Erzsébet

Erzsébet Nunsky

Resenhas - Erzsébet

Ana 19/04/2020

Essa graphic novel ganhou o prêmio de Melhor desenho no Festival de BD de Amadora em 2015.

A hq conta a história da condessa húngara Erzsébet Báthory, acusada de torturar e matar centenas de jovens em busca de beleza e juventude eterna (que viria através do sangue das vítimas).

Os crimes da condessa são mostrados de forma extremamente brutal e cruel, onde a personagem é totalmente desprovida de qualquer empatia pelo ser humano.

Achei os traços dos personagens meio parecidos, então em alguns momentos tive dificuldade em diferenciá-los, utilizando as roupas ou os acessórios para conseguir fazer isso.

Acreditava também que a história traria algo de sobrenatural, mas não, na verdade o horror todo fica por conta da maldade humana.

É uma hq bastante violenta, mostra cenas de tortura, bem fortes de se ver, e acho que mais tocante ainda por se tratarem de mulheres.

Fernando.Silveira 16/08/2017

Muito Sangue
Graphic novel baseada na Húngara Elizabeth Bárthory, a Condessa sanguínaria. Acredita-se que ela tem matado mais de 600 mulheres e tomar banhos com seu sangue. Dizem que fazia isso, por acreditar que aquilo manteria sua pele jovial. Gostei muito dessa Graphic novel!!

Gilberto.Custodio 11/01/2018

Quadrinhos dark para góticos e metaleiros.
Influenciado pelo traço presado em preto e branco de Charles Burns, o desenhista português Nunsky conta nessa graphic novel a história de Erzsébet Báthory, a condessa sangrenta, que pendurava e esfaqueava jovens virgens para tomar banho com o sangue das mesmas. O livro ainda mostra outras atrocidades da condessa, que impressiona bastante. A mulher era um demônio. Por isso góticos e metaleiros adoram essa história. O Wikipedia relaciona uma quantidade enorme de homenagens de bandas, cineastas e outros artistas a essa história.

Rafaela B 24/04/2017

A Condessa Sangrenta
Tudo começa com uma jovem dama que espera o regresso do noivo da guerra. Passando dias pacatos com sua futura sogra em um castelo Erzsébet começa aos poucos a mostrar sua maldade nas servas do palácio, até que passa agir mais descaradamente, sendo temida pelas servas e matando sua sogra. Nem a maternidade alivia esse ódio em seu interior e quando descobre o sangue como um rejuvenescedor sua maldade passa a um nível totalmente inédito, tudo piora quando sua ama lhe apresenta uma velha bruxa que promete a juventude eterna. Então, começa a sequestrar camponesas jovens e virgens e as matar de forma cruel e usar seu sangue para se banhar e assim começar a lenda em que se tornou.
A Graphic novel é bem rápida de ler e é quase como ver um filme nas páginas com quadros bem construídos e que fluem facilmente.

Cilmara Lopes 09/08/2017

Que mulher insana!
Eis uma das assassinas mais frívola da história.
Estima-se por volta de 600 vítimas, moças jovens que foram torturadas e mortas insanamente com métodos macabros.
Após isso, Erzsébet banhava-se no sangue das vítimas a fim de preservar sua juventude, utilizando-se de rituais diabólicos.
Uma hq perturbadora e genial, a arte do português Nunsky é forte, soberba...remetendo a Charles Burns.
Vale a pena dar uma conferida nesse material!