1977: Enfield

1977: Enfield Guy Lyon Playfair

Resenhas - 1977: Enfield

Nay 21/11/2020

Eu estava querendo muito esse livro. Já há algum tempo, desde que li "Ed & Lorraine Warren: Demonologistas", quero tudo que tenha a ver com eles. Essa é a história do caso do filme "Invocação do Mal 2".
Como sempre, gosto de discorrer sobre a edição. Darkside, eu não tem mais seda pra rasgar pra essa editora, de tão lindas as edições que traz, essa de Enfield, apesar de bem simples, sem o costumeiro corte colorido. É capa dura, e de uma elegância sem igual, nunca chamei um livro de elegante. Esse é o adjetivo perfeito pra ele. É lindo, caprichado, e de qualidade ímpar.

Logo do inicio somos alertados, que a leitura é arrastada e enfadonha, não vi dessa forma, estava gostando, até por conhecer o caso, ter assistido o filme e já estar acostumada com esse tipo de narrativa.
Me surpreendi com a proximidade do autor com o Brasil e familiaridade com o espiritismo, gostei muito que em vários momentos o Brasil e médiuns brasileiros são citados, inclusive Chico Xavier.
Do meio em diante, a narrativa ficou, como prometia, arrastada e enfadonha. Estava aguardando meu casal entrar em ação, mas não rolou, fiquei até o último capitulo achando que ia ter uma pontinha deles. Isso me decepcionou, ainda vou me aprofundar mais e saber se usaram um nome fictício, como muitos no livro, ou qual de fato foi a participação dos Warren no caso, se é que teve.
Li o livro sem ver muita coisa a respeito, talvez se tivesse procurado mais informações, não seria pega de surpresa com a ausência deles, que me levaram a buscar o livro, ironicamente.
Mesmo assim, foi muito bom reviver, e saber o detalhes por trás do caso que tanto amei ver nas telas.
Por fim, não sei se recomendaria esse livro. É muito especifico. Não é de terror, não fiquei com medo em momento algum, é mais técnico, mais voltado pra ciência do que pro sobrenatural. Acredito que só fãs mesmo iriam gostar, como gostei, ou quem estuda algo na área.
Pra mim valeu muito a pena.

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020

Bem interessante
Embora a narrativa seja lenta, muito técnica e bem distante de ser dramática e eletrizante... é um livro bom para sabermos todos os reais detalhes do caso Enfield.. é um livro para se obter conhecimentos e só.. até por que ele é um loongo e minucioso documentário!
O medo que era pra nos dar do livro é tão "cru" e repetitivo que se perde o efeito hahah, mas claro que é macabro quando nos imaginamos passando por tudo isso... Deus nos livre, rs
Em suma, é um livro que precisa de paciência para ser lido, pois seu formato de narrativa torna suas poucas páginas mais longas do que se espera... não recomendo lê-lo de uma só vez mas intercalando com outra(s) leituras.
Lucas.Quadros 29/10/2020minha estante
Mega curioso para ler esse livro, já está na minha lista de leituras futuras a eras ksksk

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020minha estante
Recomendo, pela curiosidade hahaha

Edu 31/08/2020

Maçante
A premissa do livro é muito boa, realmente despertou o meu interesse, porém mesmo com o preparo que o autor faz no começo do livro, já indicando que vão ter passagens repetitivas, o livro não só é bastante repetitivo de fato mas muito decepcionante também. Não há personagens que me agradaram, me forcei a terminar.
Não recomendo.

Mage 22/08/2020

gostei
o livro é muito bom. eu, como umbandista, acreditando em espíritos e etc, gosto de ler relatos do tipo. entendo que as pessoas tenham achado repetitivo, mas o livro é sobre um caso real, não tem como o autor mudar algo que jáb aconteceu.

a única coisa que eu não gostei e me irritou MUITO no livro foi o ceticismo do autor, que queria tirar motivo do ** para não acreditar que eram fantasmas ali. fora isso, gostei muito.

Dani 12/08/2020

Final surpreendente
Eu não esperava o final desse livro, aliás não esperava o livro inteiro kkkk a leitura flui muitoo devagar, é repetitiva e muito cansativa também, mas entendo que isso se dá por ser um relato não-ficcional de um caso de poltergeist, o objetivo é te convencer do caso e explica-lo e não te entreter.
Ademais, me simpatizei com os investigadores, pode parecer estranho, mas percebi sinceridade neles.
Mas, se você espera ler algo como os filmes de poltergeist mostram, já irei quebrar suas expectativas, pq não há disso aqui, é um relato minucioso e detalhado e muito monótono e isso o próprio autor diz em seu prefácio.

