O Livro de Sangue e Sombra

O Livro de Sangue e Sombra Robin Wasserman

Resenhas - O Livro de Sangue e Sombra

Andressa1296 18/01/2024

????
Nossa esse livro podia ser muito melhor, eu gostei muito da história mais teve muita coisa desnecessária, pelo menos pra mim, fiquei meio entediada em algumas partes.

Vitoria.Orsiolli 29/03/2021

Esse foi um dos meus "achadinhos" na feira do livro da minha cidade. O título me chamou bastante atenção, com um pouco de suspense do jeito que eu gosta.
O livro conta a história de uma garota que passou por maus bocados no passado e que decide se reinventar na nova escola. Ela acaba fazendo dois grandes amigos e o trio se torna inseparável. Na faculdade o trio se tornou um quarteto, e todos seguiam felizes se divertindo juntos, ou ao menos pareciam felizes.
Com os estudos sempre em primeiro lugar, os 4 amigos acabam se envolvendo em um mistério histórico com um desfecho trágico, mas não acaba por ai! Eles decidem investigar um pouco mais e vão juntos para a excursão da faculdade com o objetivo de desvendar os mistérios encontrados nas cartas que encontraram. Pensa que acabou por ai ...?
Me surpreendi bastante com a história! De início a leitura se arrastou um pouco e não me cativou tanto, mas depois de algumas páginas tudo começou a ficar interessante! O desenvolvimento da história é incrível, as reviravoltas são maravilhosas mas o ponto negativo foi o desfecho da obra. Me desculpem o termo, mas foi um tanto que brochante rs. O jeito que a autora conseguiu envolver fatos históricos em uma espécie de "caça ao tesouro" (que eu particularmente gosto de chamar de "caçando a verdade") é impressionante! Se você gosta de uma história com uma pitada de mistério, esse é um bom livro. Mas ah, só não vá com muita sede ao pote, se não pode se decepcionar!

Jessyca 07/06/2021

Médio.
O livro começa com um clichê...que não é clichê, ninguém é o que parece, no fim a gente fica com raiva de todo mundo, principalmente a mocinha....não sei o q q ela tem na cabeça.o enredo é intrigante,mas não gostei dos personagens.

Fernanda 01/06/2017

O livro de sangue e sombra
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/06/resenha-o-livro-de-sangue-e-sombra.html

Fernanda 01/06/2017

O livro de sangue e sombra
Resenha no blog:

Ju Zanotti 01/06/2017

Dan Brown para jovens, mas...
Nora Kane viu sua vida virar de cabeça para baixo depois da morte do irmão, após o ocorrido tudo o que ela deseja é uma vida normal, na qual não seja julgada por ser a irmã do rapaz que matou em um acidente de carro a garota mais popular da escola. Os pais se tornam ausentes, fechados em sua própria dor e Nora só busca um pouco de normalidade. Sua chance acontece quando a jovem de 16 anos ganha uma bolsa de estudos em uma conceituada escola particular, o único a saber seu grande segredo é Chris, seu melhor amigo. Nora e seus amigos se envolvem em uma pesquisa sobre um antigo manuscrito e o que parecia não levar a lugar algum acaba atraindo mais tragédia. Em busca de desvendar os segredos por trás do manuscrito e algumas cartas antigas de uma jovem poetisa, Nora, Adriane e Max se veem cada vez mais envolvidos no mistério que cerca toda tragédia.

Imagine um Dan Brown para adolescentes! Uma história cheia de mistérios e relíquias, cartas e bilhetes que levam a determinadas pistas. O Livro de Sangue e Sombras vende uma história que procura ser envolvente, contudo o início confuso e a escrita da autora não colaboram para esse envolvimento. O principal mistério da trama é bem guardado, mas as pistas que levam a ele são muito facilmente decifradas. Sem contar que tive a impressão que tudo chega muito fácil para a personagem. Sem pensar demais ela chega a conclusões que a autora não se importa em deixar clara para os leitores. O que instiga a curiosidade do leitor é o destino do personagens, apesar de parecer bem óbvio sempre há a possibilidade de uma reviravolta. O problema é que Nora confia muito fácil, é perceptível durante a narrativa as várias mentiras. Os fatos não conseguem ocultar a intenção dos personagens e isso me deixou irritada, já que a personagem se mostrou absurdamente cega. Sem dizer que o que parecia o melhor personagem da história morreu logo no início.

