O que é fascismo?

O que é fascismo? George Orwell

Resenhas - O Que é Fascismo? E Outros Ensaios

eilozi 15/04/2020

O livro é muito bom, mas infelizmente ainda não tenho tanta bagagem cultural e política para compreendê-lo 100%. Ele deve merecer 5 estrelas mas dei 3 por não ter entendido muita coisa KKKKKKK.
Mas salvei um quote bastante interessante "Livros de história tem sido reescritos em termos muito mais nacionalistas do que antes, de modo que as crianças possam crescer com a visão mais falsa possível do mundo lá fora."
Felipe González 26/04/2020minha estante
Sua honestidade intelectual é admirável, meu jovem. Parabéns e persista na busca pelo conhecimento. Parabéns!!!!!

eilozi 27/04/2020minha estante
Obrigada! :D

Henrique0 02/09/2021minha estante
Parabéns

Rafael 27/08/2020

Brilhante! Leia! Leia! Leia!
A genialidade está em não dobrar suas ideias de acordo com a moralidade ou sua própria vontade. Amado e odiado, George Orwell conseguiu em muitos poucos anos de vida adquirir uma bagagem histórica, literária e política invejável.
Neste pequeno livro de ensaios, trechos de textos do autor trazem luz e reflexão sobre o assunto fascismo, propaganda e totalitarismo. Orwell aponta para todas as feridas, independente de quem seja responsável por elas. E é nesse hora que você percebe onde está a genialidade.
Em alguns textos Orwell comenta outros livros. Fala do que ele acha incrível em cada um, do que não gosta. Daquilo que não concorda. E nós faz ver coisas que antes não prestávamos atenção.
Outro ponto muito marcante é a sinceridade e a falta de pudor em falar de tudo, até mesmo de experiências próprias. Orwell crítica todos. É uma metralhadora pronta para atirar.
Eu destaco que ele cita dezenas de livros que não existem na língua portuguesa ainda. Ele prevê jogadas políticas que acontecem hoje. Num trecho ele destaca que um livro conseguiu prever que golpes de estados seriam muito mais sofisticados no futuro (ele praticamente traduz o que aconteceu no Brasil nos anos 2015/2016).
Orwell também comenta sobre Admirável Mundo Novo e Nós, ambas distopias famosas quase tanto quanto 1984.
Eu achei fantástico ele explicando como o mercado editorial funciona. Como funciona a estrutura da propaganda do próprio livro.
O livro não é sobre diretamente fascismo. "O que é fascismo?" É apenas um dos textos. Mas quem for ler pode ter certeza de que isto está muito longe de ser um ponto fraco.
Orwell aponta para os fascistas. Reflete como o fascismo cresceu com a globalização. Mas também critica os antifascistas. Por que dizem ser antifascistas mas exploram países do terceiro mundo e não tem nem vergonha de promover a desgraça alheia. Orwell alerta para o perigo do totalitarismo. Há muitas nações por aí em que o passado é mudado conforme quem o escreve. (Há muita gente dizendo que Hitler era comunista). Orwell aponta para o que ele acredita ser os erros da União soviética, mesmo sendo socialista. Critíca os colegas escritores que abrem mão de produzir obras sensacionais para fazerem campanhas políticas através de seus livros. Como ele diz: o problema que os escritores de esquerda tentavam tanto defender seu partido que acabam defendendo o totalitarismo.
E no final Orweel tenta decifrar porquê o comunismo deu errado.
Acho que não preciso dizer mais nada. É um livro brilhante de um autor brilhante. De certa forma ao lê-lo percebo agora que o fascismo nunca saiu fora de moda. Orwell era visionário. Um homem muito além até mesmo do nosso tempo. LEIAM!
Anderson 27/08/2020minha estante
Já estava com esse livro na minha meta de leitura, após ler essa resenha, estou mais ansioso que nunca para lê-lo.

meriam lazaro 27/08/2020minha estante
Nossa!! Instigante a tua resenha.

Sayuri 10/05/2021

Um livro para quem entende.
Meus 18 anos de vida não chegaram nem perto de ser o necessário para entender tudo que há nesta coleção de ensaios. Por outro lado, destaco as resenhas e a personalidade cítrica do autor, que aborda todos os fatos citados com comentários que podem até ser engraçados. Orwell foi um cara excêntrico, mas sigo tentando entendê-lo

Gabriel 16/02/2022

Esperava outra coisa
Criei expectativas erradas nesse livro. Esperava uma coletânea de várias observações perspicazes sobre a realidade que o Orwell teve, mas no fim é uma junção de vários comentários que ele fez a determinados assuntos datados (como comentar um livro que ele leu em 1930, o trabalho em uma livraria e etc). Esperava algo mais impactante, mas não é ruim.
Bruna.Portoghese 16/02/2022minha estante
Tmb tive a mesma impressão

Geraldo Marçal 18/02/2022minha estante
Quando li "Um pouco de ar por favor" e "Na pior em Londres e Paris" do mesmo autor, foi exatamente essa a minha sensação.

