Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Renata.Grasiele 10/06/2023

Um pouco bagunçado
Tudo começa quando minha expectativa era alta pois adoro A garota no trem. Este é um livro complexo e cheio de pontos de vista que te fazem perfeitamente cair na ilusão de que sabe quem é bom e quem é mau, quando na verdade você está sendo enganado. É minha culpa achar que a autora conseguiria fazer algo majestoso novamente?
Um livro com muitos narradores (até demais), que faz a coisa ficar bem confusa no começo. Quando você compreende um pouco quem são os personagens e entende que a ideia dos afogamentos tem alguma relação com bruxas, te desperta um interesse. O que é chato é que isso é desperdiçado, no final das contas, e tudo o que vem acontecendo na cidade mais tem a ver com a população do lugar e a personalidade das mulheres do que contexto de bruxa. Ok, sabemos que bruxas eram mulheres comuns que eram mortas por não serem obedientes e afins, na história não foge muito dessa ideia, porém poucos personagens relacionam os acontecimentos com esse passado de bruxaria, que poderia trazer um ar de fantasioso, e somente consideram a circunstância pela perspectiva de "suicídio ou homicídio?".
O último capítulo é decisivo, afinal é quando você descobre o responsável por alguns acontecimentos bizarros na cidade, porém não é surpreendente, afinal obviamente não teria como ser o responsável aquele personagem gente ruim e óbvio por toda a história.
Ainda lerei Hawkins de novo, mas com a expectativa mais lá embaixo.

LeticiaSPereira 11/09/2022

Uau
Um ótimo livro, que trata de assuntos importantes, sobre como mulheres são sempre vistas com culpadas. Com final surpreendente.

Thais 06/01/2022

Dei a chance que não merecia!
Bom, eu comecei ler esse livro em 2021, terminei em 06/01/2022 por muita insistência.
Eu quis dar uma chance pro livro pela fama da autora, porque minhas amigas do clube do livro já tinham abandonado o livro, todo mundo sem exceção!
O livro oscila muito, em momentos te deixa curioso e outros te faz perder totalmente o interesse porque enrola muuuuito, e no final te entrega tudo de bandeja antes do plot que estávamos esperando!
Foi um leitura muito fraca, com certeza não vou recomendar ?

Rodolfo Baldassi 30/08/2022

Achei extremamente chato

Começa muito confuso e demora a engatar. As histórias da mulheres mais antigas que é a coisa mais legal não é muita abordado.

Lento e chato, e quando finamente chega num ápice, o problema se resolve de forma tão simples, que se torna indiferente. A reviravolta final, totalmente esperada.
Igor Del Rey 31/08/2022minha estante
Estou lendo esse também. Passei da metade agora. Não estou achando confuso. Mas me parece que há mais pontos de vistas do que o necessário. E, convenhamos, é difícil empatizar com alguém ali..
Paula Hawkins parece que só escreve personagem detestável de proposito. Em todo livro! -.-
Não estou esperando nenhuma reviravolta grandiosa. Apenas quero que acabe. Rs

Rodolfo Baldassi 31/08/2022minha estante
Hahahaha esperando que acabe kkkkk. Talvez eu que fui com expectativa .. por que li antes ?em fogo lento ? e adorei

Igor Del Rey 31/08/2022minha estante
Com este livro, eu já terei lido os 3 livros da autora. E acho que os 3 terão a mesma nota: 3 estrelas. Rs
E acho que meu preferido continuará sendo aquela da racha no trem. Pelo menos ali há menos personagens. Kkkk

Yasmin 03/11/2022minha estante
Alguém poderia me explicar o final desse livro?

Carlinha 26/11/2021

Nossa.... um livro muito mais ou menos, confuso até a metade pois cada capítulo é a visão de um personagem. Uma leitura que te dá a sensação que não evolui, você não se identifica, nem tem um personagem para se apegar... tudo é muito morno. No último capítulo a autora até joga uma reviravolta na historia, mas nem isso foi suficiente pra salvar o livro na minha opinião.
Só li até o final, pq acho muito difícil abandonar um livro.

Kalena.Uliana 07/01/2024

Três estrelas só pelo plot mas fora isso achei o livro confuso e ele me deixou de ressaca literária por meses da primeira vez que li e agora só terminei ele pq ouvi o audiobook. ele é bom, só não serviu para mim.

