Quando Eu Era Invisível

Quando Eu Era Invisível Martin Pistorius

Resenhas -

olivethaiss 21/03/2024

Angustiante e Emocionante
Esse livro já começa sendo algo impressionante por se tratar de uma biografia, e é o tipo de história que nós geralmente só vemos na ficção. É triste e doloroso demais imaginar um menino de 12 anos perdendo repentinamente toda a sua mobilidade e capacidade de se fazer ser notado como alguém vivo e consciente. É angustiante pensar nos pais, e que em certo ponto até pra eles fica difícil perceber que há vida ali.
É revoltante ler sobre as negligências, abusos e agressões cometidas por pessoas que deveriam cuidar. E é incrível vê-lo voltar a vida e construir tanta coisa, mas sem dúvidas, as últimas 60 páginas são um refrigério pra alma, e é quando você se sente aliviado e emocionado com o tanto que a história dele pôde se transformar. E quão forte ele teve que ser pra chegar nisso.

É um livro bem ?pesado? pela tensão da história, e num certo ponto no meio dele foi um pouco ?arrastado?, e até um pouco difícil de continuar querendo ler, mas acredito que essa sensação é um reflexo do momento dele naquele trecho, no qual inevitavelmente ele está passando por um ?processo? lento e repetitivo. Mas vale muito a leitura, é um caso incrível de superação.

Cris @cristinadaitx 26/11/2023

Nessa história emocionante e baseada em fatos, aos 12 anos, Martin Pistorius é acometido por uma doença que o deixa em estado vegetativo. O que ninguém sabe é que ele passa por esse estado totalmente consciente. Sem poder se comunicar e expressar o que está sentindo, ele sofre calado, pois vivencia o sofrimento dos pais, passa por dores e sofre abusos físicos e sexuais em clínicas em que é internado. Assim, ele vive por quase 15 anos, até que uma profissional para de tratá-lo como as outras pessoas, de forma displicente, e percebe pequenos sinais de que ele tem conhecimento e entendimento do que está acontecendo à sua volta. Assim, em pouquíssimo tempo, Martin está se comunicando, descobre que possui uma grande aptidão para trabalhar com computadores, criando também programas específicos para pessoas com necessidades especiais. Além disso, consegue uma melhora significativa em seus movimentos, conhece uma mulher incrível e casa-se com ela. Então, depois de obter muitas vitórias pessoais, ele investe na escrita desse livro, pois quer compartilhar sua história e, principalmente, alertar as pessoas que uma limitação não é o fim, bem como aqueles que convivem com alguém que possui uma limitação devem estar atentos a tudo que acontece, pois ele deseja que ninguém passe pelos abusos que sofreu.

Lilian 25/01/2023

Leitura simples
É uma boa leitura, autobiografia de tirar o folego e daquelas comoventes que te fazem pensar na vida. Essa é uma qual temos que prestar atenção, é comovente e realístico.

Cleberson 14/10/2022

Inspirador e real
Ao mesmo tempo que a medida que lemos vamos tendo uma dose de tapa na cara e vamos vendo que as vezes reclamamos por pouco, a história não consegue ser tão inovadora.

Ela tem aquilo de começo de dor, meio de superações e final de romance; mais estamos tão acostumados já com essa regra de se escrever.

Há muitos momentos marcantes que nos fazem pensar e a história de ver homem sendo abusado sexualmente e ver as superações que ele passou nos fazem pensar como a humanidade é opressora.

Ser diferente não é opção, somos impostos a ser quando somos e só quem é sabe como é difícil viver assim; quando todos lhe isolam.

Bel 18/08/2022

Emocionante
Segunda autobiografía que leio e ainda tem algo no meu cérebro que me trava pra ler esse tipo de livro mas é lindo e super importante.

Nunca tinha imaginado que essa situação poderia acontecer com alguém na vida real, parece coisa de filme, viver 12 anos entendendo tudo e todo mundo pensando que você está vegetando (???).

Pra quem gosta de ler autobiografías, vai amar!

Luana 28/06/2022

Linda história
Essa história é bem emocionante, é uma biografia então aluna momentos fica chato a leitura, mas não me arrependo de ter lido nem um pouco, percebo que me abriu os olhos pra algumas coisas importantes.