Luana 18/01/2021

Muito interessante!
Gosto muito da escrita do Orwell e ele nunca decepciona. A maneira como ele aborda esse tipo de temática é incrível e fácil de entender.

Vale muito a pena a leitura de qualquer um dos seus livros!

Bru 16/12/2023

Só li um livro de ficção do autor, mas esses ensaios me fizeram querer ler todo o trabalho de não-ficção dele. Incrível como muitos dos assuntos ainda são atuais, como fascismo se tornando mais um xingamento genérico ou o tratamento desumano que geralmente pessoas pobres têm em hospitais. Demorei a entender a metáfora de "Jonas na barriga da baleia", mas me identifiquei. Assim como último ensaio que é apenas um exemplo de como às vezes somos tolos o suficiente para ir contra o que queremos apenas para não parecer tolo. Não concordo com tudo, mas foi uma leitura maravilhosa.

Flavy 03/04/2024

George Orwell ensaios
Ruim e bom, simplesmente isso?
Não entendi uma parte e o que entendi achei ruim!
Mas é um bom livro (faz sentido? Não)
Eulália Vitória 03/04/2024minha estante
Achei conceito sua resenha amg

Nany 73 03/04/2024minha estante
Não faz o menor sentido, mas eu gostei da tua resenha amiga, achei conceito.

Felipe 24/08/2020

Orwell não dá aqui, uma resposta conclusiva sobre o que é o fascismo, já que o mesmo é "fácil de identificar, porém difícil de explicar", visto os diferentes contextos e países como nos casos de Itália, Alemanha e Japão, por exemplo. O interessante nos ensaios reunidos nesse volume, é o clima que se criou entre as sociedades dos países do Ocidente, e principalmente na política e tomada de decisão, que foi conivente com a ascensão de líderes nocivos como Hitler, Mussolini e Franco, até onde convinha aos interesses de suas próprias nações. Em dado ensaio, Orwell questiona sobre quem são os que deverão ser culpados pelos crimes de guerra. Afinal, é fácil apontar Mussolini e Hitler e se eximir de responsabilidade que a conivência inicial serviu para uma catástrofe muito maior. Por isso, é importante se posicionar desde o início contra grupos reacionários, não bastando somente se dizer contra, mas agir para que consequências maiores não venham a acontecer.

Thibu 12/12/2021

Achei bem mais ou menos
Bem mais ou menos, ou não tenho cultura para isso ainda, que pode ser, claro, achei confuso e um leitura bem confusa !

Tamires 11/10/2018

O que é fascismo? E outros ensaios, de George Orwell
A não ser que você viva em uma bolha sem acesso à internet (se vive, talvez eu lhe inveje por isso), terá de concordar comigo que uma das palavras mais repetidas nas últimas semanas é fascismo. Longe de ser um simples xingamento (como algumas pessoas talvez pensem), ou ser de simples compreensão, uma vez que o substantivo tende a se moldar de acordo com época e o lugar, o termo “fascismo” motivou a única leitura que eu consegui fazer nesses dias de fervor eleitoral.

Os dicionários definem o fascismo como uma forma autoritária de governo (ditadura), em que prevalecem os conceitos de raça e nação sobre os valores individuais. Trocando em miúdos: uma forma de governo que privilegia certa camada da sociedade tida como maioria.

Fui atrás do livro de Orwell procurando por respostas, motivada pelo título da coletânea de ensaios. Felizmente, terminei o livro sem soluções mágicas e sim com muitas perguntas. Digo felizmente, porque há muito tempo eu percebo as perguntas como mais valiosas que as respostas, sobretudo as prontas, feitas para serem engolidas forçadamente goela abaixo. As perguntas movem o mundo, nos empurram para frente. Não há espaço para comodismo no questionamento.

No ensaio que dá nome ao livro, O que é fascismo?, George Orwell também se questiona. Segundo o autor, talvez essa seja a pergunta mais importante — e não respondida — de sua época. O ensaio, como os outros que integram essa coletânea, foi escrito na década de 1940 e é um doloroso espelho para o nosso mundo de hoje, em pleno século XXI, 2018. Ainda não conseguimos aprender o que é realmente o fascismo e suas consequências reais na vida das pessoas. De todas elas.

