Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Yara 12/05/2020

nem eu sei o q senti
ok recentemente eu descobri q meu plano de celular oferecia assinatura no skeelo (app de leitura) e dai me surge esse livro como uma surpresa. surpresa justamente pq não estava na minha lista e eu imagino q não o leria se ele não tivesse aparecido na minha cara de forma gratuita e legal hahaha Inicialmente a única coisa q me chamou a atenção foi ?mesma escritora de a garota no trem? por algum motivo isso criou uma expectativa muito grande em mim q infelizmente n foi sustentado até o fim. Tem uma premissa interessante e de fato o suspense chama muito a atenção, mas uma coisa a escritora pecou demais foi o fato de ter 62816282 personagens e cara um narrar um capítulo. Sério. Lendo algumas resenhas dei graças a Deus q nao fui a única a ficar completamente perdidinha na leitura, juro q tive q fazer uma colinha no bloco de notas pra lembrar quem era cada personagem. O final não foi muito surpreendente eeeee apesar de parecer q só falei coisas ruins nessa review esse livro eh bom! se tá na sua lista de leitura, leia. Se não tá, finge q não conhece e vida q segue.
Fabricio 12/05/2020minha estante
Estou lendo nesse momento e amando que tem vários pontos de vista kkkk

Yara 12/05/2020minha estante
Entaaaoo eh interessante mas até a metade do livro eu pensava ?pera, quem é lousie mesmo? é casada com o mark ou é mulher do policial?? kkkkkk aí eu tinha q voltar pra achar ela.. eu q lute

Elaine 22/05/2020minha estante
Mesma coisa q eu achei. A nossa resenha tá parecida! Hahahah

Elaine 06/06/2020minha estante
Estou lendo e tendo a mesma sensação q vc teve

Vanêssa 16/07/2020minha estante
Tb fiz essa colinha no bloco de notas hahaha

Milena 06/10/2021minha estante
Ai amg,ele não tava na minha lista mais acabei de pegar na biblioteca da minha cidade por causa que era a mesma escritora de a garota no trem,espero que eu goste

Ana Lucia F. Silva 10/10/2021minha estante
Gostei bastante desse livro, e o final foi uma surpresa pra mim. Só acho que a escrita da autora precisava ser mais dinâmica

Karla 04/06/2022minha estante
tbm tô achando cansativo, são muitos personagens,ora é um ora é outro, acaba confundindo

Gleice 29/01/2023minha estante
Ganhei no skeelo também, acabei de começar.

Lizia.Yohanna 12/01/2022

Confuso mais atrativo.
O começo da leitura foi extremamente confuso pelo fato de ter tantos personagens contando seus pontos de vista da história, mas com o decorrer da leitura vamos conhecendo as peculiaridades de cada um e percebendo a necessidade de tantos personagens.

A história é apresentada com calma e vai interligando as tragédias e conectando seus passados e justificando o presente de cada um. Bem escrito a autora conduz o suspense do início ao fim prendendo a atenção do leitor que fica querendo descobrir o que realmente foi suicídio e o que foi crime.

O final foi de explodir a cabeça principalmente porque o plot-twists acontece na última página e me deixou chocada, pois acreditava já saber a verdade sobre tudo. Fiquei com o queixo caído por um longo tempo apois terminar a leitura e perceber o quanto fui enganada.

Enfim o livro retrata o pesadelo vivido por diferentes mulheres acabando com suicídio ou assassinato. É uma leitura empolgante e que prende do início ao fim.

resenhasdajulia 20/05/2021

Poucos dias antes de morrer, Nel ligou para sua irmã, Jules, mas ela não atendeu. Agora que Nel está morta (dizem que foi suicídio), Jules precisa cuidar de sua filha adolescente, que tem certeza que a mãe não se matou.

Mas Jules está com medo de enfrentar o passado, e está com medo do rio e do trecho que todos chamam de "Poço dos Afogamentos."

Eu gostei tanto de "A Garota no Trem", mesmo tendo demorado a me prender na história, que achei que o mesmo aconteceria com esse livro, mas me enganei.

