguém, quer continuar sendo dona de suas vontades e poder seguir a vida como escolheu. Ama cavalgar, na verdade ama tudo relacionado aos animais e até tenta se manter inteirada sobre os negócios da família - que cria puros-sangues -, mas sem jamais se envolver a ponto de conhecer cada detalhe.

Mas engana-se quem pensa que sua vida é fácil, na verdade ela tem lidado com muitos momentos de dificuldade. Primeiro a morte do pai, depois o acidente do irmão, credores fazendo cobranças, acordos de negócios em andamento, a reputação da família em jogo, ela ser uma mulher na época e por essa razão não ter voz. É angustiante, e como se não bastasse tudo isso, ainda precisa lidar com um Marquês lindo e curioso demais para o seu gosto.

O Marquês de Chalifour é conhecido por ser um homem sensato que luta contra trapaças e fraude no mundo das corridas a cavalo. Ele não aceita mentiras, enganações e odeia manipulações. É dono de uma generosidade gigante, um coração bondoso e planos para um futuro onde criará uma espécie pura de cavalos e para isso tem buscado um parceiro de reputação imaculada e negócios limpos. Ele só não esperava que no meio do caminho teria que lidar com uma jovem de beleza delicada, determinada e teimosa feito uma mula.

“Agora ele havia descoberto suas mentiras. Embora ele tivesse lhe dado a oportunidade de confiar nele, era evidente que ela não confiava o suficiente. Ele teve a impressão de que ela quase se rendeu durante a viagem na carruagem, mas tinha freado as suas emoções e levantado a guarda novamente. Devia haver uma maneira de ganhar a sua confiança. Ele não poderia ajudá-la se não entendesse o que a ameaçava.”

APRENDENDO A CONFIAR, fala exatamente sobre confiança. Sobre ser capaz de abrir mão do controle, aceitar ajuda e se permitir ser auxiliada em momentos de aflição. Sobre relações familiares, incertezas, amizade verdadeira e as dificuldades de ser uma mulher em meio a uma sociedade machista e opressora. Sobre o medo de perder, de amar e se entregar.

Lucy é o tipo de protagonista que conquista por sua determinação e força de vontade. A mulher está à beira do precipício e não recua. Cheia de boas intenções e preocupações está sempre precisando lidar com situações difíceis e que infelizmente muito lhe fogem do controle. Quando seu irmão acaba acamado após um acidente não sobra nenhuma opção a não ser, se tornar a pessoa ativa da família, tomar as rédeas dos negócios, buscar soluções imediatas, sem revelar o real estado de saúde do seu irmão a fim de preservar a reputação dos negócios e não perder dinheiro. O problema é que ela é MULHER, em uma época onde elas não tinham voz, não podiam ser donas de si mesma, negociar, ser inteligentes, então não resta saída, a quem recorrer e sem perceber se pega presa em um emaranhado de mentiras. Portanto, quando Chalifour chega em sua armadura brilhante, todo cheio das boas intenções, tentando desvendar os segredos que ela esconde e o que de fato está acontecendo, sua primeira reação é fugir, ser arisca e se manter o mais longe possível. Fechar negocio com ele não estava em seus planos, mas a necessidade a obriga mentir e aceitar, mesmo não sabendo no que está se metendo.

“(...) Ou ele poderia reconhecer o fato de que a vida às vezes é composto por situações injustas que pedem decisões tingidas de cinza. Essas decisões podem ser erradas em circunstâncias normas, mas talvez não necessariamente em circunstâncias extraordinárias.”

Amei dois pontos em especial no enredo. Primeiro o fato da autora ter focado na protagonista, atribuindo a ela uma aventura, Lucy de fato precisou crescer e amadurecer muito, ainda que muitas de suas atitudes tenham me irritado, sua teimosia é ferrenha, seu medo é maior ainda, mas a partir do momento que você entende a época em que ela vive, fica mais fácil compreender sua impulsividade e negligencia. Já o segundo ponto que mais gostei foi ser apresentada a um protagonista correto, Chalifour foge do estereótipo dos nobres que sempre lemos em romances de época. Ele não é arrogante, não é mulherengo, um solteiro convicto e irremediável. Ele tem o próprio negócio, é trabalhador, luta contra as trapaças e corrupção das corridas a cavalo, trata a irmã com um carinho gigante e mesmo quando se revela duro e firme, ainda existe muita bondade em suas ações.

