A Gruta Gorgônea

A Gruta Gorgônea Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: A Gruta Gorgônea

@rccardopereira 22/03/2021

DE VOLTA AO INÍCIO, NOVO CICLO E ESPERANÇAS. POSITIVO.
No volume anterior eu disse que o palco estava montado para o final da série, pois tivemos muitas revelações, o que nos fazia ter uma base sólida pra esperar o que viria por aí. Chegando no 11° volume, percebi que ainda há mais do que ser colocado antes de iniciarmos o ato final dos irmãos Baudelaire. Esse livro tem essa pegada de transição. A história fica difícil em alguns momentos por ter um personagem novo bem chato (vulgo Capitão Andarré), mas vale a pena quando chegamos no final. Mais uma vez temos uma jornada linda de amadurecimento das crianças. Gostei da Fiona e me surpreedi de verdade com a revelação final sobre o irmão dela. É muito lindo porque o livro foi feito pra fechar direitinho uma fase da vida dos irmãos e o final dele na minha opinião é o meu final favorito de todos até aqui. Tem muito uma cara de fechamento de ciclo, recomeço. E vê-los voltar ao ponto em que as desventuras todas começaram foi bem nostálgico, emotivo. Principalmente ver o quanto amadureceram nesse tempo todo e que agora decidem arriscar (vacilar, lembrando o bordão do capitão) seguir um caminho próprio. Amei muito, valeu super a pena. Espero rever a Fiona, que ela recupere a família e seja feliz.

* Esse livro é muito mágico, aliás essa série como um todo. Note que eu estou desde janeiro numa ressaca literária horrível. Esta é minha segunda leitura do ano (hoje é 22 de março 2021). E mesmo nesse turbilhão de odeio-amo ler, lendo e largando por semanas até terminar, mesmo assim no meio desse furacão emocional (que não tem nada haver com a história do livro), a leitura não saturou. Geralmente quando tento ler nesses estados mentais, eu crio um trauma do livro que estava lendo, não foi o caso de A Gruta Gorgônea. *

edisik 27/02/2024

Nem acredito que falta somente dois livros para terminar as Desventuras, cada vez que penso que vai ter alguma revelação, mais mistérios aparecem. É muito divertido depois acompanhar o episodio correspondente na Netflex.
Tais.gusta 27/02/2024minha estante
Faltam 3... ainda tem mais 1 depois que termina os 13... kkkk

Tais.gusta 27/02/2024minha estante
Essa série é mto boa mesmo...

edisik 27/02/2024minha estante
Ese último não tive muito interesse em ler.

Czar 02/05/2010

Não vacile
O décimo primeiro Desventuras em Série, apesar de não esclarecer em nada as nossas já velhas perguntas, é um dos melhores até aqui. Uma grande aventura que nunca vacila mostrando os órfãos Baudelaire chegando onde não imaginávamos que chegariam.
Novos personagens, novos mistérios, novas divagações e... você conhece o fenômeno do "ciclo das águas"? Conhecendo ou não o importante é que, com o final já no horizonte, há muito tempo o autor parou de nos enrolar - mas não parou de tentar nos fazer desistir da leitura, então persista e não durma, pois aquele (ou aquela) que vacila está perdido!
Dayanne Soares 02/01/2016minha estante
Positivo!

Debbye 17/02/2021

?? A Gruta Gorgônea ??
Esse volume mostra com ainda mais clareza o quanto os irmãos cresceram e evoluirão e com a proximidade do fim talvez seja necessário retornar ao início, porém isso pode ser altamente nostálgico, então prepare-se.

" Um dos maiores enigmas do mundo é a maneira como funciona a tristeza. Ficar muito triste pode ser parecido com ser queimado, não só por causa da dor descomunal, mas também porque a tristeza pode se espalhar por sua vida como a fumaça de um enorme incêndio. Você pode achar difícil enxergar alguma coisa além de sua própria tristeza, assim como a fumaça pode encobrir uma paisagem a tal ponto que tudo o que você pode enxergar é a escuridão. Você pode descobrir que as coisas felizes são maculadas pela tristeza, do mesmo modo que a fumaça de um incêndio deixa tudo com cor de carvão e cheiro de queimado. E pode descobrir também que, se alguém despeja água em cima de você, você fica molhado e perturbado, porém não curado da tristeza, assim como um corpo de bombeiros pode abafar o fogo, mas não recuperar o que foi destruído."

Jonas (@castelodepaginas) 15/06/2020

A Gruta Gorgonea
Fiz resenha no meu blog dessa obra, por favor visitem e se inscrevam. Obrigado

site: https://resenhasnonaarte.blogspot.com/2020/06/desventuras-em-serie.html

Kalene Magalhães 15/04/2021

Preciso de respostas!!!
"As pessoas não são vis nem nobres", disse o homem de mãos de gancho. "Elas são como as saladas do chefe, com coisas boas e ruins misturadas num molho vinagrete de confusão e conflito."

Esse foi o livros mais calmo pra mim, tava esperando mais emoção! Eu sei, coitados dos Baudelaire! Deixa eles terem pelo menos um pouco de paz! Kkk mas sério, queria mais ação!
Achei interessante a frase do Gancho, presumo que seja um spoilerzinho do que esperar do encontro entre os dois lados da cisão.
Não aguento mais, preciso de respostas !! E presumo que no final, não vou ter nenhuma kkkk

Tiago 22/12/2022

Infortúnios até debaixo d'água...
Nada como ir pra longe da superfície pra se livrar dos perigos não é? Que nada. Quando se tem ódio, ele supera até mesmo as camadas mais profundas da Terra, é a força e o combustível para explorar as profundezas dos mares em busca do objetivo. Para quem está na frente, só sentimos uma grande tristeza e pena, pois nada podemos fazer e nem avisar, que os perigos não vem apenas da superfície, eles também esperam nas águas..
Noxious.Storm 22/12/2022minha estante
Fiquei com vontade de ler

Noxious.Storm 22/12/2022minha estante
Qual a sua parte favorita?

Tiago 22/12/2022minha estante
Nesse livro é difícil escolher uma parte favorita, gosto muito do desenrolar da relação com Fiona, a introdução do cogumelo raro que afeta a Sunny e sem falar que amo aventuras submersas.

- giu 01/05/2022

MANO!
O melhor até agora com certeza, do começo até o fim do livro eu fiquei muito curiosa, tinha muito suspense sobre as coisas, foi tudo muito tenso, surtei muito e o final...

Van 28/10/2021

Desafortunados
A saga toda é bem desenvolvida e bem empolgante. A este ponto da história Violet, Klaus e Sunny estão próximos de descobrir grandes segredos
Muiara 28/10/2021minha estante
Estou ansiosa para ler esse ?

blackymoon 21/03/2021

muito bom
impressionante como os primeiros livros tem uma pegada bem repetitiva, agora perto do fim, o ritmo é frenético e surgem vários novos elementos, que na verdade já foram plantados anteriormente, sensacional.

Maurício 22/05/2021

Tem algo de muito tragicômico nesse volume. Definitivamente o livro mais assustador, com tragédias e desventuras difíceis de digerir e, ao mesmo tempo, o livro mais cômico, com cenas incríveis envolvendo o Conde Olaf e Carmelita Spats dentro do submarino.

É recompensador ver a evolução dos órfãos Baudelaire, a maneira como enfim aceitam a morte dos pais e tratam isso de forma muito adulta, e como lidam com as desventuras muito melhor do que no início da série, confiando cada vez mais neles mesmos do que em outras pessoas. Ver a Sunny finalmente falando palavras com nexo é impagável!