Em Águas Sombrias

Em Águas Sombrias Paula Hawkins

Resenhas - Em Águas Sombrias

Carol 12/04/2020

Entretem, mas não curti muito a forma como a história é contada: é meio bagunçado.

anna.goulart 14/04/2020

Livro incrível
Mais uma vez, Paula Hawkins escreveu um livro incrível, que prende o leitor desde o princípio. A presença de diferentes pontos de vista faz com que consigamos entender tudo o que acontece nessa história fascinante.

natmoreira 30/05/2020

Bom.
Quando comecei a ler ''Em Águas Sombrias'' confesso que fiquei um pouco confusa com o tanto de pontos de vistas que nos é apresentado, tive que reler algumas partes para ter um compreensão melhor. Porém, conforme vamos lendo e progredindo, entendemos que tantas histórias culminam para um único ponto e isso eu achei muito inteligente da parte da autora.

Ela construiu todo um contexo, rodeado de histórias e versões, e em um momento temos todos esses pontos se encontrando. A principio, com toda o embaralho de personagens e narrações, pensamos que será apenas um thriller relacionado a supostos suicidios, mas quando tudo vai se encaixando nós entedemos que se trata simplesmente do que acontece com uma mulher quando ela não aceita se submeter as regras da sociedade.

Basicamente temos histórias de mulheres que teriam cometido suicidio e a Paula Hawkins vai nos entregando aos poucos o que aconteceu, porquê e como e é exatamente assim que ela aguça a nossa curiosidade com maestria.

O final pode não ser o que muitos esperavam, mas acredito estar de acordo e aceitável para o que foi proposto. É um tema importante e eu indico o livro para quem gosta de um bom romance policial e não se incomoda de um mistério que se desenvolve mais lentamente.

Newton_Lopez 20/09/2022

A Culpa é Sempre da Mulher?
O livro é bom, mas infelizmente não me vi preso na história. A estrutura usada pela autora é incrível e o mistério em volta do rio, chamado de O Poço dos Afogamentos, e os suicídios que ali ocorrem são bem intrigantes e isso é um baita ponto positivo na história.

Aqui deixo avisado que há muitos gatilhos no livro como: depressão, traumas psicológicos, feminicídio, pedofilia, suicídio, gordofobia (acho que tem mais, mas não lembro); e todos eles são tratados de uma forma bem sucinta.

A história, pra mim, foi super arrastada (passei mais um de mês lendo ele e isso não é legal), mas o final até que foi interessante. Houve uma quebra de clímax, mas como a autora quer trabalhar bem a questão de que as pessoas tendem sempre a culpar a mulher, eu ainda assim gostei dessa quebra.

Andréia 20/07/2020

Errou rude Paula Hawkins!
Peguei este livro na leve tentativa de ir desencalhando alguns da minha estante,
Paula Hawkins se saiu muito bem em "a garota no trem" mas infelizmente neste segundo livro ela exagerou na criação de personagens dentro dessa estória e exagerou na "encheção de linguiça" ao contar a estória, o que acaba dando uma cansada legal e você pode vim a desistir do livro antes das primeiras 100 páginas.
Persistência é meu mantra rsrs terminei o sacrilégio com a certeza da decepção.
Fora que o final não podia ser mais clichê com a resolução dos fatos literalmente na última linha.

Errou rude Paula Hawkins!

Fran @paginasdafran 13/06/2020

Decepcionante
Quando a história começou, achei que ia seguir um caminho, talvez com algumas pistas falsas ao longo das páginas, mas não foi o que aconteceu. A história é contada por vários pontos de vista, abrange muitos conflitos familiares e acaba nos entregando um grande emaranhado de segredos e mentiras. Resumindo, temos uma cidade, um rio e muitas coisas que acontecem por trás das aparências de todos. Finalizei o livro em busca de algo mais, mas o final trouxe algo inesperado e que não causou surpresa nem emoção.