Para se ter uma ideia, neste livro George Orwell fala sobre fronteiras cada vez mais fechadas; esquerdistas que até “militam”, mas não seriam capazes de abrir mão de alguns privilégios em prol do bem comum de todos; do poder — para o bem ou para o mal — da propaganda; do mercado literário e da crítica literária, com suas resenhas viciadas e direcionadas pelas grandes editoras, além da crítica à confusão entre posicionamento político e qualidade literária. Quem é de esquerda só é bom se escrever sobre temas que a esquerda gosta? Além das muitas perguntas que abrem caminho para uma reflexão aprofundada sobre a realidade da época em que foram escritos os textos do autor de 1984 — e também sobre a nossa época, — aqui você também aumenta consideravelmente a sua lista de leitura com algumas resenhas literárias feitas pelo autor.

O que é fascismo? E outros ensaios é uma coletânea para quem gosta de refletir sobre a história, sem medo de autocrítica. Não leia se você for do tipo sangue nos olhos e faca nos dentes quando o assunto é sério como política. Porque quando falamos de política não é só o que eu gosto ou desejo. Não é sobre manter privilégios em detrimento da fome de alguém ou sequer ter o esforço de todo dia ter um pouquinho mais de empatia. Não é sobre ganhar ou perder. Porque quando é assim, todos nós já perdemos.

site: http://www.tamiresdecarvalho.com/resenha-o-que-e-fascismo-e-outros-ensaios-de-george-orwell/

Nath 10/06/2020

Busquei a leitura pra entender um pouco mais sobre fascismo. Consegui, mas por vezes pensei: pq to lendo esse livro mesmo? Haha
O livro contém várias resenhas de outras obras no qual ele relaciona com temas políticos. Conforme o andamento da leitura, fui me interessando cada vez mais. Fiquei até afim de ler algumas obras citadas. O mais interessante é ver contrastes de 1930 com a realidade de agora e também observar como certas coisas não mudam.
Helen 10/06/2020minha estante
Gostei da sua resenha...parabéns!!

Nath 10/06/2020minha estante
Obrigada :) foi sincera!

Eliza.Beth 06/02/2023

Sempre bom ler Orwell
Nesse livro temos vários textos do Orwell. De resenhas de livros até suas análises políticas.
São textos bons, mas a maioria não chamou muito a minha atenção.
Destaco aqui 2 resenhas q ele fez: Mein Kampf do Hitler e Nós do Zamyantin. Ambos textos incríveis. Orwell até me convenceu a ler Nós um dia pois sua resenha foi primorosa. Quanto ao primeiro texto citado, não leio nem me pagando.

Destaco também o texto ?História e mentiras?. Texto curto e poderoso que conversa bastante com nosso período atual onde a verdade não tem lugar.
?Há, portanto, alguma esperança de que o hábito mental liberal, de pensar que a verdade é algo exterior a você, algo a ser descoberto e não algo que você pode inventar ao longo do caminho, sobreviverá.?

Outro texto interessante é ?O que é o fascismo??. Ele não chega a uma conclusão, uma definição, mas deixa claro características como ?cruel, inescrupuloso, arrogante, obscurantista, antiliberal e anticlasse trabalhadora.?
Sentiu o vento frio daí? Pois é.
Quão perto estivemos!

Orwell me fez lembrar que isso não existe de agora, são sempre os mesmos moldes. Estejamos sempre atentos!

SraLisStark 04/04/2022

120 Páginas Complexas
George Orwell encanta com a sua escrita, mesmo a tradução para o português que foi muito bem feita, transmite a intensidade de seus ensaios e a qualidade de uma boa escrita.

Claro que os ensaios apresentam uma certa diferença de escrita de suas obras literárias, aqui vemos mais a sua acidez crítica, comparações e de certa forma resenhas de obras lançadas em sua época.

Orwell é bastante detalhista e até os seus ensaios, trazem pérolas que merecem atenção.

Polly 28/07/2022

Ensaios George Orwell: amei o Orwell ensaísta (#176)
Já conhecia o Orwell escritor e, a despeito de ser um destroçador de mentes, ele é um dos melhores autores de ficção científica que já conheci. Mas, o Orwell ensaísta/jornalista me surpreendeu positivamente, pois ele é simplesmente fabuloso.

Gostei de todos os textos, aparentemente o criador do Grande Irmão domina muito bem um grande gama de assuntos, porém o que mais gostei foram os textos sobre literatura. Minha impressão é ter terminado a leitura com a minha lista de leituras um tanto mais longa.

Indico a leitura.