Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

Nadiele 18/09/2022

Muito fofo
Gostei demais de acompanhar a perspectiva desses dois senhores, a gente acaba não pensando muito na velhice. Mas é aquele tipo de livro pra refletir nas escolhas que fazemos e pensar no futuro

Isah 22/08/2022

A idade chega para todos
Me identifiquei bastante com a história, às vezes é tão ruim se sentir solitário. Amei demais a relação da Addie e do Louis, eles são tão fofinhos. Não espere grandes plots, esse é um livro sobre o dia a dia de um casal de idosos.

Juliany.Meneghel 19/08/2022

Lindinho
Uma história bem fofa, curta e simples. Eu gostei bastante do desenvolvimento mesmo sendo bem linear, porém o final deixou um pouco a desejar. É um bom passa-tempo para quem quer fazer uma leitura mais despretenciosa e goste de contos sobre a vida mais real.

Emanuelle 19/08/2022

Prometeu tudo e entregou pouco
A premissa é maravilhosa, o desenvolvimento é ok e o final... QUE TIPO DE FINAL FOI ESSE?
O livro tinha tudo para ser TUDO, mas não foi.
Confesso também que a ausência de indicativos de fala me incomodaram.

Natalia.Franca 05/07/2022

Sobre envelhecer...
Quando ouvi a indicação desse livro, logo fiquei interessada pois o tema é a terceira idade, a velhice.
Por trás de uma história que me trouxe aconchego, leveza e felicidade, há traços de solidão, abandono e muita tristeza.
O livro nos conduz por uma história simples de dois idosos que se encontram, se reencontram como pessoas, e que carregam muitas histórias.
O livro toso mostrou como envelhecer pode ser difícil, como esquecemos que todos vamos envelhecer e que mesmo idosos ainda somos humanos, precisamos de amor, companhia, atenção...
O livro é simples, despretensioso.. O final não foi o que eu esperava, mas serve pra sabermos que a vida é assim, as vezes sem final feliz...

Rittes 06/06/2022

Mais uma vez, a delicadeza...
Depois que li os três volumes da Trilogia da Planície, virei fã incondicional de Kent Haruf! Este foi o seu último trabalho antes de falecer, mas guarda toda a delicadeza que lhe é característica. Uma história sobre os afetos, perdas e questionamentos da velhice. Excelente e que também rendeu um filme muito bom, disponível na Netflix! Só não dou 5 estrelas pela edição da Cia. das Letras, que optou por economizar no papel e deixou tudo muito pequenino.

IMatoos 03/06/2022

Um livro simples, delicado e cotidiano. Mas com um toque de complexidade, é dessa maneira que consigo descrever este livro. Nesta grande obra conhecemos dois idosos extremante cativantes, Addie e Louis.

Fiquei simplesmente encantada nos diálogos entre os dois velinhos. Durante a história, consegui sentir a nítida solidão de Addie e o quão dolorosa foi sua vida, e senti uma pura compaixão pelo Louis, é evidente o seu grande desejo de encontrar uma verdadeira companheira de vida.

Desde o momento que Louis começa a dormir na casa de Addie, é magico a forma em que ambos se tornam mais felizes, como se fossem adolescentes e ainda tivessem um longo tempo de vida. Eles revivem todas as sensações de um novo amor e todos os prazeres de uma boa conversa e companhia.

Este livro me tocou profundamente, senti um grande aconchego do começo ao fim. Não posso deixar de dizer o quão complicado foi para os idosos lidar com todo o estigma da sociedade. O autor escreveu com excelência a recusa das pessoas perante ao romance entre duas pessoas velhas, mas sempre há tempo para mudanças e novidades.

Terminei o livro em lágrimas, impossível conseguir descrever cada sentimento que este livro me trouxe. Apaixonei-me pela história do começo ao fim, aprendi lições valiosas e consegui sentir a solidão presente nos idosos. Uma obra impecável e de extrema importância.
Eric.Oliveira 03/06/2022minha estante
absolutamente impecável

Eric.Oliveira 03/06/2022minha estante
Uma das melhores resenhas que já li!

Marcelo 29/05/2022

Este livro foi uma grata surpresa. Não tinha nenhum contato prévio com a obra do autor, mas esta leitura me despertou um grande interesse.
A trama é bastante simples, um casal de vizinhos idosos de uma pequena cidade dos EUA, começa, em princípio de maneira sigilosa, a passar as noites juntos. No decorrer do texto, nos deparamos com o julgamento e preconceito tanto por parte da sociedade, quanto da própria família dos protagonistas. Tudo descrito de forma simples, quase sempre através de diálogos, mas com incrível sensibilidade. Além disso, o livro nos faz refletir sobre a nossa própria finitude.
Para ler de uma tacada só. Simples e muito bonito este livro.

Kieffer 03/05/2022

Addie e Louis definitivamente são vôs que eu gostaria de ter
Ahh, que livro gostosinho de ler. Estranhei um pouco no começo, confesso, mas depois me habituei normal à estrutura dele. Não tem fortes acontecimentos com grandíssimas emoções, mas os momentos simples transformam o peso da história de um jeito... Sei lá, pensativo. Nossas Noites tem muito a ser analisado sobre solidão.