Lore 04/07/2020

1977 - Enfield
Esta obra é um livro documentário sobre o caso Poltergeist que durou cerca de 3 anos. Fenômeno este que nos intriga até hoje! Este livro cumpre bem ao que foi proposto, visto que se trata de um relato verídico com diálogos gravados reais, imagens e estudos científicos ao longo do caso.

Este livro é recomendado para aqueles que se interessam sobre o assunto e queiram conhecer de fato, sem os espetáculos da indústria hollywoodiana, como um caso dessa natureza se comporta. Essa obra não nos causa medo, mas nos faz refletir sobre as demais possibilidades da mente humana e das possíveis explicações para tal fenômeno.

Como obra documental apresenta fotografias tiradas durante o estudo do caso, os resultados de experimentos científicos, ao final um relato contendo as reflexões do autor, bem como algumas sugestões de leitura, nos possibilitando dar continuidade aos estudos do fenômeno.

No entanto, é importante ressaltar que a narrativa deixa um pouco a desejar, no tocante à fluidez. Outro ponto é a ?pobreza? de fotografias tiradas de um caso que durou 3 anos. Acredito que poderiam ter explorado melhor esse ponto para ilustrar e ajudar ao leitor a mergulhar mais ainda na atmosfera das inúmeras atividades poltergeist registradas.

Renata | @amorporlivros 17/05/2020

Não foi das preferidas.....
Tudo começa com uma série de situações estranhas em Enfield, subúrbio de Londres, na casa da família Harper. A família alegava ouvir batidas, presenciar móveis se mexendo de forma inexplicável e objetos sólidos atravessando paredes. Seria isso real ou somente artimanhas das duas filhas da senhora Harper? Eles acabam procurando a imprensa para tentar resolver o caso e dois pesquisadores voluntários, Playfair e Grosse acabam tomando frente do assunto. A partir de então, muitos pesquisadores, médiuns, jornalistas e curiosos passaram por aquela casa mas somente os dois acompanharam diariamente a vida dos Harper e registraram tudo o que aconteceu nesse caso, que durou três anos.

No prefácio, o autor já alerta para a repetitividade e o quanto o livro pode ser tedioso para quem está procurando emoção e descarta qualquer possibilidade de ação e suspense como nas histórias de terror que estamos acostumados a ler. Eu estava esperando algo parecido com Amytiville, e me decepcionei... A leitura se tornou um fardo porém, como boa taurina teimosa, persisti, pois havia a promessa de um final surpreendente.

Para ler o restante da resenha, acesse o link do blog abaixo.

site: http://amo-os-livros.blogspot.com/2020/05/resenha-132020-1977-enfield-guy-lyon.html

Bae 09/05/2020

Repetitivo
O livro não é ruim em si, pode ser muito útil para estudiosos da área física e psíquica, e nesse aspecto é bem interessante sim. Só que eu esperava algo mais espetacular, acho, como os filmes de terror nos fazem acreditar que é o real (depois desse livro ficou a impressão em mim de que esses filmes são, às vezes, bem fantasiosos) e essa visão é sempre vista com cetismo pelo autor do livro. Então pra mim que não sou estudiosa do assunto e amo filmes com histórias de temática paranormal a narrativa se tornou lenta e repetitiva e bem difícil de terminar. O passar dos meses é lento e é horrível pensar em como essa família passou por tudo isso achando que nunca chegaria ao fim. Recomendaria para pessoas que gostem de livros documentais e estudiosos do assunto, aos demais não percam tempo achando que vão ler uma história de terror como no filme porquê não vão.

Maria 05/05/2020

Quer ter medo de levantar de madrugada pra ir ao banheiro?
Um livro de fatos reais (socorro) que deu origem ao ?Invocação do Mal 2?! Mais um caso de ?poltergeist? que teve o envolvimento dos Warren e há muito tempo eu não tinha tanto medo em um livro.. rs.. muito bom, tanto que tive que assistir aos dois filmes de novo!