“Com os braços cruzados sobre o peito largo, Chalifour estava inclinado casualmente contra o aparador da lareira, os olhos sobre ela de forma constante. Ela tinha certeza que o seu coração parou, porque em um momento passou antes que ela pudesse respirar novamente.”

Eu gostei bastante da leitura, a narrativa da autora é envolvente o que torna APRENDENDO A CONFIAR, uma leitura rápida e bem agradável. Eu recomendo o livro para todos que gostam de romances leves, que surgem naturalmente com a convivência, admiração e o respeito entre o casal. Já estou ansiosa querendo conhecer a próxima história desta série e confesso que já tenho uma personagem que estou torcendo muito para que seja a próxima protagonista.

site: http://www.atitudeliteraria.com.br/2018/03/resenha-aprendendo-confiar-serie.html

Lisse 13/03/2018

Linda rendição e personagens femininas lacrosas
Uma leitura muito cativante e que merecia uma releitura logo que acabei. Lucy Goodwin não é uma dama para a sociedade, ela teve a sorte de crescer com um pai que batalhou muito para levar seu amor por cavalos á frente e isso fez com que os Goodwin ficassem muito famosos por ter um estrebaria com puros sangues e fizesse que Lucien Goodwin, irmão de Lucy, se tornasse um jóquei bem quisto.

E isso leva Lorde Chalifour a ter muito interesse em formar uma parceria de negócios, misturando os cavalos que possuem para conseguir novos puros sangue para venda e competição. No entanto, Lucien acaba se acidentando e ficando inconsciente, deixando Lucy muito apreensiva, pois ainda está de luto pela morte do pai e não se vê perdendo outro ente querido em tão pouco tempo.

Quote: "Ela realmente nunca tinha testemunhado como poder ser um casamento. Talvez fosse por isso que no fundo do seu coração, temia se entregar completamente a um homem."

Nesse meio tempo, bate á sua porta Lorde Perdan cobrando as dívidas de Lucien, desesperando ainda mais a moça devido á grande quantia em débito; e como desespero leva á medidas desesperadas Lucy não vê outro jeito além de mentir para o devedor e para Lorde Chalifour de que apesar do irmão ter sofrido um acidente está tudo bem, no entanto, o jovem Lucien está inconsciente e sem previsão para despertar.

Chalifour quer assinar um contrato de parceria e Perdan quer o cumprimento do acordo das libras que o irmão dela lhe devem; então Lucy falsifica documentos e a assinatura do irmão na tentativa de fazer todos os planos correrem bem, mas isso apenas a coloca em uma espiral de situações sem volta e que parecem difíceis de encontrar uma saída.

Quote: "Lucy era como uma potra jovem, espirituosa, e dava trabalho para ganhar sua confiança. Ele teria ganhado a confiança dela? Ele não poderia fazer mais nada quando a isso. Ele não conseguia deixar de admirar a sua coragem."

Dizer que eu amei esse livro é bem pouco para expressar meus sentimentos, foi na verdade um livro muito diferente para uma amante de romances de época. Mariel Grey conseguiu incluir os elementos de criação de cavalos e corridas de um jeito que nunca tinha visto antes, além de ter criado personagens cativantes que não tem medo de esperar seu tempo chegar para tomar ações. Digo isso por ser um tempo em que as coisas aconteciam de vagar e foi ótimo ver um romance crescer gradualmente, sem pressa e sem ambições.

Quote: "Eu tenho medo [...] porque se eu me casar, vou perder minha identidade e deixar de ser quem eu sou. Eu não vou ter nada."

Chalifour não me decepcionou em nenhum momento. Foi um cavalheiro do começo ao fim, que notou as ressalvas de Lucy e esperou o momento certo chegar para conquistá-la. Já Lucy é uma mocinha muito querida, que não tem receios de proteger sua família, mas tem medo de confiar devido á sua criação e mostrou lindamente como uma jovem deve ser corajosa e destemida.