Carol Miloski 22/08/2020

confuso mas bom
comprei esse livro na bienal e nem sabia sobre oque era, comprei só por estar barato, mas me surpreendi, fiquei confusa pois tem muitos personagens e alguns não acrescentam em nada na história, mas ao ler vai ficando tudo mais claro, e o plot twist final é bem interessante!

Bia 26/08/2021

Não se comprara A Garota no Trem
Não gostei do fato do livro tem vários personagens e a história tem muitas versões diferente , me deixou confusa sem sabe quem era quem. Nenhum personagem é interessante. Gostei do mistério em si, me prendeu bastante .
O final não é nada de mais! Já imaginava!

Barbara Prass 21/06/2021

Não é um livro pra se distrair!
O livro é bem confuso por ser escrito a partir do ponto de vista de vários personagens, algumas vezes tive que voltar alguns capítulos pra me achar. Apesar disso o livro é bom, a autora descreveu muito bem o psicológico e os traumas dos personagens, o suspense ficou meio de lado, mas mesmo assim o plot do último capítulo me pegou desprevenida.

Pra quem vai ler, não crie expectativa a partir de A Garota no Trem.

estanted4ari 02/02/2022

EM ÁGUAS SOMBRIAS
Jules foi embora da sua cidade natal anos atrás mais uma tragédia faz com que ela volte. A tragédia? Sua irmã se suicidou e deixou sua sobrinha de 15 anos sozinha mais onde fica o poço dos afogamentos muitas mulheres supostamente se jogaram. Qual será o segredo? Será que elas realmente se suicidaram ou foram assassinadas a sangue frio? Em Beckford todas as pessoas são suspeitas.

É um livro de suspense que não deixa a curiosidade ir embora nunca. Não tive nenhum momento de desistência na leitura e isso sempre é um ponto positivo para o leitor e esse foi meu primeiro contato com o livro da Paula Hawkins e já que me apeguei facilmente com livros de suspense e mistério sei que vou gostar de outros trabalhos da autora. E uma coisa que gostei muito na escrita foi o segredo a sete chaves e até o último segundo tive surpresas.

Thais 23/07/2020

Ótimo
Em Beckford há um rio e nele o Poço dos Afogamentos. Há muita história naquele poço. De suicídios, de assassinatos. Nel Abbott estava investigando os casos para um projeto pessoal, mas agora ela também está morta.
Mistério, suspense, um toquezinho de medo... a combinação perfeita. O livro alterna entre primeira e terceira pessoa, familiares da Nel e moradores da cidade, passado e presente.
Vale a pena.
Deise.Maria 23/07/2020minha estante
Achei um pouco sem graça esse livro

Leo Oliveira 04/05/2017

"Em Águas Sombrias" foi um livro que me surpreendeu em alguns momentos e me deixou incomodado em outros. A história é mediana mas o que me fez dar quatro estrelas foi a forma como ela foi escrita, desde as narrativas alternadas entre primeira e terceira pessoa até os inúmeros pontos de vista. Neste livro Paula Hawkins conseguiu construir uma narrativa um pouco inconsistente, mas que me prendeu à história e me motivou a buscar respostas para os acontecimentos. "Em Águas Sombrias" é o tipo de livro que dividirá muito as opiniões, alguns irão amar e outros odiar. Não existe um meio termo.

Se eu precisasse resumir este livro em uma única palavra seria: arriscado. A história toda é muito boa, o mistério me envolveu e me prendeu durante todo o livro mas é impossível não levar em conta a quantidade de personagens e o que eles podem causar nas pessoas, desde repulsa à excessivo tédio. Mas é importante frisar que cada um deles é importante para o livro, não existe essa coisa de personagem desnecessário nessa história. Cada um deles exerce uma função importante e quando tudo parece resolvido a pergunta inicial do livro é finalmente respondida. Para muitos talvez ela não seja boa o bastante, mas me pegou de surpresa e sou grato à Hawkins por isso.

Em resumo é um bom livro, é uma história que precisa ser lida se você quiser lê-la. "Em Águas Sombrias" exigirá um pouco mais da sua atenção e imersão, não é o melhor livro do mundo mas está longe de ser um desperdício.

Bee 19/07/2022

Em águas sombrias.
Leitura fluída e com um final inesperado. Quando você pensa que sabe de tudo a história lhe proporciona uma enxurrada de novas informações e verdades que são capazes de inundar os seus pulmões, como aquele velho rio fez com "as mulheres encrenqueiras".