1977: Enfield

1977: Enfield Guy Lyon Playfair

Resenhas - 1977: Enfield

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Lali 10/04/2024

Mesmo não acreditando, ler um relato tão intenso de quem acredita totalmente é mega impactante. Falta um pouco de fluidez, mas o próprio autor justifica isso em seu prólogo. Leitura super rica.

Rayza.Figueiredo 24/03/2024

Interessante
Desde o inicio o autor deixa claro que haverá repetitividade, que a leitura pode ser arrastada e maçante;
ate metade achei bem interessante, depois realmente foi ficando meio lento demais.
porém, gostei muito da leitura.

quando se fala em não ficção, minha atenção automaticamente desperta; saber coisas sobre o inexplicável, improvável, ser ou não ser, existe e não existe, sempre vai despertar meu interesse, então EU achei a leitura interessante.

já dizia Shakespeare: há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.

hmhenrique 28/01/2024

Leitura fácil e que te prende do início ao fim. Sou suspeito em falar, pois sou fã de todos os livros de Ed & Lorraine

Tarciane.Mayrink 07/01/2024

Quase um documentário
Esse livro não é pra qualquer um, como o próprio autor disse no início, ele seria bastante repetitivo e maçante em descrever o caso e ele não foi nenhum pouco exagerado nisso.
Foi um caso com inúmeras testemunhas diferentes e algumas que não tinham nenhum pouco relação com a família.
O caso Enfield foi muito interessante em vários aspectos, porém no final mesmo ele tendo dito que presenciou inúmeras coisas com os próprios olhos ele tenta dizer que talvez não seja algo paranormal e sim psíquica, um campo ainda não descoberto pelos físicos. Porém, existem várias informações sobre coisas ditas pelas crianças que eram impossíveis de elas saberem, ainda mais pelo ano não terem acesso a informações como nós temos hoje.
Outra coisa interessante foi ele ter contado o Brasil inúmeras vezes, personalidades Brasileiras e casos brasileiros. Como no interior de São Paulo, ninguém conseguiu descobrir de onde vinha as pedras. E tudo parou depois que o casal citado no livro foi lá e descobriu que uma das meninas era médium.
Enfim, não é algo razoavelmente fácil de acreditar, mas tbm não é algo que eu descarto pq não entendo e não vivenciei (e nem quero ?). E particularmente acho o assunto muito interessante.

wtfartby 08/11/2023

?Se você?
Não está satisfeito com todos os horrores e as excitações ocultistas de livros ou filmes como O Exorcista e sua batelada de imitações, e ainda está ávido por emoções mais exóticas, este livro não é para você.?

Sinceramente o próprio autor nos deixa confusos e nos faz questionar das veracidades do caso. É um livro arrastado, difícil manter leitura. Coloca muitas informações juntas, eu tive que reler algumas partes para poder entender do que se falava de fato.
Se tem curiosidade sobre o caso, é bem documentado, mas não é um livro para se impressionar ou assustar.

Casumere 06/08/2023

Outro ponto de vista para o além do natural
1977 relata um caso de atual do além do natural em Londres.

Iniciei a leitura por já conhecer os livros do casal Warren. Contudo, apesar de temática e casos semelhantes, o ponto de vista abordado neste caso é bem diferente dos casos investigados por Ed e Lorrane.

Acredito que seja por causa do viés religioso. Os Warren, como católicos, usam desse conhecimento como ferramentas de seu trabalho. Mas como eles mesmo disseram em seus livros, não existe um único meio de analisar e se trabalhar com esses casos. Eles usam as ferramentas da igreja católica, pois são católicos.

Aqui, temos investigadores que são também cientistas. Eles estudam e experimentam os fenômenos. Fazem uso também dos estudos realizados por Allan Kardec, muito conhecido pelos seus estudos sobre o espirítismo e a mediunidade.

No Brasil, bastante citado pelo o autor, temos a religião Espírita Kardecista, baseado nos estudos de Kardec.

Em resumo, 1977 é uma leitura bem interessante. Alguns pontos são repetitivos. O próprio autor passa essa informação no início do livro. Mas, confirma, que a escrita se prende ao que de fato aconteceu à época.

