A Dama do Falcão

A Dama do Falcão Marion Zimmer Bradley

Resenhas - A Dama do Falcão

Leitora Viciada 18/07/2009

Sobre a liberdade...
É da série Darkover, adoro todos! Mas são independentes um do outro. Apesar dos fãs seguirem a linha cronológica.

Mas esse é especial porque a personagem principal abdica de sua riqueza, lar, família e nobreza em troca da liberdade.

Ela é treinadora e domadora de animais, especialmente falcões, pois possui o laran (poder) especial de se comunicar com eles.

Ela larga tudo pois não quer se casar com um marido escolhido pelo pai, nem levar a vida das mulheres, pois na sociedade dela, extremamente machista, uma mulher não pode cavalgar como ela, treinar os animais como ela... as mulheres tem o dever de dar herdeiros aos maridos, cuidar da casa e bordar!

Então ela entra de cabeça numa incrível aventura, em busca do irmão que também fugiu de casa e acaba fazendo coisas que jamais imaginou, como se fingir de homem por exemplo, trabalhar por conta própria, virar uma espadachim profissional, se meter em política e guerras, viajar quilometros e ter a companhia de Preciosa, a sua falcão selvagem domada por ela mesma, com quem ela tem uma forte ligação.

Ah livro muito bom, especialmente pra quem gosta de aventuras, liberdade!
cid 23/09/2009minha estante
Vou procurar ler o livro. Gostei muito da resenha.

Um abraço

Cid

Liri 10/11/2013minha estante
Você parece saber bastante sobre a ordem cronológica dos livros, poderia me dizer qual é?

Daniela 13/05/2019

Com certeza, meu livro favorito!
Feminismo, amor aos animais, lgbtq+, menstruação, questionamentos sobre o consumo de carne e o que é considerado “normal” na sociedade, crescimento pessoal... Sim, tudo isso num livro de 1982. E apesar dessa sempre ser uma escolha difícil, desde a primeira vez que li tive a certeza de que esse merecia o título de meu livro favorito.

A dama do falcão conta a história de Romilly, uma garota que cresceu entre cavalos, cães e falcões, que para ela eram muito mais fáceis de entender que os humanos, já que possui “laran” – uma habilidade que permite a ela compartilhar da mente dos animais. Entretanto, com o passar dos anos seu pai decide que é hora dela se portar mais como uma dama e começa a privá-la daquilo que ama.

Com o casamento marcado com um homem que odeia e ao receber um castigo do pai por seu comportamento, Romilly decide fugir e aí embarca numa aventura onde conhece o mundo, desenvolve seu dom selvagem, faz amigos e inimigos e acima de tudo conhece a si mesma.

Romilly é uma personagem forte e real - a autora não esquece sua idade, sua imaturidade em certos assuntos e as consequências de sua teimosia – também é autêntica em seus questionamentos, desejos e inseguranças. Nunca me senti tão representada em um livro como nesse e acredito que muitas mulheres poderão sentir o mesmo.

A Dama do Falcão é um livro pouco conhecido nos dias de hoje, mas que com certeza merece ser eterno!

site: https://www.instagram.com/p/COL6OmisbMJ/

Gaius 09/02/2010

Uma grata surpresa
Comecei a ler "A Dama do Falcão" com um certo descrédito no livro. Me dispus a ler toda a série Darkover, mas tive um certo desgosto com o livro anterior "Rainha da Tempestade", achei a história fraca e o ritmo lento, bem diferente do estilo Marion Zimmer Bradley ao qual estou acostumado.

É bom quando acontece surpresas numa leitura, as vezes você espera encontrar o arroz com feijão básico da autora e se surpreende num livro que aparentemente não prometia nada.

"A Dama do Falcão" é o típico livro que vai ficando bom a medida que a leitura vai adentrando, no final você pensa que podia ter durado mais.

O amálgama de personagens não confunde nem um pouco, são todos muito bem construídos, diferentes e independentes entre si. A protagonista é envolvente e tem carisma, você acaba torcendo por ela, e esse é o grande trunfo de um livro, tem que existir carisma na protagonista, tem que existir uma relação entre o leitor e a personagem principal. Romilly cresce na história e a medida que acompanhamos sua aventura, vamos nos envolvendo com ela.

Os outros personagens são bem palpáveis, Orain traz um misto de inteligência e requinte no meio de uma guerra, coisas que só um personagem homossexual poderia fazer. Carly é doce e amável, a criança que qualquer um gostaria de ter como filho. Todos os outros são moldados com personalidade forte e impressionam pelo valor expresso no texto. Fiquei com vontade de conhecer os Cem Reinos, ou de pelo menos ver um mapa.

Ao fim já fiquei com vontade de ler o próximo da série, "A Dama do Falcão" foi uma grata surpresa da série Darkover.