Tati 15/06/2022

Lindo demais , uma história de superação incrível.. nos faz refletir e reclamar menos da vida ... Adorei conhecer essa história ??

Marina 06/10/2021

Uma história impressionante
Desesperadora e ao mesmo tempo comovente, a história de Martin é quase inacreditável. Uma leitura simples e inspiradora, na qual o autor compartilha conosco como foi passar por experiências que vão do inferno ao céu, aprendendo a ser uma pessoa única no mundo, com toda a bagagem que isso implica!
A edição, entretanto, tem muitos erros de revisão e formatação, poderia ser melhor.

Lika 19/07/2021

Martin era uma criança normal

Mas aos 11 anos ficou muito doente e os médicos não sabiam o pq
Ele foi perdendo a memória
Paralisando

Até que aos 12 anos não falava mais e nem se mexia

9 anos depois ele começa a voltar a consciência
Mas não consegue se mexer e nem falar
Ele sabe de tudo que tá acontecendo

12 anos depois uma massagista da clínica que ele frequenta, percebe que ele tem consciência
Ele vai a uma clínica especialista da fala
E lá ele descobre que pode se comunicar através de um software

E com isso vamos ler sobre tudo que Martin passou
E foram muitas coisas
laura 19/07/2021minha estante
eh baseado em fatos reais?

Lika 19/07/2021minha estante
É sim
O que deixa tudo mais inacreditável

Hugo 01/07/2021

Leitura essencial
O livro conta uma história inimaginável: alguém plenamente consciente preso no próprio corpo.
A narrativa aborda desde quando Martim se sentia um peso para os outros até a leveza da felicidade que encontrou no amor. Mas o que surpreendeu foi a emocionante trajetória e todos os percalços por ele enfrentados, que contou em detalhes.

Rafa Durães 14/10/2020

Que livro!
Uma biografia forte e emocionante de Martin, garoto que aos 12 anos, após ficar doente, perdeu todos os movimentos e a fala. Os médicos julgaram que ele estava em estado vegetativo, mas o que não imaginavam é que ele estava consciente, sem conseguir mostrar isso a ninguém. Estava vendo e escutando tudo a sua volta, preso em seu próprio corpo.
Não é um livro suave, tem relatos tão tristes, pesados, chega a ser claustrofóbico. Relata tanto sofrimento mas ao mesmo tempo mostra a força de um garoto e o amor de sua familia por ele. Devorei o livro, pq torcer por Martin é algo inevitável e ficamos ali, vibrando por suas lutas e conquistas.
Leitura que me fez refletir sobre o quanto somos abençoados por ter saúde e o quanto devemos dar valor as pequenas coisas do dia a dia.

Naiara 04/07/2019

Biografia realmente impressionante.
Esse livro é muito emocionante, realmente tocou meu coração, e me fez refletir sobre a vida durante toda a leitura, sobre como não damos valor as pequenas coisas, coisas que por sua vez o Martin Pistorius sentia muita falta em sua vida. Realmente é um livro claustrofóbico, onde voce se sente preso ali com o Martin, sem poder fazer nada, sem poder ajuda-lo. Graças a Deus no fim do livro ele conta como conseguiu superar as dificuldades, com a ajuda dos pais, e da sua namorada, que atualmente virou sua esposa. Como disse é uma história emocionante do começo ao fim, um daqueles livros que quando acabamos de ler respiramos fundo aliviadamente.
Ótima leitura!

Camila Lobo 04/02/2018

Resenha: Quanto Eu Era Invisível (Por Livros Incríveis)
A primeira vez que ouvi falar desse livro, foi no encontro de blogueiros realizado pela Astral Cultural na Bienal do Rio, em 2017. Logo que foi comentado sobre a história de Martin Pistorius, fiquei encantada, pois nunca havia ouvido falar nele e sua trajetória parecia ser de muita garra. Finalmente consegui ler um livro que estava muito animada pra ler e que quase supriu minhas expectativas.

