Ovelhas negras

Ovelhas negras Caio Fernando Abreu

Resenhas - Ovelhas Negras

Bárbara 01/02/2024

Esse livro é uma mistura de náusea com chorume, perfume de flores e purpurina.
Ler esses contos é como estar em uma bad trip num boteco sujo de São Paulo nos anos 70, com injeções enfiadas no braço e a certeza de morrer logo de imundeficiência.
"um reino de escuridão, teias, náusea, dor, maldição e luz" como vem em uma das histórias.
Caio traz uma dor e carência solitária intensas. E ao mesmo tempo transborda alguns carinhos. Mas o humor é negro.

duddi 12/06/2023

Já tinha lido alguns textos soltos do caio, mas esse compilado de textos ruins (kkk) me fez eu me apaixonar completamente pela escrita dele. baixei por acaso, me interessei bem depois por saber que ele já morou na casa do sol e que isso teve grande impacto no seu processo criativo, e quando finalmente me debrucei nas suas obras eu amei!
já tinha lido os sobreviventes antes e esse foi meu primeiro contato com o autor. com certeza quero ler mais coisas, talvez essa pegada mais urbana seja bem minha carinha :)

Gus 29/05/2023

Esse foi o livro que mais me aproximou de Caio.
Já sou um fã há bastante tempo, mas ler um pouco do seu diário e daquilo que "foi ignorado" me fez pensar na imensidão do que ele fazia e sentia.

Oliveira331 24/01/2022

vício preferido
Caio é um achado e ler tudo que ele escreveu, e ainda escreve (pq certos escritos são eternos), é sempre uma delícia. Foi o autor que me fez chorar na primeira frase que li dele e continua sendo o mesmo autor que me surpreende em cada novo livro.

Ele é um vício, vc lê uma vez e quando vê quer cada vez mais e mais...

bianca 11/09/2021

"A única magia que existe é estarmos vivos e não entendermos nada disso. A única magia que existe é a nossa incompreensão."

Bernardo :) 02/08/2021

a insônia da modernidade
Ler Caio Fernando sempre é uma experiência única, creio eu que de evolução, li "morangos mofados" aos 16/15 e confesso que não entendi muita coisa das referências que ele fazia, hoje, beirando os 18, compreendo bem mais as metáforas, e ler isso gostando de alguém é incrível, principalmente "anotações sobre um amor urbano".

Tati.Rosa 11/04/2021

Sempr sou redundante ao comentar Caio: sensível, honesto e sempre atual.

Adriano 21/02/2021

Ótimo
Este é basicamente o que diz o título, os contos são muito bem escritos e revelam, assim como todos os demais, textos autobiográficos...

Caio Fernando. Brilhante

Tatiane Araujo 30/01/2021

Sensível, exagerado e poético.

JorgeFerlimnet 20/01/2021

Eu nunca sei o que escrever após ler algum livro de Caio Fernando Abreu, um dos escritores que mais li na minha vida. É como alguém disse em uma resenha desse livro: às vezes eu não entendo o que ele quis dizer, mas sempre me toca. É exatamente assim!
Essa é uma coletânea de textos de Caio F. Abreu que ele considera como o lado B de seu trabalho, sendo que alguns ele não havia publicado antes.
Um dos meus contos preferidos de Caio está nesse livro, O Príncipe Sapo, que conta a história de Teresa, uma mulher que nunca casou apesar de querer muito e que tentou, de alguma forma, encontrar a felicidade.
Assim como qualquer livro de Caio, há textos que você vai amar e outros que não terão muita graça, mas não dá pra passar incólume, todos vão te tocar de alguma forma!

Quote: "Essa morte constante das coisas é o que mais dói".

Gabriel 18/11/2020

Caio sempre muito tocante!

Renan.Schiavon 28/08/2020

sem muito o que falar desse livro. é bom. mas os contos poderiam ser melhores.

alissonferreira.c1 04/07/2020

Caio sempre me toca, mesmo quando eu não entendo
O livro é uma coletânea de contos escritos entre 1962 e 1995. Contos que, segundo o próprio Caio Fernando Abreu, foram dispensados por algum motivo. Ou por serem fracos, ou por serem pessoais demais ou complexos demais.

Dá para perceber uma certa variação na qualidade da narrativa dos contos. Alguns são muito bons, outros são completamente indecifráveis e outros são rápidos e não trazem muita coisa a tona. Mas todos contam com um breve comentário no início, o que proporciona uma experiência a mais na leitura.

O conto "Depois de agosto", de 1995, foi o que mais me tocou, pois conta a história de um jovem HIV+, que luta contra os dilemas de viver com um vírus sobre o qual ainda não se sabe muita coisa. Esse rapaz conhece outro rapaz, amigo de um amigo, e vive uma paixão por ele, mas se depara com a ambiguidade dos sentimentos, variando entre o amor, a culpa, a raiva pelo outro, que mesmo sabendo de sua condição, abriu espaço para que esse sentimento nascesse e crescesse.

Esse é o segundo livro do Caio Fernando Abreu que eu leio. O primeiro foi Mel & Girassóis. Devo admitir que M&G é mais fácil de ler, de compreender e de sentir o que está sendo dito. Mas Ovelhas Negras também é muito bom.
Oliveira331 25/01/2022minha estante
não sei se faz sentido, mas quando li, poderia jurar que eles estavam vivendo esse amor em uma espécie de limbo entre a vida e a morte.

Isabela Raíssa 15/01/2020

Caio F. da adolescência à fase adulta
Publicado em 1995, o livro reúne contos escolhidos pelo próprio autor. Tais textos foram escritos por ele entre 1962 e 1995, dos seus 14 aos 46 anos, porém nunca publicados pois Caio F. não os julgava bons ou adequados para incluí-los nas suas obras anteriores.

As narrativas contêm elementos ora de fantasia, ora de drama, ora de romance, ou os três no mesmo texto. Entretanto, independentemente do gênero, nenhum conto perde o tom subjetivo, reflexivo e irreverente de Caio Fernando Abreu.

Uma das coisas que mais gostei foi que o autor optou por não reescrever, corrigir ou alterar os contos. Pelo contrário, preferiu deixá-los na forma original, ao natural, o que possibilita ao leitor acompanhar sua evolução e seus estados de espírito ao longo dos anos.