O livro tem capítulos curtos e a leitura flui bem, mas não me conectei com a história e nem com os personagens.
Madu 27/05/2021minha estante
Também prefiro "a garota no trem"

Estante.dabru 17/09/2023

Em águas sombrias
Gostei muito da história e me vi envolvida facilmente no livro, a cada capítulo tudo fica mais estranho e cada vez mais suspeito. Aqui ninguém é inocente e todo mundo tem algo a esconder.

Hellohell 29/03/2021

Funciona em partes.
Esse é um livro que divide muitas opiniões. Vou levantar aqui dois pontos que a maioria das pessoas reclamaram, mas que funcionaram pra mim.

1 - MUITOS PONTOS DE VISTA.
O fato do livro ser contado do ponto de vista dos personagens, pra mim é o que faz a história ser mais intrigante, pois cada um tem sua versão... Ninguém quer se comprometer, todos querem ser safar. E assim conseguimos ver como as mortes afetaram cada um.

2 - IDENTIFICAÇÃO COM OS PERSONAGENS.
Todos os personagens são chatos, não me conectei com nenhum. Mas isso me fez refletir em o quão são humanos. Todos cometeram erros, assim como nós todos os dias né? Mas as vezes a gente espera encontrar o personagem perfeito, que é aquele que tem atitudes que nós gostaríamos de ter, mas não temos.

?? Atenção: o livro pode despertar gatilhos. Assuntos como violência, abuso sexual, pedofilia... Estão presentes na trama e se vc fica incomodado com isso, esteja avisado.
@PamBooksPorto 29/03/2021minha estante
Estou com esse livro pra ler. Tô com medo de não gostar kkkk. Mas eu amei a garota do trem

Hellohell 29/03/2021minha estante
Vc vai gostar com certeza haha. Ele é melhor que A Garota do trem.

@PamBooksPorto 29/03/2021minha estante
Eitaaaaaaa, já quero ler ??

Tati.Rosa 11/04/2021

Para quem gosta de suspense, é um livro muito bom. Gostei também porque traz personagens femininas fortes.
ren 11/04/2021minha estante
nossa amo

Gabriel 12/11/2022

Confuso no início e clichê no final
No começo da narrativa eu estava bem perdido com a quantidade de personagens que contavam a história. Só quando cheguei nos 40% eu consegui compreender quem era quem pelo nome.

Os personagens não são muito bem desenvolvidos e a trama que fica enrolando e fazendo mistério durante quase todo o livro, fica genérica no final.

Apesar desses pesares, eu gostei do último capítulo e como ele difere dos outros livros de suspense (apesar de já ter imaginado o que aconteceria com antecedência),

Thrillers são a minha zona de conforto, então eu acabo gostando mesmo quando o livro não tem nada de mais.

Queria Estar Lendo 21/05/2017

Resenha: Em Águas Sombrias
O Grupo Editorial Record enviou de cortesia um exemplar de Em Águas Sombrias para o blog. Entre grandes revelações e reviravoltas chocantes, esse entra para o hall de livros que mais me prendeu na cadeira e me deixou sedenta por respostas - e também terrivelmente assombrada por elas.

Uma mulher aparece morta no rio que atravessa Beckford, uma cidadezinha no interior da Inglaterra. Os mistérios ao redor da sua morte vão além do esperado e envolvem diversos moradores daquele lugar. Há quem diga que ela se matou, há quem diga que foi assassinada; as respostas envolvem seu passado conturbado. Esse rio já levou a vida de muitas mulheres ao longo dos anos, desde a época da caça às bruxas, e sua história é o palco principal da investigação dessa horrenda morte.

"Ela acordou no meio da noite, foi até o rio e nunca mais voltou."

Ainda não tinha tido contato com a narrativa da Paula Hawkins até então. Tinha curiosidade para ler A Garota no Trem, mas Em Águas Sombrias foi minha primeira aventura no universo de suspense que a autora cria tão bem, em uma narrativa que conquistou milhões de pessoas ao redor do mundo. Esse livro é chocante e perturbador do início ao fim.

"De início, o luto era reconhecido, respeitado, acatado. Mas, depois de um tempo, começava a interferir - nas conversas, no riso, na vida normal."

