Ensaios

Ensaios George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

BeatrizFonseca1 25/03/2024

O livro Admirável mundo novo, faz uma critica ao uma sociedade que e´controlada e que as pessoas tem pouca liberdade, e algumas pessoas sofrerem de doenças chamadas de imaginação e liberdade, por isso devem serem presas , para o socialismo defendeu por Oscar, todas as tarefas chatas seriam realizadas por maquinas e não iria existir desigualdade econômica .
a distinção de classes para Elias é uma forma de organizar a sociedade , uma classe pode preservar uma cultura, porque elas são orgânicas, ele defende que a escravidão é algo que não pode ser defendido de modo algum,para ele uma sociedade sem classes é uma sociedade que não produz cultura, pra ele a cultura não é fabricada , elas cressem e se desenvolvem por vontade própria .

madu.zi 15/03/2024

"A Inglaterra carece, portanto, do que se pode chamar de literatura de campo de concentração."
Esse livro me fez chegar a duas conclusões, a primeira de que Orwell é um ótimo ensaísta, e a segunda que ele é como todos os ingleses e europeus na questão de imperialismo e poder mundial.

Gus 09/03/2024

é um livro muito interessante, gostei bastante dos últimos ensaios "dentro da baleia" (principalmente a parte III) e "atirando no elefante" onde senti mais conexão na relação autor-leitor. como disseram em outra resenha aqui, não tenho toda essa bagagem política e no início me senti mais disperso.
no geral é uma boa leitura e consegui capturar a opinião nas críticas aos outros autores citados.

Tarot Dealer 08/03/2024

"Todos os homens sensatos por décadas estiveram substancialmente em acordo com o que Wells diz; mas os homens sensatos não tem poder nem, em muitos casos, disposição para se sacrificar".
Excelente coletânea de sete artigos publicadas pelo socialista inglês entre 1936 e 1944, período de ascensão do fascismo no século XX. É importante frisar que para se compreender bem esta obra se faz mister conhecimentos de História e literatura avançados.
Em "Arthur Koestler", "Dentro da Baleia" e "Wells, Hitler e o Estado Mundial" o autor faz crítica literária a "Escuridão ao Meio-dia" (Koestler), "Trópico de Câncer" (Henry Miller) e "A Nova Ordem Mundial" (H.G. Wells), respectivamente. Mais do que às obras citadas, são feitas citações à inúmeras outras e um sem número de fatos históricos.

"Memórias da livraria" é um conto anedótico da vida do autor enquanto funcionário de um sebo. Também autobiográficos são "Como morrem os pobres" e "Atirando nem elefante", que são, a meu ver, os pontos altos da coletânea. O primeiro conta quando o autor esteve internado com pneumonia na ala pública do Hospital X, em Paris. O segundo de quando ele era um policial subdivisional na Baixa Birmânia. Desnecessário dizer o sentimento antieuropeu era forte entre os "colonizados'.

"O que é o fascismo" destacado na capa do livro em letras grandes e reforçado pela ilustração de capa como carro chefe da presente obra deveria se chamar "O que não é o fascismo", já que o autor aponta, em 1944, como o termo estava se tornando esvaziado pelo seu mal uso na época (!!!), sem com isso apresentar uma definição eficiente de fascismo como Ecco faria em 1997.

Em sua, temos o período entre treze e cinco anos antes da publicação de "1984" um Orwell já preocupado com o fascismo se institucionalizando, os riscos da ortodoxia entre pessoas que não a compreendem e um movimento comunista que estava se tornando uma "cópia" do modelo existente na União Soviética mais do que uma ideologia libertária e contrária à opressão.

Rodrigo 07/03/2024

Sempre muito atual
Acho que o próprio formato do livro (textos esparsos e não conectados) não me possibilitaria dar uma nota muito alta? sou mais da narrativa contínua.

Apesar disso, em um compilado de textos que muitas vezes podem parecer ?aleatórios? ou até mesmo desinteressantes, à primeira vista, Orwell sempre consegue dar um jeito com a sua grande escrita. Desenvolve muito bem as temáticas e sempre consegue fazer conexões lógicas com a sua época.

