A Escova de Dentes Azul

A Escova de Dentes Azul Marcos Mion

Resenhas -

rafael.rocha 10/10/2020

Leia para seu filho
Comprei achando que seria um livro para eu aprender mais sobre o meu filho, que tem o mesmo espectro (em um grau mais baixo) que o Romeu, mas quando vi, foi melhor, pude mostrar para meu outro filho como ensinar o irmão, como entender o irmão e desde então se tornou uma referencia para nós. Leia para seus filhos eles precisam saber tratar bem as pessoas, além de entender como a cabeça de um autista funciona, na maioria das vezes, pois nunca entenderemos como funciona sempre.

Suely 24/12/2021

Sobre o filho autista e a importância da simplicidade. O livro é singelo, com lindas ilustrações e demonstra o amor incondicional de pais e filhos.

Nina 27/12/2021

Singela e fofa
História de natal, muito simples e tocante por retratar a relação real entre pai e filho.

Uma história para refletir sobre o que realmente tem valor.

Milena @albumdeleitura 04/04/2017

A Escova de Dentes Azul
O apresentador do Legendários, Marcos Mion, resolveu escrever uma obra em homenagem ao filho mais velho, Romeo, de 11 anos, portador do Transtorno Espectro Autista. Nesta obra, o autor expõe as características peculiares do filho, bem como relata o amadurecimento que essa relação lhe proporcionou.

O livro é narrado sob a perspectiva da Golden Retriever da família, Pankeka, deixando a narrativa ainda mais interessante de ser analisada: Romeo e Pankeka veem o mundo de um jeito diferente dos irmãos mais novos, Stefano e Donatella. E é justamente essa visão de mundo que abordada no livro.

O Natal está se aproximando e com ele toda a euforia de escrever a cartinha para o Papai Noel. O que será que as crianças escolherão de presente? Enquanto Stefano e Donatella listam os mais diversos brinquedos modernos, Romeo pede algo bastante simples e que surpreende toda a família.

"Naquele momento eu tive a certeza de que o Romeo tem mesmo um superpoder. O meu irmãozão tem o poder de mostrar para todo mundo que a felicidade pode estar nas coisas mais simples (...). O que importa é o valor que a gente dá para elas. O Romeo é mesmo especial... Superespecial!".

Com sua pureza e simplicidade, o garoto mostra o verdadeiro significado do espírito natalino e, que mais importante que ser diferente é fazer a diferença.

O livro é direcionado para o público infantil, com o objetivo de minimizar o preconceito social, mas também como forma de conscientização, respeito e conhecimento por parte dos adultos. A leitura é fácil, rápida e cheia de reflexões e muita emoção, por isso indico-a para todas as idades!

Hoje, 2 de abril, é o dia mundial da conscientização autista, e encerro a resenha com uma frase dita por Marcos Mion em uma entrevista ao jornal O Globo:

“O preconceito velado é tão violento quanto o explícito. Aquela cutucada ou olhada machucam. As pessoas não sabem lidar. Tem gente que fala alto e pausadamente, como se ele não fosse entender. Outras ficam na dúvida se tocam, se dão a mão. Se você chegar com paciência e amor, vai ser bem recebido."

site: http://albumdeleitura.blogspot.com.br/2017/04/eu-li-e-voce-92.html

Danilo546 10/02/2021

Um livro para ler com um sorriso no rosto
Um livro infantil, com escrita simples e com várias ilustrações bem legais, que conta a história da família do Marcos Mion e do relacionamento com Romeo, seu filho autista. É impossível tirar o sorriso do rosto durante a leitura! Com lições simples, mas valiosas, é um livro que merece ser lido por todos: crianças, jovens e adultos!

linne 23/07/2021

Gostei!
As ilustrações são muito fofas e os relatos também são bem legais. O livro consegue passar uma ideia de humanidade e respeito em relação às pessoas autistas, o que é bastante válido.

Sandra216 30/01/2022

A escova de dentes azul
Um livro que mostra com graça e simplicidade como o relacionamento com uma pessoa especial é enriquecedor em todos os sentidos de nossa vida. Quem convive com alguém especial, com certeza, já teve experiências semelhantes à descrita por Marcos Mion de forma tão linda e suave.

Naite.Mayworm 14/04/2023

Um aprendizado!
Minha priminha de 07 anos chegou aqui em casa com esse livro.
Eu como uma viciada em leitura, devorei rapidamente.
Que lição maravilhosa para as crianças.
Isso sim, é tratar a inclusão.
Esse livro retrata o quão maravilhosas são as crianças com Transtorno do Espectro Autista.
Eu recomendo para todas as crianças e adultos.

Lidiane 07/03/2021

Livro lindo, muito bem ilustrado e com grandes ensinamentos, vale muito a leitura. Ótimo presente para crianças.

Catia Gama 20/02/2022

Inspirador para todos
Que livro delicado, escrito para crianças, mas recomendo para todos, para entendermos um pouquinho como funciona o amor em quem tem TEA, para aprender sobre amor e cuidado.
Leia com seu filho, leia com seu marido, sua esposa, com alguém que tem crianças, é inspirador e puro amor.

Bea 23/08/2022

Sensível
Um livro que ajuda a entender um pouco do mundo dos autistas e que abre as portas para que as pessoas realmente tenham curiosidade para conhecer cada vez mais esse transtorno.

LPR 27/03/2023

Mion nos apresenta um Natal qualquer de sua família, até Romeo fazer um pedido para o papai Noel, uma escova de dentes azul. Um pedido tão simples que é recepcionado por sustos e risos.

A emoção do livro é quando Romeo ganha a escova de dentes azul.

Vale a pena a compra do livro

Lisi Olsen 02/04/2023

Superpoder de sentir o mundo...
Pankeka é muito sortuda pela família que tem.
Têm pais incríveis e três irmãos muito especiais.
Especialmente o Romeozão!
Romeo tem super poderes. Ele sente o mundo de forma diferente. E isso nem sempre é compreendido pelas pessoas. Mas nessa família todos entendem e buscam aprender a cada dia como sentir esse mundo e valorizar cada minuto vivido.
Através do olhar de Pankeka conhecemos a família, suas vivências e como eles resolvem alguns atritos que existem em toda família. Além de conhecer um pouquinho de como é a visão de Romeo sobre o seu dia a dia.

Um ótimo livro para discutir, refletir e conhecer sobre o universo do autismo. Também trabalha valores como doação, empatia e solidariedade. Uma história pra toda família.

site: Canal e perfil: Devaneios em arte

Vera.Rodrigues 12/04/2019

A escova de dentes azul
Neste conto capitalista e burguês, o apresentador e ator Marcos Mion relata, sobre a ótica de sua cachorrinha a expectativa, empolgação e animação de suas três crianças, diante da chegada do Natal, auge da histeria consumista, retratando o que a classe média e alta fizeram com esta data numa tentativa de dar protagonismo e visibilidade a condição de seu filho mais velho, diagnosticado com Transtorno de Espectro Autista.
Me perdoem pela acidez, mas estou me permitindo ver o copo meio vazio.

LAvia 14/10/2023

A escolha de dente azul
Não gostei muito, fiquei confusa de quem estava falando mas, achei lindo a simplicidade do pedido de presente de Natal .