1977: Enfield

1977: Enfield Guy Lyon Playfair

Resenhas - 1977: Enfield

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Simone.Marques 08/11/2021

tudo sibre o caso enfield!!! .uma das maiores história de poltergeist de todos os tempos . cheio de relatos sobrenaturais . onde uma família sofre por quase 3 anos .

@vcdisselivros 11/05/2022

"Um relato verdadeiro"
O COMEÇO

A obra de Guy Lyon Playfair aborda os eventos reais da produção Invocação do mal 2.
Pasmem, mas o casal Ed e Lorraine Warren não aparece em meio aos muitos investigadores citados ao longo do livro.

As más-línguas afirmam que o casal apareceu um dia no local, sem ser chamado e foram convidados a se retirar após Ed Warren dizer que “Há muito dinheiro a ser feito aqui”. Conforme o autor aponta, a família Hodgson e os responsáveis pelo caso queriam fugir de todo tipo de publicidade e sensacionalismo.

O fato é que essa ocasião foi deixada de fora do título, bem como a aclamada Freira demoníaca, criada por James Wan, com base no verdadeiro demônio Valak.

ONDE É QUE EU TÔ

O caso teve início em Enfield, Inglaterra, no ano de 1977.

Peggy Hodgson, mãe de quatro filhos, estava se preparando para dormir quando ouviu um forte som vindo do quarto que a filha, Janet, dividia com o irmão mais novo. Ao chamar a atenção das crianças, ela se deparou com algo que não poderia ser real, mas como se fosse para provar que estava ali, a força afastou uma pesada cômoda da parede.

Estranhando o ocorrido, ela colocou o móvel no lugar e no mesmo instante ele foi puxado novamente. Assustada, Peggy tentou colocar ele no lugar mais uma vez, mas sentiu que algo invisível também fazia força na outra ponta, deixando a cômoda travada onde estava.

Aos poucos, sons e batidas passaram a ser ouvidas por toda a casa. Com o tempo, móveis viravam de ponta cabeça, as meninas eram arremessadas e os visitantes atacados.

Maurice Grosse e Guy Lyon, foram os primeiros a acompanhar de perto o caso, reunindo provas e buscando o auxílio de psicólogos, médiuns, entre outros profissionais que poderiam validar os atos, ou desvendar o que seria uma possível fraude.

POR FIM

Ainda que o livro tenha muita atividade paranormal, não espere algo tenebroso, os eventos por si só são repetitivos e o intuito não é assustar, a obra se reserva a apresentar o caso, os fatos e a busca da solução, o que para muitos, torna a leitura maçante. Agora, se assim como eu, você se sente atraído pela temática, com certeza a leitura é satisfatória e rica em detalhes.
Alex 12/05/2022minha estante
Fatos reais? Consegui o ebook dele.

@vcdisselivros 16/05/2022minha estante
Fatos reais

Tarciane.Mayrink 07/01/2024

Quase um documentário
Esse livro não é pra qualquer um, como o próprio autor disse no início, ele seria bastante repetitivo e maçante em descrever o caso e ele não foi nenhum pouco exagerado nisso.
Foi um caso com inúmeras testemunhas diferentes e algumas que não tinham nenhum pouco relação com a família.
O caso Enfield foi muito interessante em vários aspectos, porém no final mesmo ele tendo dito que presenciou inúmeras coisas com os próprios olhos ele tenta dizer que talvez não seja algo paranormal e sim psíquica, um campo ainda não descoberto pelos físicos. Porém, existem várias informações sobre coisas ditas pelas crianças que eram impossíveis de elas saberem, ainda mais pelo ano não terem acesso a informações como nós temos hoje.
Outra coisa interessante foi ele ter contado o Brasil inúmeras vezes, personalidades Brasileiras e casos brasileiros. Como no interior de São Paulo, ninguém conseguiu descobrir de onde vinha as pedras. E tudo parou depois que o casal citado no livro foi lá e descobriu que uma das meninas era médium.
Enfim, não é algo razoavelmente fácil de acreditar, mas tbm não é algo que eu descarto pq não entendo e não vivenciei (e nem quero ?). E particularmente acho o assunto muito interessante.

Thais 22/04/2023

Relatos sobrenaturais
?Ainda temos muito que aprender sobre o máximo potencial da mente humana e a verdadeira natureza da matéria física, bem como sobre os modos como elas interagem.?

O livro é um pouco diferente do que eu estava esperando, mas não um diferente ruim. Eu gostei da abordagem mais científica a respeito do assunto e como a todo momento eles tentaram uma explicação com embasamento para o que estava acontecendo na casa dos Harper.
Deve dizer que a leitura em certos momentos se torna cansativa por causa dos acontecimentos repetitivos e pela demora em solucionar o caso.
No geral é uma boa leitura pra quem se interessa pelo assunto.