Falando nisso? para mim, esse que é o ponto chave da obra, as diversas conexões que o autor consegue fazer dos mais diversos temas abordados com o contexto marcado pelo totalitarismo e fascismo em que vive. Não poupando criticas (pertinentes) até mesmo para os regimes que compartilham suas posições esquerdistas.

Aí também que as suas analises se tornam muito atuais, chegando até a impressionar um pouco como o contexto de polarização, extremismo e ameaça constante do totalitarismo vivido por ele, parece se espelhar atualmente, mas óbvio que em menor grau, pelo menos por enquanto?

gabimool 15/02/2024

O referencial teórico desse livro é babado
Ao iniciar a leitura é importante que haja um conhecimento ou ao menos algum tipo de entendimento histórico e teórico sobre Alemanha nazista, união soviética e alguns dos autores que George Orwell menciona para que seja possível uma leitura objetiva e imparcial sobre ?o que é fascismo??. Mas o fato é o quanto a escrita de Orwell permanece atemporal e necessária.

Bru 16/12/2023

Só li um livro de ficção do autor, mas esses ensaios me fizeram querer ler todo o trabalho de não-ficção dele. Incrível como muitos dos assuntos ainda são atuais, como fascismo se tornando mais um xingamento genérico ou o tratamento desumano que geralmente pessoas pobres têm em hospitais. Demorei a entender a metáfora de "Jonas na barriga da baleia", mas me identifiquei. Assim como último ensaio que é apenas um exemplo de como às vezes somos tolos o suficiente para ir contra o que queremos apenas para não parecer tolo. Não concordo com tudo, mas foi uma leitura maravilhosa.

alinasjornadas 06/12/2023

Indicação Semanal = ?Ensaios - George Orwell"
Indicação Semanal = ?Ensaios - George Orwell"
PUBLICAÇÃO DE = George Orwell
PÁGINAS = 114
Avaliação: 5.0;

O livro compila ensaios renomados, redigidos e publicados, sob profundidade de análises marcada à época das produções, com especificidade para o cenário pós Imperialismo e suas reverberações, causas e consequências no apogeu e decurso de Grandes Guerras Mundiais, com enfoque na segunda conflagração global. O compilado reúne obras como: ?O que é Fascismo??; ?Arthur Koestler?; ?Memórias da Livraria?; ?Wells, Hitler e o Estado Mundial?; ?Como Morrem os Pobres?; ?Dentro da Baleia?, além de ?Atirando num Elefante?.

#literaturainternacional #literaturanacional #resenhaliterária #análiseliterária #biblioteca #livraria #história #leitura #livros #books #livroseleituras #indicaçãodeautores #bookstan #perfilliterário #booklovers #leitores #nerd #geek #orgulhonerd #culturanerd #geekpride #geekculture #EnsaiosGeorgeOrwell #GeorgeOrwell #Ensaios

Maria20590 24/11/2023

Gostei, a escrita dele é muito boa. De todos os contos acho que o "Dentro da baleia" foi o que eu mais senti a opinião dele e de fato o propósito do livro.

Rhba85 15/11/2023

Diversidade de textos: Algumas Leves, Outras Desafiadoras
George Orwell emerge como uma mente brilhante, transcendentemente conectada com as complexidades da história, literatura e política. Seu olhar crítico não poupa ninguém, expondo feridas onde quer que estejam. Aqui, a genialidade de Orwell revela-se na capacidade de elogiar e criticar, concordar e discordar, levando-nos a enxergar o mundo com uma nova perspectiva.

A sinceridade e falta de pudor ao abordar diversos temas, inclusive suas próprias experiências, são marcantes. Orwell não se esquiva de apontar previsões perturbadoras, como a sofisticação dos golpes de estado, antecipando eventos que ecoam em nossa história recente. Ele explora a relação entre o fascismo e a globalização, mas não deixa de questionar os próprios antifascistas, expondo contradições e hipocrisias.

