Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Gi 18/05/2023

Gostei do livro. Leitura tranquila. O que deixou a desejar foi o final. Como se o autor n tivesse tempo de terminá-lo direito. Que pena!! Que final esquisito e apressado!

Polliana Caetano 18/05/2023

Nossas noites
A história é boa e prende na leitura. No entanto, a escolha de formatação do livro dificulta muito a leitura. Chega a ser cansativo a leitura. Também é difícil entender o que é falar ou pensamento dos personagens. Talvez a escolha de uma fonte diferente ou negrito ajudasse no entendimento. O final é inesperado e revoltante.

lima153 12/05/2023

Nossas noites ainda vão continuar...
ESSE LIVRO ME DEIXOU NO CHÃO é um livro que não tem plot, é parado mas para mim, me cativou, me cativou 100% os personagens história tudo! Esse livro vai estar quardado no meu coração, eu não recomendo para qualquer pessoa, pq imagino que não vai ser muitos que vão se cativar ou achar a história aquela coisa toda... infelizmente peguei emprestado da biblioteca então vou quer que roubar.... brincadeira kkkk? vou ter que devolder, parece que to tirando uma parte de mim.

Soukokinho 15/04/2023

"Bom, isso é o que estamos fazendo. Quem imaginaria que, a essa altura da vida, nós ainda poderíamos ter algo desse tipo? Que afinal ainda existe, sim, espaço para mudanças e entusiasmos na nossa vida. E que nós ainda não estamos acabados nem física nem espiritualmente."

Eu achei muito interessante a proposta desse livro. Ele retratou algo que eu vejo muito pouco em livros: o etarismo.

Acompanhamos a história de dois idosos que perderam seus companheiros e agora se encontram sozinhos. Eles acabam encontrando conforto um no outro e a assim a história se desenrola.

É bem lenta a construção e não acontece grandes reviravoltas, mas é justamente essa a proposta do livro. É algo bem vida real mesmo, apenas para acompanharmos o dia a dia dos dois e a forma como eles enxergam a vida.

O final me deixou meio revoltada, mas acontece.

Rayssa A 05/04/2023

Bem levinho... ?
Livro bem rápido de ler, foi legal acompanhar a construção da relação de companheirismo dos dois, por mais simples que seja, os personagens são bem cativantes, porém o final não me agradou... ??

rodrigues.thiago25 05/04/2023

Sempre há tempo para um novo amor!
Um livro extremamente sensível e delicado, que nos faz repensar que sempre há tempo para novas experiências. É sobre amar, envelhecer e aproveitar as segundas chances da vida.

Thales 04/04/2023

Leve, bem adorável.
Eu já esperava que fosse um livro sem tanta coisa acontecendo. Porém, há temas importantes aqui em que o autor enfatiza por meio da narrativa simples e até mesmo lenta: a velhice, sobre aproveitar novas oportunidades, sobre solidão e amor. O final me desagradou um pouco. Esperava alguma reviravolta. Mas, em suma, foi uma boa leitura.

Yasmim187 28/03/2023

Vou aproveitar nossas noites juntos. Até quando elas durarem
Nhommmm que livro mais fofo! Fala muito sobre a vida, sobre o fim dela, sobre relacionamentos, filhos, a importância da conversa. Muito fofinho.

Vinidelima 23/03/2023

Ótimo para curar uma ressaca literária.
Simples, fácil e adorável!
Não esperem um livro cheio de novidades ou com coisas surpreendentes, apenas um bom livro.

Lviviyu 21/02/2023

O que mais me impactou foi a capacidade do autor em emocionar por meio de suas palavras. Diversas vezes me peguei chorando ao ler capítulos de duas páginas ou menos. E isso, meus amigos, é algo que poucos conseguem fazer

Robert Alvees 01/02/2023

????????
Addie é uma viúva de setenta anos que vive sozinha há muito tempo. Cansada da solidão, vai até a casa de Louis, seu vizinho também idoso, para fazer uma proposta: que passem a dormir juntos. Não, não envolve sexo. É uma questão de companhia, de ter um corpo quente ao seu lado durante a noite e de ter alguém com quem conversar. Surpreso com a iniciativa dela, afinal, nunca foram realmente amigos, Louis aceita a proposta e começa assim uma relação doce que sofre com comentários maldosos dos outros habitantes da pequena cidade onde moram.

Os trechos preferidos são os que Addie e Louis conversam sobre suas vidas e podemos conhecer o passado deles e o que os levou a serem as pessoas que são no presente. Não são vidas extraordinárias e nem mesmo realmente felizes, sentimos que eles finalmente passam a experimentar juntos. E isso nos leva a refletir sobre nossas escolhas: Será que estou caminhando para onde realmente quero chegar ou só estou me contentando com o confortável e conhecido?

Um dos pontos que mais gostei de Nossas Noites foi o casal protagonista ser fora do padrão. São pouquíssimos os enredos em que os personagens são idosos e são o foco. Esse é um livro para fugir da zona de conforto literária ao mesmo tempo que é uma história extremamente cotidiana e rotineira.

issie.p 28/01/2023

Leve e confortável.
Após a morte da filha ainda quando criança, do marido anos depois e então a partida do filho para outra cidade, Addie se sentia solitária ao ponto de propôr ao seu vizinho, Louis, que até então pouco a conhecia, que fizessem companhia um ao outro, principalmente durante as noites quando a solidão era maior. Louis aceitou e o começo foi difícil mas em pouco tempo começaram a sair em público e demonstrar seu carinho um para com o outro.
Um ponto forte no livro foram os diferentes pontos de vista que alguns personagens apresentam sobre o casal: Holly, filha de Louis, não parecia gostar da ideia, entretanto não fez um escândalo algum sobre; Jamie, neto de Addie, parecia não se importar com o relacionamento dos idosos enquanto seu pai, Gene, não suportava a situação.
Nossas noites aborda a construção de uma amizade e um amor em uma fase da vida que pensamos ser apenas solidão e descanso.

Albatalha 20/01/2023

Amor delicado
Livro lento no início, mas muito bonito e sensível. Curto e rápido de ler. Trata de amizade e amor nas diversas fases da vida. O ponto de vista de um casal de idosos dá uma perspectiva diferente do que se costuma ver nos livros. Vale muito a leitura!

raul 07/01/2023

Um romance adorável!
Simplesmente a história de dois idosos, Addie e Louis, que são vizinhos a muito tempo e que agora estão sozinhos, então decidem dar uma chance de se conhecerem e acabarem com a solidão passando as noites juntos. Escrito na maior parte por diálogos, é confortável de ler e fácil de imaginar as pessoas, cenas e situações. Uma leitura ótima que valeu muito a pena.