O Cavaleiro das Palavras

Resenhas - O Cavaleiro das Palavras

Nessa 23/03/2011

O Cavaleiro das Palavras
Resenha

Como sempre o que me chamou atenção primeiramente neste livro foi a ilustração da capa e o título. Logo que chegou na biblioteca peguei na mão e quiz ler.
É uma literatura infanto-juvenil, com ilustrações e com 79 páginas.
O livro conta a história de um dicionário do século XIX narrando sua história desde a tipografia em Lisboa, onde foi impresso.
No Brasil ele esta sendo muito procurado nas livrarias. Ele fica alguns dias na vitrine de uma livraria até que um homem o compra.
O homem que o compra não o dá o valor que ele queria ter e o chama de o "Pai dos Burros".
Um belo dia o homem o pegou e o vendeu num cebo.
Aí ele descreve como se sente naquele lugar cheio de bichos e abandonado.
Passam os dias e ele percebem que tem um rapaz que vai todos os dias no cebo e fica olhando para ele com vontade de comprar, mas ele não tem dinheiro.
Um certo dia o rapaz faz um acordo com o dono do cebo e consegue compra - lo. Ele fica muito feliz e o rapaz fica encantado com a capa do dicionário, pelo que ele conta é muito bonito. Este rapaz é escritor e por isso usa muito ele para o significado das palavras e assim ele se sente muito valioso, importante.
No decorrer da história o rapaz morre, mas deixa grandes obras .
O dicionário fica la ate que um dia pega fogo no loca onde ele está e ele é quase destruido, mas é salvo por uma moça que se chama Carolina que é familiar deste escritor.
Ela reforma o dicionário e dentro dele ela encontra uma obra rara. Ela decide levar para o local onde estão as obras raras deste escritor e do lado da foto dele em exposição o dicionário é colocado, não mais considerado um dicionário velho mas agora como uma obra rara.
Adorei ler este livro e o que mais me chama atenção é que ele sendo um dicionário e em diversos momentos da história ele tem sentimentos como a tristeza quando não é valorizado, quando se sente abandonado, a alegria quando alguém gosta dele e o valoriza o deixando sempre na mesa e não na estante, até mesmo paixão que sente pela Carolina a esposa do seu amigo rapaz que o comprou , ele diz várias vezes que ela é muito bela, quando ele esta queimando , o desespero e a alegria de ser encontrado e restaurado pela Carolina que é familiar do escritor.
É uma leitura muito boa e nos faz refletir como estamos cuidando de nossos livros? Qual o valor dele para nós?
O autor do livro Luiz Antonio Aguiar no final do livro nos revela que o escritor da história para ele é o Machado de Assis, é uma homenagem pois é seu escritor predileto e ainda fala que se inspirou na sua própria história porque ele esteve na procura de um dicionário que Machado de Assis usava o Moraes e quando o conseguiu ficava olhando para ele e imaginando por onde havia passado e tudo o que ja tinha acontecido com ele. E foi ai que surgiu a ideia deste livro.
Achei muito legal, adorei!!!
Esta é uma indicação para todas as pessoas que adoram os livros assim como eu, vale apena ler!!
E fica uma mensagem, cuida bem do seu livro hoje quem sabe no futuro ele vira uma obra rara.