1977: Enfield

Resenhas - 1977: Enfield

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Andressa 15/05/2022

Guy Playfair x Ed e Lorraine
Inicialmente pra quem não sabe, 1977 é um livro de não ficção sobre os acontecimentos reais do caso Enfield - roteiro do segundo filme de Invocação do Mal.

Escrito por Guy Lion Playfair que atuou junto com Maurice Grosse, vai nos relatar aqui todos os fatos que presenciou durante os 15 meses em que acompanhou o caso de perto. Dentre batidas, vozes, objetos e pessoas levitando e até projeções, várias pessoas se envolveram ao longo do caso - inclusive, médiuns brasileiros - para tentar explicar ou solucionar as coisas que a família Hodgson estava passando. Foram meses e meses exaustivos e sem solução, já que o tal poltergeist saiu da casa da família da mesma forma que entrou: repentinamente.

Guy sempre deixou claro que era totalmente contra um exorcismo já que de acordo com sua experiência, viu que muitos pioravam a situação ou acabavam muito mal. Ele chega a citar o caso real do exorcismo de Emily Rose, em que a menina possuída morreu durante o exorcismo.

Durante a leitura eu fiquei intrigada por Ed e Lorraine não terem sido citados em momento algum já que eles tem presença em 100% do caso no filme. Descobri que ambos só se envolveram depois que Guy e Maurice deixaram o caso, cerca de uns 3 anos depois. E enquanto Guy chamava as entidades de poltergeist, o casal Waren já dramatizava a situação falando em possessão demoníaca, demônios e essas coisas (consultei o livro Ed e Lorraine - Demonologistas). Já em 1977 a gente percebe que nada é forçado, o autor não tenta nos convencer das coisas que ele presenciou ali, tanto que logo no inicio ele nos informa que o livro pode ser um tanto tedioso por repetir sempre as mesmas coisa e acontecimentos.

1977 é um livro bom mas cansativo. Chega um momento que você não aguenta ler sobre a mesma coisa... nada muda. Mas pra quem adora esse tipo de história e é curioso, vale a pena a leitura.

@vcdisselivros 11/05/2022

"Um relato verdadeiro"
O COMEÇO

A obra de Guy Lyon Playfair aborda os eventos reais da produção Invocação do mal 2.
Pasmem, mas o casal Ed e Lorraine Warren não aparece em meio aos muitos investigadores citados ao longo do livro.

As más-línguas afirmam que o casal apareceu um dia no local, sem ser chamado e foram convidados a se retirar após Ed Warren dizer que “Há muito dinheiro a ser feito aqui”. Conforme o autor aponta, a família Hodgson e os responsáveis pelo caso queriam fugir de todo tipo de publicidade e sensacionalismo.

O fato é que essa ocasião foi deixada de fora do título, bem como a aclamada Freira demoníaca, criada por James Wan, com base no verdadeiro demônio Valak.

ONDE É QUE EU TÔ

O caso teve início em Enfield, Inglaterra, no ano de 1977.

Peggy Hodgson, mãe de quatro filhos, estava se preparando para dormir quando ouviu um forte som vindo do quarto que a filha, Janet, dividia com o irmão mais novo. Ao chamar a atenção das crianças, ela se deparou com algo que não poderia ser real, mas como se fosse para provar que estava ali, a força afastou uma pesada cômoda da parede.

Estranhando o ocorrido, ela colocou o móvel no lugar e no mesmo instante ele foi puxado novamente. Assustada, Peggy tentou colocar ele no lugar mais uma vez, mas sentiu que algo invisível também fazia força na outra ponta, deixando a cômoda travada onde estava.

Aos poucos, sons e batidas passaram a ser ouvidas por toda a casa. Com o tempo, móveis viravam de ponta cabeça, as meninas eram arremessadas e os visitantes atacados.

Maurice Grosse e Guy Lyon, foram os primeiros a acompanhar de perto o caso, reunindo provas e buscando o auxílio de psicólogos, médiuns, entre outros profissionais que poderiam validar os atos, ou desvendar o que seria uma possível fraude.

POR FIM

Ainda que o livro tenha muita atividade paranormal, não espere algo tenebroso, os eventos por si só são repetitivos e o intuito não é assustar, a obra se reserva a apresentar o caso, os fatos e a busca da solução, o que para muitos, torna a leitura maçante. Agora, se assim como eu, você se sente atraído pela temática, com certeza a leitura é satisfatória e rica em detalhes.
Alex 12/05/2022minha estante
Fatos reais? Consegui o ebook dele.

@vcdisselivros 16/05/2022minha estante
Fatos reais

diouryab 21/04/2022

Difícil terminar
Tinha grandes expectativas para esse livro levando em conta a temática.

Não sei como consegui terminar de ler? praticamente dormi todas as vezes que estava lendo. Muito chato.

Thalita.Romolu 03/03/2022

Logo na introdução o autor deixa bem claro que a leitura pode ser cansativa por serem relatos de acontecimentos que ocorreram e não uma ficção.
Realmente foi lenta, bem lenta a leitura para mim. Mas mesmo sendo uma leitura demorada, achei muito interessante os acontecimentos e os estudos com a família. No livro mostra que há muita relutância, mesmo com fatos, de muitos profissionais em acreditar em coisas sobrenaturais.
Mesmo a história se passando na década de 70, achei legal a atualização que há no final de algumas hipóteses para tempos mais atuais.

Inacio.Netto 14/02/2022

Meh
Bem arrastado, meio cansativo, é mais um livro documentário. A edição da Darkside é linda, ótimo pra ter na estante, mas a leitura não foi das melhores que tive.

Elena 02/02/2022

O livro é bom, mas começa a ficar um pouco repetitivo, não o torna ruim, mas pode deixar a leitura um pouco cansativa. Mas ainda assim, recomendo!

