1977: Enfield

Resenhas - 1977: Enfield

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Júlia 14/03/2021

Insuportavelmente chato!
Chato é a melhor palavra para definir esse livro. O autor repete trocentas vezes a mesma coisa, os mesmos acontecimentos, parece que a história não sai do lugar nunca. De longe, o que mais me irritou é o fato dos pesquisadores ficarem o livro TODO desconfiando das crianças, ao mesmo tempo em que deixam bem claro que seria impossível elas estarem realizando aquilo (?).
É um livro absurdamente cansativo e nada envolvente. Você fica tão de saco cheio, que até perde a curiosidade de saber o que acontece com a família no final, só quer terminar de uma vez.

Inacio.Netto 14/02/2022

Meh
Bem arrastado, meio cansativo, é mais um livro documentário. A edição da Darkside é linda, ótimo pra ter na estante, mas a leitura não foi das melhores que tive.

Rittes 19/05/2017

Fantasmas ou travessuras?
Ao fazer a introdução do livro, Guy Playfair deixa claro que a leitura pode ser entediante, uma vez que o caso abordado se estendeu por mais de um ano e sempre com as mesmas manifestações. Ou o talento do autor é inegável ou, realmente, a repetição não afeta em nada a fluidez da leitura. Muito bem documentado e fartamente investigado, 1977: Enfield talvez seja o caso de poltergeist mais bem registrado do mundo. Quem se interessa pelo tema tem que ler.

wtfartby 08/11/2023

?Se você?
Não está satisfeito com todos os horrores e as excitações ocultistas de livros ou filmes como O Exorcista e sua batelada de imitações, e ainda está ávido por emoções mais exóticas, este livro não é para você.?

Sinceramente o próprio autor nos deixa confusos e nos faz questionar das veracidades do caso. É um livro arrastado, difícil manter leitura. Coloca muitas informações juntas, eu tive que reler algumas partes para poder entender do que se falava de fato.
Se tem curiosidade sobre o caso, é bem documentado, mas não é um livro para se impressionar ou assustar.

Mara.Mares 31/03/2020

1977 Enfield
Acostumada com livros que tratam do assunto com mais "ação ". As cenas são extremamente repetitivas. Cansativo.

Carolina 31/01/2021

Não espere uma descrição de Invocação do Mal.
É um livro que detalha acontecimentos reais e presenciado por várias testemunhas.
Bom livro pra entender mais esse universo espiritual e principalmente o comportamento humano a frente de situações inexplicáveis.

Casumere 06/08/2023

Outro ponto de vista para o além do natural
1977 relata um caso de atual do além do natural em Londres.

Iniciei a leitura por já conhecer os livros do casal Warren. Contudo, apesar de temática e casos semelhantes, o ponto de vista abordado neste caso é bem diferente dos casos investigados por Ed e Lorrane.

Acredito que seja por causa do viés religioso. Os Warren, como católicos, usam desse conhecimento como ferramentas de seu trabalho. Mas como eles mesmo disseram em seus livros, não existe um único meio de analisar e se trabalhar com esses casos. Eles usam as ferramentas da igreja católica, pois são católicos.

Aqui, temos investigadores que são também cientistas. Eles estudam e experimentam os fenômenos. Fazem uso também dos estudos realizados por Allan Kardec, muito conhecido pelos seus estudos sobre o espirítismo e a mediunidade.

No Brasil, bastante citado pelo o autor, temos a religião Espírita Kardecista, baseado nos estudos de Kardec.

Em resumo, 1977 é uma leitura bem interessante. Alguns pontos são repetitivos. O próprio autor passa essa informação no início do livro. Mas, confirma, que a escrita se prende ao que de fato aconteceu à época.

diouryab 21/04/2022

Difícil terminar
Tinha grandes expectativas para esse livro levando em conta a temática.

Não sei como consegui terminar de ler? praticamente dormi todas as vezes que estava lendo. Muito chato.

Monique.Claro 27/05/2021

Livro muito ruim, uma leitura extremamente cansativa, foram 3 longos meses tentando terminar.. Embora eu goste do gênero, esse livro não dá!!

Trajano 30/05/2023

O livro passa muito mais a impressão de ser um documentário do que uma narrativa propriamente dita, o que faz com que ao mesmo tempo que o leitor dê mais credibilidade (e credulidade) ao que está sendo lido, cause por outro lado certa monotonia na leitura. A verdade é que a história se arrasta por quase dois anos e por isso houve tantas repetições, visto que as entidades tinham padrão de comportamento.

Devo admitir que meu ceticismo continua intacto, sendo algo inerente e que eu não busquei ler algo deste tipo pra me convencer da existência do sobrenatural, entretanto algumas partes deste grande relato me chamaram mais atenção, comi quando a "voz" falou pela primeira vez talvez tenha sido a mais marcante, além das vezes em que a caixa de fósforo queimava e nenhuma palite sequer havio sido chamuscado por dentro; ou mesmo a levitação da menina.

Indico muito para curiosos com estes tipos de casos e que se interessam por assuntos ligados à mediunidade.