Além disso, O Livro de Sangue e Sombras é daqueles livros que você entende a intenção, mas fica mais perdido que cego em tiroteio na leitura. Principalmente por causa da narrativa, a autora se utiliza de parágrafos muito longo e cria uma personagem prolixa, a todo momento a ideia inicial de um pensamento básico é interrompida por divagações da protagonista fazendo com que ao final do paragrafo o leitor nem se quer lembre mais qual é a ideia inicial, tive que voltar diversas vezes a leitura por este motivo. Se for para relacionarmos narrativa e a falta de "discrição" da autora com relação ao mistério da trama, notamos que a história soa bem fraca.

Pra resumir este livro traz uma história com grande potencial, com uma trama que poderia ser bastante envolvente, mas na qual a autora pecou ao trabalhar com a parte que deveria instigar a curiosidade do leitor. Não há um romance propriamente dito na obra, e pela primeira vez tenho que dizer que senti falta disso, talvez um envolvimento maior e mais verídico neste sentido trouxesse um pouco mais de comprometimento a narrativa.

Enfim, O Livro de Sangue e Sombras é uma aventura histórico investigativa no estilo Dan Brown, que se baseia em personagem reais de determinada época. A parte interessante está no cenário de Praga, na forma como uma história tão antiga que não chama a atenção de ninguém despertar uma ideia que poderia ser envolvente se fosse melhor desenvolvida. Outro ponto positivo é com relação diagramação, o trabalho de Edição da Editora Rocco estaria impecável se não fosses alguns pequenos erros no texto. No mais, eu indicio a leitura, só não espere se ver envolvido em um mistério bem construído!

Luiza.Thereza 15/06/2017

O Livro de Sangue e Sombra
Nora Kane é uma estudante de 15 anos que, graças a seu excelente conhecimento em latim (idioma que aprendeu com o pai e que passou a ser um refúgio quando as atribulações começaram em sua casa), conseguiu uma vaga no grupo de pesquisa da universidade local sobre um alquimista do século XV.

Relegada à tarefa (um tanto secundária) de traduzir as cartas enviadas pela filha do alquimista ao seu irmão mais velho, Nora acaba encontrando uma pista sobre a Lumen Dei um prodígio da engenharia da época que, segundo dizia a lenda, dava ao homem o conhecimento divino direto de sua fonte.

A noite da comemoração pela descoberta que asseguraria o futuro acadêmico de todos os envolvidos não terminou exatamente como o previsto: Chris, seu melhor amigo, morto a facadas em sua própria sala de estar; Adriane, sua amiga e namorada de Chris, catatônica ao lado do corpo com cortes em ambos os lados da boca; e Max, seu namorado. não apenas desaparecido como principal suspeito do crime.

Nora não acredita que a culpa tenha sido de Max. Como poderia? Mas como ele pode deixá-la sozinha para enfrentar o que aquele assassinato horrível causou?

De alguma maneira ela sabe: a chave para encontrar o assassino de seu melhor amigo e Max e inocentar seu namorado das acusações contra ele está em Praga, a cidade onde a lenda da Lumen Dei sobrevive em meio a criptas, igrejas, cemitérios e séculos de histórias.

Robin Wasserman é uma autora a ser vigiada de perto: trama inteligente, excelente estilo narrativo, boa construção de personagem e enredo bem formulado. A história te prende até a última linha e, ao final, você consegue sentir exatamente como Nora: não há como sair ileso. A partir dali a questão é como sobreviver depois do ocorrido.

