Para educar crianças feministas

Para educar crianças feministas Chimamanda Ngozi Adichie

Resenhas - Como educar uma criança feminista

Luma44 13/02/2023

O livro fala muito do que a gente como feminista já sabe, colocado de modo fácil e até didáticos, com exemplos vividos pela autora.
Eu amei ver tbm pela perspectiva de uma mulher preta e africana, pq mostrou um pouco dos preconceitos das tradições de lá e me deu mais curiosidade para saber sobre os povos.

Voltando ao feminino e a questão de educar uma criança. Não sou mãe, mas aprendi uma coisa importante aqui.

É preciso que a gente se entenda. Que a gente saiba nossos preconceitos, as falhas que os nossos pais tiveram com a gente e tirar os estigmas e ter cuidado para não repetir frases ou atitudes que oprimem a criança, em especial a mulher. Isso se mostra através da gente muitas vezes sem percebermos, porque está internalizado a muito tempo na gente!

Acho que ainda tenho muita coisa para aprender e muia coisa para mudar no meu pensamento que eu nem sabia que era um problema pq nunca tinha prestado atenção.
E fico triste de pensar que isso é um processo muito longo na gente para que se reflita de melhor maneira nos nossos filhos e tem muitas meninas que são mães muito jovens. 18 anos acho q ainda é muito jovem pq esse processo é longo, imagina para garotas de 15 ou 13 anos que mal puderam ser adolescentes.

Bia 25/06/2021

Livro necessário
Esse é o meu segundo contato com a autora, tão bom é necessário quanto o primeiro, futuramente pretendo ler outros títulos dela.
Luma44 07/02/2023minha estante
Qual foi o primeiro?

lumabeatrizz 24/10/2023minha estante
Resenha do livro para educar crianças feministas:

Na infância, é de extrema importância que as crianças sejam ensinadas a ler para poderem questionar o mundo em que vivem, para que quando sejam adultas saberem o que devem enfrentar é que caminho seguir. Ensinar seu filho ou filha que ela não nasceu para agradar a sociedade, o que se retrata no livro, são apenas verdades que a sociedade tenta esconder, como por exemplo, uma mãe que tem que cuidar de tudo, sem ajuda pois seu ?marido? trabalha muito e não pode ajudar, entre uma das alegações é ser ?homem?. Maternidade pode sim ser algo maravilhoso, mais não se baseia em apenas cuidar de filhos e casa, e sim trabalho, cuidar de si própria e acima de tudo ser uma mulher! Isso também dará um exemplo para sua filha ou filho, futuramente irão se espelhar nesse exemplo.
Ensinar também, a sua filha, a não se calar e saber se defender sempre, isso é muito importante.
O feminismo pode ser algo polêmico, mais é de suma importância ser discutido com todos, O livro retrata temáticas muito polêmicas e que devem ser discutidas na sala de aula, que devem ser ensinadas pra crianças e adolescentes, de forma que entendam, para que quando crescerem saberem confrontar o mundo em que viverão, hábitos de leitura que devem ser ensinados em quanto criança também é extremamente importante.

thayllane 05/01/2021

Que livro maravilhoso, o jeito simples que é tratado assuntos tão complexos, me deixou encantada. Espero que muita gente leia esse livro, porque quanto mais crianças crescerem com esse pensamento libertador, mais leve será a sociedade no futuro

Kamila Thuane 22/11/2020

Adichie e sua ideia absurda de querer ensinar desde de criança que as meninas devem ter os mesmos direitos que os meninos. Aqui não estamos falando de lei, ok? Estamos falando de convenções sociais e essa ideia -que parece natural- de que os homens realmente tem mais capacidade de fazer certas coisas. (Que vai desde cargos de poder, passando por ciência, parando na fila de quem tem mais direito a focar na carreira quando se tem filhos, até a falácia de que eles dirigem melhor)

Mynah Drakul 06/03/2020

Manifestando esperança
Todo mundo lida com crianças; e as educa durante o contato. Não importa se gosta disso ou não. Crianças são parte da vida, são parte de estarmos vivos. A não ser que alguém tenha nascido já em forma adulta, fruto de uma chocadeira. Por isso esse texto é tão importante para nossas sociedades. Que possamos ler e viver e ampliar e reelaborar o que nos é dito aqui. Para nossas meninas, para nossos meninos. Para todas as nossas crianças.

Mônica Paz 17/02/2020

Eduque e seja educado
O livro é derivado de uma carta que a autora mandou para uma amiga, com o intuito de responder a esta sobre sua dúvida: como educar crianças feministas. As orientações são válidas para tod@s: mães, pais, tios, amigos. E são válidas não só para a criação de crianças, mas para o contato com elas de uma forma geral. Educa a criança e educa os adultos! É uma leitura rápida, reveladora e que deve ser passada adiante.