Um ponto crucial é sua advertência sobre o perigo do totalitarismo, destacando como algumas nações manipulam o passado conforme suas conveniências. Orwell critica colegas escritores que sacrificam a qualidade literária em prol de agendas políticas, alertando para o risco de se tornarem defensores involuntários do totalitarismo.

Apesar de desafiador, o livro, escrito nas décadas de 20 e 30, permanece uma leitura relevante e impactante. Orwell nos convida a questionar, a refletir e a compreender as nuances do nosso mundo, proporcionando uma experiência intelectual enriquecedora. 📖✨ #GeorgeOrwell #ReflexõesInteligentes #LeituraEssencial"

Luis Felipe S. Correa 28/10/2023

Excelente livro
Eu tinha feito uma resenha bem mais completa, mas o app não salvou e agora eu fiquei indignado. De forma resumida, é um livro incrível para compreender o processo criativo que resultou na publicação de 1984. Livro incrível que aborda questões ainda experimentadas hodiernamente e, equivocadamente, tidas como novidades do "avanço social".

Marcella.Pimenta 18/10/2023

7 ensaios críticos e desconexos entre si de Orwell
Coletânea de 7 ensaios escritos por Orwell entre os anos 30 e 40, sem qualquer conexão temática entre eles. Pra maioria, é preciso uma bagagem histórica e literária. Ele faz apontamentos interessantes sobre o clima político da época, as influências dos escritores, mas isso exige do leitor uma noção básica de conceitos políticos pra não ficar perdido.

1. "O que é fascismo?": o uso indiscriminado do termo "fascista" tirou o seu significado, transformando-o num mero xingamento (apesar do título, o autor não explica o que é fascismo)

2. "Arthur Koestler": uma crítica aos livros de Koestler, principalmente "O zero e o infinito" (também conhecido como "Escuridão ao meio-dia").

3. "Memórias da livraria": experiência si autor como funcionário de um sebo.

4. Wells, Hitler e o Estado mundial": crítica a H. G. Wells e à ideia de um estado mundial, já que as maiores potências não aceitariam abrir mão da soberania nacional. Enxerguei uma relação com a ONU e com o globalismo.

5. "Como morrem os pobres": observações do autor quando esteve internado na ala pública de um hospital de Paris, focando no descaso dos funcionários para com os pacientes.

6. "Dentro da baleia": dividido em 3 partes, em 2 Orwell fala de Henry Miller e sua obra "Trópico de Câncer" e na outra, traça um cenário dos autores europeus dos anos 30 e como eles foram atraídos pelo comunismo.

7. "Atirando num elefante": Orwell conta o episódio em que, enquanto policial na Birmânia, foi chamado para resolver o caso de um elefante que provocava tumulto num bazar.

igorsiemann 25/09/2023

Se estes textos fossem publicados no jornal matinal que leio, eu acordaria alegre e ansioso todos os dias. Não tem nada de espetacular no ensaio que dá nome ao livro, mas os outros ensaios e principalmente as resenhas de Orwell sobre literatura são muito instigantes. A crítica tem várias funções, e pessoalmente, a minha favorita é instigar o leitor para que ele vá atrás de suas próprias experiências com um pouco de bagagem, um outro olhar. Eu gosto de imaginar o livro antes, e essa expectativa para mim tem muito valor, mesmo que não vá condizer com a realidade da minha percepção. O último ponto é que nunca vou esquecer o jeito que ele descreve Guerra e Paz, é de uma leveza muito grande e uma sensibilidade ainda maior.

Edson.Santana 07/08/2023

Luta de sombras
O mais fraco dentro todos os livros de Orwell, ainda sim, um dos mais caros. O autor nem se quer oferece resposta para pergunta que dá nome ao livro, deixa no ar mesmo. O ganho que se tem aqui é uma linguagem que beira a literatura mas em pouquíssimas linhas e ou mesmo trechos. Por fim, fica evidente o quão trotskista o autor é. E sim um vermelho, mas se filtrado por um vidro, desbota.

Juzu 17/07/2023

É bom mas nem tanto
Não é um livro ruim, mas de longe não é o melhor oferecido do,autor ainda sim acredito que vala a pena a leitura