Fazia muito que não encontrava uma história tão boa assim. A leitura foi excelente e definitivamente a recomendo.

site: http://www.oslivrosdebela.com/2017/06/o-livro-de-sangue-e-sombra-robin-wasserman.html

Super Ci 24/06/2017

Resenha do Elefante Voador
O Livro de Sangue e Sombra é uma obra que me surpreendeu positivamente pela qualidade da narrativa. Eu nunca tinha lido nada da autora e fiquei encantada por se tratar de uma história riquíssima em detalhes e informações.

A história é contada em primeira pessoa por Nora Kane. Logo no início da narrativa, a garota fala que seu melhor amigo Chris está morto e a primeira parte do livro é basicamente um grande flashback ambientando o leitor até chegar a esse momento.

Tanto Nora, quanto Chris, ajudavam o professor Hoff a traduzir manuscritos antigos em latim. Esses manuscritos, de mais de 400 anos, continham informações sobre uma máquina chamada Lumen Dei, que teoricamente poderia servir como um elo de comunicação entre os homens e Deus.

Conforme as traduções avançavam e novas informações surgiam, eles começaram a se dar conta de que poderiam estar correndo perigo. Afinal, se essa máquina realmente existisse, muita gente fria de tudo para saber sua localização, seja para usá-la em favor de seus propósitos ou para destruí-la definitivamente.

Ainda sim, eles continuam com as traduções, e isso chega a outro patamar quando Chris é encontrado morto em sua casa. O namorado de Nora, Max, é apontado como o maior suspeito do crime por ter sido visto no local e a única testemunha Adriane, a namorada de Chris, foi drogada e não consegue se lembrar de nada.

Determinada a provar a inocência do namorado e também para descobrir quem é o verdadeiro assassino de Chris, Nora se empenha ainda mais em localizar pistas ocultas nos manuscritos. Ela crê que alguma informação contida neles a levará direto a quem está tentando localizar a Lumen Dei.

As duas primeiras partes são bem empolgantes, pois nos apresentam os personagens e nos ambientam parcialmente sobre os registros da Lumen Dei. Por algum tempo, até esquecemos que Chris iria morrer e ficamos chocados quando isso finalmente acontece.

Cada parágrafo é uma emoção diferente e foi bem difícil desgrudar da leitura nessa parte. Isso porque, criamos milhares de teorias na cabeça tentando decifrar o que realmente está acontecendo, o quanto daquelas informações decifradas são realmente reais e o quanto não passa de fantasia.

Já a terceira parte não prendeu tanto a minha atenção. Nora e Adriane vão a Praga procurar por Max e, ao mesmo tempo, procurar informações que possam levá-las até a Lumen Dei. Nesta parte da narrativa, a história vira uma verdadeira caça ao tesouro, cheia de enigmas a serem decifrados. Sem contar que a segurança das garotas pode estar em jogo, uma vez que o assassino de Chris também pode estar seguindo seus passos. Nós passamos a desconfiar de tudo e de todos!

A última parte é super empolgante. É quanto os mistérios começam a ser solucionados, e as pontas soltas começam a se fechar. É praticamente impossível respirar enquanto estamos lendo o desfecho dessa história que durou cerca de quatro séculos. O final foi surpreendente.

Resenha completa no Elefante Voador.

site: www.elefantevoador.com

Libera 10/07/2017

O livro de sangue e sombra traz uma trama repleta de aventura e um mistério realmente envolvente.

Narrado em primeira pessoa pela personagem Nora, uma garota inteligente, que descreve sua vida como antes da morte do irmão, depois da morte do irmão. Sem ter a atenção de seus pais, ela só deseja fugir da lembrança de seu irmão. Nora ganha uma bolsa de estudo, e no novo colégio conhece Chris e Adriane, e tornam-se melhores amigos.

Junto com Max, Nora e Chris ajudam Hoff, um professor um tanto perturbado mas de grande inteligência, a traduzir antigos manuscritos, entre eles, o manuscrito Voynich , chamado por Hoff de “O Livro”. Nora ficou encarregada de traduzir antigas cartas de Elizabeth Weston, filha de um antigo alquimista, Edward Kelley.