Andressa S. 02/02/2022

Voltei como os espíritos de Enfield porém mais cheia de glamour e mais criativa, sinto muito galera do ?Além?, meu carisma é imbatível!

A Darkside tem uma emoção em lançar livro assustador, fico imaginando os Editores tendo um ataque cardíaco toda vez que leem um livro demoníaco, pensando: ?Agora vamos provocar um cagaço coletivo maior que a Jade Picon vendo que vai ter que comer Moela.?

?1977? é o tipo de Livro que você começa com medo, fica com medo e termina: ?Ah vai pra [*****]!? (Alguém coloca o PIIIIII aqui.) Vou explicar, calma! O livro conta o maior caso de Poltergeist conhecido até hoje. A narrativa acontece através dos relatos de um estudioso que presenciou e estudou os fenômenos, com direito a fotos, narrativas transcritas e depoimentos.

O Livro em si é assustador, porque nos leva a um universo desconhecido, mas cheio de referências que conhecemos, como por exemplo, médiuns brasileiros que ajudaram e participaram do caso.
Analisando sob a perspectiva de leitora eu esperava um Livro mais robusto, mais bem explicado, mas o final é drasticamente decepcionante. Não espere exorcismos emocionantes com vômito verde, nem mesmo uma explicação ou uma teoria. O final é basicamente você querendo despachar aquela amizade que fala cutucando, o famoso: ?Arram, vamos ver depois!?

A história inspirou um dos filmes da franquia ?Invocação do Mal?, que basicamente TRANSFORMOU toda a história, dizer que foi inspiração deveria ser considerado um crime, já que o filme não tem absolutamente nada a ver com a história real e os Warren tiveram participação pequena no caso.

Se você é curioso e tem condições de pagar uma conta de Luz cara para dormir de luz acesa, eu recomendo demais a Leitura. Apesar do final frustrante e sem potencial, o Livro traz pontos de vista interessantes, com relatos científicos, espirituais e místicos.

A Darkside traz uma edição completa e que infelizmente é bem difícil de achar, apesar de ter no site da editora por um preço considerável. Para os fãs de Terror, ?1977? é um livro obrigatório.

Edla 06/01/2022

É normal começar o ano abandonando um livro, né?
Quando peguei o livro para ler estava jurando que iria encontrar uma escrita diferente, pois para me o livro deveria manter um estilo de “não-ficção”, e acabou me apresentando um livro totalmente ao contrário. Fiquei bastante decepcionada com isso, mas quem sabe um dia volto a ler ele.
Vi também muitas criticas negativas em relação a esse livro lá no Skoob, pessoas que esperavam o mesmo que eu, dizendo que a leitura cansa, e eu tive essa mesma sensação. Mas, mesmo assim eu recomendo que vocês leiam, porque possa ser que vocês tenham um pensamento diferente.

Jenifer Tertuliano 19/11/2021

Até da um medinho
Eu li esse livro todo com uma desconfiança hahahaha
Mas vale lembrar que todo momento o autor deixa clarobquebo relato é algo que ele presenciou, e não é imaginativo, mas a forma de "contar" os acontecimentos deixa um pouco a desejar e logo fui levada ao ceticismo quanto a situação.

Simone.Marques 08/11/2021

tudo sibre o caso enfield!!! .uma das maiores história de poltergeist de todos os tempos . cheio de relatos sobrenaturais . onde uma família sofre por quase 3 anos .

Vini 07/11/2021

1977
Logo no início do livro, o autor deixa bem claro que a leitura é muito repetitiva e, por isso, o livro pode ficar chato. De fato, algumas vezes ficou bem entediante. Com relação ao filme Invocação do Mal (eu não li o livro dos Warren), posso dizer que é bem diferente. Para começar, o próprio casal Warren aparece no livro 1977 apenas uma única vez e, mesmo assim, com nomes fictícios. A familia inglesa é a mesma e os fenômenos paranormais mais simples que acontecem no livro 1977 tbm acontecem no filme, mas no filme tem muito mais coisas como demônios e etc? até pq é um filme de terror e precisa ser assustador para alguém querer ver, né? O autor, no final do livro, tbm fez algumas criticas indiretas as distorções e meias verdades sobre o caso Enflied que surgiram ao longo dos anos em programa de televisão, jornais e etc. Por fim, eu gostei do livro, mas se vc quer ler uma historia de terror com vários sustos, este livro não é para vc, pois ele é bem entediante, repetitivo?

Luane 07/10/2021

A história de enfiled está relacionada ao estudo de atividades com Poltergeist. A família é alvo de várias manifestações e mesmo com várias testemunhas, alguns duvidam da veracidade dos fatos.

Isadora 11/06/2021

1977
É a mesma história de invocação do mal 2, e me causa uma revoltinha kkkkkk, porque não aconteceu bem como é no filme, no livro não é citado o casal warren, assim, leiam que vocês iriam entender kkkk
Juliana M. 03/10/2021minha estante
To lendo ed e lorraine 1, falam sobre o caso enfield uai, eles "estavam" lá, então alguém tava mentindo. Ou o livro dos warren ou o 1977, confuses estou.

Isadora 05/10/2021minha estante
Então, eu li isso no livro deles, o demonologista, mas eles não são citados no livro de 1977. É citado um casal, mas não fala o nome de nenhum

Monique.Claro 27/05/2021

Livro muito ruim, uma leitura extremamente cansativa, foram 3 longos meses tentando terminar.. Embora eu goste do gênero, esse livro não dá!!

Laisi 26/05/2021

Abandonei por motivos de: minha ressaca literária tá querendo me matar de raiva.

Assim que comecei o livro a leitura já ficou pesada e não não evolui, esse mês tá triste.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6