É rápido e por isso não achei cansativo, termina do jeito certo no momento certo. É um "final feliz", se parando para analisar o contexto geral, mas não muito. Como disse: no ponto certo. Recomendo.

Gabe 14/03/2022

Um livro leve sobre romance e envelhecimento.
O livro apresenta a história de um casal de idosos que acabam se apaixonando. Em uma sociedade onde falar sobre romance e 3° idade é um tabu, livros como esse auxilia a olhar com mais naturalidade para isso.
Leitura rápida e simples, clara e cativante ?
Que possamos olhar para a historia de Addie e Louis e entender que há várias pessoas como eles em busca de companhia e paixão, sem se importar com a idade.

Vann.Deodato 13/03/2022

Fofo, porém triste
Fazia muito tempo que eu tinha esse livro encalhado na estante. Até que resolvi lê-lo e, contrário as outras vezes, dessa vez eu li super rápido.
A história é encantadora. Addie chama Louis, seu vizinho e antigo professor de seu filho, para passar as noites com ela. Sem compromisso. Só deitar, conversar e dormir. Mas uma amizade e um amo surge disso tudo, como era de se imaginar.
O livro é muito tocante. Por amor ao seu neto e ao filho, Addie aceita ir morar com eles depois de um acidente doméstico. O filho é um verdadeiro idiota, foi a única coisa ruim no livro.
Assisti ao filme e amei tbm. A Fonda estava espetacular, como sempre. E o Redford encantador tbm.
Fiquei triste pelo final, mas é melhor que nada.

Amandita 03/02/2022

que livro fofoooo
que deleite esse livro, como ele é quase todo em conversa você vai lendo e nem percebe, ele mostra que a vida real não é toda essa emoção que a gente vê normalmente nos livros/séries/filmes e que algumas coisas simplesmente são, eu amei isso mas entendo que pode não funcionar pra algumas pessoas - especialmente as que gostam de ação, dramas, suspenses obrigatoriamente. o final fiquei meio com raiva pq achei muito repentinas algumas mudanças mas de qualquer jeito ele conseguiu encerrar de um jeito fofo, enfim eu amei!

marianamanzano 30/01/2022

noites infinitas
cara, o pano de fundo desse livro é extremamente pesada e solitária. em vários momentos fiquei muito mal.

é o tipo de história que mesmo com os momentos felizes, o peso continua sempre ali. como se os dias estivessem sidos contados a cada página. essa sensação foi terrível.

mesmo assim, a história me tocou. solidão é um tema que eu adoro ler porque me identifico muito e esse livro foi uma experiência nova, já que retrata dois idosos viúvos que acabam buscando a necessidade um do outro.
normalmente leio livros de adolescentes e jovens, no máximo adultos, lidando com a solidão. mas, se parar para pensar, as pessoas que mais sofrem com ela são os idosos.

não consegui me apegar tanto aos personagens. é uma história curta onde, de fato, o tema central não são eles e sim o retrato da solidão na vida idosa. mas o momento do Jamie na história me vez gostar deles e torcer por eles, de fato.

eu gostei do final. extremamente revoltante pelo o que levou ele a acontecer, mas lindo.

estou sensível. esse livro machucou.

mairesse 25/01/2022

our souls at night
?Eu gostaria de saber se você consideraria vir à minha casa às vezes para dormir comigo. [?] Quero dizer, somos dois solitários. Estamos sozinhos por muito tempo, muitos anos. Estou solitária. Gostaria de saber se você viria e passaria a noite comigo?

SPOILERS****

Assim começou a história de Addie e Louis. Os dois se encontravam durante a noite e conversavam. Falavam sobre a vida e seus sonhos antigos. Estava tudo indo bem, até que o neto de Addie foi passar uns dias na casa da avó. Os três se divertiram um bocado.
Louis se preocupava com o garoto. Eles adotaram uma cachorrinha. Ela fazia companhia ao garoto, e eles acabaram se dando bem.
Gene, o filho de Addie, foi buscar o filho uns meses depois. Ele estava furioso com sua mãe e o novo companheiro. Ele proibiu Addie de ver Louis.
Os dois continuavam se encontrando, mas um dia Addie teve que ceder. Ou ela parava de ver Louis, ou não veria mais o neto. Addie sofria com a separação, sentia falta de seu companheiro. Aquele com quem compartilhava afeto e bons momentos.
Addie acabou quebrando uma costela, então Gene a levou para o hospital da sua cidade. Louis foi visitar ela lá, mas Gene não deixou ele ficar muito. Os dois se despediram novamente.
Agora os dois estavam longe, mas o carinho permanecia. Eles recomeçaram novamente. Ficavam em ligação todas as noites, percebendo cada vez mais, que não há idade para o amor.

Paloma.Lohane 16/01/2022

4,5 ? e favoritado ?
O único motivo para eu ter tirado meia estrela é que eu queria que o final fosse diferente. Fora isso, o livro é perfeito, fofo e aqueceu meu coração. Ri e chorei.
Não esperem uma história cheia de ação e aventura de um livro cujos protagonistas têm mais ou menos 70 anos.
Nunca fiquei tão boiolinha por um livro antes.