“(Era sempre o Livro quando falava dele, com L maiúsculo implícito em sua voz abafada, e seguíamos o exemplo, no início ironicamente, depois por habito e relutante respeito)”

Logo, eles começam a descobrir que os manuscritos fazem parte de algo muito maior e mais perigoso do imaginavam. Com a morte de Chris, o sumiço de Max, Nora tem que desvendar esse grande mistério. Embarca para Praga, em uma aventura perigosa junto com Adriane, afim de provar a inocência de Max.
“Havia policiais. Havia paramédicos. Havia a multidão obrigatória de alunos olhando feito idiotas, apesar de ser uma minoria que não estava ainda na cama, curando-se de uma ressaca”

Uma rica aventura é o que o leitor vai encontrar desde as primeiras páginas. E com o desenrolar da história o mistério só aumenta, com perigos a que os personagens são expostos, deixando a trama ainda mais rica, despertando a curiosidade, fazendo com que o leitor desconfie de alguns personagens, mesmo depois de se apegar a eles.

A Riqueza de detalhes com que a autora descreve cada acontecimento, cada local, faz com que fique fácil para o leitor se transportar para dentro da história. Uma história que vale a penar ler, com uma narrativa criativa, e personagens que conseguem se destacar e conquistar o leitor.

Quanto a parte física, o livro apresenta uma bela capa, que remete bem a história, quebra de linha numeradas, cada abertura de capitulo contém uma imagem de um texto do manuscrito Voynich (descobri após pesquisar sobre o Voynich) e trechos de grandes obras literárias.

Ao finalizar a leitura, vale a pena pesquisar sobre alguns personagens, como é indicado no livro.

site: http://www.lendoeesmaltando.com/2017/07/resenha-o-livro-de-sangue-e-sombra.html

Angel Sakura 11/11/2017

Resenha do Blog Eu Insisto.com.br
A pergunta que deve ser feita é sobre a razão de euzinha ter solicitado o livro, apenas olhe o nome e me diz: não parece interessante? Foi simples assim que escolhi esse livro, pelo nome. Essa sou eu, o reflexo da maturidade. Daí pedi o livro e, sendo sincera, bem sincera eu não estava animada em ler este livro. Isso aconteceu pelo fato de que a capa não me agradou. O nome era excelente, mas a capa, meio brochante. Por essa razão enrolei horrores pra ler esse livro. É gente, sinto informar, mas não ficamos maduros depois dos 30. Quem sabe aos 40? Enfim, depois que comecei a leitura ela foi instigante e intrigante. Não foi o melhor livro do ano, mas gostei bastante do que encontrei. Valeu a leitura e recomendo pra quem gosta de thriller.

“Mas as coisas não desmoronam simplesmente. As pessoas as quebram.”

Nossa protagonista é Norah, ela tem uma vida complicada e tudo que anseia é ser normal. Seu irmão tornou isso impossível. Num acidente de carro ele não só morreu como matou a menina mais amada e popular do colégio, alguém tem que ser o culpado e ele morreu, adivinhem quem se tornou o bode expiratório? Exato, Norinhah da Silva. O ponto é que a Norah se tornou pária fora de casa e dentro dela seus pais estão num luto tão intenso que se esqueceram que tem outra filha. Pelo menos ela tem seus dois amigos e um plano pra escapar de tudo, ela consegue mudar de escola e seguir em frente. Tentando ser o mais normal possível. Só que a vida não quer que a Norah seja normal, o destino reserva coisas espetaculares pra ela, não necessariamente boas, mas grandiosas.

“Acreditava em ‘Felizes Para Sempre’ quanto qualquer um, porque Jane Austen, o Príncipe Encantado e Hugh Grant haviam me prometido que aquilo poderia acontecer.”