Isadora 11/06/2021

1977
É a mesma história de invocação do mal 2, e me causa uma revoltinha kkkkkk, porque não aconteceu bem como é no filme, no livro não é citado o casal warren, assim, leiam que vocês iriam entender kkkk
Juliana M. 03/10/2021minha estante
To lendo ed e lorraine 1, falam sobre o caso enfield uai, eles "estavam" lá, então alguém tava mentindo. Ou o livro dos warren ou o 1977, confuses estou.

Isadora 05/10/2021minha estante
Então, eu li isso no livro deles, o demonologista, mas eles não são citados no livro de 1977. É citado um casal, mas não fala o nome de nenhum

Andressa S. 02/02/2022

Voltei como os espíritos de Enfield porém mais cheia de glamour e mais criativa, sinto muito galera do ?Além?, meu carisma é imbatível!

A Darkside tem uma emoção em lançar livro assustador, fico imaginando os Editores tendo um ataque cardíaco toda vez que leem um livro demoníaco, pensando: ?Agora vamos provocar um cagaço coletivo maior que a Jade Picon vendo que vai ter que comer Moela.?

?1977? é o tipo de Livro que você começa com medo, fica com medo e termina: ?Ah vai pra [*****]!? (Alguém coloca o PIIIIII aqui.) Vou explicar, calma! O livro conta o maior caso de Poltergeist conhecido até hoje. A narrativa acontece através dos relatos de um estudioso que presenciou e estudou os fenômenos, com direito a fotos, narrativas transcritas e depoimentos.

O Livro em si é assustador, porque nos leva a um universo desconhecido, mas cheio de referências que conhecemos, como por exemplo, médiuns brasileiros que ajudaram e participaram do caso.
Analisando sob a perspectiva de leitora eu esperava um Livro mais robusto, mais bem explicado, mas o final é drasticamente decepcionante. Não espere exorcismos emocionantes com vômito verde, nem mesmo uma explicação ou uma teoria. O final é basicamente você querendo despachar aquela amizade que fala cutucando, o famoso: ?Arram, vamos ver depois!?

A história inspirou um dos filmes da franquia ?Invocação do Mal?, que basicamente TRANSFORMOU toda a história, dizer que foi inspiração deveria ser considerado um crime, já que o filme não tem absolutamente nada a ver com a história real e os Warren tiveram participação pequena no caso.

Se você é curioso e tem condições de pagar uma conta de Luz cara para dormir de luz acesa, eu recomendo demais a Leitura. Apesar do final frustrante e sem potencial, o Livro traz pontos de vista interessantes, com relatos científicos, espirituais e místicos.

A Darkside traz uma edição completa e que infelizmente é bem difícil de achar, apesar de ter no site da editora por um preço considerável. Para os fãs de Terror, ?1977? é um livro obrigatório.

Luane 07/10/2021

A história de enfiled está relacionada ao estudo de atividades com Poltergeist. A família é alvo de várias manifestações e mesmo com várias testemunhas, alguns duvidam da veracidade dos fatos.

Teteu 07/04/2020

Não é convincente...
Esse livro contém a investigação sobre o caso de Enfield, canalizado para as telas pelo filme Invocação do mal 2.

Ao contrário de outros livros de relatos sobrenaturais lançados pela Darkside, uma coisa que me incomodou muito nesse livro é a forma robótica e pouco temperada com a qual os fatos são narrados. Tudo que ocorria na casa era contada de forma extremamente repetitiva. Outro ponto é a descrença do autor do livro que mesmo após mais de um ano no caso, fazia constantes testes duvidando das família que morava na casa além de nunca procurar uma ajuda sensata como um Padre. A parte que mais me deixou com raiva foi entrevistador chamar o dono de um circo pra olhar se realmente tinha um espírito demoníaco na casa. Sério? Nesse ponto a voz extremamente grave que saia pelas paredes da casa conversava muito com as pessoas dentro do lugar quase como se fosse algo normal e ele chama o dono de um circo?

(PARTE COM SPOILERS)?
Outra coisa que me incomodou é o final, onde primeiro, o escritor diz que o caso acabou depois de 2 anos mas no livro "Demonologistas - Ed e Lorraine Warren" também lançado pela Darkside, o Ed diz ter sido chamado pra resolver o caso depois da família ter sido atormentada por mais de quatro anos. Fiquei super confuso.

A segunda coisa que me incomodou no final é a desculpa esfarrapada do autor de falar que o espírito que estava na casa e que por um acaso levitava móveis de mais de cem quilos, falava igual pobre no Sol e chegou a teletransportar uma das filhas da dona da propriedade, era a filha morta dele. AMADAH, ME POUPE!!

Tirando tudo isso é um livro interessante e eu até recomendo embora não saiba o porque kkkk...

Rossanna.Poltronie 25/01/2021

Livro pra quem busca a verdade
Excelente livro, recomendo. Mostra como os fatos realmente aconteceram. Pra quem busca uma obra de suspense e grandes sustos, este não é o livro. Esse fenômeno relatado na sua realidade é assim, sem terror ou suspense. A estória contada pelos Warren é ficção, ela não ocorreu de fato. Este livro é um dos meus favoritos, com certeza.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6