Alice.Gomes 28/10/2019

Super indico,me fez refletir muito, o feminismo verdadeiro quer igualdade,não quer superioridade

Jacqueline 08/04/2018

Como educar crianças feministas?
Achei o título em Português bem ruim; o inglês é "Querida Ijeawele; ou um manifesto feminista em Quinze Sugestões "; mais condizente com o livro; que é a adaptação de uma carta que a autora escreveu a uma amiga que pedia sugestões de como criar sua filha recém nascida dentro de premissas feministas. Gostei bastante. Um livro pequeno com conteúdo objetivo; didático e poderoso. Acho importante ponderar que a autora nasceu na Nigéria; um país de população predominante negra; e por isso o viés de gênero; no contexto de vida dela pesa mais que o de raça. Na minha vivência de feminista negra brasileira; raça e gênero se intercruzam e se pressionam na mesma proporção.
Mônica Paz 17/02/2020minha estante
Entendo... mas acho que o título chama atenção! Eu mesma comprei sem me dá conta de quem era e do sucesso da autora, só porque achei interesse a proposta. E nem tenho filhos!

Polly 02/11/2017

Todas as mães e todos os pais deveriam ler (#019)
Para Educar Crianças Feministas é uma versão de uma carta enviada pela Chimamanda para sua amiga de infância Ijeawele, que, na ocasião, acabava de ter uma filha e pedia conselhos de como educar a menininha para que, quando crescesse, esta se tornasse uma mulher feminista, dona do próprio nariz.

Ao longo da carta, a Chimamanda escreve à Ijeawele quinze sugestões de como educar a criança, de como construir uma boa relação com sua filha e de como a ajudar a se tornar uma mulher íntegra e forte.

Dentre os conselhos dados pela Chimamanda estão: o incentivo ao gosto pela leitura (ressaltando que o melhor incentivo é o exemplo), o ensinar sobre a desnecessidade de agradar a todos e a tudo e o reconhecimento do seu próprio valor. Todas as dicas são valiosíssimas para alguém que está enfrentando o desafio de educar outro ser humano. A Chimamanda dá conselhos que extrapolam o feminismo, dá conselhos de como criar uma criança com humanidade e fazer dela um ser humano, no melhor sentido que essa palavra pode ter.

Na introdução, a Chimamanda diz que a amiga respondeu que tentaria colocar em prática todos os conselhos, e que, agora, que a própria Chimamanda é mãe, ela também estava tentando fazer tudo o que tinha escrito. Afinal, somos falhos, somos humanos. Falhar também é ensinar. Tentar colocar todos aqueles preciosos conselhos em prática já é um grande sucesso. É a certeza de você vai educar um bom ser humano para o mundo.

Enfim, se você é pai ou mãe, ou pretende sê-lo um dia, ou ainda, se você, de uma forma ou de outra, contribui para educação de uma criança, seja um sobrinho, enteado ou afilhado, Para Educar Crianças Feministas é um livro precioso nessa sua missão (que é de grande importância e dificuldade, aliás!). É de uma linguagem simples, é curto, objetivo. Vale a pena a leitura!

site: https://madrugadaliterarialerevida.blogspot.com.br/2017/11/para-educar-criancas-feministas.html

Nay Lopes 20/10/2017

Preciso e sem mimimi...
Que delícia poder entender de forma mais genuína a visão da autora sobre educar crianças a serem feministas. E eu que não sou mãe e no mais, tia de menino, quero ler pra ele e presentear todas as futuras mamães com esse simples e preciso manifesto.

Filyppe.Saraiva 07/10/2017

Sobre Educar Para Um Mundo Melhor
Chimamanda dá prosseguimento em sua genial palestra (que foi parar até no meio dos discos da Beyoncé), dessa vez, escrevendo para uma amiga que pede ajuda sobre como criar sua filha recém-nascida como feminista.

O que eu mais gosto da Chimamanda é que ela é brava, mas não trata isso como uma coisa ruim. Oras, bravura é uma virtude, ou ao menos deveria ser, não é mesmo?

O livro traz uma análise de comportamentos corriqueiros em todo o mundo, e desenha a maneira patriarcalista sob a qual somos criados, homens e mulheres. Então Chimamanda sugere à sua amiga, soluções práticas de como criar sua pequena filha cortando de sua educação comportamentos simples, mas que só multiplicam a misoginia.

Eu só senti falta de uma abordagem que abraçasse um pouco mais a criação de meninos dentro de uma mentalidade feminista, no mais, acho um livreto importantíssimo.

Bazinha 15/04/2017

OTIMO
Toda mulher deveria ler, nao apenas mae de meninas, mas de meninos tambem. Pra saberem o que nao fazer e o que fazer com os meninos. Otima leitura, rapida e objetiva. Recomendo!
Filyppe.Saraiva 07/10/2017minha estante
Apesar de ter adorado o livro, senti falta de mais dicas que abraçassem a criação de meninos dentro do pensamento feminista!