Nessas circunstâncias ela entra num projeto que visa desvendar e traduzir, ou melhor, traduzir e desvendar os nefastos segredos de um livro desaparecido que possui segredos que muitos almejam alcançar. Norah por sua fluência no idioma (latim) acaba se tornando uma das estagiárias e se envolve em mais problemas do que seria saudável. Quando digo problemas quero dizer mortes, cara pra que fazer isso com o Chris? Eu meio que amei ele desde o primeiro momento. Ele é uma pessoa que a Norah ama, seu melhor amigo Chris, e ela quer achar os culpados. Isso seria bom, exceto pelo fato de as pessoas também querem ela. Quando a morte de Chris bate de frente com a realidade a moça percebe que as traduções eram mais importantes do que mero trabalho que iria lhe valer uns créditos extras. Então ela leva toda a coisa muito à sério, porque precisa descobrir os motivos pelos quais seu melhor amigo morreu. Só que o cerne da questão é que o que ela vai descobrir nem sempre é o que ela espera, na verdade Norah vai mergulhando em coisas assustadoras mais e mais. E a regra é clara: quanto mais fundo se vai, mais merda se acha até que a merda muito provavelmente vai te matar sufocada. E isso com a chegada de novos inimigos e um “primo” de Chris que ela não conhecia e que sequer parece com ele.

“Algumas coisas tinham de ser imperdoáveis, não importava como. Algumas coisas, quando quebradas, ficavam como estavam.”

[...] Para ler completa visite o blog Ei Insisto.

site: http://euinsisto.com.br/o-livro-de-sangue-e-sombra-robin-wasserman/

La Oliphant 01/06/2018

Tudo começou com O Livro. E depois disso acabou se tornando um dos melhores thrillers YA que eu poderia ter escolhido para ler. A verdade é que eu escolhi O Livro de Sangue e Sombra sem muitas expectativas de encontrar uma leitura que fosse me conquistar, afinal, eu não sou a maior fã de suspense policial que vocês vão encontrar na internet. Mas acho que esse é o grande “Q” de você dar uma chance a leituras que são fora da sua zona de conforto: você sempre pode se surpreender. E foi exatamente o que aconteceu comigo lendo esse livro. Os personagens eram maravilhosos, a escrita da autora fluía de uma forma incrível e o enredo eletrizante só fechava o pacote de uma ótima leitura.

Tudo começa com O Livro, quando Nora e seu amigo Chris, começam a trabalhar na tradução do mesmo. Não parecia ser algo muito complicado. Algumas horas depois da aula, créditos extras para a faculdade e ainda trabalhar com Latim, que era algo que ambos tinham facilidade. Porém, quando Chris simplesmente aparece morto, Nora começa a perceber que tudo aquilo não é mais uma brincadeira e que as cartas que ela vinha traduzindo escondiam muito mais segredos do que ela mesma poderia imaginar. Desesperada para descobrir o porquê da morte do amigo, ela parte em uma aventura onde as revelações possam ser ainda mais assustadoras do que ela estava esperando.

Eu nem sei como que eu começo a falar da escrita da Robin Wasserman. Me lembrou bastante de Dan Brown, ao mesmo tempo que me pareceu uma leitura muito mais agradável do que eu tive nos livros dele. Apesar de uma narrativa muito detalhada, carregada de palavras em latim e significados nas entrelinhas, O Livro de Sangue e Sombra tem um enredo que consegue fluir muito bem, e envolve no meio do mistério que gira em torno da personagem principal. Eu normalmente não me sinto presa a enredos desse tipo, mas este livro em particular conseguiu prender a minha atenção do início ao fim – eu simplesmente não conseguia mais largar essa leitura.

O primeiro ponto positivo é que a autora deixou o romance totalmente em segundo plano nessa história. Apesar da Nora ser uma adolescente, ter um namorado e estar envolvida em um triângulo amoroso com ele e a melhor amiga, o enredo de O Livro de Sangue e Sombra vai muito além dos dramas românticos da vida adolescente. A autora realmente foca no que está acontecendo a volta da personagem. Todo o instinto dela está voltado para entender as cartas, porque seu melhor amigo foi morto e o que há de tão importante para ser descoberto por ela e pelos amigos. Só isso já fez com que Robin ganhasse vários pontos comigo.

