Nossas noites

Nossas noites Kent Haruf

Resenhas - Nossas noites

camila2911 12/04/2024

É um livro bem fofinho, mas eu não esperava esse final. A escolha que a Addie tomou no final foi bem ruim, e eu esperava mais do casal

Thamilly3 03/04/2024

Bonitinho mas o final né
O livro é legalzinho de ler, a escrita é um pouco diferente pq n tem aspas e nem travessões e ooutras coisas ai. a relação deles foi construída de forma muito bonita EU SÓ ODIEI ESSE FINAL

Bruna 26/02/2024

Tocante!
Quando comecei a ler esse livro não achei que o acabaria chorando mas já era de se esperar.

A história é sobre Addie e Louis, dois velhinhos em seus 70 anos que não se conheciam direito mas encontram companheirismo e amor juntos.

Essa história é sobre coragem, sobre como a comunicação é importante na criação de um novo relacionamento.

O final me surpreendeu demais, não esperava que esse livro tão carinhoso fosse ir naquela direção... Chorei e não nego, mas estou feliz por ter encontrado esse livro.

Mah 20/02/2024

Fofo, mas não de especial
O começo do livro é bem chato e desanimando, mas do meio para o final ele fica até bonitinho. Gostei da interação dos personagens e de acompanhar o desenrolar. Entretanto, achei o final bem desanimador

O fato do livro não possuir aspas e nem travessão me incomodou um pouco

Julia 19/02/2024

Encantador
Simples e encantador.
Um livro sobre solidão na velhice e a possibilidade de escrever uma nova história de amizade e amor.
Um pena que o fim não seja como o esperado. Fiquei bem triste com a forma como a história se encerrou.
Apesar disso, foi uma ótima leitura!

Isabela1853 22/01/2024

Uma história curtinha que retrata de maneira leve e real a solidão na velhice e os estigmas que permeiam essa fase da vida.

A narrativa provoca uma reflexão muito pertinente de: por que, ao envelhecer, precisamos nos contentar com a vida que tivemos e não nos arriscar em fazer coisas novas? Por que envelhecer precisa ser sinônimo de nos preparar para a morte?

Ora, e já não somos todos envelhescentes, passando por esse processo inevitável e sendo ultrapassados por gerações mais novas?
Me fez refletir sobre a velhice que vejo atualmente em familiares e amigos e a velhice que terei e idealizo. Amei, mas esperava que o final fosse diferente, por isso dei 4,5 estrelas.

Samara 20/01/2024

"Nossas Noites" de Kent Haruf é uma obra delicada que explora os temas da solidão, conexão e amor tardio. Situado em uma pequena cidade, o livro narra a improvável união de dois personagens solitários, Addie e Louis, que decidem compartilhar as noites para superar a solidão. Haruf tece uma narrativa sensível, destacando a simplicidade da vida e os desafios emocionais enfrentados por seus personagens. A escrita é suave, transmitindo a beleza nas relações humanas e oferecendo uma reflexão tocante sobre a busca pela felicidade na terceira idade.

Kasimoes 16/01/2024

Delicadeza
Um romance sobre amar e envelhecer e aproveitar as chances que a vida oferece. Nossas Noites é singelo.

Lela 31/12/2023

Como todo bom e relacionamento deveria ser
Boas histórias não precisam de muitas páginas! "Nossas noites", em 160 páginas, me ensinou mais sobre solidão, parceria, relacionamento saudável, leveza, vida, envelhecimento, acolhimento e cuidado que qualquer outro livro com mais que o dobro de páginas.

A leitura é leve, fluída, com personagens humanos, com erros e acertos e que conhecem o peso da própria vida!

Que delicia poder ler esse livro nos últimos dias do ano!

Recomendo demais!

Beea 30/11/2023

Eu tinha expectativas altas para esse livro, pois seria a primeira vez que eu leria um livro com personagens idosos como principais, mas foi decepcionante. A escrita não me cativou, nem os personagens e eu me irritava muito com a implicância vazia que alguns personagens tinham sobre o relacionamento dos dois idosos e o final foi bem blé

Patricia.Rios 08/11/2023

Que lindo
Achei o livro tão gostosinho de ler, tão delicado, sincero e puro...

As vezes a gente só valida os recomeços enquanto somos jovens, temos energia e "tempo de sobra".
Mas o livro mostra que não existe idade certa para recomeçar; mostra a beleza de apreciar e compartilhar as coisas boas da vida, com alegria e paz!

Eu gostei demais, o livro me ensinou a olhar para a maior idade com mais amor, carinho e cuidado! Espero guardar esse sentimento por muito tempo e me inspirar quando for necessário.

OBS. Não achei o final perfeito, não foi o final feliz que imaginei pra eles... mas o livro parece ser o retrato fiel da vida de alguém, e a vida de ninguém é perfeita! É preciso lidar com as situações que a vida nos impõe, como Addie tem feito.

Marta 26/10/2023

“A gente não tem como consertar as coisas, não é? A gente sempre quer, mas não consegue.”
O que me levou a ler Nossas noites foi que ele é romance que foge do padrão, seus protagonistas são dois idosos na faixa dos setenta anos e o mundo literário não tem muitas obras dedicadas a essa faixa etária. A história começa com Addie Moore que vence a timidez e bate na porta de Louis Water, seu vizinho, para fazer uma proposta inusitada. Sem rodeios, Addie convida Louis para dividir a cama com ela, fazendo questão de mencionar que esse pedido não envolve sexo, mas companheirismo. É dessa forma que somos apresentados ao casal de viúvos que vivem em uma pequena cidade norte-americana. Os vizinhos, no entanto, estranharam a movimentação da rua, e não demoram a surgir boatos maldosos pela cidade. Aos poucos, os dois percebem que manter essa relação peculiar talvez não seja tão simples quanto parecia. Porém, as coisas ficam um pouco esquisitas a partir do momento que o filho de Addie fica sabendo dessa nova amizade da mãe e não é muito a favor do que vem acontecendo. Acha que Louis é um velho sem vergonha que só está atrás do dinheiro de Addie. Como fazer um jovem entender que talvez um amor improvável entre dois vizinhos de mais de setenta anos possa ser realmente genuíno? Como venceras barreiras do preconceito e se permitir viver mais uma história bonita, mesmo com a idade avançada? É esse tipo de reflexão que o livro cuidadosamente vai nos trazer. A relação entre Addie e Louis que vai devagar desabrochando, a delicadeza com que Louis passa a tratar o neto de Addie, a dureza com que o filho de Addie trata os desejos da mãe, como se a idade avançada não pudesse trazer privilégios às pessoas, somente resignação. Esse é um livro para fugir da zona de conforto literária ao mesmo tempo em que é uma história extremamente cotidiana e rotineira. E mesmo sendo “vida real”, a maneira como o autor escreve nos envolve. E é extremamente rápido de ler, pois infelizmente é bem curto. Recomendo para os que gostam de romance e de sair da zona de conforto. A Netflix produziu um filme baseado no livro, com Jane Fonda e Robert Redford.

isa 19/10/2023

Livro fofo ! apesar de ser uma história muito devagar e as vezes um pouquinho chata o livro consegue ser muito fofo e com um significado muito legal

Caroline 04/10/2023

Bonitinho
O livro conta a história de Addie e Louis, são dois idosos que se descobrem depois da viuvez e passam a dormir juntos. Eu achei bem bonitinho o livro mas o final deixou a desejar bastante.