Jessica.Amario 08/07/2023

?Seria muito simples para mim, e aceitável para outros, dizer que todas essas pessoas eram simplórias e crédulas, fraudes, lunáticas ou psicopatas, e sugerir que isso constitui alguma espécie de explicação?.
O livro pode ser muito repetitivo, já que o "poltergeist" segue um padrão, mas honestamente isso não me incomodou. Admito que comecei o livro bastante cética e acreditando que as meninas estavam por trás de tudo.
Ainda tenho minhas dúvidas, é claro, mas fico tentada a acreditar já que toda a história foi muito exaustiva para a família e tem tantas testemunhas.

Jessica1230 25/06/2023

O livro trás a mesma coisa de formas diferentes, o que tornou a leitura maçante demais.

No livro, eles simplesmente ignoraram o fato de que as duas meninas tiveram culpa na maior parte do caso, já que na história real eles citam isso.

A leitura não foi o que eu esperava.

Trajano 30/05/2023

O livro passa muito mais a impressão de ser um documentário do que uma narrativa propriamente dita, o que faz com que ao mesmo tempo que o leitor dê mais credibilidade (e credulidade) ao que está sendo lido, cause por outro lado certa monotonia na leitura. A verdade é que a história se arrasta por quase dois anos e por isso houve tantas repetições, visto que as entidades tinham padrão de comportamento.

Devo admitir que meu ceticismo continua intacto, sendo algo inerente e que eu não busquei ler algo deste tipo pra me convencer da existência do sobrenatural, entretanto algumas partes deste grande relato me chamaram mais atenção, comi quando a "voz" falou pela primeira vez talvez tenha sido a mais marcante, além das vezes em que a caixa de fósforo queimava e nenhuma palite sequer havio sido chamuscado por dentro; ou mesmo a levitação da menina.

Indico muito para curiosos com estes tipos de casos e que se interessam por assuntos ligados à mediunidade.

Thais 22/04/2023

Relatos sobrenaturais
?Ainda temos muito que aprender sobre o máximo potencial da mente humana e a verdadeira natureza da matéria física, bem como sobre os modos como elas interagem.?

O livro é um pouco diferente do que eu estava esperando, mas não um diferente ruim. Eu gostei da abordagem mais científica a respeito do assunto e como a todo momento eles tentaram uma explicação com embasamento para o que estava acontecendo na casa dos Harper.
Deve dizer que a leitura em certos momentos se torna cansativa por causa dos acontecimentos repetitivos e pela demora em solucionar o caso.
No geral é uma boa leitura pra quem se interessa pelo assunto.

Claudia.Michelin 07/04/2023

Esperava mais
Até agora, está foi a pior leitura até agora. Terminei o livro da mesma forma que iniciei, sem saber a história da casa ou das pessoas. A leitura parece um relatório técnico, uma preocupação em captar provas dos acontecimentos e analisá-las. Gostaria que o foco fosse a história do local e das pessoas. Lembrando que a experiência de leitura é diferente para cada pessoa. A minha não foi.

Luana 28/11/2022

Nada glamouroso como Hollywood
Estava muitos ansiosa para ler esse livro. Gostei de como foi retratada toda a história verdadeira do caso, e diferente de outras opiniões que vi a respeito do livro, não achei a história arrastada nem chata. Por certas vezes me incomodava o fato se sempre acharem que as meninas estavam pregando peças, e também achei meio estranha a maneira de como toda a família reagiu a tudo, mas enfim, cada um reage da maneira que melhor lhe convém. Fiquei um pouco perdida com as datas, mas nada que atrapalhasse a leitura. E, confesso que esperava mais do final, uma explicação mais lógica e plausível, no fim parece que aceitaram que as meninas estavam pregando peças, apesar de fenômenos considerados inexplicáveis. Enfim, quem sou eu para dar minha opinião ao caso, nunca vi um poltergeist e nem pretendo ver.

Sam 24/08/2022

Acabei, finalmente
acabapeloamordedeus.mp3

Nem acredito que consegui terminar, quase abandonei várias vezes durante a leitura.

EduardoCDias 24/07/2022

Historia real
Historia de um dos primeiros casos fartamente documentados ocorrida na periferia de Londres entre 1977 e 1978. Expõe de forma exemplar todos os fenômenos físicos, psíquicos e inexplicáveis que atormentaram uma família de mãe e quatro filhas levando-os à exaustão atrás de explicações e soluções.
Além dos pesquisadores paranormais, foram envolvidos psicólogos, físicos, médiuns e até mágicos.
O autor é um estudioso inglês que além de ter passado uma temporada no Brasl, ainda escreveu biografia de Chico Xavier.
Ariane 24/07/2022minha estante
Coincidentemente assisti hoje mesmo a esta história no canal da Joice Rodrigues.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6