A história escrita por Martin Pistorius trata-se de uma história real, sobre como ele perdeu anos de sua vida. Acometido por uma doença, todos achavam que ele não estava lá - e de fato não estava, até aos poucos recuperar sua consciência, mas não seu corpo.
Pela sinopse, eu acreditei que fosse tratar mais da doença em si, do período em que Martin esteve longe até mesmo de sua mente.
Entretanto, Quando Eu Era Invísivel é uma biografia onde o autor sabiamente expõe os acontecimentos no passado. Vejam bem, eu só costumo ler livros do tipo sendo sobre animaizinhos, e nesses, todos são narrados como acontecimentos recentes. Ao adotar uma narrativa que mostra claramente há quanto tempo aconteceu, Martin demonstra de fato ter deixado esse passado quase enterrado.

"Eu sabia onde estava. Sabia paraa onde ia. Eu tinha sentimentos. Eu não era apenas um garoto invisível. Porém, ninguém olhava."

A obra é permeada por acontecimentos - nem sempre em ordem, muitas vezes sobre memórias do autor - de forma a ter uma conversa mais íntima com o leitor. Com isso, é possível saber de forma mais leve sobre a doença nunca diagnosticada, a recuperação de consciência, a chance dada à Martin de provar que ele estava ali e receber um aparelho de comunicação. Assim, é possível comemorar junto ao autor cada vitória que ele obteve, onde são todas acompanhadas de passagens com os mais íntimos pensamentos dele, com angústias e esperanças ao longo do tempo.
Os únicos momentos que quebram um pouco a narrativa, tornando-a cansativa são os capítulos dedicados a falar sobre as imaginações dele sobre ser um pirata ou piloto de guerra. O que me atrapalhou mais nesse aspecto foi ele descrever cenas inteiras sobre o que faria, tornando o capítulo um pouco fora de contexto.

Quando Eu Era Invisível entra na lista de obras que nos fazem pensar nossas vidas duas vezes, nos fazendo agradecer pelas pequenas coisas e valorizar cada segundo que estamos aqui. A história de Martin Pistorius é permeada por infinitas dificuldades, mas ele mostra ao leitor que conseguiu passar por todas com muita força e confiança de que alcançaria a tão almejada liberdade.

Portanto, é uma obra para ser apreciada calmamente, absorvendo os fatos e acontecimentos que poderiam ocorrer a qualquer um. A história de Pistorius é tocante e intensa ao mesmo tempo, recomendada para qualquer um que tenha o interesse em conhecê-la.

Leia mais resenhas em:

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2018/02/resenha-quando-eu-era-invisivel-martin.html

Samira Oliveira 19/09/2017

Superação e Amor formam seu caminho
Quando Eu Era Invisível é uma autobiografia escrita por Martin Pistorius e publicada no Brasil pela Editora Astral Cultural. Essa resenha acabou demorando um pouquinho porque tive vários livros da faculdade para ler – perdoem a mim e a essa minha vida dupla. Essa obra pode ser definida em uma palavra: superação. Não, não, não, na verdade duas: superação e amor. E por ter dois ingredientes tão sinceros, ele nos emociona muito. Acho interessante as diferentes formas com que uma obra toca o leitor, tanto que, o que me toca talvez não será o mesmo que falará em você. Mas mesmo assim, resolvo arriscar, e afirmar o sentimento do livro.

Martin viveu até os 12 anos como uma criança ‘normal’ até que começou a adoecer; parar de andar e de falar, chegando por fim, a uma completa imobilidade. Assim, Martin viveu como se estivesse dormindo até que um dia acorda, e sua consciência e alma estão mais vivos do que nunca. No entanto, como gritar ao mundo que ele existe dentro de seu corpo, se ele não pode falar? Como avisar a todos quais são suas vontades se todos o veem como alguém com faculdade mentais reduzidas? Conforme Martin vai narrando, o leitor vai vivendo tudo junto a ele – como se fosse também a sua primeira vez de vida. É quase como se o próprio leitor fosse Martin, de tanto que sua narrativa nos agarra e leva para fundo de sua vida e consciência. Pagina a página vamos descobrindo sua história atual (do momento da enunciação), passada (antes da doença) e caminhando com ele em direção ao futuro.

Para ler a resenha completa acesse o Blog Dezoito em Ponto
Resenha por Samira Oliveira, escritora e crítica literária

site: http://dezoitoemponto.com/2017/09/18/quando-eu-era-invisivel-martin-pistorius-superacao-e-amor-formam-seu-caminho/
gabs 07/05/2018minha estante
undefined