Não posso deixar de mencionar o elenco feminino que é muito forte dentro desse primeiro volume da Série Rendição. A linda amizade entre Lucy e Monique que é uma das que mais gostei nos últimos tempos. O elo que as une é muito forte, e nem a barreira da classe social fica entre as duas. Lady Monique é uma dama refinada da sociedade, irmã do Duque de Glenhurst, que é quase uma protetora de Lucy; fofas inseparáveis. E também há a querida e espevitada Lady Elizabeth, irmã de Lorde Chalinfour, que também trás a trama uma boa dose de humor e condescendência por parte da nobreza.

E finalizo dizendo: POR FAVOR EDITORA BEZZ LIBERA O LIVRO DA MONIQUE! Beijos, fim.
Joyce Oliveira 22/03/2018minha estante
O livro não foca em salões de baile e em fofocas e intrigas?

Daya 25/06/2018

Além de tudo isso, o Marquês de Chalifour, Lord Philip Lyton, informa que estava para fechar um grande negócio com o irmão de Lucy, que eles se tornariam sócios. Ela também não tinha conhecimento dessa informação, nem o que eles tinham decidido. Mesmo assim, para conseguir pagar a dívida com o outro nobre, aceita a proposta. Lucy só quer proteger o irmão, mas com o passar do tempo se vê mais envolvida nas mentiras.

@biaentreleituras 11/06/2019

Lucy Goodwin é uma linda jovem que entende muito sobre a criação de cavalos puro-sangue, se interessa por esse assunto mais que qualquer outro, é a sua paixão. Mas ela não teria capacidade para tocar o negócio, afinal, é uma mulher (a trama se passa em 1803). O responsável legal pelo negócio da família é o seu irmão, porém, ele sofreu um grave acidente e está impossibilitado de exercer a sua função, deixando Lucy com um tremendo problema em mãos.

Ela conhece muito sobre o assunto, sabe montar perfeitamente, é inteligente e faria o trabalho sem problemas, mas legalmente ela é inapta para isso. Acontece que a situação financeira da família está em risco e ela descobriu que o irmão vem sendo chantageado e a dívida é enorme. Como manter as coisas em ordem? A única saída que Lucy encontra é fingir estar repassando as ordens que supostamente foram dadas pelo seu irmão. E até que dá certo, mas ela se envolve em confusões e em uma situação que poderia destruir a sua honra e destruir ainda mais as finanças da família.

Lord Philip Lyton, o Marquês de Chalifour, estava prestes a fechar um acordo com Lucien e faltavam apenas alguns detalhes, é para isso que ele vai até a casa de Lucy e se surpreende com a notícia de que seu futuro sócio não poderia recebê-lo. A jovem consegue convencê-lo de que não haverá problemas, Lucien deixou recomendações para que o acordo fosse mantido. Obviamente é uma mentira, mas Chalifour não sabe e está muito interessado nesse contrato. Lucy, então, falsifica a assinatura do irmão.

Chalifour se interessa pelo jeito diferente de Lucy, a inteligência dela e sua capacidade para lidar com cavalos e negócios o atraem e ele a convida para ir à sua casa com a desculpa de que gostaria da avaliação dela, claro que a irmã dele estaria na propriedade e, assim, não poderia haver boatos que prejudicassem a reputação de Lucy. Após pensar um pouco ela decide ir.

Lucy nunca quis se casar com alguém, ela prefere a sua liberdade a viver submissa a um marido e ser obrigada a fazer o que ele mandar. Embora se sinta vulnerável perto de Chalifour, nem mesmo ele consegue despertar nela a vontade de casar. Os dois passam algum tempo juntos e é notório que ambos têm desejos um pelo outro, mas são discretos e somente se entregam às suas vontades no momento certo.

Chalifour percebe que Lucy está escondendo algo e ela não confia o suficiente nele para lhe contar, ele precisa conquistar a confiança dela. Chalifour sabe que Lucy está em apuros e quer descobrir do que se trata para tentar ajudá-la, mas ela teme que revelar o que está acontecendo possa ser a sua ruína. Enquanto isso, Lucy procura meios de conseguir resolver a situação e as coisas só pioram, ela vai precisar de ajuda, mas não é Chalifour a quem ela irá recorrer, deixando-o cada vez mais intrigado – e apaixonado.

*Resenha completa lá no blog > http://bit.ly/2XGJ83U

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/