Melhor trecho do livro: a loucura de Romilly perdida em meio a floresta, você entra com ela em meio ao caos proporcionado pelo laran e pela guerra, fantástico!

carlosmrocha 09/08/2016

Bom livro
Seguindo a ordem cronológica é o “terceiro” livro da série Darkover. Saindo da Era do Caos e entrando no período do Cem Reinos, este livro vem cerca de 150 anos depois de Rainha da Tempestade.

Temos uma protagonista feminina, Romilly MacAran, uma adolescente, filha de nobres que tem herdou os poderes da família (laran) relacionados com o treinamento de animais. Precisará aprender a dominar sozinha seus poderes psíquicos latentes para garantir sua própria sobrevivência.

Ela é um espírito livre, que adora animais e a natureza, mas que está no período de transição de menina-moça para mulher. Com isso, seu estilo de vida, que inclui cavalgadas, caçadas e adestramento de animas está ameaçado. Logo ela teria de se enquadrar no papel de uma dama, casar-se, ter filhos, etc.

O livro explora questões relacionadas ao lugar das mulheres na sociedade e conflitos entre as duas principais religiões de Darkover. Há também uma guerra civil acontecendo uma disputa pelo poder entre Rakhal, o usurpador, e Carolin, o rei exilado. Em meio a ação, descobertas e privações, o livro é uma jornada de transformação da protagonista que precisará superar diversos obstáculos para descobrir um caminho diferente do prescrito para ela por seu pai e pela sociedade.

Marion é uma autora experiente e um de seus pontos fortes a construção de personagens femininas. É mais bom título dessa série de Romances Planetários.

site: http://selo-multiversos.net/resenhas-2/a-dama-do-falcao-marion-zimmer-bradley

10/03/2013

Outra promessa que eu fiz a mim mesma foi que eu releria pelo menos um livro da Marion por ano, em especial da série Darkover. A série se inicia com A queda em Darkover, mas para quem não conhece, eu recomendo começar por Rainha da Tempestade, que se localiza na Era do Caos, que ainda compreende a trilogia The clingfire (eu só li os dois primeiros desses, The fall of Neskaya e Zandru´s forge. Falta ler A flame in Hali, mas não acho em lugar nenhum. Acabei de baixar, mas se encontrar, vou comprar. Como eu disse aqui, se eu gosto – e acredite, eu gosto muito da série Darkover – eu vou querer o original, em papel.), Thunderlord (ainda não publicado) e finalmente este.

Este está no fim da Era do Caos, é uma tempo de transição entre este período da história darkovana e Os Cem Reinos. Ainda há guerra, como diz na sinopse, e o fofo aderente e outras armas químicas ainda são usadas indiscriminadamente. Ele acontece, se não estou enganada, mais ou menos simultaneamente a Rainha da Tempestade, ou pouco depois. Se não me falha a memória, há menção de Carolin em Rainha da Tempestade. Mas a história é independente. Não vou entrar em detalhes sobre a série, já fiz isso. Se você quiser saber mais, leia a resenha de Rainha da Tempestade, onde eu explico mais ou menos o que é Darkover ( o link está acima).

Bom, deixa de enrolação e vamos à resenha deste. Romilly vive com sua família no Ninho dos Falcões, nos contrafortes das Hellers, as frias montanhas de Darkover. Ela faz o que mais gosta, treina os falcões de seu pai, seus cavalos e cães. Ela tem laran, e seu dom é mais ou menos como o dos Stark, das Crônicas do Gelo e do Fogo. Em especial, Bran. Romilly consegue se ligar aos animais, como um warg. E seu dom é poderoso, e comum em sua família. Só que ela não tem o treinamento de uma torre, o que pode representar um perigo para ela e para os outros a seu redor. Só que o pai não acredita nas torres, com razão, depois de seu filho mais velho, Ruyven, fugir para Neskaya (ou Tramontana? Agora não lembro.) Romilly já está com quase quinze anos, e por isso na idade de casar. E quando seu pai a dá em casamento para Dom Garris, e ameaça tirar seu falcão, Preciosa, com quem Romilly forjou um laço afetivo profundo, ela foge de casa com Preciosa.

Romilly é forte e independente, tem ideias próprias e, apesar do nome do livro, não tem nada de dama. A última coisa que ela quer é ficar trancada em casa, costurando e fiando e parindo filhos para seu marido. Não que ela não deseje se casar um dia, mas ela quer ter o poder de escolha, o que é muito mal-visto em Darkover. Assim, disfarçada de rapaz, ela foge e segue para Nevarsin. No caminho, depois de um quase estupro, ela encontra a comitiva de Dom Carlo do Lago Azul, sem saber que ele é na verdade o próprio Rei Carolin exilado. Na companhia deles, ela começa a treinar os pássaros-sentinelas, função que será de extrema importância no futuro. Romilly é muito orgulhosa, fato que chega a ser um tanto irritante a certa altura do livro, não escutando a ninguém e achando que está sempre com a razão.

