Dentro da Noite Veloz

Dentro da Noite Veloz Ferreira Gullar

Resenhas - Dentro da Noite Veloz

Aline 11/07/2021

Há vagas na poesia de Gullar
Na poesia de Ferreira Gullar cabe a inflação, a ditadura, o preço do pão, a cor do mar e a casa da infância. A poesia desce do pedestal abstrato e chega bem perto de nós. O poeta nos fala sobre a realidade do cotidiano, a necessidade de resistir e a esperança para continuar. Recomendo.

Lucas M. 12/01/2020

Já no primeiro verso de “Dentro da noite veloz”, Gullar deixa vislumbrar a essência do que foi, provavelmente, o seu livro de poemas de maior teor sociopolítico já escrito: “Meu povo e meu poema crescem juntos”. Bem como no livro, aqui vale uma analogia oportuna com o crescimento e as manifestações de um organismo vivo, pulsante, que toma emprestada a voz de um povo para verbalizar as mazelas, o desconforto e o sufocamento frente a temas que são caros à sociedade, tais como a fome, as guerras, as disparidades sociais e a opressão.
Gullar não se limita ao contexto sociopolítico brasileiro, mas explora, como em “Por você por mim”, um dos mais extensos poemas deste livro, os absurdos da guerra do Vietnã, ou em “Dentro da noite veloz” a revolução cubana e seu mártir e a América Latina. É reducionista, no entanto, tratar este livro como vorazmente político. O lirismo para tratar das trivialidades cotidianas e dos afetos está presente e figura em profusão.
Embora lançado em 1975, o repertório remanesce insolitamente atual, como em “Boato”, em que uma estrofe traduz a urgência frente à necessidade imperativa de manifestações dessa natureza: “Como ser neutro, fazer/ um poema neutro/ se há uma ditadura no país/ e eu estou infeliz?”.
Bruno.Vargas 09/02/2021minha estante
Um dia quero ter essa habilidade de resenhar ! Mtu bom! ?????

Lucas M. 09/02/2021minha estante
Bondade sua! Hahaha
Mas obrigado, Bruno. ??

Marco 27/11/2022minha estante
parabéns pela resenha. Do q eu li dele, essa obra só n supera o poema sujo

eagorarenato 23/03/2020

Vishe. Não é o poeta dos despreparados. Ele joga na cara mazelas tão profundas e a desigualdade que mata todos os dias. É poesia da miséria, dos que morrem famintos e dos que trabalham de sol a sol e continuam pobres.
Cheguei nesse livro depois de anos do meu interesse despertado pela Ana Cristina Carvalho, quando ela postou que este era um livro citado na canção Vambora, da Adriana Calcanhotto. Olha que jeito inocente de chegar num livro tão duro. Cada poema um soco no estômago, pra não esquecer dos privilégios que nos cobrem.
Ainda sob efeito das últimas leituras, vejo o quanto é arbitrário colher a origem de todos os males num problema ou outro ao mesmo tempo que se ignora problemas endêmicos como a falta de saneamento básico para milhões de habitantes ainda em 2019.
Milena - @milenayasmim_ 19/02/2021minha estante
Cara, acabei de ouvir a música, caramba que música, tô lendo o livro e fez muito sentido

gabriel.a.brumatto 08/01/2024

Dentro da Noite Veloz - Ferreira Gullar
Mais um livro de poesias escrito por Ferreira Gullar que eu li nesse ano, e que gostei bastante, assim como o "Poema Sujo".
Neste livro, vemos um Gullar político, que já estava presente no livro acima mencionado, mas em doses homeopáticas, diferindo-se deste livro, o qual considero enormemente uma obra política.
Temos várias críticas sociais expressas no compilado de poemas, incluindo críticas à Ditadura Militar Brasileira, à desigualdade social, ao sofrimento da classe operária, enfim, um compilado de poemas políticos.
Recomendo a todos que façam a leitura, pois é um livro que vale a pena nós, leitores, termos em nosso repertório.

Gui 24/06/2021

O preço do feijão não cabe no poema
Gullar foi um dos nossos poetas mais políticos e este livro reflete sua visão sobre as problemáticas sociopolíticas do Brasil dos anos 60. Recomendo demais a leitura.

Mel 26/10/2023

Uma obra prima
Não tenho como descrever a surpresa que foi ler esse livro. Eu li um resumo na internet e isso despertou minha curiosidade. Por que não arriscar em uma leitura nova?
Não esperava encontrar tanta crítica, tanto poder, tanta dor e tanta revolta em um só livro.

Eduardo 09/01/2011

Gullar é um baita poeta. Gostei de muitos poemas do livro, mas me incomoda essa 'poesia social', se é que se pode falar assim, essa poesia voltada especialmente para a questao econômica, a desigualdade social... Não penso que o poeta deve ignorar a realidade, ainda mais em tempos críticos, como era a de gullar nessa época (década de 70, certo?). Mas sei lá, cansa às vezes. Não sei bem.

