Paranoia

Paranoia James Hillman

Resenhas - Paranoia

Natalia.Castanha 29/07/2021

Livro profundo sobre paranoia
Não se trata de uma breve descrição sobre a paranoia, mas sim sobre Hillman apresentar nas conferências de Eranos, uma grande reflexão sobre o que é a paranoia, delírio ou revelação? Ele aborda dois estudos de casos e fala sobre o problema da literalização. Traz Jung com suas revelações e questiona a psique religiosa e teológica. Também aborda a polis, cidade e alma e a política paranóica, que está sempre hipervigilante e se protegendo de perigos, nem sempre reais. Acho que o livro é isso e muito mais, não consigo colocar tudo aqui para vocês.

Alice 21/03/2020

Paranóia
Conceitos básicos em psicanálise sobre paranóia

Nat Affel 11/12/2022

Eu, delirante.
Sei que não é o objetivo, mas agora tô vendo delirantes para todo canto, a paranoia influência mais paranóias. Livro dinâmico, um pouco repetitivo, apenas.

Luiza918 14/08/2023

???
Um bom livro, relativamente técnico, e rápido de ler considerando a linguagem objetiva e o pouco número de páginas. Bom! Mas eu, particularmente, esperava mais. Hillman faz uma leitura do conceito de paranoia com base em 3 casos clínicos, a partir da concepção médica e psiquiátrica, seguido da visão psíquica e espiritual, e finalizando com a política. Interessante de se ler.