Wania Cris 26/04/2020

Absurdamente maçante
O livro é um amontoado de redundâncias, uma interminável volta ao início, uma constante narrativa em marcha lenta. Uma absurda perda de tempo.

Sam 18/04/2020

A decepção do ano!
Eu, simplesmente, amo os casos do Ed&Lorraine Warren.
Só que esse livro... Jesus, sofri!
O texto parece não sair NUNCA do mesmo lugar e sempre bate na mesma tecla, simplesmente não tem fluidez.
Quase que não terminei de ler e por causa desse livro fiquei com ressaca literária... rs.
Bae 03/05/2020minha estante
Nossa, concordo muito com vc. Tem anos que tento terminar esse livro, mas é muito cansativo, parece que tô lendo a mesma coisa sempre. Gostei do segundo filme de invocação do mal que fala sobre esse caso de 1977, achei que o livro seria sensacional então e me decepcionei... Espero conseguir terminar esse ano.

Dan Lacier 26/07/2020minha estante
Também achei mais ou menos, fiquei bem ciente quando o autor falou sobre várias repetições no decorrer da história, e que não iria passar disso.. mais tô passando o tempo kk

Mage 18/08/2020minha estante
po, mas bem no começo do livro ele diz que o livro vai ser meio chato e repetitivo porque as coisas que acontecem são repetitivas

Bae 24/08/2020minha estante
Fazia tanto tempo que eu tinha começado que eu não lembrava do autor dizendo que não passaria de fatos repetitivos kkkkk mas bem, consegui terminar, foi a maior vitória desse ano no quesito leitura, certeza.

Teteu 07/04/2020

Não é convincente...
Esse livro contém a investigação sobre o caso de Enfield, canalizado para as telas pelo filme Invocação do mal 2.

Ao contrário de outros livros de relatos sobrenaturais lançados pela Darkside, uma coisa que me incomodou muito nesse livro é a forma robótica e pouco temperada com a qual os fatos são narrados. Tudo que ocorria na casa era contada de forma extremamente repetitiva. Outro ponto é a descrença do autor do livro que mesmo após mais de um ano no caso, fazia constantes testes duvidando das família que morava na casa além de nunca procurar uma ajuda sensata como um Padre. A parte que mais me deixou com raiva foi entrevistador chamar o dono de um circo pra olhar se realmente tinha um espírito demoníaco na casa. Sério? Nesse ponto a voz extremamente grave que saia pelas paredes da casa conversava muito com as pessoas dentro do lugar quase como se fosse algo normal e ele chama o dono de um circo?

(PARTE COM SPOILERS)?
Outra coisa que me incomodou é o final, onde primeiro, o escritor diz que o caso acabou depois de 2 anos mas no livro "Demonologistas - Ed e Lorraine Warren" também lançado pela Darkside, o Ed diz ter sido chamado pra resolver o caso depois da família ter sido atormentada por mais de quatro anos. Fiquei super confuso.

A segunda coisa que me incomodou no final é a desculpa esfarrapada do autor de falar que o espírito que estava na casa e que por um acaso levitava móveis de mais de cem quilos, falava igual pobre no Sol e chegou a teletransportar uma das filhas da dona da propriedade, era a filha morta dele. AMADAH, ME POUPE!!

Tirando tudo isso é um livro interessante e eu até recomendo embora não saiba o porque kkkk...

Mara.Mares 31/03/2020

1977 Enfield
Acostumada com livros que tratam do assunto com mais "ação ". As cenas são extremamente repetitivas. Cansativo.

Caroline.Santos 19/11/2019

Enfield
O caso Enfield foi um dos mais relatados no campo do paranormal, esse livro aborda exatamente como aconteceram os fatos.
Um livro que não dá medo, mas que te deixa com a sensação de que ?espero que nunca ocorra isso em minha casa?. É curioso partindo de um interesse jornalístico e não de um conto de horror.

Luiz Carlos 20/08/2019

História sobre Caso Enfield
O livro se propõe a ser um relato, por vezes repetitivo e cansativo, sobre um possível caso de Poltergeist ocorrido em 1977, na Inglaterra, o próprio autor não esconde em sua introdução, que o livro por vezes é enfadonho e foi somente após muitas paradas que consegui conclui-lo, já na expectativa de passar para outras leituras! É boa leitura para os que gostam de entender o tema, mas será decepcionante para quem espera perder alguma noite de sono por medo de suas histórias de terror ou suspense.