Arruda 03/02/2022

Que livro !
Muito bom ! Todos os poemas, por mas que alguns sejam curtos, trazem muitas reflexões. Aqui, percebe-se bastante sensibilidade do autor com os problemas políticos e socioeconômico da época, sendo alguns deles ainda atuais.
Não vou dizer que é uma escrita completamente leve, pois alguns precisam de uma certa interpretação de texto.
Recomendo !

helo 29/09/2022

muitas críticas abordadas de uma forma até q simples
os temas mais abordados tem a ver com a ditadura, visto q ele escreveu enquanto estava exilado do brasil. fala sobre censura, injustiça social e principalmente sobre o homem comum. ele descreve situações do dia a dia e fala da dificuldade de qm tem a rotina do homem classe média/baixa trabalhador q perdeu o gosto pela vida e vive apenas pelo dinheiro e pra tentar melhorar o futuro dos filhos. percebi um certo fluxo de consciência, apesar do formato do poema ser concretista, mas a forma como diz é bem fluída

Raquel.Montef 29/10/2022

Vanguarda, Cadê?
Resenha Dentro da Noite Veloz

Que escrita intensa! O autor mais uma vez nos transporta para realidades que principalmente nos dias de hoje, são mascaradas e evitadas.
O espírito revolucionário e vanguardista de Gullar, inaugura o formato direto e crítico em seus poemas de temas políticos, sociais e culturais, nos transbordando de grandes nomes e lugares.

A grande cartada de Gullar neste livro, foi a utilização de diversos temas complementares e autoexplicativos; ao mesmo tempo que ele se preocupa em criticar e atacar modelos e sistemas, é perceptível uma preocupação com relação ao leitor se identificar em um cotidiano próximo.

*Nota pessoal:

Quanto mais eu leio prestando de fato atenção na escrita de cada autor, mais eu consigo compreender os conteúdos e ficar atenta às referências...É incrível perceber similaridades entre autores e até reconhecer em coisas da minha individualidade, a poesia viva.

Há pouco tempo, conheci a música Rosebud (O Verbo e a Verba) do Lenine, e eu quase explodi de felicidade quando me deparei com os termos Dolores e Dólares nos versos de Gullar e automaticamente os relacionei.
Minha jornada literária tem sido enriquecida à cada momento em que me abro para novas coisas e relembro as antigas.

*Meus versos favoritos:

-Agosto 1964
"Ao peso dos impostos, o verso sufoca, a poesia agora responde a inquérito policial-militar"

-A casa
"Fala
talvez um rato
que nos ouvia de sob as tábuas
e conosco aprendeu a mentir
e amar"

-Cantada
(este aqui foi amor à primeira vista, apaixonei por cada pontinha)
^^
kaju 20/12/2022minha estante
alá nem vo lê

Yuririn 03/11/2022

Achei alguns poemas bem interessantes e eles possuem boa construção. Tem alguns em que o Gullar expõe as opiniões dele de forma bem direta e "chocante", o que não me agradou muito porque prefiro os mais sutis e com "mensagens escondidas", mas isso é um gosto particular hahaha. No geral foi um livro bom, mas não me envolveu muito.

esther372 21/02/2024

?não se trata do poema e sim da fome de vida?
Nada como boas palavras escritas em sua dose certa. ferreira gullar é o tipo de autor que sente e nos faz sentir.
fundador do neoconcretismo, usa e abusa de elementos visuais em seus poemas, sem, contudo, se perder em seu objetivo primordial de manter a subjetividade, traço marcante de sua obra.
além de talentoso com a escolha de palavras, é extremamente versátil em sua temáticas abordadas. temáticas essas que perpassam assuntos como o amor, a saudade, a crítica social, etc.
não à toa imortalizado pela academia brasileira de letras, o autor é um dos grandes pontos altos da literatura nacional.

Daniel 22/11/2016

Dentro da Noite Veloz
Ferreira Gullar, considerado por muitos o maior poeta brasileiro ainda vivo, traz em seu livro DENTRO DA NOITE VELOZ uma poesia forte, vibrante e marcada pela presença da poesia social, antenada aos assuntos políticos da década de 70, como o aumento do preço do feijão, a repressão militar, o anseio da liberdade e a força da palavra como modificadora do cotidiano. Com metáforas intensas e seu verso livre e branco que passeia pelo papel, dando margem ao poema espacial, Gullar representa em sua obra a força do neoconcretismo que consegue transpor a barreira do concretismo. Este livro do poeta maranhense se destaca, portanto, como uma obra representativa de sua época e uma das maiores referências do poeta brasileiro no cenário da literatura brasileira.

Larissa.Guimaraes 01/03/2021

Dentro de um livro
Simplesmente incrível como Gullar vai do amor à poesia até a necessidade de escrever, expressar e lutar contra tudo que o impede de mostrar quem é e o que pensa. Maio e Agosto de 64 transbordam a necessidade e a luta contra o medo que se submete à vontade de lutar e protestar.
Dois dos meus poemas favoritos do Gullar estão nesse livro e merecem toda atenção possível: Não há vagas e Dois e Dois: quatro. Recomendo também Açúcar, Praia do Caju e a sequência sobre Alberto da Silva.
Cantada e tantos outros poemas de amor iluminaram o clima pesado de críticas, revolta e luta.

João Pedro 19/08/2023

Entre versos e críticas: o mestre poético Ferreira Gullar
Um livro sensacional com poemas extremamente verossímeis e profundos, recomendo muito. Ele aborda desde a infância, a memória, temas existencialistas até as mais profundas mazelas sociais. Ler textos como Bomba Suja, Não há vagas, O açúcar e Maio de 1964 deixa você com arrepios, textos escritos na década de 70 que são cada vez mais atuais, um livro extremamente atraente para quem é fã de poesia ou não (é o meu caso). O autor alterna de maneira muito sensível entre temas leves e críticas profundas. Enfim, deixo vocês com esse lindo poema para irem atrás do livro imediatamente kkkkkkk:

DOIS E DOIS: QUATRO

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena

Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena

como é azul o oceano
e a lagoa, serena

como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena

? sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro e a liberdade, pequena?