Fran.5s 25/07/2023

Misterioso e instigante
Em águas sombrias, não se trata apenas de um drama familiar, tampouco da história de uma única mulher. O livro é um suspense psicológico e traz aquele tipo de história que conecta diversos personagens e suas vidas a um ponto em comum, neste caso, o poço dos afogamentos.
Capítulo a capítulo, a história é contada por diferentes vozes, pertencentes aos habitantes de Beckford. Confesso que no início pode ser um pouco confuso entender onde cada um se encaixa, mas depois tudo faz sentido. A partir dos olhares variados, a gente penetra na intimidade dessas pessoas, conhecendo seus segredos mais perturbadores, atitudes duvidosas e sentimentos sufocados. Raiva, ciúme, rancor, medo, mentiras e traições permeiam o passado e o presente desses personagens. Hawkins trabalha principalmente em cima desses personagens. Ela apresenta suas histórias com calma, interligando as tragédias, conectando seus passados, justificando o presente de cada um. Com isso, a autora conduz o suspense e nos prende a atenção a respeito do que é crime e do que é suicídio; o que faz um monstro e o que faz uma vítima.
Enfim, o livro aborda a violência contra a mulher, o acuamento e a opressão, o machismo que ainda segue entranhado nas pessoas, e também a misoginia. E, na pequena Beckford, onde todo mundo se conhece e se julga, isso é muito evidente. Pode-se dizer que é um livro sobre a vida de diferentes mulheres e como foram afetadas pelos olhares, pela pressão, pelo terror dos julgamentos das pessoas à sua volta. Esse foi meu primeiro contato com a autora e posso dizer que adorei. Com certeza lerei outros livros dela.

Amanda 07/07/2022

Mente explodindo!!!!
Que final! Foi o meu primeiro contato com a autora e gostei bastante, mas confesso que demorei um pouco para história ficar boa pra mim. O único achei bem arrastado, mas do meio pro final foi simplesmente alucinante. Senti que a autora criou personagens taaaao chatos e intragáveis de propósito, deixando os defeitos tão nítidos que deixou a história ?arrastada?. Não esperava o final, mas especificamente a ÚLTIMA página. Gostei que ela abordou assuntos extremamente pesados no livro, mas com responsabilidade e não foi algo simplesmente jogado na história para fazer o ?baaaam?. Quero ler outros livros da Paula, sem duvidas!

Gisa Petry 13/03/2021

Em águas sombrias
E esse final minha gente????! ?
Não tô acreditando!!
Um livro que relata os acontecimentos na visão de cada personagem.
É intrigante, é intenso, é bom demais!!
Gostei da forma que a autora vai "desmembrando" tudo.
No fim, tudo, e nada, se encaixam!!
Ganhou meu coração essa obra!!?

Juliana1915 05/11/2022

Meeh!
Olha, tá cada vez mais difícil achar um thriller memorável sinceramente. Não sei se pq já li muito esse gênero, que acaba que poucos me cativam hoje em dia.

Esse livro não foi uma leitura ruim, mas foi uma leitura morna, sem sal. Acho que na verdade entrei em uma ressaca e tá bem difícil de sair, com uma leitura mediana atrás da outra. Chega a ser pior do que quando você lê livros realmente ruins, pq ao menos a força do ódio te motiva a lembrar um pouco da história depois, o que não é bem o caso aqui kkkkkkk

Um livro de thriller com drama familiar, ritmo um pouco lento, personagens demais, subtramas demais e um final morno.

Daniele 26/06/2020

Eu esperava mais....
Eu gostei do livro, porém eu esperava mais.... alguns pontos ficaram sem explicação e até o final do livro eu ainda ficava um pouco confusa com a troca dos personagens... não sou totalmente fã deste tipo de narrativa!

Leitor Oculto 29/05/2021

Personagens fortes!
Um livro de início bem confuso pelo grande número de personagens e de épocas diferentes, mas que , com o tempo, vamos nos familiarizando e a história flui.

A obra é composta, basicamente, por
mulheres fortes que enfrentam seus "demônios" em busca de redenção.

Gostei do clima tenso da narrativa, mas acho que alguns pontos ficaram sem amarração no final, mas creio que tenha sido por acaso. Acho que a autora quis isso.

Enfim, acho que está longe de ser um livro ruim.

Estante da Giih 26/10/2021

Sensacional
Um final que eu não esperava e me chocou 100%, história bem elaborada e estruturada!!! Enredo bem desenvolvido e alguns personagens foram elaborados porém senti falta de alguns detalhes

Lilian 14/11/2022minha estante
Quando passei da metade achei que a estória começou a fluir. O final me deixou revoltada.

Você se lembra que o Patrick foi casa onde eles se encontraram? E lá, ele retirou tudo que podia ligar que Sean estava com ela naquela noite.

Ellen ^.^ 14/11/2022minha estante
Não lembrava desse detalhe, fiquei muito confusa até mais ou menos a metade também, tanto que alguns detalhes passavam batido kkkk