1977: Enfield

1977: Enfield Guy Lyon Playfair

Resenhas - 1977: Enfield

Sam 18/04/2020

A decepção do ano!
Eu, simplesmente, amo os casos do Ed&Lorraine Warren.
Só que esse livro... Jesus, sofri!
O texto parece não sair NUNCA do mesmo lugar e sempre bate na mesma tecla, simplesmente não tem fluidez.
Quase que não terminei de ler e por causa desse livro fiquei com ressaca literária... rs.
Bae 03/05/2020minha estante
Nossa, concordo muito com vc. Tem anos que tento terminar esse livro, mas é muito cansativo, parece que tô lendo a mesma coisa sempre. Gostei do segundo filme de invocação do mal que fala sobre esse caso de 1977, achei que o livro seria sensacional então e me decepcionei... Espero conseguir terminar esse ano.

Dan Lacier 26/07/2020minha estante
Também achei mais ou menos, fiquei bem ciente quando o autor falou sobre várias repetições no decorrer da história, e que não iria passar disso.. mais tô passando o tempo kk

mage 18/08/2020minha estante
po, mas bem no começo do livro ele diz que o livro vai ser meio chato e repetitivo porque as coisas que acontecem são repetitivas

Bae 24/08/2020minha estante
Fazia tanto tempo que eu tinha começado que eu não lembrava do autor dizendo que não passaria de fatos repetitivos kkkkk mas bem, consegui terminar, foi a maior vitória desse ano no quesito leitura, certeza.

Koala Leitora 14/08/2018

Não me impressionou, amém.
Bom, eu me decepcionei com o livro, desculpa, mas eu me decepcionei por conta da expectativa criada encima do livro em questão. Claro que o livro já começa avisando sobre isso, mas eu bem que não me atentei a isso, apenas fui lendo e esperando tomar alguns sustos ou ficar com medo, não fiquei, muito pelo contrário, me esclareceu algumas dúvidas a nível do assunto tratado.
Acredito que todos saibam que o livro trata de Poltergeist, se não sabiam e estão lendo isso, me perdoem pelo spoiler, mas é só isso que vão saber. A história é bem interessante e para quem lê sobre o assunto, muito esclarecedora a alguns níveis. Para quem de fato acredita nisso, vai se sentir energizado pela história, mas para quem vai ler apenas por nível de conhecimento, vai ficar esperando algo mais.
Eu gostei e não gostei do livro, mas o não gostar foi pelo que falei no início, foi apenas o fato de ter esperado algo que não ia acontecer. O livro é bom, esclarecedor e a escrita é muito bem feita, rica de detalhes como já se espera, repetitiva, mas isso já é o esperado, pois é avisado.
A edição é muito maravilhosa, como já se espera da DarkSide e assim como todos os outros que tenho, já me apaixonei pela edição, vai ganhar lugar especial na minha futura estante. Quanto a leitura, é só indo a fundo no livro pra entender.
Aos amantes do sobrenatural, recomendo muito essa leitura.

Koala Leitora 05/12/2018minha estante
Embora a leitura não tenha me agradado tanto quanto eu esperei, não consigo trocar, tem valor sentimental.

Giovanna.Lisboa 06/12/2018minha estante
Entendi, obrigada ?

Koala Leitora 06/12/2018minha estante
Por nada

Jezreela Kemilly 15/06/2018

História não desenvolve
O livro é quase um dossiê do caso Enfield, o problema é q a história não anda. O escritor fica apegado a detalhes tediosos e até eu q estava empolgada no começo me vi desesperada ou notar q nd de interessante acontecia e o q acontecia era muito repetitivo ao ponto de deixar o leitura tediosa e desesperadora.

Jezreela Kemilly 05/12/2018minha estante
Por enquanto ainda não quero trocar ele. Mas se eu midar de idéia te aviso ?

Giovanna.Lisboa 06/12/2018minha estante
Certo, obrigada ?

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020

Bem interessante
Embora a narrativa seja lenta, muito técnica e bem distante de ser dramática e eletrizante... é um livro bom para sabermos todos os reais detalhes do caso Enfield.. é um livro para se obter conhecimentos e só.. até por que ele é um loongo e minucioso documentário!
O medo que era pra nos dar do livro é tão "cru" e repetitivo que se perde o efeito hahah, mas claro que é macabro quando nos imaginamos passando por tudo isso... Deus nos livre, rs
Em suma, é um livro que precisa de paciência para ser lido, pois seu formato de narrativa torna suas poucas páginas mais longas do que se espera... não recomendo lê-lo de uma só vez mas intercalando com outra(s) leituras.
Lucas.Quadros 29/10/2020minha estante
Mega curioso para ler esse livro, já está na minha lista de leituras futuras a eras ksksk

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020minha estante
Recomendo, pela curiosidade hahaha

Micha 13/03/2018

Mais do mesmo. Depois de tantas histórias de casas assombradas, não há nada de surpreendente por aqui. Assusta pelos relatos descritivos e pelas fotos, mas é mais por uma questão de curiosidade para quem se interessa pelo tema do que pela qualidade dos relatos, repetitivos e tediantes em vários momentos.
A trama todo mundo conhece de cor: família feliz (ou aparentemente) se muda para uma casa antiga. De repente, todos começam a ouvir e presenciar eventos sobrenaturais, que atingem principalmente as crianças e pré-adolescentes. Há uma explicação pouco convincente sobre poltergeists, mas que, no fim das contas, não justificam o ocorrido. O mais interessante é o relato das coincidências que antecedem o caso, mas em geral, é mais uma entre tantas histórias de fantasmas. Real ou não, fica longe de ser empolgante.