O enredo do livro é simplesmente fantástico. Totalmente Dan Brown para aqueles que simplesmente não tem saco para ler os livros do Dan Brown. Os personagens são inteligentes, muito bem construídos. A história tem suas reviravoltas nos momentos certos e toda a base história que precisamos para entender o contexto do universo do livro nos é dada ao longo do enredo, sem fazer com que a narrativa se arraste ou fique cansativa. Eu gostei muito de como a autora soube distribuir bem o suspense ao longo do livro, não focando a história apenas no plot principal, mas também apresentando pequenas tramas secundárias que contribuíam para que o enredo fluísse.

Nora foi uma personagem principal que eu consegui me apegar bastante. Como o livro é todo narrado do ponto de vista dela, é fácil de você se conectar com a personagem e entender como as coisas realmente aconteceram. A narrativa do livro em primeira pessoa foi muito importante para que a leitura de O Livro de Sangue e Sombra fosse tão boa como foi. Nora tem uma voz suave, é gostoso estar na cabeça dela porque, apesar de ela estar envolvida em coisas muito complicadas, ela continua sendo apenas Nora, e você consegue se colocar no lugar dela com facilidade.

O universo criado por Robin Wasserman não deixa nada a desejar. Apesar de eu ter achado que a autora poderia ter economizado um pouco na tradução das cartas, que ocuparam, às vezes, cinco páginas de um capítulo, o contexto histórico do livro estava muito bem trabalhado, e fazia com que todo o mistério do enredo soasse ainda mais interessante para o leitor. É simplesmente impossível você ler O Livro de Sangue e Sombra e não ficar curioso para entender o que é o Livro, o que está por trás das cartas e como é que a Nora se encaixa nisso tudo. Eu nem ao menos tinha percebido quando foi que eu comecei a devorar a história, sério. Um dia inteiro grudada nas páginas desse livro até concluir a leitura.

Eu nunca pensei que fosse realmente gostar de um thriller, sendo bem sincera. E se você é como eu e tem um certo tipo de resistência ao gênero, eu acho que O Livro de Sangue e Sombra pode ser um bom começo para que você saia da sua zona de conforto literária. Realmente funcionou para mim, eu estou completamente apaixonada pelo livro. Agora, se você já é fã do gênero e tem o plus de gostar de YA também, com certeza essa vai ser a leitura perfeita pra você.

site: https://www.laoliphant.com.br/resenhas/resenha-livro-sangue-sombra-robin-wasserman

I'm Carlos 16/02/2024

Gostei do livro, valeu apena pelo preço dele, mas ele é muito previsível, e esperava mais dele, e é isso.

Bookshelles 07/03/2024

Livro de Sombras e Tédio
Essa foi uma obra que, sinceramente, pela trama parecia ter muito potencial, mas não foi bem aproveitado pela autora. Os parágrafos extensos e cheios de vírgula, como uma descrição infinita cheia de metáforas e analogias por parte da protagonista não prendem a atenção, o que me fez achar difícil realizar a leitura. Há algumas coisas bem previsíveis, mas algumas ações de personagens me deixaram meio chateada. Além de tudo isso, é mais um livro da série "adolescentes resolvem tudo", o que se torna levemente irritante, afinal, após um assassinato, você não imagina que duas adolescentes vão viajar para Praga a fim de descobrir um mistério. O livro começou a ficar realmente interessante faltando menos de 100 páginas para acabar. Talvez algumas coisas simplesmente não tenham sido de acordo com meu gosto, mas no geral é isso.

Lêzinho 31/03/2024

Tudo é mais ou menos
Assim como o título fala, tudo nessa história é meio mais ou menos, a história é mais ou menos, o desenrolar é mais ou menos, Acaba por ser bem enrolado na minha opinião, e Até o fim é mais ou menos, Ele meio que não dá o final que a gente espera, fala fala de um mistério e no fim dá uma desculpa meia boca, nem responde a maior questão do livro praticamente, um livro definitivamente, mais ou menos, porém mais puxado pro menos.

5,0/10.