Um Filho Para Mariana

Um Filho Para Mariana Vanessa Cardoso

Resenhas - Um Filho Para Mariana

Luciano Otaciano 12/01/2021

Livro incrível
Que livro incrível! Comecei a leitura de Um Filho para Mariana sem pretensão nenhuma e, quando menos esperava, já estava encantado pela trama. A escrita da Vanessa possui uma característica que todo romance precisa ter: fluidez. Não adianta negar, às vezes tudo o que queremos é uma história fácil e prazerosa de ler – e é exatamente isso que encontramos na obra! Inicialmente o romance parece ser previsível, e é previsível, contudo ao decorrer das páginas fui surpreendido por encontrar uma leitura dramática e reflexiva. Aqui, além do romance contagiante, discutimos temas importantes como homossexualidade, preconceito, suicídio, aborto e doenças sexualmente transmissíveis. Ou seja, é impossível não se agradar com todas as facetas que essa história esconde, não é mesmo!
O ano é de 1988. Mariana está feliz e casada com Paulo, seu melhor amigo desde a juventude. A jovem teve uma infância pobre e abusiva mas, contra todas as expectativas, conseguiu mudar de vida ao encontrar seu salvador. Ao lado de Paulo ela abandonou os demônios do passado, construiu uma nova família, virou enfermeira, e leva uma vida feliz na capital – a única coisa que ela ainda não tem é um filho. E é aí que o destino resolveu agir. De repente Mariana fica presa em um testamento nada comum no qual precisará engravidar antes do prazo de quinze meses (o que deveria ser fácil, mas não é, pois Paulo não pode ter filhos no momento). E, enquanto decide a melhor maneira de realizar esse sonho, a jovem retorna para sua cidade natal na intenção de enfrentar todas as mágoas que manteve escondidas em seu coração. Partindo dessa premissa Vanessa cria uma obra envolvente, verossímil e muito bem desenvolvida.
Quis manter o suspense com uma sinopse bem simples e que não representa tudo o que esse livro traz. Ainda assim, o mais importante aqui é deixar claro que Mariana é uma mulher forte que passou por várias dores e provações e que, ainda assim, nunca deixou de ter esperança. Seu sonho sempre foi ter um filho e seu marido, mesmo incapaz de ajudá-la diretamente, decidiu embarcar com ela nessa empreitada e fazer esse sonho acontecer (mas pode ter certeza que Paulo prepara algo surpreendente e que nunca iríamos imaginar). Nesse ponto vale dizer que senti na obra algo que me agrada: aquelas artimanhas típicas de novela, ou até menos dos livros da Nora Roberts. Nós sabemos o que vai acontecer e entendemos os motivos por trás de cada artifício usado pelo autor, mas ainda assim não conseguimos deixar de gostar da leitura. O fato é que esse toque de previsibilidade não diminuiu a intensidade do romance, muito pelo contrário, torci muito para que Mariana fosse recompensada e, finalmente, tivesse seu final feliz. Ainda sobre isso é importante dizer que o romance é intenso e previsível é verdade, cheio de paixão e descobertas, e do tipo que cresce no dia a dia, nos momentos compartilhados e, principalmente, nos diálogos. Outro ponto positivo na obra é o fato de o casal conversar, discutir e fazer esforços juntos para superar suas inseguranças, afinal todo casal experiencia inseguranças numa relação conjugal, embora muitos não admitam. Mas o livro vai muito além do drama, das artimanhas e do romance previsível, afinal desde o começo fica claro que a ideia da autora é discutir e quebrar preconceitos. Quando Mariana retorna para sua cidade natal, aquela típica cidade fofoqueira e preconceituosa do interior (não que todas sejam assim), a jovem é constantemente confrontada pelos ideais de pessoas que não entendem ou aceitam o diferente – e isso em 1988, quando os preceitos de certo e errado eram ainda mais duros e grosseiros do que nos dia de hoje. Portanto, o livro fala sobre homofobia, traição, fofoca, aborto, e até mesmo sobre os tabus que giram em torno do sexo. Fala sobre aqueles temas que não se podia discutir abertamente porque a sociedade ditava que era errado, principalmente quando vindos de uma mulher. Sendo assim, me agradei da maneira como Mariana enfrenta as dificuldades da vida no interior de cabeça erguida e, mesmo com sua personalidade mais calma e reservada, não deixa de lutar pelo que acha certo e por aqueles que ama.
O livro é rápido e prazeroso de ler, tem um romance previsível e cativante (e sensual), e aborda temas reflexivos e – infelizmente – reais. Ademais é uma obra que emociona quem lê, e bem escrita também. Minha única ressalva é que a obra tem um público certo: aqueles que amam romances, sejam eles clichês ou não. Digo isso por é importante salientar que o livro tem seus pontos altos e baixos, mas que eles são esquecidos pelo leitor que conhece esse tipo de história e entende que é exatamente assim que ela deve ser: dramática, sensual, reflexiva e um tanto previsível. Então se você gosta de romances fluídos e cativantes, dê uma chance para a escrita da Vanessa, vale muito a pena! Agora se você não gosta desse tipo de leitura, vá com calma, crie poucas expectativas e deixe-se levar pela bela mensagem que a autora quis passar, não se importanto tanto as pequenas falhas existentes no livro. Se recomendo a obra? Claro que sim! Espero que tenham curtido a resenha. Até a próxima!

eusamille/@amoreseleituras 29/06/2020

A história se passa nos anos 80, final da ditadura militar, São Paulo. Aborda relacionamento homoafetivas que na época era um escândalo.
Mariana é casada com Paulo a 11 anos, técnica de enfermagem, e é obrigada a retornar a Fazenda onde cresceram por conta de uma notícia muito triste.
Ao voltarem para a capital descobrem que Paulo tem uma doença incurável e decidem passar um tempo na fazenda para encontrarem uma maneira de prolongar a vida do seu grande amor.
Com tudo isso ela vê o seu sonho de ter um filho ser consideravelmente acabado.
Paulo encontra uma maneira de dar um filho para Mariana de um jeito incrível.
A partir daí não posso contar os acontecimento porque seria Spoiler. *Amei demais a história, a forma fácil de fluir a leitura do livro é principalmente o fato de abordar o relacionamento homossexual que até hoje continua sendo um tabu para algumas pessoas.
Indico que leiam, porque é uma história encantadora que me prendeu do início ao fim.
Debby 29/06/2020minha estante
Amei sua resenha, me deu vontade de ler!!!

eusamille/@amoreseleituras 29/06/2020minha estante
Debby, tenho certeza que irá amar a leitura li tudo em um dia.

Van 14/07/2020minha estante
O livro é lindo! Cheio de temas fortes mas que são abordados com delicadeza e inteligência pela autora. Me apaixonei pelos personagens. Simplesmente maravilhoso!

Alê 27/01/2018

Um filho para Mariana
Livro tranquilo com muita reflexão sobre assuntos tão atuais qto em 1988. Senti falta de falar mais sobre o período descrito no livro. Mas de grande reflexão moral. Naquela época o preconceito era muito grande e tudo tinha que ser reprimido e colocado de lado. A leitura em si é tranquila sem muitas reviravoltas e dramas de idas e vindas do casal. Eles se amaram com o tempo e não atropelado como vemos em muitos livros. É uma boa leitura e só não dei 5 estrelas pq gostei muito mas não AMEI. Mas esse livro é bom, bem escrito e ótimo para refletir sobre os temas exposto durante a narrativa. Parabéns!
Indicação do Vblog livros e fuxicos.

Arca Literária 19/12/2017

resenha disponivel no link a partir do dia 12/01/18