Muitas mulheres já morreram no rio da cidade. As histórias mais antigas falam sobre assassinatos, as mais recentes, sobre suicídio. A verdade é que ninguém nunca soube de fato o que levou aquelas mulheres até as águas sombrias; elas subiam ao penhasco e caíam, simplesmente. Quando o corpo de Nel Abbott aparece nas margens, no entanto, as histórias começam a se conectar, e o que era simples e perturbador se torna uma trama bem orquestrada, cada detalhe se conectando em uma rede de respostas.

"Há quem diga que essas mulheres deixaram algo de si na água."

As primeiras páginas foram confusas porque havia personagens demais - mas, quando você começa a reconhecer seus trejeitos, seus detalhes, as coisas peculiares em cada parte de sua narrativa, aí entende a necessidade de tantos olhares sobre uma história só.

Jules é irmã de Nel; ela retorna à cidadezinha ao saber da morte. Perturbada pelo passado e pela sensação de que Nel deixou muito em aberto antes de ir, principalmente pelos fatos que levaram as duas irmãs a se distanciarem, Jules acaba se deixando levar pelo medo e pelo mistério e pela certeza de que o passado responderá o presente.

Sean é um dos detetives responsáveis pela investigação da morte de Nel. Ele também esteve presente quando Katie se jogou do penhasco, deixando que o rio a levasse. Ela era uma doce garota prodígio, e, a princípio, nada tinha a ver com Nel Abbott. Pelo menos não até pequenos e sombrios segredos começarem a ser revelados, levando a uma intrincada trilha de respostas que ninguém, nem mesmo a família de Katie, gostaria de descobrir.

Lena era melhor amiga de Katie, filha de Nel. Uma esquisita aos olhos dos moradores da cidade, tal como a mãe. Desconectada, rebelde sem causa. Uma menina assustada com segredos demais pesando em suas costas. Uma adolescente furiosa com a injustiça e o pouco caso, com as mentiras que as pessoas inventam para se safar das coisas horríveis que fazem.

Louise é a mãe de Katie. Ela e a família estão em luto por tempo demais, o peso do suicídio da filha sobre seus corações. Louise não aceita o que foi dito; ela não vê Katie como a vítima que todos pintaram, não vê Katie com o desequilíbrio emocional que disseram existir. Sua filha era perfeita e algo aconteceu com ela. Alguém a empurrou do penhasco.

"A gente acha que a dor vai ser menor, a humilhação, mais branca, se ninguém mais puder enxergar."

Patrick é o pai de Sean. Um homem marcado por uma terrível perda em seu passado; a esposa também foi levada pelo rio. Outra vítima das águas sombrias que rodeiam aquela cidade. Patrick é um homem triste, esquecido. Seu coração está com o filho e com a nora, Helen, que cuida e faz companhia a ele.

Nickie é uma velha louca; ela ouve o rio, as vozes dentro dele. Ouve as tragédias que aconteceram, vê o que ninguém mais vê. Verdades que conta e ninguém acredita.

Erin é outra detetive cuidando do caso de Nel. A única pessoa sem qualquer envolvimento com a cidade ou com as perdas anteriores; a mente sensata em meio a tantos emocionais descontrolados.

Paula Hawkins trabalha principalmente em cima desses personagens. Ela apresenta suas histórias com calma, interligando as tragédias, conectando seus passados, justificando o presente de cada um. Com maestria, a autora conduz o suspense do início ao fim, prendendo a atenção do leitor a respeito do que é crime e do que é suicídio; o que faz um monstro e o que faz uma vítima.

O final é de explodir a cabeça. Os últimos capítulos mexem bastante com o seu emocional, mas a última página, o grand finale. Aquela última linha foi de deixar meu queixo no chão por longos minutos, e eu ainda fico perturbada só de lembrar!

Esse livro é um pesadelo sobre a vida de diferentes mulheres e como foram afetadas pelos olhares, pela pressão, pelo terror dos julgamentos das pessoas à sua volta. Desde aquelas afogadas por bruxaria até aquelas que confrontaram o pior da humanidade, em seus dias atuais, e encontraram as respostas finais para todo aquele sofrimento em águas sombrias - independente das que foram empurradas e das que se jogaram por livre e espontânea vontade.
dru 25/04/2018minha estante
Vou usar a sua resenha positiva como motivação, porque eu estou lendo o livro e estou ficando bastante desanimada