Na comitiva de Carolin, que é justo e descobre seu segredo, mas não conta a ninguém, ela também conhece Orain, com quem tem uma amizade genuína. Orain é honrado e trata Romilly como um pai, sem saber que ela é mulher. Ainda em Nevarsin, ela conhece Caryl no mosteiro. Caryl é um menino de uns 11/12 anos, muito sensível, e que percebe que Romilly é mulher, mas também não entrega seu segredo. Acontece que Caryl é filho de Liondry Hastur, inimigo de Carolin, e por uma casualidade, acaba sendo feito refém dos homens de Carolin. Mas ele é tratado com respeito e nem é preso, pois é de posição elevada. Caryl não tem nada do pai, é afetuoso e também tem laran o suficiente para ajudar Romilly, mas não pode deixar de ser leal ao pai, mesmo não concordando com suas ideias.

Ainda vale a pena destacar Alderic, amigo dos irmãos de Romilly, e que tem alguma atração pela menina (e é até correspondido). E também Jandria, uma Renunciante, prima de Orain, e que acolhe Romilly no abrigo da Irmandade da Espada. Há mais ainda que eu poderia comentar, como Dama Maura, o próprio Liondry Hastur, o pai de Romilly, mas iria ficar até amanhã falando deles.

O livro é cheio de aventuras, algumas perigosas, mas também tem muito das reflexões de Romilly, pois é contado a partir de seu ponto de vista, o que às vezes enche a paciência. Mas é uma leitura gostosa, fluida, e empolgante. Finalmente, se você quiser saber mais sobre Darkover, clique aqui.

Trilha sonora

Aftermath, do Lifehouse, é perfeita,principalmente para o final. Também This is war, do 30 seconds to Mars. Ainda Breath of life (I was looking for a breath of life, a little touch of heavenly light…é tudo o que Romilly quer) e Seven devils (seven devils all around you, seven devils in your house, they were there when I woke up this morning, I´ll be dead before the day is done…é a Romilly atormentada pela doença do limiar), do Florence and the machine.

Se você gostou de A dama do falcão, pode gostar também de:

série Darkover – Marion Zimmer Bradley;
As Brumas de Avalon – Marion Zimmer Bradley;
O incêndio de Tróia – Marion Zimmer Bradley;
As Crônicas do Gelo e do Fogo _ George R. R. Martin;
O Senhor dos Anéis – J. R. R. Tolkien.

Originalmente publicado em natrilhadoslivros.blogspot.com

Tauan 22/09/2015

Sempre Marion
Em ordem cronológica, esse seria o terceiro livro da série Darkover, ele se passa cerca de 150 anos após Rainha da Tempestade, ainda no período conhecido como Era do Caos.
Conta a história de Romilly MacAran, filha de um nobre, de uma longa linhagem com um laran raro, o de ter afinidade com animais, a ponto de poder partilhar a mente com eles, do mais feroz ao mais dócil.
No meio de uma guerra sangrenta, Romilly abandona sua casa e sua família por que queria ser ela própria, não o que o pai ou o marido determinassem. Ela rejeitou o nascimento nobre e assumiu a liberdade que só um homem podia reivindicar. Quer vestida de homem ou na mente de algum animal, ela era acima de tudo humana. E o dever com sua espécie a compelia para a suprema decisão.
Conta também a históriade Rakhal e Carolin, o rei usurpador e o rei exilado, empenhados ambos na eterna luta do bem e do mal, da ânsia pelo poder contra o amor pelo povo. E ainda a história de Caryl, um menino que se negava a assumir a crueldade do pai; a de Ruyven e Darren, irmãos de Romilly, em permanente conflito com o próprio pai, pois se recusam a ser o que ele desejava; e de Orain, um homem que não podia fugir à sua natureza.
Mais uma das história fantásticas de Marion Zimmer Bradley!

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/

renata 22/07/2010

Surpresa!
Esse foi meu primeiro livro da Marion (e como pode acompanhar no meu histórico de leitura) nas primeiras páginas o livro me pareceu parado, chato e extremamente desinteressante. E como tinha expectativas muito grandes de acordo com o que já tinham me falado da autora, me decepcionei. Mas continuei, e a medida que as páginas foram passando, e conheci um pouco mais de Romilly, da ligação extraordinária que ela tem com preciosa e personagens bem mais interessantes foram dando o 'ar da graça' na trama me vi completamente rendida aos encantos do livro.
Não sei se continuarei a ler a série Darkover, mas descobrir um pouco mais sobre esse mundo maravilhoso cheio de laras, torres, amores e guerras foi muito, muito gratificante.

José Leandro 02/11/2021

Que laran é esse?!
Acompanhar a jornada da Romy foi muito bom! A liberdade que ela buscou e a forma como enfrentou os desafios foram motivadoras!

Recomendo muito!

Haddie 04/10/2023

Bom !
Após 2 livros da autora que deixaram a desejar, este título vem cheio de ação que daria para ler por horas.
Só n dei nota 5 pq achei q a interação entre Romilly e a Preciosa seria maior , já que o título dá a entender isso . E também pq no capítulos finais foram muitos detalhes desnecessários que só ficaram prolongando o livro