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020

Bem interessante
Embora a narrativa seja lenta, muito técnica e bem distante de ser dramática e eletrizante... é um livro bom para sabermos todos os reais detalhes do caso Enfield.. é um livro para se obter conhecimentos e só.. até por que ele é um loongo e minucioso documentário!
O medo que era pra nos dar do livro é tão "cru" e repetitivo que se perde o efeito hahah, mas claro que é macabro quando nos imaginamos passando por tudo isso... Deus nos livre, rs
Em suma, é um livro que precisa de paciência para ser lido, pois seu formato de narrativa torna suas poucas páginas mais longas do que se espera... não recomendo lê-lo de uma só vez mas intercalando com outra(s) leituras.
1991864 29/10/2020minha estante
Mega curioso para ler esse livro, já está na minha lista de leituras futuras a eras ksksk

Juh - @dosedafelicidade 29/10/2020minha estante
Recomendo, pela curiosidade hahaha

iammoremylrds 03/04/2021

no geral, é um bom livro, ele é bem detalhado, interessante, porém em alguns pontos ele me pareceu bastante prolixo, partes q se repetem o tempo inteiro literalmente oq faz com q a leitura seja maçante

Jenifer Tertuliano 19/11/2021

Até da um medinho
Eu li esse livro todo com uma desconfiança hahahaha
Mas vale lembrar que todo momento o autor deixa clarobquebo relato é algo que ele presenciou, e não é imaginativo, mas a forma de "contar" os acontecimentos deixa um pouco a desejar e logo fui levada ao ceticismo quanto a situação.

Rayza.Figueiredo 24/03/2024

Interessante
Desde o inicio o autor deixa claro que haverá repetitividade, que a leitura pode ser arrastada e maçante;
ate metade achei bem interessante, depois realmente foi ficando meio lento demais.
porém, gostei muito da leitura.

quando se fala em não ficção, minha atenção automaticamente desperta; saber coisas sobre o inexplicável, improvável, ser ou não ser, existe e não existe, sempre vai despertar meu interesse, então EU achei a leitura interessante.

já dizia Shakespeare: há mais coisas entre o céu e a terra do que sonha a nossa vã filosofia.

Limoraiis 18/04/2021

1977 Enfield
O livro é documental, sobre todos os acontecimentos em Enfield, relata tudo que acontecia na casa, a leitura foi bem demorada

Renata | @am0r_p0r_livr0s 17/05/2020

Não foi das preferidas.....
Tudo começa com uma série de situações estranhas em Enfield, subúrbio de Londres, na casa da família Harper. A família alegava ouvir batidas, presenciar móveis se mexendo de forma inexplicável e objetos sólidos atravessando paredes. Seria isso real ou somente artimanhas das duas filhas da senhora Harper? Eles acabam procurando a imprensa para tentar resolver o caso e dois pesquisadores voluntários, Playfair e Grosse acabam tomando frente do assunto. A partir de então, muitos pesquisadores, médiuns, jornalistas e curiosos passaram por aquela casa mas somente os dois acompanharam diariamente a vida dos Harper e registraram tudo o que aconteceu nesse caso, que durou três anos.

No prefácio, o autor já alerta para a repetitividade e o quanto o livro pode ser tedioso para quem está procurando emoção e descarta qualquer possibilidade de ação e suspense como nas histórias de terror que estamos acostumados a ler. Eu estava esperando algo parecido com Amytiville, e me decepcionei... A leitura se tornou um fardo porém, como boa taurina teimosa, persisti, pois havia a promessa de um final surpreendente.

Para ler o restante da resenha, acesse o link do blog abaixo.

site: http://amo-os-livros.blogspot.com/2020/05/resenha-132020-1977-enfield-guy-lyon.html

Wania Cris 26/04/2020

Absurdamente maçante
O livro é um amontoado de redundâncias, uma interminável volta ao início, uma constante narrativa em marcha lenta. Uma absurda perda de tempo.

Júlia 14/03/2021

Insuportavelmente chato!
Chato é a melhor palavra para definir esse livro. O autor repete trocentas vezes a mesma coisa, os mesmos acontecimentos, parece que a história não sai do lugar nunca. De longe, o que mais me irritou é o fato dos pesquisadores ficarem o livro TODO desconfiando das crianças, ao mesmo tempo em que deixam bem claro que seria impossível elas estarem realizando aquilo (?).
É um livro absurdamente cansativo e nada envolvente. Você fica tão de saco cheio, que até perde a curiosidade de saber o que acontece com a família no final, só quer terminar de uma vez.

Amante de livros 29/04/2021

Enfield 1977
Enfield, na fria noite de 31 de agosto de 1977, a vida de uma família simples e comum mudaria para sempre. Pequenas batidas e sons inexplicáveis, móveis caindo sem nenhum motivo aparente, esse parecia um verdadeiro caso de Poltergeist.

Gostei de conhecer esse documentário. Seria difícil viver num lugar com esses seres sobrenaturais.

Pensei que Ed e Lorraine Warren iriam chegar e desvendar o caso e libertar a família desse sofrimento.

Super recomendo ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6