O amigo de Castro Alves

O amigo de Castro Alves Moacyr Scliar

Resenhas - O amigo de Castro Alves

Abelha Atarefada 09/10/2023

Hum
Foi por essa leitura (da escola), que conheci Castro Alves, porque confesso que antes nunca nem tinha ouvido falar.
A obra mistura ficção com fatos sobre a vida dele, o que é interessante. O problema, no meu ponto de vista, é o desenvolvimento. Tudo vai acontecendo muito rápido e certas coisas nem sequer tiveram explicações ou um aprofundamento digno.
Sinto que o autor pecou muito nesse quesito, deixando a escrita rasa e simplória.
Pelo menos foi uma leitura fácil e que passou rápido, diferente de muitos outros livros que lemos por causa da escola.

Lea.0 16/08/2021

bom!!!!
o livro é MUITO bom, eu estava com expectativas muito baixas por que geralmente os livros obrigatórios da escola não tendem a ser tão legais quanto os que eu leio por vontade própria, mas esse livro me encantou tanto pela empatia de Castro Alves, quanto pela dor, tortura, e sofrimento de Tião ou Leopoldina por exemplo.
É muito lindo ver como mesmo Castro Alves sendo criado em um ambiente no qual negros eram tratados como animais ele se opôs aquilo.

spoiler ??
Gostaria ao menos que no final do livro o Duarte tivesse morrido, uma pena não poder ter lido a morte dele.
Mariana113 19/01/2022minha estante
Meu 2º favorito da escola, só perde pra Eu Passarinho. Eu como uma poeta amadora fiquei simplesmente apaixonada por esse livro.

daisyzgf 08/08/2021

O amigo de Castro Alves
O que falar desse livro? Fala de um poeta clássico e seu amigo escravizado, o Tião.
Eu passei tanta raiva lendo, infelizmente tudo que acontece com os escravizados do livro já foi a realidade do país.

O jeito que os poemas de Castro Alves representam a sua angústia e paixão é surreal, eu amei cada detalhe dessa história.

O cenário muda bastante e tem vários personagens, mas eu consegui entender tudo, me situei muito bem graças a escrita impecável.

Eu me emocionei tanto, me arrepiei, quase taquei o livro pela janela, mas tudo valeu a pena, tudo que essa literatura ensina e expressa, só lendo pra entender e sentir.

Por favor leiam se tiverem a oportunidade, leiam com a alma, assim como "Cecéu" fazia com seus poemas, escrevia com a alma.

Ele tinha um objetivo lindo, que talvez até hoje não tenha sido alcançado por completo...

(tem um plot muito bom por sinal, NUNCA que eu ia esperar um certo acontecimento...)