Linna 12/03/2024

Livro maçante, demasiadamente denso, com um enredo carregado de firulas relacionadas ao rio que não acrescenta em nada no cerne da história.
Personagens desagradáveis e zero cativantes.
Plots fraquíssimos.
Não recomendo.
Narinh4 12/03/2024minha estante
Misericórdia kkkkkkk

Dani 02/01/2022

Bom, mas não me prendeu.
É uma boa história, um dos melhores livros da Paula que eu li até então. Mas por ser contado um pouco da história por um monte de personagens diferentes até o meio do livro tudo é meio confuso, são muitos personagens mesmo. Mas acabou me sendo um pouco como as histórias de Agatha Christie, em que você pensa uma coisa e no fim é outra. O final meio que foi nada demais, o que fui induzida a pensar seria muito mais legal haha..
Mas enfim é uma boa leitura.

Cayo.Fellype 22/10/2023

Uma das piores leituras que já fiz na vida. Misericórdia, a história tinha potencial pra ser interessante, mas o livro simplesmente não vai pra lugar nenhum, não acontece nada, não tem graça.

A narração é feita por vários personagens que nem precisavam aparecer na história, você fica confuso muitas vezes.

A única coisa que salva é o plot no último parágrafo do livro.
caspaeletrica 23/10/2023minha estante
KKKKKKKKKKKKKJURO, esse livro é tortura. Eu quase nunca larguei livro em vida mas esse foi tipo impossível. A querida literalmente botou todos os cidadãos do mundo possíveis na história seriokkkk.

Cayo.Fellype 25/10/2023minha estante
Não deu, eu terminei pq realmente não gosto de abandonar livro. Mas li na força do ódio. A querida achou que tinha msm q contar a narrativa de cada morador da cidade kkkkkkk

caspaeletrica 26/10/2023minha estante
Nem eu gosto de deixar de lado, principalmente pelo prazer de poder falar mal aqui depois. Mas esse foi realmente impossível. Até doei, coisa que nunca faço mesmo. Você deveria ganhar uma medalha juro

Bia1542 05/06/2021

Um lago de mulheres encrequeiras
Preciso dizer que estava esperando mais da obra. Por se tratar da mesma autora de A Garota do Trem, minhas expectativas do que seria tratado nesse livro foi bemm diferente do que realmente aconteceu. Primeiro, que a obra não parece tão interessada assim no suspense, desenvolvendo mas as relações dos personagens e seus psicológicos do que o suspense em si, isso não é necessariamente um problema, mas em alguns momentos essas interações pareciam muito monótonas, sempre a mesma coisa, mais do mesmo. Além do fato de serem MUITOS personagens, e todos eles tendo capitulos com seus pontos de vista, o que torna a história as vezes confusa e dá ainda mais a sensação de estar tudo muito parado.
O suspense é previsível, e mesmo eu que sou péssima em desvendar mistérios, tive que revirar os olhos quando foi revelado.
Não é um livro ruim, mas com certeza tem outros que talvez valem mais a pena de serem lidos.
Yuri Leal 05/06/2021minha estante
Concordo. Eu nao gostei muito não. Meio ponbo.

Lady_Miesse 16/03/2024

Me surpreendeu
Comprei esse livro sem ter nenhuma informação sobre ele, apenas que era da mesma autora que "A garota no trem" (livro o qual eu nunca li, apenas ouvi falar). Quando li as avaliações aqui, fiquei com baixas expectativas sobre a história. Mas, eu amei de mais! A construção psicológica de todos os personagens são incríveis, a autora narra os capítulos variando o ponto de vista, no começo tive dificuldade, mas logo assimilei todos os personagens, algo que fica fácil com a familiarização e a descrição que a própria autora faz. O enredo é muito bom, os personagens são cativantes e o final tem um plot. Com toda certeza quero ler mais obras da autora.
Layse.Siqueira 16/03/2024minha estante
Leia a garota no trem, você vai adorar também.

Lady_Miesse 16/03/2024minha estante
Quero ler!!

Fernanda842 02/09/2020

Livro muito bom. A leitura é bem fluida. Paula Hawkins sabe prender nossa atenção. O livro é cheio de mistérios, narrativa em primeira e terceira pessoa, no começo pode ser confuso pelo quantidade de personagens, mas depois você acaba se acostumando.