Micha 04/01/2019minha estante
Não, faz parte da minha coleção Darkside ;)

Rosy 21/05/2018

Enfield é o lugar no subúrbio de Londres, no ano de 1977 onde se passa um dos maiores casos de poltergeist conhecido.
O parapsicólogo, jornalista e escritor do livro acompanhou de perto durante um ano ou mais, essa casa em Enfield, onde uma mãe e três crianças moravam e passaram a conviver com fenômenos incomuns.
Na introdução o autor já nos conta que essa historia talvez seja um pouco entediante para alguns, porque o objetivo dele aqui é relatar em detalhes cada acontecimento ocorrido, juntamente com seus estudos para descobrir de onde vem todas aquelas forças, onde coisas voam, crianças são arrastadas de suas camas, levitam, cortinas se enrolam em seus pescoços, objetos desaparecem de vez ou reaparecem em outros lugares, vozes são ouvidas sem explicação de onde elas vem e muito mais...
Ele relata os acontecimentos precisamente e mostra que alguns podem ter sido feitos pelas crianças, e tantos outros não. É meio que um documentário, ou um diário do seu trabalho.
Para mim que só tinha ouvido falar do caso superficialmente, achei a leitura super valida, e fiquei assustadíssima em imaginar o que essa família passou e quantos fenômenos inexplicáveis ainda acontecem por aí.
A verdade é que ninguém gosta muito de se envolver com essas "coisas" ocultas que ainda não tem 100% de explicação, cada um acredita no que quer, com suas convicções religiosas, céticas e/ou cientificas.
Se você quer conhecer sobre o caso leia!
Se quer um historia de terror não leia!
A edição é linda, tem fotos, descrição em figuras dos estudos, aquele jeitinho Darkside de ser.
Erika 11/03/2019minha estante
Que resenha amiga! Fiquei com vontade de ler.?

Rosy 11/03/2019minha estante
Leia amiga! É um pouco técnico mas eu gostei bastante!

Déia 17/10/2017

Elas não tinham como ter feito isso
A história do livro é ótima e tinha de tudo pra ser um bom livro, mas o autor estragou tudo escrevendo um final tão pobre e resumido. Além disso temos o tédio envolvido em grande parte do livro. O autor nos avisa do tédio existente no livro e realmente um livro de relatos e não ficção pode ser bem entediante. Mas se o autor fosse bom ele poderia ter resolvido esse problema sendo criativo ao relatar a história.

O que mais me irritou foi o fato dele ter passado 80 % do livro relatando os primeiros meses de um caso de 2 anos e no final resumir o restante dos meses em poucas páginas. E além disso, na verdade, ele não contou o que aconteceu no final do caso. Qual foi o último acontecimento? Como foi? Como eles perceberam que tudo tinha acabado? Como a família ficou? Não sei o autor não nos conta.

Dei jota 2,5 pq gostei da história, mas minha nota p o autor é 0. Não recomendo a leitura!
Ana Paula 24/11/2017minha estante
Concordo. É cansativo ficar lendo "ela não tinha como fazer isso" ou "não era do seu feitio.." blá blá blá. Sendo que nada, ao meu ver era conclusivo.

Cady 22/09/2018

Bom livro, porém com partes entediantes.
Como o livro trata de um relato, nem sempre temos alguma ação na história. É um bom livro, mas não espere nada demais. Achei um pouco repetitivo e o final bem corrido, resumiu muito! Também não tenho certeza se entendi muito bem uma certa situação envolvendo uma das crianças, enfim. Não tenha grandes expectativas.

Tama 16/01/2021

Insólito
Então...
Acabou.
Muita história foi contada.
Muitas opiniões e declarações foram feitas.
Mas provas científicas e registros objetivos dos fenômenos, nada...
Como quase sempre.
Por isso, parapsicologia não é ciência.
E todos os envolvidos podem (ou talvez devam) ser acusados de charlatanismo.
Mas valeu pra passar o tempo.
Quem sabe, algum dia, um cientista investiga um caso "real" e daí eu obtém alguma prova conclusiva de sua existência, e talvez, alguma explicação sobre o fenômeno.

Jean.Artacho 29/09/2017

ZzZzZzzzZZZzzZz
Se já tem o nome dos Warren envolvido, pode apostar que já quero ler!

Mas 1977 é bem... ZzZzZZZzZzzz
O filme "Invocação do Mal 2" (2015, Warner Bros.) foi baseado num caso real de uma família que foi atormentada por espiritos nada amigáveis. Este livro é um estudo sobre o ano difícil que aquelas pessoas viveram, quase um livro-documentário. O que não funciona no livro é que, por vezes, o texto se torna repetitivo. O autor tem extrema dificuldade de tomar rumos diferentes enquanto conta o caso. E sempre (sempre mesmo) ele deixa claro suas suspeitas de que as crianças da família são responsáveis pelos acontecimentos.

Livro bonito para se deixar na estante.

Erika 04/10/2017

Não dar para esperar muito de livros sobre poltergeist já que os acotencementos são repetitivos, mas na construção da narrativa foi transmitido os detalhes do caso. Só gostaria de saber o que aconteceu com a família. 1977 é um bom livro.