O que é Religião

O que é Religião Swami Vivekananda

Resenhas - O que é Religião

Priscila 25/11/2011

Expreiência religiosa

Esse livro pode mudar muitas mentes, e pra melhor, para minha satisfação, encontrei nesse livro tudo o que eu já pensava, toda a explanação condiz com minhas crenças e com isso abri ainda mais a minha mente contra as convicções que possam surgir para nos iludir.
Swami Vivekananda com certeza é um ser iluminado que vem trazer palavras que deveriam ser conhecidas por todos para o bem e evolução da humanidade!
O início do livro, principalmente, trata de uma religião universal que pode ser entendida como uma essência da verdadeira religião, que está em todas crenças e em todos nós. Mais para o final encontramos os príncipios e filosofias da Vedanta.
Recomendo a todos! Uma obra maravilhosa! Uma experiência religiosa!

Citações de outros leitores de Vivekananda:

" Depois de dedicar meu tempo e toda a minha atenção à leitura de Swami Vivekananda, o amor que eu tinha pelo meu país tornou-se mil vezes maior." Gandhi

"Ler Vivekananda é mais do que simplesmente um prazer. É a expansão da alma." Leon Tolstoi

" Se alguém quiser conhecer a Índia, deve estudar Vivekananda. Suas palavras marcaram o despertar do homem, com todas as suas possibilidades." Rabindranath Tagore

"Swami Vivekananda é uma honra para a humanidade." William James

" Só posso dizer que Swami Vivekananda influenciou profundamente minha vida." Henry Miller

Willy 22/06/2010

Hinduísmo
Várias passagens deste livro são encantadoras. Várias vezes interpretei como um aprofundamento de outras escrituras hindus, como o Bhagavad Gita, por exemplo, mas em várioas momentos discordei do que li. A insistência no tema da renúncia de todos os seus bens materiais que deveriam ser dados aos pobres é ilógica e com um cunho político muito forte. Como é que você vai dar alguma coisa se você não possui antes?

No final o livro é uma bela descrição do hinduísmo, dos seus yogas, do seu modo oriental de ver as coisas. Pra nós, ocidentais, é a aproximação de um outro mundo, belo e profundo.

Mila 15/01/2012

Este livro publicado pela Lótus do Saber é uma coletânea de palestras feitas por Swami Vivekanada durante suas visitas aos EUA.

Achei o livro muito bom, na verdade... excelente! Li avidamente. Embora já tivesse lido ensinamentos similares por aí, Vivekananda conta a mesma história de maneira diferente, e muito legal. Cheguei à conclusão de que eu havia lido, mas havia entendido pouco. Ele conta com propriedade pois veio de onde tudo começou e trouxe consigo experiências que dividiu com todos nós do mundo inteiro. A Índia sempre foi um celeiro de grandes mestres espirituais, grandes idéias e grandes realizações nessa área.
Enquanto nós, no ocidente, brigamos calorosamente por posses materiais de toda monta, movidos consciente e inconscientemente pela máquina do capitalismo selvagem, a Índia ensina seus filhos, desde a mais tenra idade a amar, respeitar, buscar e reverenciar Deus incessantemente.

Fiquei muito emocionada tanto com a história dele próprio, Vivekananda, quanto com a de seu grande mestre Sri Ramakrishna Paramahansa.

Gosto muitíssimo da filosofia Yogue, justamente o leme de Vivekananda.
Neste livro, traduziram palavras deste grande homem sobre Raja Yoga (realização do self pelo controle da mente), Jnana Yoga (realização do self pelo conhecimento), Bhakti Yoga (realização do self pelo amor a Deus) e Karma Yoga (realização do self pela ação altruísta).

Vivekananda fala sobre Vedanta, e deixa claro que o objetivo da vida na terra é a busca da realização interior através do conhecimento de Deus. O homem que conhece Deus não tem ódio, não tem inveja, não tem medo... ele é Deus e sabe disso. Portanto, ele ama, incondicionalmente.

Após a morte de seu mestre, Swami Vivekananda fundou a Ordem Ramakrishna, com sede em Belur Math que atualmente está presente em vários países, inclusive no Brasil. A Ordem administra um número muito grande de hospitais, escolas, cursos, etc.

Ramakrishna e, em seguida, Vivekananda pregaram o universalismo religioso. Defensores da idéia do princípio único, o amor, que está acima de qualquer religião, de qualquer dogma, de qualquer opinião. Todos, sem distinção buscamos o melhor, buscamos a Deus, que é um só. Existiram vários mestres que passaram pela Terra e deixaram mensagens respeitáveis e exemplos dignificantes. Mas Deus é o todo, é tudo.
O respeito pelo degrau onde o outro se encontra é pedra fundamental no discurso de Vivekananda.

Se todos os homens pusessem em prática 10% do universalismo religioso, se acabariam as guerras, as diferenças, os ódios e perseguições milenares.

Devo dizer, no entanto, que a tradução me incomodou um pouco. Mas o livro vale os esforço!